Os Eleitos

Os Eleitos Tom Wolfe

Resenhas - Os Eleitos

Eder.Machado 19/12/2022

Muito além do filme
É uma excelente leitura, mesmo para quem já assistiu ao filme. Rico em detalhes e particularidades envolvendo os eleitos e também aqueles que os sucederam. Uma leitura leve e repleta de bom humor...

kethlyn 27/12/2021

Rivalidade
Narrativa aborda o sonho dos norte americanos conseguirem ganhar a tão sonhava corrida especial. Dessa forma aborda com mais profundidade a relação da equipe escolhida para executar a tarefa e como era abordado a rivalidade e competitividade entre eles.

Mário 28/08/2016

Fabuloso
Uma narrativa perfeita sobre conquista americana do sonho de alcançar o intangível, de tocar o espaço, com todas as batalhas perdidas, as dificuldades e as vitóriasem cada etapa dessa epopéia.

JW 06/10/2009

Esse você precisa ler: “Os Eleitos”, Tom Wolfe
[texto de Jorge Wagner, publicado originalmente em http://screamyell.com.br/site/2009/10/05/os-eleitos-tom-wolfe]

“Não vejo no jornal diário nada que me dê vontade de guardar”, costuma declarar o jornalista Sergio Vilas Boas. Professor da Associação Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL) e editor executivo do Texto Vivo, Sergio diz sentir falta de um certo fator humano, de histórias universais e temas que possam ser abordados em profundidade, possibilitando ao leitor refletir sobre si mesmo.

Bem… num mundo onde o troféu de jornal mais popular do Rio de Janeiro vai para as mãos de um tablóide como o Meia Hora (um apanhado de micronotícias do tipo finjo-que-informo-e-você-finge-que-acredita sobre novelas, futebol, mulheres frutas e fatos bizarros como o “ET” morto a pedradas no Panamá), temos que concordar: não há nada que valha a pena ser guardado.

A grande verdade, porém, é que por mais que saudosistas venham a dizer que no passado as coisas não eram bem assim, o jornalismo diário – com sua pretensa objetividade, suposta imparcialidade e suas algemas às “perguntas básicas” quem/o que/quando/onde/como/por que – foi, desde sempre, alvo de críticas. O efêmero, o denuncismo barato (de assuntos logo substituídos por outros mais “quentes”, no jargão jornalístico), não agradam a muita gente. E ainda bem.

Pois foi a necessidade de aprofundamento que fez vir ao mundo obras como “Os Sertões”, de Euclídes da Cunha. Foi a busca pelo tal fator humano que gerou reportagens como “Hiroshima’”, de John Hersey, e a vontade de verter o efêmero em perene que fez Truman Capote transformar uma pequena nota sobre o assassinato de uma família em uma das grandes obras primas no jornalismo mundial.

Muita coisa foi publicada na imprensa de todo o mundo quando sete pilotos de teste oriundos das forças armadas foram designados para serem os primeiros astronautas norte-americanos, na segunda metade da década de 1950. No entanto foram necessários mais de 20 anos para que o assunto ganhasse sua reportagem definitiva. Falamos de “Os Eleitos” (”The Right Stuff”, no original), lançado por Tom Wolfe em 1979.

A imprensa, no auge da procura pela suposta busca pela objetividade, deu início a uma verdadeira corrida atrás de informações sobre o cotidiano, famílias e hábitos de cada um desses sete homens, culminando em um contrato de exclusividade com a revista Life – que se comprometia em explorar tudo o que parecesse bonitinho na vida pessoal das novas celebridades, deixando de fora o que pudesse denegrir a imagem dos pilotos ou colocar em dúvida a confiabilidade da recém-nascida NASA – ou seja, uma grande parte da história. Não foi o caso do livro de Tom Wolfe…

Um quatro grandes nomes (ao lado e Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote) do que se convencionou chamar New Journalism, Wolfe, com seu estilo ironicamente bem humorado, se aprofundou na pré-história da astronáutica, quando pilotos se esforçavam para baterem recordes de velocidade a bordo de aviões que precisavam serem levados “de carona” para o céu – detalhando, inclusive, a história de Chuck Yeager, o primeiro piloto a ultrapassar a barreira do som.

Se aprofundou no sentimento indizível, o não-estou-nem-aí, que esses homens mal remunerados nutriam em relação à grande possibilidade de morrerem no cumprimento do dever. Apurou com detalhes as experiências ditas científicas – algumas delas no mínimo degradantes – as quais eram submetidos os astronautas em treinamento, bem como a dificuldade que alguns desses homens possuíam em manter as calças abotoadas, as competições internas, os medos, as frustrações, a insistência para que fossem mais do que cobaias dentro de uma cápsula e tivessem controle sobre o vôo. E o melhor de tudo: soube como usar cada uma dessas informações no momento adequado, através de um texto de fácil assimilação, que pode ser lido por qualquer um, conheça ou não o mínimo da história sobre a corrida espacial.

“Os Eleitos” tornou-se um clássico. Levado às telas em 1983, sob a direção de Philip Kaufman, com um elenco com nomes como Sam Sheppard, Ed Harris, Barbara Hershey, Dennis Quaid e Scott Glenn, além do próprio Chuck Yeager, já senhor, em uma ponta. Indicado ao Oscar em oito categorias (entre elas a de Melhor Filme), levou as estatuetas de Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Montagem. Lançado no Brasil pela editora Rocco em 1988, vendeu o suficiente para que fosse reeditado mais duas vezes, sendo a terceira edição datada de 1992. Pode ser encontrado no site Estante Virtual com preços indo de R$ 9,50 até R$ 26.

Trata-se de um livro que não poupa informações, sejam elas dignas de orgulho ou de vergonha. É um livro sobre homens que por mais corajosos que pareçam a princípio, cometem erros, urinam nas calças, detonam escotilhas antes da hora. Tom Wolfe despe os homens de suas máscaras para mostra-los tão humanos como qualquer outro e, com isso, publica aquele que pode ser apontado como o melhor de seus trabalhos. Trata-se, sem dúvida, de um livro que Sergio Vilas Boas deve ter em sua estante. E que você deve ler.

Wes Janson 18/01/2009

Aventura, competição e rivalidades nos céus
Esse livro narra de maneira fabulosa a conquista espacial pelos EUA, seguindo a escolha dos primeiros astronautas da História, os 7 Eleitos, oriundos da Força Aérea americana, pilotos arrojados e audazes. E em paralelo segue a vida do maios piloto de provas de todos os tempos, Chuck Yeagger, o primeiro a romper a barreira do som, que era uma escolha óbvia para ser astronauta, mas que sempre declinou, por preferir estar no controle da aeronave do que simplesmente ser um "macaco" preso em uma bala de canhão.
Muito bom, recomendo para os que gostam de astronáutica e aviação em geral!