Ler antes de saber ler

Ler antes de saber ler Ana Carolina Carvalho...

Resenhas - Ler antes de saber ler

Elani Araújo 27/12/2020

Mais uma vez a biblioteca escolar foi esquecida.
Como se fala de formação de leitores em escolas, mal falando de biblioteca escolar e encorajando que se tenha "biblioteca em sala" ? O livro é muito bom. Mas olha, coemçar o livro falando da Lei 12.244 e esquecer desta importante ferramenta dursnte o resto do livro, sendo a B.E citada umas 2 ou 3 vezes é algo que me tira do sério. Sim.Vale muito a pena a leitura. Os mitos sobre o comportamento leitor, são muito bem abordados.

Biblioteca Álvaro Guerra 30/05/2022

Como formar leitores entre aqueles que ainda não leem por conta própria? O que significa formar leitores? Por que dedicar tanta atenção à leitura literária na escola? Para responder a estas e outras questões, Ana Carolina Carvalho e Josca Ailine Baroukh, ambas professoras e formadoras, apresentam reflexões importantes acerca da formação de leitores na educação infantil e no ensinofundamental. As autoras elencam oito mitos sobre práticas recorrentes nas escolas para discutir algumas questões levantadas pelos educadores: É melhor ler ou contar histórias? Há assuntos proibidos para as crianças? Como escolher um livro para a roda de leitura? Ao longo dos capítulos as autoras também exemplificam algumas práticas vividas com professores em seus cursos de formação, enriquecendo ainda mais a discussão sobre o assunto.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578885359

thay 24/05/2020

Iniciei a leitura desse livro muito curiosa com seu conteúdo. Mas de repente o livro ficou de lado... Às vezes acontece... Tempos depois e, uns cinco outros livros lidos nesse intervalo, retornei a ele...
E ao retornar a leitura fui percebendo o quão importante ela seria para mim! Na maioria das vezes dentro da escola, as leituras lidas em sala de aula são imposição do professor. Ele escolhe o que (julga que) se encaixa ou não para aquele ano/faixa etária. A leitura vai muito além disso! Ler para fazer esta ou aquela atividade. "Ler é compreender, construir sentidos, atribuir significados." (p.35). Por que limitar se posso expandir essa experiência? Como fazemos nossas escolhas literárias? Por que não oportunizar aos alunos a mesma liberdade? E "Se não favorecermos o contato com o objeto, como as crianças vão aprender a usá-lo?" (p.38). Importante refletir sobre isso! Se ele não pega, não folheia, como ter intimidade? "A construção do leitor e de sua autonomia passa pelo manuseio do livro (...)" (p.37)
Nas primeiras páginas há a frase: "FORMAR LEITORES É UM DESAFIO" (p.11). "Mas, o que significa formar leitores? O processo de formação de leitores envolve, antes de mais nada, uma mudança de perspectiva na vida de uma pessoa, que passa a ter acesso a muitas informações em um mundo letrado."(p.12). Há de oferecer a este leitor condições para que ele circule com autonomia pelas leituras sejam elas quais forem, formando opinião acerca daquilo que lê. "Sendo a literatura uma expressão cultural tão significativa, é importante apresentar a variedade de textos produzida por diferentes culturas e as inúmeras relações que podem existir entre eles."(p.18)
Precisamos compreender que "...o ato de leitura consiste em grande medida na conversa sobre os livros que lemos. (...) Não sabemos o que pensar sobre um livro até que tenhamos falado dele."(p.83)
Se o professor é também leitor e expõe a seus alunos suas preferências, faz sugestões, emite opiniões, mostrará o comportamento leitor que se deve ter frente a obra que tem em mãos.
Então, pense comigo:"Imaginem o que mostramos às crianças a respeito do valor que damos à leitura, quando lemos apenas quando sobra tempo?"(p.110)

Lu 15/04/2021

Tão necessárias essas reflexões !
Um livro para pais , educadores, e todos aqueles que trabalham com crianças e Literatura.
As colocações são muito pertinentes e necessárias.
A escola precisa rever a postura como "incentivadora da leitura ".
Livro fácil , cativante e fuido.

Fer 27/06/2021

Perfeito
Altamente necessário para professores e pais que se interessem pela iniciação da literatura na vida do ser humano? contação de história, intermediação de leitura, seleção de livros, o que fazer e o que não fazer, como ajudar a despertar o interesse pela literatura sem complicações e atividades mirabolantes? pertinente, objetivo e claro !!!