A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin

Resenhas - A origem das espécies

Isabelly.Godoy 17/11/2021

Essencial para quem se interessa pelas ciências naturais
Comecei lendo o livro pois acreditava ser uma leitura obrigatória para estudantes de Biologia como eu, apesar do medo da linguagem (o livro é do século XIX) e das informações serem desatualizadas. Nada disso incomodou, pelo contrário, foi muito importante para compreender o contexto em que Darwin viveu, pensou, pesquisou e escreveu. O mito do "gênio" se desfaz logo no começo, quando se percebe as inúmeras referências de Darwin a autores mais antigos e contemporâneos seus. Essa edição em específico traz notas importantíssimas do tradutor que complementam perfeitamente o texto com atualidades acerca dos assuntos e contextos para melhor compreensão. Indico a todos que se interessam pelas ciências naturais, porém talvez seja necessária uma certa maturidade no assunto para melhor aproveitamento da leitura.

Heitor.Mattos 31/08/2021

Perfeito!
Levemente ultrapassado, já que novos conhecimentos foram adquiridos des do lançamento do livro. Mas é uma aula, mais de história do que propriamente Biologia, uma aula para entendermos de onde viemos e como viemos para aqui. Tudo tem uma resposta, e Darwin soube responder muito bem a essas questões complicadíssimas, como a nossa origem. Ótimo livro para conhecer o trabalho do Charles Darwin, e a sua gigantesca importância, infelizmente abafada pelas escolas.

Marafa 26/05/2022

Esse livro contém duas obras dentro de uma só. A primeira é a grande obra de Darwin, tão interessante e tão complexa. A segunda é o trabalho editorial feito pela Edipro. Dos muitos livros que eu li, esse foi o trabalho editorial mais bem feito de todos. Além de excelente tradução, com várias notas explicativas, trouxe um revisor técnico (Nelio Bizzo) extremamente competente, que acrescentou diversas notas explicativas, que muito facilitaram a leitura da obra. Nelas, ele destaca em que pontos Darwin acertou, em quais se equivocou, o estágio atual de determinadas pesquisas, pesquisas anteriores e posteriores sobre os temas... Enfim, o pacote completo. Valeria a pena ler só por essa tradução e revisão técnica, que valem ouro.

Quanto à obra, existe tanta coisa interessante que é como levar um soco na cara. Apesar de leigo, consegui entender boas partes do livro, demorei em algumas, mas pude pegar o sentido geral da obra. Ao final do livro, é possível entender o motivo pelo qual ele foi tão impactante na história das ciências e do mundo; é uma obra a frente do seu tempo. Complexa, detalhada e científica (e isso que é a versão resumida por Darwin, com meras 480 páginas kkkk). É uma loucura ver o tanto de experiências feitas por Darwin e quantas outras obras ele utilizou para pesquisa. Impressionante imaginar as diversas experiências e observações dele com pombos, plantas, besouros e até cracas. Isso tudo contribui para a magnificência desse livro. Eu não esperava ser tão impactado por ele.

Resta dizer que em vários pontos Darwin se equivocou, conforme pesquisas atuais, mas isso não diminui em nada a importância do que ele escreveu e descobriu, pois a maioria das coisas permanece válida. Além disso, é bom observar que essa versão do livro utiliza a 1ª versão do livro, original, em vez das reedições lançadas ainda em vida por Darwin.

Enfim, é um livro para ler, apreciar e pensar. No final, Darwin se mostra maravilhado com a revolução científica e mesmo de vida que a teoria dele iria causar. Não pude deixar de me sentir feliz; o deslumbramento dele com a revolução científica causada e, principalmente, com a maravilha que é a extrema curiosidade sentida por ele. Também sou uma pessoa curiosa, que se interessa por coisas distintas e se apaixona por elas, se entrega de corpo e alma àquilo que desperta interessa. Em Darwin, encontrei um companheiro nessa curiosidade tão profunda, que nunca nos deixa inquietos (graças a Deus!).
Paloma 26/05/2022minha estante
Ótima resenha! Obrigada por compartilhar sobre a edição, faz toda a diferença msm. Se eu ler um dia já sei qual adquirir. ?

Marafa 26/05/2022minha estante
Com certeza, um trabalho tão bem feito como esse merece o reconhecimento. Isso que eu esqueci de citar a qualidade do livro em si; capa dura, folhas amareladas, daquele material mais grosso que a folha de papel comum, bom espaçamento e tamanho das letras, e a capa é uma maravilha de tão linda kkkkkk enfim, pra essa edição eu só tenho elogios. Se vc ler não vai se arrepender heheh até mais

Guta 22/11/2019

Herança de uma profissão
Eu diria que a Origem das Espécies de Darwin é mais um aprendizado de história do que de biologia em si. A teoria evolutiva já mudou tanto e se adaptou aos novos conhecimentos adquiridos pela ciência que hoje é conhecida como teoria evolutiva neo-darwiniana, que abrange os estudos genéticos e moleculares. Apesar de ser um livro datado do ponto de vista didático, ainda é incrível como Darwin conseguiu fazer previsões certeiras sobre o futuro mesmo há mais de um século, como por exemplo, saber que a busca pela definição de espécie é uma batalha perdida. De fato o naturalista pensava há muito antes de seu tempo, mas também temos que tomar cuidado e nos atentarmos ao detalhe que seu meio social era de um homem branco europeu e aristocráta, ou seja, sua obra obra é -infelizmente- toda permeada pela visão colonialista e a "superioridade" das formas de vida europeias.
No que diz respeito a tradução, muito bem feita. Algumas notas de roda pé são um pouco redundantes, mas a maioria acrescenta de forma satisfatória à leitura sem ser necessário fazer pesquisas exteriores. Recomendo muito.

