A Very Large Expanse of Sea

A Very Large Expanse of Sea Tahereh Mafi

Resenhas - A Very Large Expanse of Sea

Azanha 05/02/2024

"And sometimes, I thought, being a teenager was the worst thing that had ever happened to me."
I confess that it took a while for the book to completely catch my attention, but when it did I felt it. We always seem to think that we know what people around us feel, that we understand their pain, but this book shows exactly the opposite. The contrast between Shirin's and Ocean's realities was really important to show us, westerns, that having a different religion or belief doesn't make humans not humans. What happened between the two of them mid-ending the book broke my heart, and what makes it worse it's the fact that the probability of it happening in reality it's really big.

leaveme_here_ 31/01/2024

????????
Um livro com uma história impactante mas de simples leitura. mesmo em inglês acabou sendo muito simples e ao mesmo tempo envolvente.
é possível ver a evolução da shirin ao longo do livro, principalmente em relação a si mesma e aos outros. o ocean foi um amor do começo ao fim. só queria saber o que aconteceu depois do fim, mas foi tudo muito bem desenvolvido e resolvido. amei.

Paulinha 22/12/2023

Shirin é filha de iranianos que mora nos Estados Unidos no pior momento possível para ser um mulçumano no país: o 11 de Setembro de 2001 aconteceu faz apenas um ano. O ódio e o medo está nas ruas, as pessoas atacam umas as outras por pouco, quase nada.
Até um completo estranho esbarrar nela e enxergá-la, verdadeiramente, pela primeira vez.

nic 20/09/2023

Arrebatador, se puder definir em uma palavra
Eu descobri esse livro há muuuuitos anos atrás, quando decidi ler outros trabalhos da Tahereh Mafi. Desde então, se tornou meu favorito e pouquíssimos livros tem tanto significado pra mim quanto esse.

É um livro que fala especialmente sobre racismo, sobre como ele afeta as percepções das vítimas, a forma como elas se enxergam, agem, vêem o ambiente ao redor. Mais do que isso, ele apresenta a perspectiva de dois personagens completamente diferentes que se conectam apesar de tudo isso, aprendem como a vida do outro funciona e descobrem como abraçar e amar cada parte dela.

O que é mais bonito em todo o livro, na minha opinião, é a forma como a personagem principal tem um desenvolvimento suave, que começa com muita frustração e ódio, e termina com ela entendendo que por pior que seja, ela não pode se permitir viver dessa forma. Ela tenta a todo custo preservar o bem estar dela, mas no decorrer do livro toda essa preocupação se volta para o amor que ela sente pelo Ocean, e como ela sente medo, dessa vez por ele. Da mesma forma, ele passa o livro mostrando pra ela o quanto ele vê valor nela, o quanto está disposto a lutar por ela, e os dois se complementam de uma maneira surreal.

E acho que no fim as melhores histórias de amor são sobre isso né, sobre deixar a nossa dor de lado e nos colocar à disposição de fazer diferente por outra pessoa, mesmo que ela não esteja disposta a fazer isso por ela.

Como a própria Tahereh diz no livro, os preconceitos e demonstrações de ódio sempre vão estar presentes no nosso dia a dia, então cabe a nós decidir como navegar por isso.

A mulher sabe muito do que fala.

Clarice.Drumond 31/07/2023

E eu não desisti.
Cativante, intenso & apaixonante.
acho que essas três palavras são mais do que necessárias pra resumir o que esse livro significou pra mim.

eu realmente não esperava que fosse gostar tanto da narrativa, mas fui pega totalmente de surpresa! a escrita da Tahereh é cativante, fluída e extremamente fácil de ser lida. eu gostei MUITO da forma como ela trabalhou questões muito sérias com a devida seriedade, mas sem perder a delicadeza ao mesmo tempo. gosto da forma como ela retratou os pensamentos e a forma de ver o mundo pela perspectiva de uma menina de 16 anos, que, apesar de já ter vivido várias experiências (boas & ruins), ainda é uma menina de 16 anos.

e eu nem preciso falar absolutamente nada do casal principal, né? eles viraram meu TUDO ?? eles me pegaram totalmente desprevenida e roubaram o meu coração! eu AMEI a forma com que os dois foram construídos, valorizando a narrativa de cada um. ainda acho que a Tahereh poderia ter dado um pouco mais de enfoque para o Ocean, mas, independentemente disso, gostei bastante de como ambos foram construídos individualmente e como um casal, mostrando seus pontos fortes, suas fraquezas etc etc etc.

recomendo demais pra todo mundo, mas se atentem aos gatilhos ;) ?

