A liberdade é uma luta constante

Resenhas - A Liberdade É Uma Luta Constante

Madu.Andrade 17/03/2024

"Lutamos há tanto tempo.

Choramos há tanto tempo.

Lamentamos há tanto tempo.

Lastimamos há tanto tempo.

Morremos há tanto tempo.

Devemos ser livres, devemos ser livres"

David Ribeiro 15/03/2024

A Liberdade é uma Luta Constante
?A Liberdade é uma Luta Constante?, quando associamos essa frase, à uma mulher como Angela Davis, tem um peso e uma força ainda maior. E esse é o convite que ela nos faz, o convite para a LUTA, para uma LUTA CONSTANTE...
Um livro com temas humanos tão atuais, quanto há décadas atrás. O livro é dividido se em duas partes, nos primeiros três capítulos, são transcrições de entrevistas das a Frank Barat em 2014 (confesso ter ficado meio frustrado pelo teor fraco e raso do entrevistador, com perguntas óbvias e sem profundidade), já os sete últimos capítulos são transcrições de palestras/discursos arrebatadores, e bem eloquentes, entre 2013 e 2015 em várias partes do mundo.
Dona de uma vida inspiradora e um enorme compromisso de luta, para que minorias (negros, mulheres, pobres, nativo americano, latinos, LGBTQIA+) vivam e convivam com dignidade, segurança, respeito, amor.
Ela oferece ainda uma compreensão abrangente do racismo sistêmico, em uma sociedade recheada AINDA de sistemas injustos.

Mila 03/03/2024

Maravilhoso!
Extremamente didático, com linguagem acessível, rico em referências e muito atual. Além de constante, fica muito nítido que a liberdade é uma luta também e principalmente
coletiva.

Caique91 04/02/2024

A liberdade é uma luta constante
O primeiro passo que este livro nos faz dar é rumo ao entendimento de que a liberdade mencionada no título dele não é uma liberdade pertinente apena a um grupo. O centro das coletâneas de entrevistas é a interseccionalidade.

Com tudo que tem acontecido em gaza, é importante reconhecermos que a liberdade é importante em qualquer lugar do mundo. Vejo hoje, o horrível cenário que Israel construiu, como algo parecido com o que acontece nas favelas brasileiras. A atribuição do título de terroristas para um povo, país, ou localização, é uma desculpa conveniente para o genocídio.

Ângela Davis é importante, mas este livro não é sobre ela. É um convite ao questionamento e ao reconhecimento da nossa importância unidos. A liberdade é uma luta constante, luta essa que começa em outra geração e que vai continuar no futuro. É uma luta sobretudo, coletiva.

Tamires 12/12/2023

Liberdade
"é tentar. Tentar e tentar mais uma vez. Nunca desistir. Isso é uma vitória em si."

"Mudanças radicais são coisas do passado."

Letícia 03/12/2023

Discursos e entrevistas
Com discursos sempre poderosos, temos um livro que discute diversos temas importantes e ainda muito atuais. As vezes parece que David está falando do ano que estamos.

Bruh 03/11/2023

Uma reflexão profundamente interseccional sobre a liberdade
Meu primeiro livro de Angela Davis e uma série de porradas de realidade que me provocaram muitas reflexões, principalmente sobre a interseccionalidade, que é um tema que tive contato há poucos anos e, lendo esse livro, ficou muito mais claro pra mim do que nunca.

?Não acho que tenhamos alternativa além de permanecer otimistas. O otimismo é uma necessidade absoluta, mesmo que seja apenas um otimismo da vontade, como disse Gramsci, e um pessimismo da razão (?) Acho que esta é uma época em que temos de encorajar a noção de comunidade, especialmente em um momento em que o neoliberalismo tenta obrigar as pessoas a pensar em si mesmas apenas em termos individualistas, não em termos coletivos. É nas coletividades que encontramos provisões de esperança e otimismo.?

