Contos - Volume II

Contos - Volume II H. P. Lovecraft

Resenhas - Contos

DeniseSC 30/10/2023

Lovecraft descobrindo seu estilo de escrita
Primeiramente preciso mais uma vez elogiar a edição da Martin Claret pela qualidade e capricho, e principalmente a forma como organizou os contos, de forma que todos tenham o mesmo estilo e demonstrem um período da escrita do autor.
Nesta edição temos um prólogo que explica essa fase da escrita de Lovecraft, que foi chamada de Ciclo dos sonhos, com influências de Dunsany e Poe.
Nesta temos personagens que buscam o escape da monotonia e sofrimento e vão para o mundo dos sonhos, seja utilizando psicotrópicos ou em certos casos, pessoas com sensibilidade para acessar esse outro mundo.
Em sua maioria o mundo dos sonhos é repleto de uma beleza onírica, não há dor, sofrimento, o tempo não existe, e todos permanecem jovens pela eternidade.
Como nem tudo são flores, Lovecraft imprime sua marca ao revelar que quando impossibilitados de acessar o mundo dos sonhos, as pessoas caem em loucura, se viciando em drogas para permanecer dormindo, e seu corpo físico sente todo o desgaste por essa tentativa de escapar da realidade, resultando em uma velhice e posterior morte prematura.
Além disso temos o elemento de deuses de outros mundos, artes ocultas para contatá-los e outras pistas do que veremos nos próximos contos do autor após seu estilo evoluir.
Pedro 30/10/2023minha estante
Excelente resenha!

Fabio 01/11/2023minha estante
Belíssima resenha, Denise!???

Gabriela.Galski 10/11/2022

Primeiro contato que tive com Lovecraft, gostei bastante mas o vocabulário rebuscado às vezes deixava a leitura um pouco arrastada.

Duana Rocha 12/04/2022

9 contos, gostei de todos.
'' Relativamente ao sonho, essa aventura sinistra de todas as nossas noites, podemos dizer que os homens vão dormir todos os dias com uma audácia que seria incompreensível se não soubéssemos que ela provem da ignorância do perigo ''

Meu conto favorito foi Hipnos s2

Andrei 12/06/2020

Ótimo
Os contos apresentados nesse livro se diferem dos mais famosos de Lovecraft, onde tem monstros que mexem com a imaginação do leitor, pois esses apresentados no livro são contos voltados à viagens em sonhos e divagam na imaginação de cada um e com uma leve pitada de terror em alguns contos, mas não deixe de lê-los valem a pena!

Gedielson.Gomes 18/12/2020

Maravilhoso
Este livro trás contos magníficos de um período de escrita do Lovecraft que chama de Onírico, dos nove contos do livro cito aqui meus preferidos: Celephäis, A busca de Iranon, A maldição que atingiu Sarnath, Hipnos e A Chave de prata. Todos os contos com desfechos surpreendentes e encantadores, sempre deixam uma apreensão e pensativo no final, se você sai dos sonhos para a realidade tudo fica muito pesado de se imaginar o que deixa ainda mais interessante as historias, a A Chave de prata em especifico tem quase um desabafo de Randolph Carter e citações a outro conto do autor, vale muito a leitura, principalmente pelo peso na consciência que deixa dependendo da forma que se interpreta.

livrosepixels 17/04/2023

Os medos mais suaves que você terá
Neste segundo livro do autor, temos alguns contos bem peculiares e que se distanciam do seu contexto de “horror” e medo.

Os contos lidam mais com as questões da imaginação, mundos paralelos acessados por portais mentais e outros tipos de concepções que envolvam a mente (como alucinações e manipulação mental).

São contos bem leves e li o livro em apenas um dia. Dentre eles, os que mais gosto são Os Outros Deuses, Os Gatos de Ulthar e A Maldição de Sarnath.. Aqui vemos outra faceta do autor, talvez pouco conhecida, mas que sem dúvida construiria as bases para suas icônicas histórias sobre seres cósmicos e ancestrais aos humanos.