Júpiter 20/07/2023

Muito muito muito bom!! os personagens são bons e bem desenvolvidos, principalmente a principal, a história também foi bem desenvolvida, a escrita é fluída e te prende na medida certa, a própria história em si foi boa, fora que fala de um tema super pertinente. Acredito que a minha única crítica é que em algumas partes ficou meio que confuso e parado, mas nada demais. Não é a toa que esse livro recebe muitas críticas positivas, recomendo a leitura!!

Duda 31/05/2023

Uma preciosidade
Essa foi a minha primeira leitura do ano (passei a virada lendo) e não poderia ter começado melhor. A muito tempo esse livro estava na minha meta de leitura, pois eu me recusava a ler por ebook, PRECISAVA do livro físico, que é lindíssimo. Foi um sonho realizado.
Li sem nenhuma dificuldade, o inglês desse livro é facinho de enteder. A leitura é fluída e a história é linda. O Ocean é um fofo e eles tinham uma química incrível. Me emocionei muito no final.
Só queria um Ocean pra mim.

Gigi 28/05/2023

Livro super fácil de ler em inglês.
Achei muito importante como foi retratado a realidade dela no começo do livro, mas senti que no meio do livro isso sumiu e foi apenas focado no romance, não que seja ruim, mas esperava algo diferente.
É um romance bem fofinho, mas nada demais

Gii 25/05/2023

Nossa que livro lindo!!!
Aborda sobre temas bem pesados, mas muito necessários!!!
Cortou meu coração em várias partes? Sim, mas amei demais a relação que a Shirin e o Ocean construíram ao longo da história

ingrid.oliveira 09/04/2023

Eu gostei do livro desde do começo, tinha começado a ler em português, porém percebi que era o mesmo livro que eu estava com muito vontade de ler em inglês, então por motivos que a capa da edição em inglês é muito mais bonita e me dava mais vontade de ler, continuei a leituras em inglês.

É uma história de romance linda, que soube representar diversas questões importantes sobre preconceito, fascismo, xenofobia, intolerância religiosa e xenofobia.

O desenvolvimento da história foi incrível. Amei os personagens principais, a Shirin e o Ocean, e eu achei que o relacionamento deles aconteceu de forma muito natural, passaram por momentos muitos tensos, como a Shirin já previu, porém ficaram mais fortes mentalmente depois de tudo isso.. mas triste que eles tiveram que vivenciar essa dor.

Apesar de mostrar uma realidade muito cruel em relação ao preconceito, é um livro muito necessário, que amei a experiência de ler. Essa história estava na muito tempo na minha lista de leitura, e finalmente dei uma chance!

E pretendo let mais livros dessa autora, amei a escrita e o desenvolvimento da história!

guto64 12/03/2023

Lindo, necessário
Que coisa perfeita! nunca li um livro tão bom quanto esse! além de ser o meu primeiro em inglês!
me lembra muito new romantics da tay

Rafaella Moreira 25/01/2023

Dor
O final desse livro foi a gota d'água para a minha depressão pós termino (de livros no caso)
A história se desenrola de uma maneira que você acredita que em algum momento viraria mais clichê norte americano, mas é denso, pesado, importante e inexplicável é tudo isso dói mais em você quando vc lê que foi baseado em experiências da própria autora.
A Tahereh é uma mulher fenomenal no quesito escrita, e agora gostaria de saber mais sobre a história de vida da mesma, pois a identificação do medo em suas diversas formas unem propósitos inexplicáveis.
Ma | @fofocasdealexandria_ 25/01/2023minha estante
Antes eu via a autora totalmente diferente por causa de ?Estilhaça-me? mas dps desse livro?n tem como ajustar a sua visão sobre o mundo

isabela 18/01/2023

que graça!!
não tem muito o que falar, eu simplesmente amei esse livro e me confortei muito nele, e achei uma graça, só lendo para entender esse sentimento!!

liv 02/12/2022

direto pro meu top 2!
Esse livro me conquistou na primeira página.
"Como saber se alguém está tendo um dia ruim ou é racista? É difícil separar pessoas de monstros." (não lembro exatamente a frase mas tenho certeza que era algo desse tipo)

É um livro cheio de reflexões, personagens complexos e uma visão diferente sobre o mundo.
O romance é bem fofo, o Ocean é incrível e acompanhar os altos e baixos da Shirin sobre essa nova situação é uma experiência inexplicável!
A relação interpessoal da Shirin é bem explorada assim como a relação dela com a família.

O inglês é bem facinho, e acho que é uma boa opção pra começar a ler em inglês!!!