Kyra Kyralina

Kyra Kyralina Panaït Istrati

Resenhas - Kyra Kyralina

Arthur Magnum Mariano 11/03/2018

Panaït Istrati, Stravos, Kyra Kyralina & Dragomir.
Que livro, senhoras e senhores, que livro!
Um livro curto, que pode ser lido el uma sentada, mas tão sublime, delicado e de uma sensibilidade ímpar. Apenas impressionado de como autores laureados são esquecidos no Brasil em detrimento de literatura comercial e mainstream.

O livro narra o périplo de Stravo / Dragomir pelo oriente em busca de sua irmã, Kyra, após uma série de infortúnios que se observa pela dupla, narrados ora em parte por Adrien Zograffi ora pelo próprio Stravo. Todo fluxo de mémoria e narrativas dá-se início com uma discussão sobre ?perversão, violência? e ?vício?. A partir daí temos contato com toda a vida de Stravo que Panaït Istrati descortina não economizando em beleza e elegância.

Não há como não se encantar pelo livro e pelas narrativas (que imediatamente nos remete às narrativas das Mil e Uma Noites) de todos os personagens enquanto perambulam pelo oriente em suas buscas por humanidade, fé e esperança em meio a tanta beleza, ouro, aromas e aquela bem conhecida aura de misticismo que o oriente médio remete a todos nós, ocidentais. A escrita do autor é cristalina e cadenciada. A cada frase lida, a cada página virada, eu tinha a sensação augusta de paz e harmonia.

Não é a toa que o livro seja tão exaltado por Sérgio Buarque de Holanda, Cecília Meirelles, Mário de Andrade e Clarice Lispector. Adalgisa Nery elegeu Kyra Kyralina um dos vinte livros que ela salvaria de um novo dilúvio. Eu também, querida Adalgisa! Eu também! Kyra Kyralina é o livro que prometo amar e defender até a aurora dos tempos!

Kyra Kyralina é o clássico exemplo de que boa literatura envelhece bem, independente de onde nasça.
LidoLendo 23/04/2018minha estante
E como faz agora com a vontade de ler todos os outros livros dele?? rs amei a leitura tbm.

Pandora 19/09/2019

Eu adoro essa Carambaia! Ela me apresenta a escritores dos quais eu nunca ouvi falar, mas que se tornam queridinhos da vida!!! Agora quero ler tudo o que Panaït Istrati escreveu.
Panaït Istrati nasceu na Romênia, mal cursou a escola, mas era um grande leitor. Saiu de casa aos 12 anos para viver uma vida de aventuras, viajando por vários lugares, entre eles: Egito, Síria, Líbano, Grécia, Itália, França e Suíça. Foi confeiteiro, servente, chaveiro, caldeireiro, mecânico, escavador, descarregador, criado, anúncio ambulante, pintor de letreiros e de paredes, garçom de cabaré, jornalista, fotógrafo... mas também teve longos períodos de vagabundagem. Envolveu-se em política, defendendo ferrenhamente ideias socialistas e adquiriu tuberculose, que acabou sendo a causa de sua morte aos 50 anos. Mas aos 37, deprimido e vivendo na miséria, com dois casamentos fracassados, tentou o suicídio cortando a garganta. Antes, escreveu uma carta a Romain Rolland, escritor francês ganhador do Nobel de Literatura em 2015, do qual era grande admirador. Daí nasceu uma grande amizade e Rolland o incentivou a publicar seus escritos. A amizade só se romperia após a viagem de Istrati à URSS, quando este escreveu um livro sobre os excessos do regime stalinista, o que provocou graves problemas com seus aliados socialistas. "(...)  a esquerda o atacava violentamente nos jornais, acusando-o de fascista e de traidor a soldo do serviço secreto romeno, enquanto a direita nunca acreditou que ele tinha renegado o comunismo e continuou perseguindo-o, inclusive com agressões físicas, até o fim da vida."* Morreu pobre e sozinho num sanatório em Bucareste.

Este Kyra Kyralina faz parte de uma série de narrativas de Adrien Zograffi". Adrien Zograffi é o alter-ego de Istrati e, nos livros, ora ele conta suas histórias, ora conduz a narrativa, que é o caso neste livro. Aqui, o protagonista é Stavro (Dragomir), um feirante que se intitula "vigarista honesto", com um passado de pouca alegria, muita tristeza, uma série de abusos e uma obsessão pela irmã Kyra Kyralina.

