A Curse So Dark and Lonely

A Curse So Dark and Lonely Brigid Kemmerer

Resenhas - A Curse So Dark and Lonely

Biiahsf_ 23/06/2020

Uma releitura digna de A Bela e a Fera
Meu Deus, que livro! Essa leitura foi uma viagem cheia de emoções. Uma releitura muito bem feita e muito bem planejada do meu conto de fadas favorito. Brigid Kemmerer soube mesclar com maestria os elementos originais do conto de fadas tão amado por todos, e seu próprio mundo fantástico. A sensação que isso me causava durante a leitura era incrível, pois era como se eu já conhecesse um pouco de cada um ali, como se eu já soubesse o que esperar, quando na verdade eu era surpreendida a cada novo capítulo. A premissa pode sim, seguir a do conto original, mas a história de Harper, de Rhen, de Grey e de todo o reino de Emberfall é única, e é incrível. A reta final do livro é eletrizante, e me custou várias unhas roídas. O epílogo e a revelação que ele trouxe, então, me deixou tremendo por mais. Sorte que já tenho o segundo livro ali, guardadinho na estante, e mal posso esperar para pegá-lo e dar continuidade a essa história incrível!

?My father once said we are all dealt a hand at birth. A good hand can ultimately lose - just as a poor hand can win - but we must all play all the cards fate deals. The choices we face may not be the choices we want, but they are choices nonetheless.?
Clara 30/03/2023minha estante
Em que capitulo é essa frase, eu lembro de ler mas não podia marcar e agora quero marcar mas não sei a página

Lauraa Machado 03/05/2021

Bom, mas mal desenvolvido e com vários furos
Por tudo que eu via falarem sobre esse livro, já tinha decidido que só leria este e não continuaria com a trilogia, ainda que amasse a história e os personagens. Depois de terminar esse, posso falar tranquilamente que não vou continuar mesmo, porque nem cheguei a gostar o suficiente para querer.

Confesso que na primeira metade do livro, eu estava me divertindo bastante. Eu ria com algumas coisas e estava interessada em ver como tudo se desenrolaria. Mas desde o começo teve uma coisa que me incomodou bastante. A Harper é descrita pelos personagens várias e várias vezes como "diferente das outras garotas". Primeiro, isso é insuportável, é machista e cria uma competição desnecessária e tóxica entre Harper e todas as outras garotas da história. Segundo, é um péssimo jeito de começar uma relação e um interesse da parte do Rhen, porque ele mesmo deve ser muito machista para vê-la assim, para ficar comparando ela com as outras e ter dispensado todas as centenas, centenas!, de garotas que vieram antes tão fácil assim, garotas aliás que ele tinha sequestrado e que não tinha o menor direito de julgar. E, por último, é completamente impossível que de centenas (já falei cen-te-nas) de garotas que vieram antes, nenhuma tentou se defender e fugir do seu cativeiro, nenhuma brigou com ele ou reclamou de estar ali. Que tipo de imagem a autora tem das mulheres do mundo para achar que todas as outras estariam super de boa por terem sido sequestradas e só a especial e incrível Harper ficaria incomodada?

Além disso, acho que o livro não conseguiu transmitir a essência da Bela e a Fera. Esse é o filme da Disney que eu mais assisti e reassisti na vida. Eu amava ver um príncipe superficial se tornar uma pessoa melhor, ver o crescimento dele como personagem durante a história. O Rhen, infelizmente, não me conquistou em nada. Nada contra ele, na verdade, só não consegui achar sua personalidade interessante ou cativante. Para mim, ele começou e terminou do mesmo jeito e ele ser obrigado a ter alguém a cada estação tirou a graça do romance, já que se tornou o objetivo dele e ele se interessou pela Harper de cara.

O romance foi a parte que mais me decepcionou, porque não foi algo que cresceu devagar, não teve aquela lição de bondade e gentileza da parte da Harper para o Rhen, como é na Bela e a Fera. No máximo, a única coisa que tem a ver é ele se transformar em uma "besta", mas até isso não foi feito direito. Se a parte da Fera era se tornar uma pessoa melhor, a da Bela era se apaixonar pela pessoa que a Fera era independente de sua aparência. Fazer um romance em que o príncipe é lindo e carismático é fácil, sabe? Ele só se transformar depois para mim foi uma espécie de trapaça.

Um dos favoritos no livro é o Grey, o capitão da guarda real, mas ele não chegou nem perto de me conquistar. Achei ele okay só. Ele pareceu ter mais potencial do que foi aproveitado na história, mas confesso que ficou bem ofuscado para mim e eu nunca consegui entender por que o Rhen tinha ciúme dele, quando ele nunca me pareceu ter química com a Harper ou ser uma opção.

