O Plebeu

O Plebeu Flávia Padula

Resenhas - O Plebeu

Cristiane.Rocumback 26/04/2020

Stefano de Marco era um homem de origem humilde, trabalhador e honrado. Seu prazer era ver a fazenda da família prosperar sob seus cuidados. Amava muitíssimo a mãe e ansiava pelo momento que casaria com Rúbia. Porém as coisas desandaram após a morte de sua mãe. Acusado de um crime que não cometeu, está a poucas horas de ser enforcado...

Valentina de Astória e Valencia, a Condessa de Monteblanco, agora viúva, sabia que não demoraria aparecerem os imprestáveis filhos do Conde para lhe expulsarem de casa. Agora que não tinha a proteção do marido corria o risco de ter seu passado e identidade revelados. Quando recebe a notícia que o filho bastardo que o Conde tanto amava está para ser morto, não resta dúvidas que precisa ajudá-lo.

Desesperada em conseguir tirá-lo da prisão, Valentina precisa recorrer ao líder cigano Halitch.
Halitch, que em segredo tem planos de vingança contra a mulher que ama, não contava que estava contribuindo com o destino ao livrar Stefano . Era destino que Valentina e Stefano se conhecessem, o futuro de muitas pessoas depende deles...

No início do livro tive uma oscilação de sentimentos em relação aos personagens. Esses dois se alfinetavam o tempo todo! A autora salva a estória quando as intrigas que cercam o casal começam a surgir e fechar o cerco. Gostei muito da sagacidade de Stefano, a introdução dos protagonistas dos livros anteriores e o povo cigano, com sua tradições e crenças. Esse livro abre caminho para a Série Os Irmãos Monje Cruz (Spin Off), os irmãos ciganos cheios de energia!

Mais um livro de Flavia Padula que deixou meu coração quentinho. Quando as aventuras começaram não consegui parar de ler! Indico para quem gosta de romances que incluem culturas diferentes e aquelas viagens a países e épocas diferentes que só se consegue através dos livros.?

Rebeca 04/05/2020

O melhor!
O melhor da trilogia! O sobrenome Monje Cruz não ia me decepcionar. Tive uma experiência diferente com esse livro porque ja li a série dos Irmãos Monje Cruz então alguns capítulos foram como um flash do passado, já que eu já sabia o que tinha acontecido. Mas eu adorei a experiência, gostei bastante do enredo e o livro salvou a série. Boa leitura!!

Brendafreir3 10/09/2020

Perfeito
Tudo perfeito.

Regiane Moreira 08/10/2018

Mais um que me encantou...
A escrita da Flávia realmente me cativou.
Dessa vez temos ciganos envolvidos. Precisa dizer mais? Rs
Stefano De Marco é o primogênito em sua família e filho bastardo do Conde de Monteblanco, gerado por um amor verdadeiro. Apesar do conde ser perdidamente apaixonado pela mãe de Stefano, se deixou dominar pelo pai e fez um casamento mais conveniente perante a sociedade e só teve conhecimento da existência de um filho desse grande amor, quando Stefano já é um adulto.
Com a morte da mãe foi traído pelos seus irmãos e acabou se vendo obrigado pelo rei, a herdar o título de conde de seu odiado pai biológico e se casar com sua madrasta.
Valentina de Astoria e Valencia, a condessa viúva, é uma mulher linda e com habilidades e um passado desconhecidos por muitos.
A união deles dá origem a muitas aventuras e muita ação.
Dos 3 livros é o que contém mais cenas quentes. A presença de ciganos e a perseguição que sofrem na Espanha um dos temas mais interessantes do enredo além do relacionamento dos protagonistas.
Philip, o Duque de Trintignant, Victoria, Max e Helena participam desse livro.
Gostei muito, mas meu preferido ainda é o Yankee.
Apesar das capas não serem muito atrativas, não deixem de ler a trilogia.
Mais que recomendado.

site: https://meupitacoliterario.blogspot.com/

Bruna3731 10/03/2021

Uma estória linda! Nunca havia lido um romance de época/histórico que se passa na Espanha e achei incrível. A autora tomou rumos bem diferentes do que eu esperava como leitora de romance de época/histórico, o que trouxe muita riqueza e características próprias a sua estória. Os personagens são cativantes e os diálogos bem executados. Quero ler os demais da série!