Stavro tem um pai tirânico e uma mãe libertária, um irmão que segue os passos do pai e uma irmã que segue os passos da mãe e ele prefere Kyra.

Um dos pontos altos do livro, ao meu ver, é quando a mãe, que preza a liberdade acima de todas as coisas, diz aos filhos menores: "(...) você, Kyra, se - como acredito – não se sentir inclinada a viver na virtude, na virtude que vem de Deus e que se pratica com alegria, não seja virtuosa, forçada e seca, não faça pouco caso de Nosso Senhor e seja como ele a fez: seja hedonista, seja até libertina, mas uma libertina a quem não falte coração! É melhor assim. E você, Dragomir, se não puder ser um homem virtuoso, seja como sua irmã e sua mãe, seja até ladrão, mas um ladrão que tenha coração, porque o homem sem coração, meus filhos, é um morto que impede os vivos de viver, é o pai de vocês."

São 180 páginas que, ao mesmo tempo que podem ser lidas numa sentada, são tão ricas de acontecimentos, que parecem 500; parece que se viveu uma vida inteira ali.

Stavro, assim como o autor, percorre diversos lugares, repletos de personagens que falam grego, romeno, armênio e turco, e como é comum nos contos do Oriente, a narrativa se alterna em episódios interligados, porém sem ordem linear.

Livraço!!!

No prefácio de "A casa Thüringer", Istrati escreveu: “Após ter tido fé em todas as democracias, em todas as ditaduras, em todas as ciências, e após ter sido por todas decepcionado, minha última esperança de justiça social fixou-se nas artes e nos artistas (...) Viva o homem que não adere a nada!”

Vida eterna aos textos de Panaït Istrati!

Notas: *Trecho de "O homem que não adere a nada", por Gustavo Pacheco para Revista Época.
"Kyra Kyralina" foi adaptado para o cinema em 2014 e dirigido pelo romeno Dan Pița.
O projeto gráfico é lindo: a contracapa é em tecido bordô e as gravações são em dourado. É um livro tipo caderneta, menos de 19cm.
Débora 10/05/2023minha estante
Sua resenhas são tão apaixonadas que sempre me fazem querer ler os livros!!! Adoro!!!???

Pandora 10/05/2023minha estante
Que coisa boa, Débora! Fico super feliz. ?
Kyra Kyralina é muito bom mesmo!

Débora 10/05/2023minha estante

LimaCamila 11/01/2022

Vale muito a pena se quiser fugir das cenários comuns
A história em si não é tão objetiva, mas se você gosta de conhecer outras culturas através de livros, esse livro é pra você. Se passa na região da Romênia até o Líbano e é sobre os acontecimentos de um homem, antes da velhice. Foi um livro aclamado na época de lançamento (década de 1920) e muitos autores brasileiros consideraram Panaït Istrati um dos maiores da região dos Balcãs.

LidoLendo 23/04/2018

Quero mais Istrati
AMEI! Amei mil vezes! Um livro curto e cheio de sensibilidade! Sem contar os aromas, sabores, desejos e tudo mais que ronda o imaginário do homem ocidental em relação ao oriente.

Istrati foi considerado o GORKI do oriente, e entendo perfeitamente por que! Um contador de histórias nato!

Muitas das coisas narradas em Kyra foram inspiradas na experiência de vida do próprio autor, que foi um andarilho por aquelas terras misteriosas, sedutoras e desconhecidas!

Enfim, adorei a leitura e recomendo demais! Entrou tranquilamente para o top 10 de 2018.

Felipe Philipp 25/03/2021

Saudades Turquia ...
Carambaia sempre me surpreende na sua ótima escolha de livros, e com esse não seria diferente. Um livro que lembra as paisagens do Oriente, o cheiro da Oriente, as emoções do Oriente, o holístico do Oriente, uma viagem pelo Oriente. O livro é fantástico, tem um quê de Orphan Pamuk nele, mas não sei dizer bem ao certo o que é. O foco do livro é compreender a rejeição e a dor, como todo ser humano, cada um tem um jeito diferente de sentir essas emoções, e do Istrati me atingiu em cheio! Se tiver tempo, leia esse livro, com toda certeza é um dos melhores livros que li em 2021.