Sobre a Harper, ela realmente seria uma personagem muito interessante se não fosse toda a atitude de "diferente das outras garotas". Ela também tem umas atitudes que deixam a impressão de que ela achava que é a única pessoa que presta naquele reino, o que é presunçoso demais da parte de uma garota que acabou de chegar ali e nem sabe como as coisas funcionam. Mas pelo menos isso é abordado e ela melhora durante a história, além de que ela tem atitude e isso é sempre importante. Gostei principalmente da relação dela com seu irmão e do namorado dele, que deixaram a história mais interessante lá para o final.

O final é realmente bacana e tem um gancho legal para o próximo, mas eu já tinha perdido o interesse no resto do livro antes de chegar nele, infelizmente. Acho que comecei a me desconectar com a história quando o foco passou a ser Emberfall, talvez por ter se tornado quase um livro de fantasia genérico nessa parte, mas provavelmente porque quanto mais a maldição e a situação eram abordadas, mais furos apareciam. Toda a questão da administração do reino não fez sentido. Uma corte é formada de mais do que só a família real, mas de várias famílias da nobreza também. E os criados? E todas as outras pessoas que conheciam quem estava no castelo e na corte e que não moravam lá? Ninguém falou nada em todas as centenas de estações que se passaram? Ninguém foi investigar o que estava acontecendo? Uma coisa é o rei não ser visto por todo esse tempo, outra é nenhuma das pessoas que trabalhavam no castelo terem sido vistas ou darem notícia e ninguém nem poder ir lá nesse tempo.

Tem outros furos também em relação aos outros países, o fato de que parece que todos os conflitos ficaram em espera durante as centenas de estações, só esperando a Harper estar presente para importarem. Além de que todas essas mulheres desaparecerem do nosso mundo não ter chamado a atenção de nenhuma notícia, nem para ser minimamente mencionada na história. Além disso, as motivações da feiticeira que criou a maldição foram muito fracas e ela só apareceu para "tacar o terror" gratuitamente.

Não são só esses furos, foram várias e várias coisas que não pareciam fazer sentido, mas que aconteciam rápido e de uma vez, então nem dava tempo de questionar. O fato é que o livro é bem escrito, bem descrito, mas a base da criação desse universo, do país e da maldição foi fraca demais para passar credibilidade. Se a autora tivesse compensado com um romance apaixonante ou qualquer coisa assim, quem sabe eu tivesse gostado mais, mas o livro acabou deixando a desejar nesse quesito também.

Não é um livro ruim, juro, mas você tem que estar bem aberto a ignorar os furos e só aceitar as coisas como são ditas e apresentadas sem questionar nada, ou vai ser difícil acreditar na história e em seu desenvolvimento. Por sorte, não me deu vontade de ler o resto da trilogia, que já vi tanta gente dizendo ser decepcionante.

deysiane 18/09/2023

Perfeito
Este livro de fato é uma releitura da Bela e a Fera, mas apenas no básico: uma maldição que precisa ser quebrada pelo amor verdadeiro bla bla bla. Mas na verdade é muito mais que isso, muito mesmo!

Quem está no meio dessa trama é Rhen e Harper, ambos ótimos personagens. Assim como o Grey, e eu queria que tivesse capítulos do pov dele também, porém sei que seria desnecessário uma vez que ele está sempre ou com um ou com outro.

Apesar dos elementos fantásticos serem escassos, a ambientação compensa e a escrita é leve e envolvente. Eu adorei tudo nessa história, principalmente a Harper, que se tornou uma inspiração para mim.

"It?s not my first scar, Rhen. I wasn?t perfect before. I?ll get over it."

Maria @booksofmary 13/02/2021

Releitura de "A Bela e a Fera"
Harper é uma adolescente que mora na Washington D.C. dos dias atuais com o irmão e a mãe doente, que juntos enfrentam vários problemas sérios. Um dia Harper está aflita à espera do irmão quando presencia algo que pode ser um crime e corre para ajudar, mas então tudo dá errado e ela se vê presa em uma terra fantástica onde existem magia e guerras por reinos.

O grande mérito da autora foi escrever um livro que é claramente uma releitura de "A Bela e a Fera" (que amo), utilizando inclusive de elementos do conto original, mas que se mescla bem com a história criada pela autora, que segue seu próprio caminho para além dessa base, com algumas supresas e reviravoltas, enquanto procura solucionar pontos que normalmente tornam-se problemas em algumas releituras dessa história.

