Olive Kitteridge

Olive Kitteridge Elizabeth Strout

Resenhas -

Alexandra153 03/04/2024

A vida a passar pelos olhos. As crenças que mudam, a vida dos outros, a solidão, a aceitação de que se pode amar alguém com quem não se concorda, que vive de forma diferente, o olhar dos filhos sobre nós. E, no fim, a solidão e com ela, o perdão.
Nota: o livro tem 347 paginas, está mal definido na app.

Talita.Barbosa 15/03/2024

Com o fim você ama a jornada
Demorei muito tempo pra concluir a leitura, algumas partes me incomodaram, falaram de coisas muito sensíveis. Mas estou feliz por ter continuado e terminado. Quando a história se fecha fica mais claro quem era Olívia e eu gostei mais dela, admirei sua jornada.

Quero conhecer outras obras da autora e assistir a adaptação do livro pra série.

Ale 19/02/2024

Resenha Olive Kitteridge
Leitura concluída de fevereiro, esse é um dos livros que estavam na minha infinita lista e confesso que estive em uma montanha russa de sentimentos.

Vamos acompanhar a trajetória de Olive, professora de matemática, esposa, mãe e não tão amiga até sua velhice...Também vamos conhecer a história de alguns moradores da cidade, que para ser sincera, lia correndo para voltar para o Mundo de Olive...

Olive não é uma pessoa fácil, muitas vezes seu temperamento acaba afastando as pessoas, mas, Olive não se dá conta disso. Casada com Henry, um homem otimista e digamos meio inocente e seu filho Christopher. Relações essas que nem sempre serão fáceis.

A história começa bem, mas, com o envelhecimento de Olive, vai se tornando melancólica, triste, quanta raiva senti de Christopher, mas, na verdade não posso culpá-lo.

É uma leitura intensa e complexa, trás muitas reflexões que vão ficar com você mesmo depois da leitura

Um livro muito bem construído, ganhador do prêmio Pulitzer de ficção e com direito a sério no HBO e uma continuação do livro que já estou ansiosa para a leitura " Mais uma vez, Olive".

E você Tá Lendo?

site: https://blogtalendo.blogspot.com
Alice Batista 20/02/2024minha estante
tô lendo por aqui e gostando muito ??

Marilia 30/12/2023

Nunca é tarde, se for hoje.
Último livro do ano e muitas reflexões para o que virá.
Foi uma leitura com muitas pausas, mas não ocasionadas pelo livro, que é muito agradável de ler. A escrita da autora flui, conduz o leitor facilmente pelas páginas docemente amargas dessa obra.
Olive é apenas mais uma, tão semelhante a qualquer de nós, mas, pode ser desconfortável olhar no espelho.
Eu achei um belo livro, apesar de triste. Triste como a solidão; triste como o vazio; triste como todo o arrependimento.
É um livro que proporciona o que de melhor considero em uma leitura: aprendizado, reflexão, emoção e empatia.
Valeu, Olive.

Taly 27/10/2023

Que escrita deliciosa!
São 13 contos que sempre fazem uma conexão com a Olive, que vive numa cidade pequena, é professora de matemática, casada com o farmacêutico Henry. É uma personagem complexa, ranzinza e a escrita da Elizabeth me trouxe uma identificação incômoda com a personagem em alguns momentos.

nat 10/10/2023

Olive Kitteridge
O livro não me pegou tanto por se tratar de várias histórias relatando vários personagens diferentes. As histórias foram muito rápidas e eu não consegui me conectar às personagens. Me interessaria mais se o livro se aprofundasse mais nas relações entre Olive, Henry e Christopher e tratasse só disso. Ou talvez se fosse somente sobre alguma das histórias relatadas, como por exemplo ?A pianista? ou ?Criminosa?.

Claudio.Berlin 07/10/2023

Não é o que eu esperava
Adquiri o livro baseado na sinopse e no prêmio Pulitzer.
De acordo com a sinopse :

" São 13 histórias que se entrelaçam , tendo como fio condutor Olive Kitteridge."
Olive é uma mulher rabugenta, grosseira e intragável.

Para começar não se entrelaçam.
São histórias soltas ( muitas sem graça) , que se passam numa pequena cidade dos EUA.
Não são contos .
São fragmentos da vida de pessoas ou famílias .
Algumas vezes Olive participa da história e em outras Olive não aparece .
As histórias não são originais .
Algumas nem histórias são ; são situações de um determinado momento.
São muitos e muitos nomes ( me perdi várias vezes ) .
Em certo ponto comecei a anotar os nomes .
Passei o livro esperando o entrelaçar e nada.
Tudo se passou como se fossem pequenos rios passando em um mesmo lugar, sem que um tocasse no outro , e que não desembocam em lugar nenhum.
Acho que no seriado de TV , pode render mais , cada história rendendo um seriado .
Como livro ficou fraco.

Bruna 18/09/2023

Olive
Eita, que livro bom... é quase impossível parar de ler essa história. Amei a narração da vida de tantos personagens e ter a percepção da Olive de tantos ângulos diferentes... suas qualidades e defeitos. Amei!!!

