Trilha sonora para o fim dos tempos

Trilha sonora para o fim dos tempos Anthony Marra

Resenhas - Trilha sonora para o fim dos tempos

Tamara Campos 06/07/2020

O livro é composto de 9 contos passados na Rússia entre 1937 e 2013. Mas no caso desse livros, os contos são conectados. Sempre tem pelo menos um detalhe, um objeto ou uma pessoa que liga um conto ao outro.
isa.fsgomes 06/07/2020minha estante
Aguçou minha curiosidade. Quero ler!

Izabele31 14/12/2021minha estante
Comecei ele ontem ,estou gostando

a.bookaholic 10/09/2018

Muita gente julga um livro pela capa, já eu sou assim com títulos. Quando me deparei com um livro chamado #TrilhaSonoraParaOFimDosTempos, já aguçou minha curiosidade. Fui ler a sinopse e descobri se tratar de histórias passadas na União Soviética, desde os expurgos de Stalin até os dias atuais, o que só aumentou minha vontade de ler!

A estrutura é apresentada como um livro de contos, mas na verdade é tudo uma história só. Cada "conto" vai mudando o protagonista da história conforme os anos se passam, mas é sempre um personagem dos contos anteriores que estão todos interligados de uma maneira muito inteligente. Quanto mais avançamos, mais esclarecimentos das histórias anteriores nós ganhamos. E também acompanhamos as mudanças acontecidas na União Soviética.

Outro ponto que eu amei foi a escrita do autor. Apesar de toda a tragédia envolvida, ele a conta através de uma escrita sarcástica e mordaz. Vou por uma frase aqui para vocês terem noção (mas a minha vontade era de transcrever o livro inteiro): "Para algumas pessoas, a ignorância é uma máscara de dormir que elas usam pensando se tratar de óculos de grau".

Voltando ao título, em muitos momentos fiquei tentando "encaixar" essa frase em alguma passagem. E, sim, ela de fato faz sentido em parágrafos dispersos no livro, mas obviamente ela fará o maior sentido de todos no final. E que final! Eu achei lindo, simplesmente lindo, como o autor descreve um momento trágico usando um filtro de fantasia para uma cena que sabemos bem o que estava acontecendo. E quando descobri qual realmente era a trilha sonora para o fim dos tempos, fechei o livro e o abracei. Não porque seja algo que seja aplicável a todos nós, mas pela individualidade contida numa história onde o coletivo reina.

site: www.instagram.com/a_bookaholic/
Bia 27/09/2018minha estante
Se esse foi seu primeiro contato com o autor recomendo Uma constelação de fenômenos vitais que é lindo e emocionante demais também

Matheus Nunes 28/07/2023

"o ultimo membro vivo da espécie haveria de ser um cidadão soviético."
Geralmente eu não costumo dar notas a livros de contos, novelas e outras coletâneas aqui no skoob, mas a nota geral desse livro me pareceu tão injusta que eu resolvi avaliar. Essa Trilha sonora para o fim dos tempos é breve como um conto, pausa por um curto momento em uma novela (O tsar do amor e do techno, titulo original da coletânea em inglês) e termina com a junção dessas historias como num belo romance.

Do auge da união soviética até os escombros deixados por uma federação Russa na guerra da Chechênia o autor Anthony Marra tece uma teia inquebrável de acontecimentos que estão fortemente ligados, esse autor demonstra uma habilidade admirável ao cumprir com louvor a sua proposta. Por exemplo, no segundo conto chamado As netas, que se passa na distante e gélida região de Murmansque (a pequena Kirovsk de 1937 a 2013) é o conto que de certa forma une todas as historias contadas aqui, como se fosse a alma do livro, porque depois dele tudo o que é contado saiu dali. Inclusive terminei esse conto sem fazer nenhuma marcação com post-it, mas depois de iniciar as outras historias esse foi o capitulo que mas fiz marcações e anotações.
Gostei muito também de como o autor utiliza a arte chechena através do pintor Pyotr Zakharov-Chechenets para dar rumos ao destino de alguns personagens, tudo alinhado a fatos históricos, ao mesmo tempo em que tira a sua licença poética, direito de todo autor de ficção.

Esse livro se revela como um belo quebra cabeça, e em determinado ponto da leitura começa a ficar divertido criar expectativas e teorias de saber onde e como o autor vai unir coisas aparentemente distantes. Essas são historias sobre o amor e a devastação da guerra e todo seu rastro de morte, é também sobre o desenrolar de vidas atreladas a uma nação; sem glorificar esta nação, bem longe disso. E tudo começa com uma coisa aparentemente insignificante: a fotografia de uma simples bailarina.

Lily 15/05/2022

Trilha Sonora para o Fim dos Tempos
Quando comecei a ler esse livro, foi pelo título e imaginava algo totalmente diferente do que ele contém. É um livro de 09 contos que se passa na Rússia. Eu não curti.

Marília 08/06/2020

Li os contos como se fossem capítulos de uma mesma história.

Fabiana 27/12/2022

Não gostei
Quando fui fazer essa leitura pensei que era sobre a influência da música na vida dos personagens, porém fala sobre o Regime Soviético, nada do que eu esperava.

Ioná 10/03/2022

Contos
A maneira como o autor construiu a história foi muito inteligente. Cada conto é único e, ao mesmo tempo, interligado. Um objeto, um personagem, tem sempre um elo entre um e outro.
Gostei. O final é incrível. Boa leitura.

