A máscara de flandres

A máscara de flandres Cristiane Krumenauer

Resenhas - A máscara de flandres

enoua 28/05/2018

Resenha A Máscara de Flandres
A história do livro, num primeiro momento, nos transporta até o ano de 1843, onde nos é apresentada uma época assolada pela escravidão, em que a prática de maus tratos contra pessoa negras eram parte do cotidiano. Em seguido, somos levados aos dias atuais, nos deparando com o dia a dia da investigadora da policia civil Alice Stoifeld, que deseja ser reconhecida em seu trabalho que é predominantemente masculino, o que torna as coisas mais difíceis, já que os próprios companheiros de trabalho não a consideram capaz o suficiente de estar ali.

Mais um dia tedioso se passava na vida de Alice quando ela é chamada pelo policial Jackson, um de seus melhores amigos, dizendo que durante a sua ronda na madrugada anterior havia visto que uma das janelas do museu da cidade encontrava-se aberta. Achando aquilo estranho, eles se dirigem ao museu para verificar. Chegando ao museu, que no século XIX era uma antiga Casa de Café, para falar com a curadora, e são surpreendidos ao encontrarem a antiga sala onde eram expostos os instrumentos de tortura da época escravista completamente vazia, além disso, um antigo diário também havia desaparecido.
(LEIA MAIS EM OSPAPA-LIVROS.BLOGSPOT.COM.BR)

site: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/2018/05/200-resenha-mascara-de-flandres.html

Paraíso das Ideias 25/10/2018

Ei pessoal, a sumida voltou! Ministério do leitor advert: Desencadear muitas funções causa estress e falta de tempo kkkkk

Hoje vamos falar sobre um romance policial nacional que eu recebi da querida parceira Cristiane Kramenaus e só consegui ler agora!

=> ?Só se perde o rumo se não for o caminho certo.?

Em a máscara de Flandres vamos conhecer a policial Alice Stoifeld, uma agente que trabalha e mora numa cidade do interior e que sobre preconceito por sua antiga e atual profissão e principalmente por ser mulher. Antes de ser policial, Alice foi manicure, e seu chefe machista não deixa que ela esqueça isso por um segundo questionando a todo momento a sua capacidade como policial, mas enfim uma grande caso acontece na cidade e Alice terá a chance de provar que é infinitamente capaz de exercer sua função.

O caso é que o museu da cidade foi assaltado, alguém entrou durante a madrugada e levou todo o arsenal do museu que continha equipamentos de tortura da época da escravidão, e não só o material, mas também o diário de Geraldo Medeiros, o filho de um dos grandes fazendeiros daquela época que ficou marcado na história por torturar escravas e matá-las, esse mesmo homem nos será apresentado logo no início da leitura nos levando em uma viagem a 1843.

Quando alguns dias depois uma Iana Mattos, uma das moradoras da cidade desaparece, Alice percebe que mais que um roubo, o criminoso pretende reescrever os passos de Geraldo praticando atrocidades contra a população.

Em uma busca desenfreada por salvar Iana e prender o criminoso, Alice aprendera mais sobre o seu passado e descobrirá coisas jamais imagináveis. Uma personagem forte e dedicada que mostra que não podemos ter medo de ser aquilo que aspiramos independente da opinião alheia.

A autora teve recentemente um de seus livros publicações pela Novo Secuko e foi apontada como a estrela do romance policial nacional, e sem duvida alguma pra mim ela é. Esse não é o primeiro romance que leio das Cris e você pode encontrar as outras resenhas aqui no blog.

A máscara de Flandres assim como os outros livros da autora, possui um enredo firme e bem elaborado, com pano de fundo no Brasil. Abordando temas atuais como preconceito e machismo, Cris coloca em debate pontos de vista forte e a situação da mulher perante a sociedade e principalmente exercendo cargos que as pessoas acreditam ser exclusivos de homens.

Em a máscara de Flandres ela nos traz um crime antigo, e um serial atual que se inspira em crimes do passado tentando trazê-los de volta ao nosso presente, a autora carrega o mistério de quem é o assassino até o último minuto, confundindo o leitor e fazendo-o apontar todas as suas certezas na direção errada.

Minha única ressalva com relação ao livro é que no início a leitura era lenta e até um pouquinho cansativa, e quando enfim deslanchou, tudo acabou rápido demais, esse com certeza é um livro que poderia e devia ter tido mais páginas!

Tirando isso a leitura foi muito boa, conseguiu me enganar e me prender quando enfim a emoção chegou ao ápice. Só posso dizer que não vejo a hora de ler o mais novo romance da Cris e saber o que ela nos reservou!

site: http://www.paraisodasideias.com

Glauber Vieira 29/02/2020

Boa surpresa
Concluí a leitura com grande surpresa, pois nunca havia lindo algo da autora.
Cristiane domina a técnica do romance, escreve de uma forma que prende a arenção do leitor até o fim.
A organização é por pequenos capítulos que alternam o foco sobre os personagens principais, a policial e o criminoso.

DomDom 27/12/2020

Acho ótimo quando livros desse gênero chegam em minhas mãos e, quando são de autores brasileiros, minha vontade de ler só faz aumentar. Foi minha primeira experiência com a Cristiane Krumenauer, e espero que não seja a única.
"A Máscara de Flandres" (objeto utilizado para torturar escravos) é um romance policial protagonizado por Alice Stoifeld, uma policial de 34 anos, ex-manicure, que sofre diariamente com as piadinhas em relação a sua antiga profissão e, principalmente, por ser mulher em um ambiente completamente machista.
"- Detetive Alice, eu sei que você enfrenta um leão por dia sendo mulher em numa repartição dominada pelos homens. No entanto, não pode deixar que isso afete as investigações." Página 87
Além de uma protagonista forte, temos mais uma gama de personagens interessantes. O vilão tem uma personalidade bastante insana, um belo exemplar de psicopata sádico. Fora outros tipos que podemos encontrar aos montes em cada esquina por aí: O chefe chato e machista; aquele amigo que sempre te entende e acompanha; o ex-namorado(a) que você odeia (e com razões); a mulher submissa, etc...
Pela trama ser um pouco curta (geralmente os livros do gênero são um pouco maiores), a autora deu um ritmo interessante a história. Mesmo estando em uma cidadezinha pacata, a partir do primeiro acontecimento (invasão e roubo de parte do acervo do museu local), ela não deixou a história ficar morna ou desinteressante. Pelo contrário, ela inseriu personagens e situações que vão prendendo o leitor a cada página virada.

Continua no blog: Ler Para Divertir

site: http://www.lerparadivertir.com/2018/09/a-mascara-de-flandres-cristiane.html

Hamaty 26/11/2023

Inesperadamente muito bom
Necessitava falar sobre esta obra e incentivar mais pessoas a lerem também.
Já começo falando dos personagens, que são tão humanos que parecem virar nossos amigos ao longo da leitura. De verdade, já me sentia a bestie da Alice resolvendo esse caso com ela. Quando você pensa que não BUM! O rumo da história muda de vez. Sem contar nos assuntos tratados na mesma; o titulo já é auto explicativo. Além disso, a protagonista é muito bem construída em todos os aspectos. Apresenta uma grande teimosia que, ao mesmo tempo que é seu defeito, é sua força.
Eu apreciei demais a escrita desta autora. Foi um livro que literalmente me deixou de boca aberta. Só lendo para compreender a experiência maravilhosa que foi entrar dentro dessa história.