Em Os Outros Deuses, por exemplo, temos uma espécie de fábula do ser humano querendo ver a face dos deuses, quando isso na verdade lhe é mortal. Já em Maldição de Sarnath, vemos que às vezes a ira dos deuses pode demorar milênios a chegar, mas quando vem… não há salvação.

Assim como na primeira edição, aqui temos um projeto gráfico muito bonito e bem feito, e histórias bem interessantes. Até onde sei saiu um volume três dessas histórias, mas ainda não as li.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Marcone989 18/10/2022

Sonhos indescritíveis.
Temos aqui um compilado de contos focados nos sonhos, nas ilusões de um lugar distante. A escrita nos deixa mergulhar nesses mundos, nesses Deuses, e sonhar acordado. O mais interessante é como ao interpretar esses mundos, nossa mente vai longe, a imaginação ganha espaço e por muitas vezes usa truques. Para quem quer um lado de Lovecraft focado no lúdico fugindo um pouco do Horror/Terror essa é uma boa opção.

Antônio 05/09/2019

Lovecraft: ciclo dos sonhos
Bom, essa leitura foi meu primeiro contato mais aprofundado com a obra do filho de Providence, antes tinha lido apenas o conto " O modelo de Pickman" que gostei deveras.
Sobre a edição lindissima da Martin Claret tenho apenas uma ressalva, meu volume têm um erro de encadernação bem visível no conto" A maldicão que atingiu Sarnath".
Os contos que mais gostei foram o incrivel " Celephaïs" que abre o livro, " A maldição de Sarnath", " Os gatos de Ulthar", " Hipnos"; e o melhor de todos na minha opinião " A chave de prata".

Fabio Pedreira 20/07/2018

Contos Vol 2
Olá pessoal, hoje vim trazer par vocês mais um livro de parceria com a Martin Claret, é o segundo volume de contos do H. P. Lovecraft lançado pela editora e que eu estava aguardando faz um tempinho. Para quem acompanha o blog sabe que já resenhei o vol. I e que foi meu primeiro contato com as obras do autor. Para quem não viu, clique aqui que vai para a resenha.

No primeiro volume nós somos apresentados a um pouco da história de vida de Lovecraft e suas obras. Temos como foco os contos que abordam o medo do desconhecido e as coisas sinistras que podem existir ao se mexer com algo que não temos conhecimento. Já nesse segundo volume o foco muda.

Aqui, nós somos introduzidos aos contos da chamada fase dos sonhos do autor. Nele Lovecraft escreve histórias de personagens que buscam cidades, lugares, propósitos ou outros objetivos que só ouviram, viram, ou podem ser alcançados através dos sonhos. Geralmente cidades onde tudo é de uma beleza indescritível para o mundo real e que todas as pessoas são bonitas e vivem em harmonia, com estruturas inconcebíveis para o ser humano.

Aqui também descobrimos na introdução que esse mundo dos sonhos, criado por Lovecraft, de início foi comparado com as obras de outro autor, chamado Lorde Dunsany, inclusive algumas pessoas acreditavam que Lovecraft estivesse copiando suas obras, devido a semelhança de alguns contos, o que não é verdade, já que o autor nem conhecia Dunsany. Foi só quando os dois se conheceram em uma palestra de Lorde Dunsany que Lovecraft virou fã e passou a ter outro autor para se inspirar além de Edgar Allan Poe (o qual era grande admirador).

Como eu já disse, esse segundo volume tem uma proposta diferente de contos, sendo voltado mais para o mundo dos sonhos e são interessantes de se ler, por isso não sei se seria correto fazer comparações entre os dois volumes, mas não achei essa coleção tão boa quanto a primeira. Os contos do primeiro volume trazem uma tensão maior, provoca mais curiosidade e deixa o leitor mais preso ao que está sendo passado, com contos mais interessantes. Esse já desperta uma sensação mais de nostalgia do que curiosidade.

Mas, analisando a obra de forma independente, é um bom compilado de contos. Eles sempre se conectam de alguma forma, geralmente citando cidades ou situações de outros contos. Além disso, é bom ver que o autor consegue variar no estilo sem deixar de perder o interesse. A linguagem aqui, porém, é um pouco mais complexa do que no volume anterior. No primeiro volume era um texto mais simples, aqui, assim como os sonhos, ela se torna mais complexa. Nada que deixe a leitura lenta, apenas precisa de um pouco mais de atenção.