Rond 03/02/2024

Dragomir e Kyra
A Carambaia fez um belíssimo trabalho na escolha deste título e na produção desta edição. É impecável em todos os sentidos.

"Kyra Kyralina", de Panaït Istrati, é uma viagem literária que ultrapassa as fronteiras da Romênia, levando o leitor por uma jornada exploratória através dos olhos de Stavro. Este livro se destaca por sua capacidade de tecer uma narrativa que, embora enraizada nas experiências iniciais de Stavro na Romênia, se expande para incluir suas desventuras e violências sofridas em um mundo doente.

A história se torna uma representação poderosa da busca por identidade e pertencimento em um mundo vasto e complexo.

Valéria Cristina 14/04/2023

Uma viagem pelo Império Otomano
Já escrevi por aqui que uma das grandes paixões que tenho em relação à literatura é encontrar joias desconhecidas. Ou seja, autores e livros novos para mim. Procuro, muitas vezes, autores de países cuja literatura me é ignorada. Assim, em uma madrugada dessas, encontrei esta preciosidade escrita por Panaït Istrati, romeno.

A história narra a vida de Stavro, menino rico, criado em meio a prazeres e luxos, mas que conviveu desde muito cedo com a violência parental.

A narrativa se inicia quando Stavro, em Bralia, na Romênia, reencontra Adrien Zograffi (alter ego do autor) e juntos, depois de uma curta conversa, combinam de empreenderem uma viagem. Durante essa trajetória, Stavro desfia suas venturas e desventuras.

Vemos essa personagem marcante em suas andanças em busca de Kyra, sua irmã, da qual foi separado de forma inesperada. O caldeirão cultural do final do Império Otomano, com suas etnias diversas, é o cenário da narrativa. Ao longo do caminho, Stavro trava contato com turcos, gregos, eslavos, árabes, armênios, romenos. Percorre cidades: Damasco, Constantinopla, Beirute, Cairo. Descreve suas paisagens, suas gentes, sua cultura.

Temos contato com beis, salteadores, contrabandistas, comerciantes, vendedores, pessoas boas e más, todas elas com um papel definido na vida de Stavro. Observamos seu crescimento, sua experiência, suas esperanças e sua desesperança.

Enfim, um livro editado pela Carambaia que merece estar na estante!

Panait Istrati ou Panaït Istrati (10 Agosto 1884 – 18 Abril 1935) foi um escritor romeno que escreveu sobretudo em francês.

Diego Vertu @outro_livro_lido 28/09/2023

Narrado por Adrien Zograffi (alter-ego do autor), acompanhamos a história de Stavro, um feirante tido como um vagabundo errante. Stavro começa a narrar sua vida a Adrien, seu casamento mal sucedido e suas viagens. A história fica interessante quando Stavro narra sua infância, sua relação com a irmã Kyra e a mãe que eram vítimas da violência doméstica do pai e do irmão. Até que um grande fato acaba separando a família e Stavro conta a procura pela irmã por diversos países do oriente médio.
Comecei sem saber muito sobre o livro, até achei que não ia gostar mas tive uma boa surpresa, o autor narra muito bem e de forma rápida, usando até uma poetização da linguagem, uma narrativa coesa e bonita como toda a literatura do Leste Europeu. Gostei muito.

Butakun 06/07/2020

Outro "Ilustre Desconhecido"
Por que tivemos que passar tantos anos para ver o Panaït novamente por aqui? Curtas, viscerais, filosóficas e até mesmo experimentais, as noveletas, por assim dizer, que compõem Kyra Kyralina, o primeiro de cinco livros que dão forma ao primeiro ciclo das narrativas do Adrien, compostas por mais de 13 livros, são maravilhosas. O Adrien, embora nesse primeiro livro se apresente como coadjuvante (o principal narrador é o Stravo, um conhecido seu), se mostra um personagem marcante mesmo nas poucas interações das quais participa. Fico na expectativa de que a Carambaia traga mais da obra do Panaït para o Brasil. Nós precisamos. E agradeceríamos.