Guilherme2389 09/02/2023

Perfeito
Apesar de ser uma leitura um pouco mais difícil, com muito linguajar técnico para alguém que não é da área, a obra tem muito a nos passar.

É nítido o fascínio de Darwin, sua gratidão e humildade por todos aqueles que o ajudaram a desenvolver seu trabalho. Bem como é admirável o fato de que o próprio autor apresenta e rebate educadamente as críticas, além de prever e oferecer argumentos contra futuras críticas ao seu trabalho.

Apesar de alguns capítulos serem mais complexos que outros, todos possuem, ao final, uma sessão que resume as intenções do autor para cada capítulo, facilitando assim o entendimento.

Com relação a edição feita pela Edipro, trata-se de outra obra de arte que completa o conhecimento transmitido pelo livro. Além de ser uma edição linda e com poucos erros (encontrei dois apenas, que não prejudicaram o entendimento do texto), as inúmeras notas de rodapé (alguns capítulos com até 60) complementam, validando ou não (com base no conhecimento atual), os pensamentos do autor.

@mritad 29/09/2022

incrível e necessário
Darwin traz nesse livro um novo mundo pra biologia, influenciou muitos filósofos e líderes religiosos da época, mudou drasticamente oque o mundo todo pensava sobre ciência e montou a teoria da seleção natural que é aceita até hoje. A leitura é um pouco cansativa mas é extremamente gratificante ver como ele foi corajoso e brilhante em fazer e publicar sua pesquisa!!
Já li ele duas vezes e amei o livro em ambas as vezes.

Rebeca257 29/09/2021

Cansativo mas essencial
Livro genial, algumas partes são lindas de se ler e ver como eram as origens da ciência e outras são bem cansativas. Sem dúvidas um livro essencial pra todo estudante de biologia, principalmente os que pretendem seguir a área de evolução. Darwin simplesmente um gênio, obra atemporal.

Matheus 25/04/2022

É inegável a importância de 'A Origem das Espécies' e o impacto causado.
Não é um livro perfeito e de todo incontestável: muitas ideias apresentadas já não são consideradas válidas.
Confesso que sabia pouquíssimo sobre a 'descendência com modificações' (termo utilizado no livro), seleção natrual e sexual: muito interessante aprender alguns dos muitos mecanismos da natureza.
A leitura, apesar de interessante em muitos aspectos, também é maçante e cansativa e tantos outros: a sensação é parecida com a leitura de um livro didático; o texto não é literário.
A edição em questão muito me agradou: ter o texto original com notas de rodapé que corrigem muitas afirmações é muito enriquecedor.
Recomendado!

Souza377 26/12/2020

Seleção natural...
Este já é o terceiro livro de A Origem das Espécies que leio. Mas o que dizer desta edição? Perfeita. A tradução e as notas de rodapé são simplesmente maravilhosas. Até por que Nélio Bizzo é da área. Para as pessoas que não curtem ciências biológicas e afins, é um livro complicado de se ler. Mas que é da área ou apenas tem curiosidade sobre o assunto, o livro é um prato cheio. A teoria e observações feitas por Darwin, em séculos passados, é totalmente relevante para se entender a evolução (óbvio que não é a verdade absoluta, Darwin deixa isso bem claro). Mas até o momento sua teoria não foi refutada, apesar das discussões e estudos sobre a teoria da Seleção Natural. Como diria o Sid de A Era do Gelo: "o mais forte sobrevive" (ou o mais adaptado). ?

Vinder 04/11/2022

E viva a ciência! Com quase 200 anos desde sua primeira edição, A Origem das Espécies continua atual. Ainda que muitas ideias tenham caído por terra, a essência se mantém.

Carlos.Eduardo 12/01/2023

Darwin, melhor pessoa
Comprei essa edição por indicação do Pirula, e que baita dica! Excelente trabalho de tradução e de contextualização/atualização através das notas de rodapé.
Me chamou bastante atenção a polidez e a humildade de Darwin ao longo do texto. É um livro bem acessível, diferente do que muitos pensam; diria até que é didático: Darwin expõe a sua tese, elenca os principais questionamentos e dificuldades para a sua validação, e termina derrubando, de maneira brilhante, todas essas questões.
Com inúmeras referências a outros estudiosos da época, que ele traz tanto para referendar suas ideias quanto para, de maneira respeitosa, tecer críticas, Darwin nos guia por todo o processo prático e mental através do qual conseguiu conceber e organizar sua teoria, hoje mais do que comprovada. Em vários momentos, o processo de investigação, ou de dedução lógica a partir das evidências, ganha ares de romance policial, entregando a paixão com que o texto foi elaborado.
É um livro necessário, seja pela atualidade da sua ideia central, seja pelo testemunho que dá do processo de desenvolvimento de uma teoria científica no século XIX. É inegável traçar um paralelo com o estado atual da ciência: assim como já conseguimos esclarecer muitas coisas que, para Darwin, eram grandes mistérios, quais outras os cientistas do futuro terão desvendado daqui a 150 anos?

Gui Souza 06/09/2021

Importante
Finalmente terminei a leitura desse livro, para mim foi uma leitura difícil e até às vezes chatas, outras vezes era animador.
Todo biólogo deve ler esse livro, é um marco da produção científica, essa versão conta com a primeira edição e com notas de um especialista que ajudam muito no entendido de detalhes que não estão explícitos no texto.

gan_nathalia 07/09/2022

Edição linda
Livri essencial sem cortes e sem censura que na epoca foi obrigado a ser oculto devido ainda alguns tabus.... A capa é maravilhosa que deixo em evidencia na estante