Então, no fim, é isso... Um livro que vale a pena sim ser lido, que funciona como um segundo volume independente, mas, se comparado ao primeiro, perde um pouco a qualidade (contudo, não deixando de ser bom). Dou 4 estrelas para ele e aguardo ansiosamente o próximo volume.

Obs: Não maltrate os animais

Sobre a edição: Não tenho muito que falar sobre a edição. Na minha opinião a Martin Claret é uma das editoras que tem mais cuidado com seus livros. Capa dura, uma revisão excelente, tradução impecável e muito mais. Minha edição veio com um pequeno erro, mas que não atrapalha em nada a leitura.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/

Ana 27/12/2018

Não é como o primeiro volume, mas é muito bom.
Terminei finalmente a leitura deste segundo volume de contos do H.P Lovecraft publicado
pela editora Martin Claret. Essa coletânea de contos é conhecida como Ciclo dos sonhos, pois as histórias desse volume tratam de lugares fantásticos que são visitados magicamente ou em sonhos pelos protagonistas.
O primeiro conto é muito bonito, notei até uma certa semelhança com Tolkien, não sei exatamente a razão.
O último conto da coletânea, ''A estranha casa alta alta na névoa'', foi um dos meu favoritos desse volume. Trata de um viajante que visita uma casa misteriosa, inacessível a seres humanos comuns. O viajante descobre que a casa não está inabitada e vive uma incrível experiência dentro dela.
Devo confessar os outros poderiam ter sido melhores se o autor tivesse explorado mais as situações, como por exemplo no conto ''A chave de prata'', que deixa no ar uma sensação de incompletude. Mas fora isso é bom.
O meu outro favorito desse volume é o ''A busca de Iranon'', que se assemelha a um conto de fantasia medieval.
''Os gatos de Ulthar'' eu recomendo para os amantes de gatos, que acreditam em uma certa energia que emana desses maravilhosos felinos.
Enfim, apesar de não ser tão fantástico a meu ver, como o primeiro volume, esse segundo não deixa cem por cento a desejar.
Uma curiosidade que eu não sabia:
O escritor irlandês chamado Lorde Dunsay (1878-1957) foi bastante popular nas primeiras décadas do século passado, e dizem que seu estilo era bastante similar ao de Lovecraft, e mais: Lovecraft foi influenciado por Dunsay, e a obra de Lovecraft talvez não passe de uma emulação ou um pastiche da de Dunsay em um primeiro olhar. Mas, obviamente a obra de Lovecraft tem mérito próprio, apesar de ter sido reconhecida depois de muito tempo.
Fico me perguntando, o que Lovecraft acharia do sucesso de sua obra hoje?

Jeferson.Escobar 06/05/2019

SONHOS
Celephais, a busca de iranon e a nau branca têm um toque de angustiante fantasia, decorrente do lado enfadonho da vida adulta e moderna, em contraponto com um universo "feérico" (ele adora esse termo...rsrs). Foram os que mais gostei, pois pude conhecer uma outra faceta do Lovecraft.

Marcus Oliver 04/03/2020

Apenas para fãs
Caso seja um leitor que desconhece H.P. Lovecraft aconselho a não seguir por este livro, pois ele tem uma questão: reunir contos do ciclo de sonhos com as obras iniciais do autor. São longos e muito vagos beirando a cenários oníricos e uma adjetivação extrema e pode cansar leitores principiantes. Mas! Para fãs de longo data e já conhecedor de Lovecraft é um prato cheio para ver uma outra face do autor.

Igor.Banin 11/04/2021

Ótimo
Não conhecia nenhum dos contos dessa edição. Adorei o Ciclo dos Sonhos, muito diferente do que já havia lido.

Taki 13/10/2022

Os contos desse livro, por serem da fase dos sonhos do autor, muitas vezes se perdia no mundo dos sonhos. Não foi uma leitura fluída pra mim.