Trilha sonora para o fim dos tempos

Trilha sonora para o fim dos tempos Anthony Marra

Resenhas - Trilha sonora para o fim dos tempos

Edu Luz 01/04/2024

Histórias curtas mas interligadas
Um livro bom!

Triste 90% do tempo, mas muito emotivo e emocionante.

Um livro sobre a Rússia soviética escrito por um americano, senti uma vibe anti-comunista. Mas isso não atrapalhou a ambientação e a imersão nas histórias dos vários personagens.

A ligação entre as diferentes histórias é a melhor parte do livro.

Recomendo a leitura.

Pati Rocha 20/10/2023

Quando as histórias começam a se conectar, fica mais interessante. Não me prendeu muito, mas foi uma boa leitura.

Beabeebear 31/07/2023

BOM!!
Devo confessar que minhas expectativas para este livro eram bem baixas, até a metade dele foi assim, mas depois entendi que cada conto se conectava não descaradamente. E olha só, marquei mais esse livro do que qualquer outro que já li, a leitura não é fácil (pelo menos pra mim) mas tem muitas frases marcantes. Gostei.

Matheus Nunes 28/07/2023

"o ultimo membro vivo da espécie haveria de ser um cidadão soviético."
Geralmente eu não costumo dar notas a livros de contos, novelas e outras coletâneas aqui no skoob, mas a nota geral desse livro me pareceu tão injusta que eu resolvi avaliar. Essa Trilha sonora para o fim dos tempos é breve como um conto, pausa por um curto momento em uma novela (O tsar do amor e do techno, titulo original da coletânea em inglês) e termina com a junção dessas historias como num belo romance.

Do auge da união soviética até os escombros deixados por uma federação Russa na guerra da Chechênia o autor Anthony Marra tece uma teia inquebrável de acontecimentos que estão fortemente ligados, esse autor demonstra uma habilidade admirável ao cumprir com louvor a sua proposta. Por exemplo, no segundo conto chamado As netas, que se passa na distante e gélida região de Murmansque (a pequena Kirovsk de 1937 a 2013) é o conto que de certa forma une todas as historias contadas aqui, como se fosse a alma do livro, porque depois dele tudo o que é contado saiu dali. Inclusive terminei esse conto sem fazer nenhuma marcação com post-it, mas depois de iniciar as outras historias esse foi o capitulo que mas fiz marcações e anotações.
Gostei muito também de como o autor utiliza a arte chechena através do pintor Pyotr Zakharov-Chechenets para dar rumos ao destino de alguns personagens, tudo alinhado a fatos históricos, ao mesmo tempo em que tira a sua licença poética, direito de todo autor de ficção.

Esse livro se revela como um belo quebra cabeça, e em determinado ponto da leitura começa a ficar divertido criar expectativas e teorias de saber onde e como o autor vai unir coisas aparentemente distantes. Essas são historias sobre o amor e a devastação da guerra e todo seu rastro de morte, é também sobre o desenrolar de vidas atreladas a uma nação; sem glorificar esta nação, bem longe disso. E tudo começa com uma coisa aparentemente insignificante: a fotografia de uma simples bailarina.

Juliana 04/06/2023

Trilha Sonora para o fim dos tempos
Excelente livro. A maneira como o autor consegue conectar histórias e personagens é magnífica. Recomendo!

Landressa 23/01/2023

Este livro está na minha estante desde 2020. Lembro que na época achei a sinopse interessante, porém só recordava que tratava de um censor e uma bailarina. Como eu poderia imaginar que seria sobre tanto mais?
Amor, amizade, lealdade, coragem, ilusão e decepção. Assim segue a lista.
Cada um dos personagens tem um lugar especial no meu coração, mas Kolya... você merecia mais do mundo.

A forma como Marra liga cada uma das histórias nesse livro de conto/romance me cativou de uma maneira inexplicável. Essa escolha fez um livro extremamente dinâmico e imprevisível.

Quando li o segundo conto e percebi que não eram apenas contos isolados, mas uma continuação que não seguia nenhuma regra cronológica, fiquei ainda mais cativada e passei a prestar ainda mais atenção nos nomes dos personagens pensando quando saberia mais sobre eles. Nenhum detalhe é jogado ao acaso, tudo se encaixa no todo.

Fabiana 27/12/2022

Não gostei
Quando fui fazer essa leitura pensei que era sobre a influência da música na vida dos personagens, porém fala sobre o Regime Soviético, nada do que eu esperava.

danda 17/11/2022

Não gostei da história. Não me empolgou em momento algum.Finalizei,somente com a esperança que o final tivesse aquela surpresa. Infelizmentenão rolou.

Thayna70 04/10/2022

História documental
O livro veio em um surpresa de alguma caixinha por assinatura e de cara já quis ler (sim, só pepa capa)
É um livro que conta de maneira rápida mas sentimental uma história/vida com diferentes pontos de vistas, pessoas.

Uma história que, apesar de passar por muitos períodos, é apenas uma. Meu apreço por artes me prendeu a uma narrativa paralela que nem tenho certeza se de fato era a narrativa paralela ou a principal (talvez as duas), em meio ao amor, a guerra e a arte, podemos conhecer personagens que, de suas maneiras, entraram para a história.

Lily 15/05/2022

Trilha Sonora para o Fim dos Tempos
Quando comecei a ler esse livro, foi pelo título e imaginava algo totalmente diferente do que ele contém. É um livro de 09 contos que se passa na Rússia. Eu não curti.

Ioná 10/03/2022

Contos
A maneira como o autor construiu a história foi muito inteligente. Cada conto é único e, ao mesmo tempo, interligado. Um objeto, um personagem, tem sempre um elo entre um e outro.
Gostei. O final é incrível. Boa leitura.

Erica 26/08/2021

Um livro nada menos que fantástico!
Drama na medida certa, críticas ácidas e espirituosas ao ocidente (perfeitas, por sinal). Um livrasso que entrou para minha lista de favoritos. Acredite, as histórias desse livro vão mudar sua visão de mundo e te transformar enquanto ser humano. Se você procura uma obra que desconstrói a prisão cognitiva ocidental, você encontrou o livro certo.

Mah Mac Dowell 14/05/2021

Achei meio confuso. É uma temática que eu costumo gostar em livros, mas esse não me prendeu. Acho que não funcionou comigo, infelizmente. Não gostei muito da linguagem utilizada. Muitas partes achei machista demais. Não tenho curtido muito livros que são assim ?

kksousa 23/02/2021

Trilha sonora para o fim dos tempos - Anthony Marra
Eu confesso que o título me deixou bem curiosa e o livro pelo título não era nada do que eu esperava, mas quando comecei a leitura de cada um dos contos eu fiquei presa em como o autor conseguiu ligar todos eles nos mínimos detalhes e no final tudo se completou de uma forma genial.

emii 09/02/2021

Trilha sonora para o fim dos tempos - Anthony Marra
Comunistas, oligarcas e paisagens tóxicas da Sibéria à Tchetchênia definem esta coleção de histórias de Marra. Embora as histórias individuais saltem no tempo e sejam contadas em vozes diferentes, elas compartilham um conjunto de personagens e têm um arco narrativo claro. Mais importante, eles compartilham um comando de lugar e caráter que reimagina de forma impressionante quase um século de mudanças na Rússia. Marra é hábil em gerenciar diferentes personagens em diferentes momentos, mas o brilho e o humor do livro estão cheios de uma sensação sombria de que o país é alérgico à evolução, com alguns momentos perdidos de compaixão no meio. Uma visão poderosa e melancólica de uma nação com longas memórias e turbulência implacável.