Gostei também de como os personagens cresceram de acordo com o contexto deles, sem sair de sua caracterização. O Rhen mais que todos, pois o Grey e a Harper foram personagens que gostei desde o início, já ele era um personagem que eu não estava ligando muito no comecinho, mas que foi gradativamente crescendo durante a leitura, nos fazendo entender melhor a sua situação complicada, me fazendo terminar o livro torcendo muito por ele. O acho que foi algo que a autora fez bem feito, por que ele é um personagem que a primeira vista não é pra se gostar mesmo, caso contrário seria um instalove e/ou Síndrome de Estocolmo, e que vai evoluindo aos poucos junto com a história.
E também gostei de como a paralisia cerebral sofrida pela Harper na infância, e suas consequências permanentes, a tornaram uma personagem forte e que aprendeu a se virar muito bem sozinha mesmo com suas dificuldades. Já o Grey é o Grey, foi o meu personagem preferido desde o início e permaneceu assim até o fim do livro, mal posso esperar para ler o próximo e me aprofundar na história dele.
Existem mais alguns personagens secundários, bons e maus, dos quais gostei muito, mas que irei me abster de comentar em favor das surpresas da história.

Mas devo dizer que não é um livro perfeito, por uns dois comentários/conceitos que não gostei tanto e por uma falha, na minha opinião, em certo plano importante ali no meio, que me perguntei como seria o "depois" que funcionasse, acho que a autora deveria ter elaborado um pouco melhor essa questão, mas no geral, não foram pontos que terminaram por atrapalhar a história em si.

No mais, esse foi um livro de fantasia e romance (por ser uma releitura de "A Bela e a Fera", era algo esperado), com bons mocinhos que me fizeram torcer e bons vilões que me deram raiva, com representatividade de tipos diferentes inseridas (a meu ver) de forma natural na história, com crescimento de personagens e de trama, com alguns deslizes, mas que me prendeu e que me fez curiosa ao ponto terminar a leitura antes da hora marcada na leitura coletiva e já estou ansiosa pela continuação!

Obs: O primeiro livro "Sombria e Solitária Maldição" já saiu em português, mas pra quem quiser tentar o inglês, esta é uma leitura fluida e tranquila, apenas um pouco mais "difícil" que um romance contemporâneo por conta de algumas palavras específicas a um ambiente medieval, como sword = espada, rein = rédeas para cavalo, etc.

chaelivrosx 12/08/2021

O amor floresce nos lugares mais sombrios.
Essa leitura e esse universo foram tão maravilhosos para mim, que decidi fazer uma resenha.
Primeiro acho importante explicar a estrutura do livro/capítulos. É narrado em primeira pessoa por dois protagonistas, a Harper e o Rhen, tendo capítulos alternados entre eles, ou seja, (Harper, Rhen, Harper, Rhen).

Sinopse:
Harper é uma garota que vive em Washington, DC com seu irmão e sua mãe. A mãe sofre de câncer terminal e quase nunca sai da cama, já o irmão trabalha para Lawrence, quem o força a praticar trabalhos terríveis (machucar/matar pessoas), além de sempre lhe cobrar a dívida de seu pai, qual foi embora ao afundar a família em jogos de azar. Quando certo dia, Harper resolve encontrar o irmão em um bar da cidade, ela avista um homem sequestrando uma garota e, sendo uma boa pessoa, tenta impedir, repentinamente indo parar em um reino desconhecido denominado ?Emberfall?.

Rhen, príncipe coroado de Emberfall, está envolto em uma maldição que destrói não só ele, mas também seu reino. O castelo de Ironrose foi enfeitiçado para que repetisse a mesma temporada outonal todas as vezes e o príncipe, ao final de todas essas temporadas, se transforma em uma besta transmorfa que tem diferentes tipos de forma a cada outono e para quebrar tal maldição é necessária uma garota que se apaixone pelo jovem. Rhen repete o mesmo aniversário de 18 anos já por três séculos e, após a besta/ele matar sua família, se encontra sozinho enclausurado no castelo, exceto por Grey, o único guarda que sobreviveu aos ataques do monstro.

Opiniões:
Eu não tenho como descrever o quanto esse livro é >incrível
chaelivrosx 21/08/2021minha estante
FAZER RESENHA NO SKOOB É HORRÍVEL, não deu para colocar minha opinião por conta do limite de linhas

layla 16/04/2022

decepcionante
Definitivamente não atendeu as minhas expectativas, o plot é fraco e com o passar do tempo se torna cansativo pela lentidão em que ele é desenvolvido.