Heloiche 05/01/2021

leitura deliciosa
A Carambaia mantém no facebook um clube de leitura de seus livros - https://www.facebook.com/groups/clubedeleituraCarambaia/?ref=share
Os participantes escolhem um livro por mês e ele é discutido com os editores numa transmissão ao vivo no final do mês. O livro escolhido entra em promoção durante o mês em que ele é tema do clube. O desse mês é este - Kyra Kyralina do autor romeno Panait Istrat. Uma delicia de livro, tipo conto das mil e uma noites. A edição esse luxo de todas as edições da Carambaia

Rittes 25/04/2023

Atual e diferente
Apesar do tempo em que foi escrito, "Kyra Kyralina" não envelheceu. Traz o mistério das "mil e uma noites", assim como um relato cru da miséria humana. Daqueles livros que dão pena ter que terminar. Mais do que recomendado.

Regina 01/10/2023

Desconhecido
Esse livro, até então para mim desconhecido, me surpreendeu em todos os aspectos. Da história a narrativa da cultura, dos aromas, dos cheiros. Um livro excelente. Recomendo. Favoritei

Mariana Dal Chico 06/11/2023

Faz uns anos que esse livro habita minha estante, a única coisa que me lembrava dele é que se passava na região dos Bálcãs e que comprei por indicação da @isavichi

“Kyra Kyralina - As narrativas de Adrien Zograffi” do autor romeno Panaït Istrati foi publicado no Brasil pela @carambaia com tradução de Erika Nogueira. Meu exemplar com formato de caderneta de viagem tem um belíssimo projeto gráfico baseado “nas idas e vindas do personagem principal em seu périplo pelo Oriente (…), em busca da irmã” com letras impressas em vinho.

Stravo conta sua história a Adrien, sua infância com a mãe e irmã Kyra que o mimavam e aproveitam ao máximo os prazeres da vida, em contraste com seu pai e irmão mais velho que condenavam aquele tipo de vida. Depois de uma noite terrivelmente violenta, os irmãos foram separados e Stravo passou a viver uma sequência de eventos trágicos, mas sem nunca deixar de procurar por sua querida irmã.

“Toda felicidade tem seu revés; até a vida nós pagamos com a morte. É por isso que devemos vivê-la. Vivam a vida, meus filhos, de acordo com suas preferências, de modo que não se arrependam de nada no dia do Juízo Final.” p.62

A narrativa do autor é concisa com um toque poético, apesar do teor hediondo e atroz.

De certa forma, a brutalidade da leitura me surpreendeu de forma positiva porque o autor não usa isso como artifício superficial para chocar, tudo o que é colocado em pauta, traz reflexões e questionamentos importantes, não só para a época em que ele foi escrito, como também para a atualidade.

“(…) a bondade de um homem só é mais potente do que a maldade de mil; o mal morre junto com aquele que o exerceu; o bem continua a raiar depois do desaparecimento do justo.” p.148

Gostei muito da leitura que dificilmente será esquecida por aqui.

site: https://www.instagram.com/p/CyoZMM-uOEc/

Vilamarc 09/11/2018

O oriente como metáfora da existência
Repito: o melhor livro que li em 2018.
Três partes de uma história fascinante que se passa entre Síria, Libano, Egito, Romenia e Turquia, em que a existência é vivida e narrada de forma espetacular nas venturas e desventuras de um adolescente/jovem na busca por sua mãe e irmã.
Da vida feliz e hedonista, passando pela violência familiar, pela escravidão luxuriosa, até a vida abjeta da prisão e da miséria, as reflexões sobre a existência humana vão se fazendo e se sobrepondo, num questionamento constante sobre o valor das pessoas, das coisas e dos momentos.
Um livro pra vida!
Carolina Salles 09/11/2018minha estante
Aaaaah! Me deixou com vontade! E agora? Carambaia... kkkkkk Quando as pessoas dizem "livro da vida", "melhor livro do ano", já entra na minha lista pra olhar...

Vilamarc 09/11/2018minha estante
É um livro muito bem escrito, com uma história densa mas extremamente fluída. Li aos poucos, saboreando.

EduardoCDias 24/03/2020

Um escritor desconhecido
Istrati é um escritor romeno dos anos 20 praticamente desconhecido no Brasil. Neste livro da Carambaia conta-nos uma história apaixonante que percorre Romênia, Turquia, Egito, Líbano... com seus costumes, sua cultura. Livro que prende com sua simplicidade narrativa acompanhada de uma complexidade intrínseca de seus personagens. Espero ansiosamente que publiquem mais obras suas.