Andrea 08/07/2018

Com certeza o melhor dos 3....Stefano e Valentina são um casal especial, o livro é intenso e interessante. Infelizmente alguns erros de português, incomodam, uma revisão é merecida

Aisha Andris @AishandoBooks 11/10/2018

O encerramento perfeito para uma série perfeita
O encerramento de uma trilogia maravilhosa, que retratou amores avassaladores e histórias que, aparentemente, não tinham qualquer ligação, mas que se ligaram de forma magistral neste livro. A cena final foi especialmente incrível, com os três casais juntos, mostrando que o amor realmente venceu no final e deu frutos dignos de toda a trajetória que precisaram passar.
É importante dar um mérito especial à autora pela excelente pesquisa histórica e pela maneira como conseguiu encaixar todos os acontecimentos e nos transportar para a Europa e os Estados Unidos do século XVIII, tornando-nos testemunhas das revoluções que aconteceram neste importante período.
Este livro se passa principalmente na Espanha, o que já é bastante raro nos romances deste gênero, e nos traz um elemento ainda mais incomum: o envolvimento do povo cigano, que tem uma importância fundamental na trama, já que nossa mocinha é uma princesa entre eles.
Nosso protagonista masculino, o Stefano, por causa de uma calúnia, foi mandado para a prisão e condenado à forca, porém seu destino não era morrer desta forma e, após a intervenção de Valentina, consegue escapar desta sina tão cruel. A paixão arrebata estes dois desde o primeiro encontro, porém um mal entendido faz com que se magoem e se afastem, embora, devido à última vontade do pai biológico de Stefano, eles sejam obrigados a se casar. Com a proximidade, é impossível que consigam resistir durante muito tempo aos sentimentos intensos que nutrem um pelo outro, mas eles precisam superar o preconceito, o ódio e a inveja antes de ter o seu merecido final feliz.
Uma trama envolvente que me prendeu da primeira à última página e me deixou ansiosa pelos próximos livros desta autora fantástica.

site: https://aishando.home.blog/

Amanda 05/01/2019

Que surpresa maravilhosa!
E finalizando a primeira coleção do ano, digo a vocês que fazia tempos que não lia um livro tão bom. Sério pessoal, super recomendo! Todos os três foram incríveis e até agora não sei qual foi o meu favorito. "O Plebeu" veio como desfecho de uma história intrigante, cheia de amor, orgulho e honradez que mostrou três fatos históricos interessantíssimos com alguns detalhes sobre as pessoas que viviam lá naquela época.
Aqui temos Valentina de Monje Cruz uma princesa cigana que se casou com um conde espanhol a fim de fugir de seu prometido cigano - que assassinou seu pai e ursupou o poder das tribos ciganas. Ela é uma mulher forte, educada e que acabou conquistando a amizade e carinho do antigo conde de Monteblanco. Do outro lado temos Stefano de Marco, um homem destemido, honrado e orgulhoso que viu seu mundo ruir com a traição de sua família e de sua noiva. Sua mãe no leito de morte confessou que ele era fruto de seu amor com o conde de Monteblanco, depois seu pai verdadeiro tentou se aproximar e ele o rechaçou, depois sua noiva assustada por ele querer se casar e ir embora o acusou de estupra-la e então seus irmãos resolveram acusa-lo, o fazendo ser preso e condenado a forca.
Mas ele não contava com a bondade de um padre que quis salva-lo e procurou a ajuda da condessa viúva. Ela pede ajuda ao seu maior inimigo e os dois ficam a mercer de Kalitch até que Serena os salva. Quando se vêem pela primeira vez, são arrebatados por um amor puro e lindo que é posto a prova quando descobrem que são madrasta de enteado. Entretanto, antes de falecer o conde fez o rei da Espanha (seu amigo pessoal) jurar que faria valer seu testamento em que deixaria tudo para seu filho bastardo, Stefano, e exigiria que ele se casasse com Valentina, sua esposa. O rei relutante, acaba aceitando e aí começa a história de amor desses dois personagens maravilhosos criados pela Flávia Padula.
Stefano é muito orgulhoso e Valentina também, então eles enfrentam problemas no começo, mas seu amor é tão forte que sobrepõe todo o Preconceito e armadilhas que tentam separa-los. Nesse livro a abordagem histórica é sobre o povo cigano na Espanha que realmente foi perseguido fortemente no século XVIII devido unicamente ao seu desejo de serem livres.
Mais uma vez o livro me surpreendeu trazendo fatos fictícios de forma tão realista que nos mostra que pessoas abastadas também podiam ser honradas e pensar no próximo antes do seu conforto. Amei rever os personagens de outros livros e saber de seus futuros (principalmente de Philipe e Victoria, que me deixaram apreensivos por serem nobres na França pré revolução) e confesso, que apesar de ter tido um final perfeito, não ficaria triste em ter mais livros nessa coleção para eu ler... Flávia poderia pensar em escrever algo desse gênero com a história do Brasil, que achas?! #ficaadica hahahahah
Enfim, super recomendo a coleção inteira e com certeza entraram no meu hall de livros favoritos. Estou com bom pressentimento para leituras esse ano hein! Já comecei bem hahahahaahah
Cris 05/01/2019minha estante
Preciso ler!!!