O pouco do romance que existe é raso e chato. Os personagens são desenvolvidos muito superficialmente, não consegui me importar com nenhum deles, só simpatizei um pouco com a protagonista.

Para mim acabou sendo mais uma fantasia genérica e esquecivel.

Debbye 08/07/2021

?? A Curse Of Dark And Lonely ??
Como eu disse, não temos muitas explicações da magia, mas temos uma explicação da maldição, que eu achei bem condizente, e ela abre um leque para você ficar curioso com essa magia que flui por algumas pessoas, e isso deve ser ampliado no próximo livro, já que continua com os mesmos personagens.

Como disse antes, eu amei esse livro, a forma que a Harper e o Rhen vão se conhecendo, e criando uma conexão e confiança, mas que não é entregue totalmente, mesmo no final do livro, não temos certeza de várias coisas. E claro temos um final, que pelo amor né. Agora só me resta rezar, para o segundo sair o quanto antes.

" Todos nós recebemos uma mão no nascimento. Uma boa mão pode acabar perdendo - assim como uma mão ruim pode ganhar - mas todos nós devemos jogar as cartas que o destino dá. As escolhas que enfrentamos podem não ser as escolhas que desejamos, mas são escolhas mesmo assim."

Danny 14/08/2023

Uma releitura de a bela e fera e muito bem feita. É assim que se faz. Criativa e inovadora. E não boba e idiota igual ACOTAR.

clara2851 10/07/2021

Que livro incrível, os personagens são muito bem escritos, adoro a firmeza da Harper e a forma como é abordada a sua condição de paralisia cerebral, é tratada com naturalidade, e ela com certeza não é definida por isso. Harper tem uma dinâmica excepcional com todos que interage, amo o seu desenvolvimento e sua personalidade.
Unica coisa que eu tenho a reclamar: queria que tivesse mais romance, sem spoilers, não temos muitos momentos românticos entre a Harper e o Rhen, mas talvez isso seja trabalhado no próximo livro.
Falando dessa sequência, estou empolgada, mas ao mesmo tempo com medo, pode ter dado muito certo ou muito errado. Mas tenho esperança de que a Brigid vai honrar esse livro.

Jojozen 26/04/2021

gostei bastante do livro,
uma ótima releitura de a bela e a fera!
indico bastante para quem gosta de romance e fantasia.
??

giovanaraujo 06/04/2022

esperava romance recebi migalhas
Eu REALMENTE achei que se tratava mais de romance já que a premissa do livro é a menina se apaixonar por ele pra quebrar a maldição, mas é BEM POUCO, pelo menos comparado a o que eu esperava. Não que isso seja necessariamente algo ruim mas pra esse livro especificamente acho que o romance ia cair bem e deixar a história mais interessante. O que chamou minha atenção pra ler esse livro foi o fato de ser um reconto de A Bela e a Fera, que é um dos meus filmes favoritos. Tem suas semelhanças mas pra mim o livro não passou a ESSÊNCIA do filme.
Eu comecei lendo sem a intenção de ler as continuações mas o plot do final me deixou curiosa pra continuar. Gostei dos personagens e da construção do universo mas várias vezes durante a leitura eu me irritei kkkkkkkk eu tive que ler até a última página pra decidir se tinha gostado do livro ou não, pq em várias partes eu me entediava e em várias outras eu fiquei super presa.
Por fim gostei mas não amei, é um livro mediano e é bem escrito

@livrostasticos 12/04/2020

Surpreendente
Esse livro me surpreendeu demais! Eu não sou um grande fã de recontagem de contos de fadas, mas honestamente fiquei muito feliz de ter dado uma chance pra esse livro!
A Bela e a Fera é um dos meus contos de fada favoritos e realmente gostei do extra que a autora deu a história. Gostei das personagens e das relações entre elas. O fim não foi um dos melhores, na minha opinião. Mas, em todo o caso, me deixou ansioso pelo próximo livro!

Emmanuele.Machado 14/08/2021

Adorei essa farofa fantástica! Achei um reconto muito criativo e divertido de ler. Como sempre, torci (e acho que seguirei torcendo) pelo cara errado ~emoji de palhaço~. Ansiosa pela continuação.

Isadora.Piemontez 20/10/2023

Eu sinto que fiz muito esforço pra gostar desse livro... é um tema tão recorrente, tão usado, que faltou carisma para encantar, eu acho. passei a leitura toda esperando que algo interessante finalmente acontecesse, e não vingou.