Edu Luz 01/04/2024

Histórias curtas mas interligadas
Um livro bom!

Triste 90% do tempo, mas muito emotivo e emocionante.

Um livro sobre a Rússia soviética escrito por um americano, senti uma vibe anti-comunista. Mas isso não atrapalhou a ambientação e a imersão nas histórias dos vários personagens.

A ligação entre as diferentes histórias é a melhor parte do livro.

Recomendo a leitura.

Mah Mac Dowell 14/05/2021

Achei meio confuso. É uma temática que eu costumo gostar em livros, mas esse não me prendeu. Acho que não funcionou comigo, infelizmente. Não gostei muito da linguagem utilizada. Muitas partes achei machista demais. Não tenho curtido muito livros que são assim ?

Etiene ~ @antologiapessoal 24/04/2020

Trilha Sonora para o Fim dos Tempos | Anthony Marra | Contos

A leitura desses contos foi uma grata surpresa. Vocês já conhecem minha adoração por títulos sentenciosos. Bem, comprei assim que pude e li cautelosamente. De início apreciei um conto por dia, mas os três últimos foram tragados de uma só vez. Aqui vai uma dica especial pra quem deseja incluir na rotina a leitura de contos e poesias (de histórias mais curtas): ler um por dia nos mantém unidos por mais tempo à história.

O livro carrega narrativas que se passam na Rússia, desde 1930 até 2013, e em que seus personagens travam batalhas invisíveis contra os regimes ditatoriais da época - alguns trazem até a perspectiva interna deste regime. Um dos pontos mais bonitos, que me laçou logo, foi a percepção de como histórias tão particulares vão de encontro ao gigantismo de uma nação. Me fez pensar em quantas vidas estão soltas por aí e como todas e cada uma delas compõem a teia inevitável da História de um país.

O grande trunfo do livro está no delicado mosaico que o autor cola no decorrer das histórias: o personagem da seguinte tem uma ligação quase imperceptível com um da anterior. Olha, o primeiro e os três últimos contos foram meus favoritos e eu fiquei extremamente emocionada ao lê-los. Não consegui fugir. "A arte existe para que a realidade não nos destrua", escreveu Nietzsche. A onipresença dela também é um dos fios condutores da trama: um quadro pintado no século XIX passeia por três das histórias como um personagem extra, tão expressivo quanto outro qualquer justo por ser um dos elementos ubíquos de suas tragédias pessoais.

É provável que eu tenha soado evasiva, mas queria falar minimamente do enredo, pois acredito que a beleza dessa leitura esteja em capturar os personagens caminhando entre os textos e, mais ainda, poder reencontrá-los no instante seguinte na voz de um neto, um filho ou um irmão.

Landressa 23/01/2023

Este livro está na minha estante desde 2020. Lembro que na época achei a sinopse interessante, porém só recordava que tratava de um censor e uma bailarina. Como eu poderia imaginar que seria sobre tanto mais?
Amor, amizade, lealdade, coragem, ilusão e decepção. Assim segue a lista.
Cada um dos personagens tem um lugar especial no meu coração, mas Kolya... você merecia mais do mundo.

A forma como Marra liga cada uma das histórias nesse livro de conto/romance me cativou de uma maneira inexplicável. Essa escolha fez um livro extremamente dinâmico e imprevisível.

Quando li o segundo conto e percebi que não eram apenas contos isolados, mas uma continuação que não seguia nenhuma regra cronológica, fiquei ainda mais cativada e passei a prestar ainda mais atenção nos nomes dos personagens pensando quando saberia mais sobre eles. Nenhum detalhe é jogado ao acaso, tudo se encaixa no todo.

Jailton Lima de Abreu 03/06/2020

Trilha sonora para o fim dos tempos
Depois de uma leitura tão demorada, consegui concluir. O livro é muito mais sobre pessoas, sentimentos e arte do que sobre algo cheio de conflitos como eu imaginei ao ler o título. Duvido em três partes (lado A, intervalo e lado B) nos remete a pensar em um disco ou fita VHS conforme citado na história. As personagens estão interligadas porém em situações distintas. O livro aborda um truncado conflito soviético mas não é o tema principalmente (diria até ser trabalhado com certa superficialidade)

Erica 26/08/2021

Um livro nada menos que fantástico!
Drama na medida certa, críticas ácidas e espirituosas ao ocidente (perfeitas, por sinal). Um livrasso que entrou para minha lista de favoritos. Acredite, as histórias desse livro vão mudar sua visão de mundo e te transformar enquanto ser humano. Se você procura uma obra que desconstrói a prisão cognitiva ocidental, você encontrou o livro certo.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 18/08/2020

Tudo se conecta
Partes de um todo, acho que isso resume a experiência de ler um livro que fala sobre pessoas que passam umas pelas vidas das outras, de maneira cruel ou bondosa, mas a forma com que se passa na vida de alguém não significa que essa sua parte é o todo de quem ela é.

Muito lindo, a leitura é bem arrastada mas vale a pena.

FScarFace 29/01/2021

Vale a leitura
Conta histórias que estão de algum modo interligadas durante os regimes políticos na Russia entre 1937 a 2013, as historias são sobretudo sobre superação. Muito emocionante