O Anticristo

O Anticristo Nietzsche

Resenhas -

NiaraH 15/08/2021

Até para religiosos!
Um livro para ser lido por todos, vamos sair dessa bolha de acreditar que pelo título do livro ser "O anticristo", é um livro somente para quem é ateu. NÃO! É um livro para todos, para os religiosos também, para quem é ateu, para quem é agnóstico. Nesse livro Nietzsche fala sobre as religiões, sobre a criação de "Deus" pela sociedade. Mas não é o Deus real, por assim dizer, é o Deus que foi criado pela nossa sociedade, pelas religiões, esse ser ambíguo que ameaça, que intimida, que faz os seres humanos cometerem atos ou ações injustificáveis em nome dele. O que Nietzsche propõe é um pensamento crítico acerca disso, será que ele seria intimidador dessa forma? Ou vê-lo dessa forma é um modo de controle da sociedade criado pelos homens para que as pessoas façam o que eles querem? Eu sou religiosa e ler esse livro não abalou minha fé, até porque a fé não tem que estar nos homens, porque na minha concepção é óbvio que muito do que as religiões pregam hoje foi manipulado pelos homens. Seja para ganhar dinheiro, como o dízimo "obrigatório" e por aí vai. Não há como sermos céticos e dizer que está tudo bem, não está! Nietzsche deixa claro em todo o seu livro que caso exista um Deus, ele com certeza não seria dessa forma que acreditamos hoje, porque da forma como acreditamos hoje é uma criação humana.

Samuel 28/07/2020

O escritor de fé
Um livro excepcional. É passível de críticas, claro, mas muuuuuuito atual. São palavras de escoamento e de raiva, de um sentimento profundamente anti-irreal por parte do autor. Me senti abraçado e entendido pelo humor sarcástico de Nietzsche, embora minha concepção de espiritualidade talvez se distancie um pouco da visão ardorosa e profundamente realista do Anticristo. São duas as passagens que não queria jamais esquecer: "a desigualdade dos direitos é a primeira condição para que haja direitos" e "para o medíocre, ser medíocre é uma felicidade".

Saritha 24/09/2018

O livro mais cômico que li em toda minha vida.

yuri29 28/12/2019

Equilíbrio entre razão e emoção
Pesado. Afirmo com veemência que este foi um dos livros mais difíceis que já li. Também não é para menos. Nietzsche é para poucos. Contudo, criei coragem e me aventurei pelos seus pensamentos. Fiquei surpreso com a gama de questionamentos que esta obra levou-me a ter, principalmente no que tange a existência do pecado. Fazendo um resumo, o autor coloca o cristianismo como um freio da humanidade. Nietzsche culpa todas as vertentes do cristianismo pelo estágio no qual o ser humano encontra-se, outras mais, outras menos. Além disso salienta alguns pontos para robustecer sua tese e demonstrar como é a outra faceta do cristianismo. Em suma, esta obra pode parecer agressiva para quem é religioso, mas, como costumo dizer, conhecimento nunca é demais. Recomendo fortemente a leitura de "O Anticristo". Antes de encerrar, gostaria de fazer algumas observações.

OBS1: Em momento algum tenho como objetivo ferir o credo de ninguém. Vivemos num Estado laico e cada um é livre para acreditar naquilo que quiser. Procurei trabalhar com as ideias do autor que eu compreendi. Caso eu tenha usado algum termo que tenha lhe ofendido, humildemente peço perdão. Não fora minha intenção.

OBS2: Recomendo a leitura de "O Anticristo" acompanhado de um comentador. O autor realiza muitas conexões com outros assuntos e utiliza termos aos quais, ao menos eu, não estava habituado. Caso não tenha uma obra facilitadora contigo, veja alguns comentários de professores no YouTube. A leitura sem este suporte pode ser árdua.

Bella 26/01/2022

Fala mal do cristianismo
Esse livro nos trás a ideia real sobre o Cristianismo no mundo, como foi e como ainda é. Importante pessoas que são extremamente religiosas lerem o livro, porque muitas das vezes ficamos cego em relação a crença, muitas das vezes sendo manipulados e não é isso que queremos. Ateus vão gostar muito assim como eu gostei.

luadepaginas 19/04/2023

Um Nietzsche muito pistola com o cristianismo e todos os seus argumentos (válidos, diga-se de passagem). Uma leitura difícil, mas muito inteligente.

Lucas Batata 19/09/2023

Do crente ao ateu ninguém explica Nietzsche.
?Espírito irrequieto e insatisfeito, consciência eruptiva e crítica, vivia uma vida de lutas contra si mesmo, de choques com a humanidade, de paradoxos sem limite. Assim era Nietzsche?.

Um livro com um vocabulário de complexidade alta. Eu por exemplo, precisei ler a mesma página 2 a 3 vezes pra entender (já li outros livros da época que não tinha essa dificuldade toda).

Um livro que apesar de toda raiva mostrada pela religião, te faz refletir e pensar como ele. Sentir a raiva e a tristeza do escritor mesmo não entendendo muito sua escrita rsrs

Nietchze era massa apesar de contraditório.

Ronnnnniep 13/03/2022

Dircurso de ódio
Mesmo comprovando fatos, as narrações de Nietsch contém muita agressividade verbal para com o Cristianismo. Acho que escolhemos nossas crenças e buscamos aquilo que nos é verdadeiro, porém atacar a todos que a seguem como se fossem meros servos da religião não é uma forma de combate-la.
Em alguns momentos Nietsch também te faz pensar contra a religião e até dúvidar de sua propria fé - "O que eu sigo é verdadeiro ?"
O contexto do livro não serve apenas para o Cristianismo, ele pode exprimir idéias de outras religiões em determinados momentos.
Mas resumidamente, creio que a escolha de acreditar em algo é o que nos torna humanos, e as pessoas que escolhem o Cristianismo não devem ser jugadas, independente de ser verdadeiro ou não.

Citação predileta: Altera-se alguma coisa no valor de uma causa se por ela se dá a vida ?

helzinha 20/04/2024

Porque eu odeio pobres e os cristaos nao tomam banho e um padre mentiu pra mim e os sacerdotes sempre ficam com os melhores pedaços da carne e p ser homem de verdade o minimo eh comecar o dia com uma batida de whey protein e por fim nao deixe de estar adquirindo o meu livro zaratustra na livraria de sua preferencia