Leila267 12/08/2023

Libertando a mente!
É uma coletânea de discursos transcritos Angela Davis. Por isso, a estrutura do conteúdo da obra, é diferente de outros livros de Angela Davis, talvez uma leitura mais fluida, mas sempre uma obra sensacional, que nos ensina e abre nossa mente para inúmeros assuntos,  muitas vezes é preciso estudar mesmo, pra entender Davis, uma mulher a frente de seu tempo!!!
Nesse livro Angela Davis aborda diversos temas como, encarceramento da população negra, indústria carcerária, genocídio, violência policial, gênero, transfobia, comunidade  LGBTQIA+, Partido Comunista, Partido das Pantera Negra, o qual fez parte, e por isso perseguida pelo FBI, sendo até colocada na lista das mais procuradas do FBI, por acusações  sem procedência, e a luta do Partido Pantera Negras, que conseguiu lhe tirar do cárcere.
Aborda também, as interconexões de luta transnacionais, principalmente em questões voltadas à Palestina.
Como sempre Angela Davis nos traz muitas aulas em um só livro!

Lari 15/07/2023

A leitura é bem leve, por ser um livro sobre política pensei que fosse ser mais pesado. não imaginava que fossem ser vários discursos e entrevistas e fiquei com receio de não sentir uma proximidade da autora por conta disso, porque todos os outros livros desse gênero que já li o autor escrevia de forma direta com o escritor, mas foi bem ok de ler
ela da uma percepção sobre as lutas que apesar de parecerem óbvias, nunca tinha pensado muito bem sobre. apesar de ser um livro mais focado nos eua e na palestina, da pra pegar muita coisa e refletir no cenário atual do brasil, principalmente sobre essa questão de jogar toda a responsabilidade no presidente e pensar que todos os problemas acabaram por uma eleição. outra coisa que gostei bastante foi como ela põe pra refletir que as lutas são coletivas, então para analisar uma situação que ocorreu a solução não é "dar um fim" a quem cometeu o crime, e sim reconhecer e acabar com o que o incentivou a cometer. tambem gostei que da uma introdução sobre lutas que tenho curiosidade, tipo o que acontece na palestina, como foi o apertheid e o sistema carcerário

haruurane 12/07/2023

SENSACIONAL !!
Confesso que, muitas coisas deste livro, não consegui entender plenamente, mas posso afirmar que ele é um ótimo instrumento para o debate da divisão de classes no capitalismo e a rivalidade feminina. os exemplos apresentados, pelo menos em âmbitos internacionais, muitas vezes não são divulgados, comumente pelo fato de abordarem os problemas à margem da sociedade.

Chayanne.Souza 20/06/2023

Incrível
Eu amei, o livro é um compilado de entrevistas e discurso da Angela. São falar e assustos super importantes a ser discutidos estou começando a estudas política e me politizar, achei super fácil de entender.
O livro fala bastante sobre o encarceramento e o fim do complexo industrial-prisional, achei bem interessante e vou estudar mais sobre o tema.

Índico muito?

369lesbian 12/04/2023

Fenomenal!
Um compilado de entrevistas e discursos de Angela Davis da qual acredito veemente que todos deveriam ler. Muito se fala sobre a Palestina, sistema prisional, ativismo negro, direitos LGBTQIAPN+, feminismo e ativistas, dos quais expandem sua mente para uma realidade da qual muitos ignoram.

"Se todas as vidas realmente importassem, não precisaríamos declarar tão enfaticamente que "vidas negras importam."

Amanda 22/03/2023

?O pessoal é político?. Angela Davis traz nesse livro uma ótima visão do que realmente seria a liberdade. Enquanto houver injustiças ao redor do globo, nunca teremos uma sociedade puramente justa. A educação é libertadora e somente através dela conseguiremos humanizar e tornar humano todos os indivíduos do planeta.

barros8rafael 02/03/2023

A Liberdade É Uma Luta Constante
Angela Davis é uma mulher negra, feminista, marxista e intelectual extremamente relevante a nossa sociedade. É uma grande referência das ciências sociais, luta antirracista e sinônimo de resistência.

Esta é uma obra com entrevista e compilados da autora sobre questões e temas sobre a sociedade. É um livro que pode se tornar cansativo ou servir como gás para quem escolhe não apenas ler o livro, mas vive!

Ao meu ver, ele é mais que teoria, trata-se de vivências. Vivências somadas as expectativas de mudanças e superações. A mudança social só ocorrerá quando cada um pensar de forma coletiva, como ela cita em um determinado momento, não basta um aglomerado de pessoas para uma mudança ser feita, faz-se necessário que esse aglomerado entenda, sinta e concorde com determinadas linhas de pensamentos.

#book #livro #angeladavis #aliberdadeéumalutaconstante