Amanda 05/01/2019minha estante
Muito bom, a coleção inteira é ótima!!!

Cailes Sales 23/12/2019

Stefano De Marco é um homem simples que gerencia a fazenda da família com muito zelo e afinco, o trabalho braçal não o assusta, ao contrário dos irmãos que vivem no ócio, Stefano trabalha para manter todos. Porém, sua vida muda drasticamente ao saber que o homem que o criou não é seu verdadeiro pai, seu genitor é na verdade o Conde de Monteblanco, um nobre importante da nobreza espanhola que era muito próximo ao Rei. O Conde faleceu e como último desejo, pediu ao monarca que o título ficasse para o seu filho bastardo. E mais, que Valentina, sua esposa, se tornasse mulher dele, uma vez que ela estaria viúva.
Parece que contei muito da história, mas esse é somente o pontapé inicial para o desenrolar dos acontecimentos. Muitos elementos novos e surpreendentes ainda surgem ao longo da narrativa, o que nos instiga a sempre querer ler mais para entender e ver como tudo irá se desenrolar. O Plebeu é o terceiro livro da série Casamento Arranjado, cada livro é independente, sem possuir ligação entre si, no máximo os personagens dos outros volumes aparecem aqui.
Os romances da Flávia são sempre bem construídos e apesar de ter como foco o relacionamento do casal protagonista, não se limita somente a ele. Subtramas e as histórias dos personagens secundários enriquecem ainda mais o livro. Ação, intrigas e um romance intenso preenchem as páginas de O Plebeu. Ainda que a ligação entre o Stefano e a Valentina tenha sido algo muito rápido, a relação entre eles se desenvolve realmente ao longo da trama. Eles enfrentam muitos obstáculos para ficar juntos, desde a própria falta de confiança no amor do outro até as várias manipulações arquitetadas por terceiros. A reta final do livro é de tirar o fôlego! A Flávia construiu uma situação que me deixou muito apreensiva, na qual não via mais saída! Devorei as últimas páginas e adorei como novos personagens foram introduzidos, os quais fazem parte de outra série originada desse livro, Os Irmãos Monje Cruz.
A ambientação na Espanha e o contexto histórico da época, ainda que a autora tenha exercido a sua liberdade criativa, são muito bem trabalhados, consegui facilmente me ver na corte espanhola kkk. Temos um pouco da cultura cigana inserida na trama, todavia imagino que a Flávia se aprofunda mais nesse quesito na outra série, ainda assim são passagens muito interessantes.
É um romance de época que envolve e intriga o leitor, com uma narrativa fluida, mas carregada de emoção e tensão, assim como os dois primeiros livros da trilogia Casamento Arranjado. Assim, indico não somente O Plebeu, mas as duas histórias anteriores também.

site: https://bloghistoriasliterarias.blogspot.com/

Beatriz.Ribeiro 23/07/2020

Conde de Monteblanco
De início já gostei pela história se.passar na Espanha e por falar um pouco sobre os ciganos. O que me incomodou nos três livros foi a msm coisa: as briguinhas besta de adolescente que não sabe se comunicar ou "aí melhor esconder a verdade né?" Pô que chatice,fora isso ,leitura muito boa