Bela 27/07/2023

Descobrindo Olive
Atraída pelos prêmios que essa história recebeu, tanto em formato de livro quanto de série, iniciei minha leitura sem saber o que esperar. Não conhecia a autora e não assisti à adaptação da HBO, então tudo foi uma surpresa.
De primeira, achei estranho que o livro entitulado Olive Kitteridge não começa com o ponto de vista de Olive, nem com a vida da Olive em primeiro plano. No segundo capítulo e dali em diante, também fui estranhando receber apenas doses homeopáticas de Olive e dezenas de personagens e histórias que eu não saberia reconhecer depois (achei que ia precisar de uma colinha até). Mas logo peguei o jeito do livro e entendi o que estava acontecendo. Entendi que estamos conhecendo Olive ao mesmo tempo em que conhecemos a cidade e seus habitantes, sua casa e sua família, seus amigos e suas inimizades, e me encantei com a excelência da narrativa.
Achei de extremo bom gosto a forma como a autora escreve o livro e como apresenta as personagens e seus históricos. É uma narrativa tão bem descrita que chega a ser cinematográfica mesmo, eu conseguia imaginar todo o drama, e fica longe de ser clichê.
No fim, entendo que a história de Olive é a história de todos: com amores, arrependimentos, erros e acertos, marcados pelo inevitável passar do tempo, e claro, pelo inevitável envelhecimento.

Fabricio.Macedo 15/07/2023

Essa leitura começou como tantas outras... da ideia de amigos. Aqueles encontros, os diálogos a medida que vamos percebendo o enredo e o filme para arrematar. Legal! Mas sempre tem um sem tempo outro que se desanima... Segui até o fim bem movido pela figura de Olive. Uma mulher sofrida, que exala amarguras. Acho que um amor não correspondido em sua juventude explicaria tudo isso. Leitura tranquila. Capítulos que podem ser lidos fora de sequência e alguns em cenas para a televisão. Vale a pena ler e conhecer a história dessa professora de matemática, mulher, mãe e avó que apesar de tratar os outros de modo tão grosseiro guardava a necessidade de receber amor e carinho.

jota 03/06/2023

MUITO BOM: histórias simples mas profundamente humanas vividas por uma mulher durona que também pode surpreender o leitor por sua compaixão e bondade
Lido entre 27 de maio e 02 de junho de 2023.

Olive Kitterigde, de Elizabeth Strout, traz 13 histórias publicadas em diversos veículos de comunicação norte-americanos entre 1992 e 2007, reunidas num volume em 2008 e premiado no ano seguinte com o Pulitzer de Ficção. Elas têm lugar em Crosby, uma fictícia cidadezinha litorânea do Maine, mas do jeito que Strout a apresenta ao leitor fica difícil acreditar que tal lugar não exista. Porque os personagens que a habitam são extremamente humanas, críveis, assim como a paisagem e os lugares que a autora criou como cenários por onde elas circularão por cerca de trinta anos.

Caso da própria personagem-título, professora de matemática e mulher de Henry Kitteridge, o farmacêutico local, um sujeito extremamente educado, gentil, que ama Olive apesar de seus defeitos todos, além de mãe de Christopher, a quem ela parece sufocar desde garoto e que depois, já adulto, vai se tornar motivo de preocupação por conta de seus dois casamentos, um deles, com uma mulher que Olive detestava porque ela o levou para a Califórnia, do outro lado do país.

Olive é grandalhona, não é bonita nem faz lá muita questão de ser simpática, então seus alunos têm medo dela, embora suas aulas sejam extremamente aproveitáveis, também algumas vizinhas não a apreciam. Apesar de tudo, de vez em quando Olive é capaz de gestos de extrema bondade e também de mostrar compaixão quando o outro merece. Nada de excepcional ocorre em Crosby ou na vida de seus habitantes, a não ser pequenos episódios alegres ou tristes, como ocorre com Olive e o marido, mas onde não se nota uma cronologia rígida a ligar o tempo e os acontecimentos.

Apesar de sua presença ligar todas as histórias, de Olive estar presente em todas elas, mas algumas vezes apenas brevemente, nem sempre ela é a personagem principal de cada conto – se entendermos o livro como um romance de contos, que é o que ele parece ser -, uma ou outra vez ela aparece num local onde outro personagem é que está tendo sua história narrada, caso de Angela O’Meara, a pianista da terceira história, uma das melhores do livro. Olive aparece uma vez no bar onde Angela toca e em seguida não se ouve falar mais dela até o final do conto.

A atriz Frances McDormand interpretou Olive Kitteridge na minissérie em quatro capítulos que foi ao ar nos EUA em 2014 (e que não vi) e por outros papeis de mulheres fortes que interpretou no cinema, penso que ela deve ter dado grande brilho a essa história, que está muito bem avaliada no site do IMDb (8,3/10,0 nesta data). Talvez a atriz mesma e a personagem tenham muita coisa em comum: mesmo sem ter visto os episódios fiquei com essa impressão durante toda a leitura.

amandatfaria 07/10/2022

Preferido do ano passado
Foi meu livro favorito de 2021, não sei explicar bem o que esse livro me causou mas é como assistir um filme de sessão da tarde e ficar com um gosto amargo na boca por perceber que é exatamente assim que a vida é com algumas infelicidades e alegrias as vezes, enfim gostei muito.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/03/2022

São pequenas histórias, simples sem ser simplórias, encadeadas pela Sra. Olive Kitteridge, e principalmente, um livro que fala de questões que ocupam as pessoas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930535

bia 26/01/2022

que livro, que livro...
Eu já tinha assistido a série baseada no livro e gostado muito. Na vontade de ler a série, que é realmente espetacular, encontrei um livro maravilhoso, triste, mas excelente. Mesmo sabendo de todo enredo, sinto que esse livro se tornou um dos meus favoritos.

Claudio 21/12/2021

Uma personagem e 13 contos delicados
Contos sobre a solidão, a velhice, a depressão e muitos outros temas, conduzidos de forma humana e delicada, sempre em volta da personagem-título, passando por mais de 30 anos de sua vida, podendo ser ela ativa na história ou apenas uma figurante.