You Don

You Don't Know Everything, Jilly P! Alex Gino

Resenhas - You Don't Know Everything, Jilly P!

Luísa 19/08/2020

Por favor, leiam esse livro!
You don't know everything, Jilly P! é o segundo livro de Alex Gino, que se popularizou com seu livro infanto-juvenil George. Eu fiz a leitura de George no ano passado, se não me engano, mas não foi um livro que me marcou muito, eu reconheci a importância dele, mas não me sensibilizei tanto com a história ou com a protagonista.

Já You don't know everything, Jilly P! me encantou de uma forma que eu acho que não consigo expressar de forma justa. O livro conta a história da Jilly P, menina branca de 12 anos que está prestes a ganhar uma irmãzinha. Jilly é frequentadora assídua de um fórum/chat online na internet sobre uma série de livros da qual ela é fã. Nesse chat, ela conversa com algumas outras crianças e um menino em especial se destaca em relação aos demais (seu nome só vamos descobrir mais pra frente na história, já que no chat todos usam um nickname).

Esse garoto tem a mesma idade de Jilly e é igualmente fã da série de livros de que Jilly gosta, porém, diferente da garota, que é branca e ouvinte, ele é negro e surdo. Jilly tem uma conexão forte com ele, uma amizade quase que instantânea, o que aumenta quando a irmã da menina nasce e, assim como seu amigo, é também surda. Ao longo do livro, então, acompanhamos Jilly aprendendo sobre racismo, capacitismo (especificamente o preconceito contra surdos) e como essas duas opressões se interrelacionam a partir das conversas com seu amigo, das notícias que vê no jornal e da convivência com a sua família após a chegada de Emma, sua irmã.

O que mais me sensibilizou nesse livro é a sua simplicidade e honestidade. A Jilly P é uma criança extremamente verdadeira. Hoje em dia, vejo muitas representações em livros e filmes de crianças e adolescentes que parecem que já nasceram desconstruídos sobre diversos temas, que constantemente se posicionam sobre injustiças e tudo mais, o que é ótimo, acredito que essas narrativas são importantes. Porém são importantes também narrativas como a de Jilly P, que, como o título do livro indica, simplesmente não sabe de tudo e se pega errando e aprendendo várias vezes, aprendendo de forma verdadeira, com um desejo sincero de acertar. Além de percebendo que outras pessoas que ela ama e em quem ela confia também erram e talvez não sejam pessoas tão admiráveis quanto ela pensava que eram.

Acho que eu poderia escrever páginas e páginas sobre esse livro, porque realmente o considerei um dos livros mais belos que já li. Eu estava mesmo precisando de uma história singela, honesta e, ao mesmo tempo, muito profunda, voltada para o público mais novo, infanto-juvenil, para ter o meu coração aquecido.

Faço um destaque também para a nota de Alex Gino no final do livro, que ressalta que essa é uma história conscientemente escrita para pessoas brancas, crianças e adolescentes brancos, sabendo que esse é um público que urgentemente precisa (e muitas vezes tenta) se educar sobre os assuntos tratados no livro. Alex, enquanto uma pessoa branca e ouvinte, ressalta a importância da leitura sensível que pessoas negras e surdas fizeram do livro em seu processo de construção e se desculpa pelos estereótipos que ela acabou reforçando na história com o intuito pedagógico. Assim como a própria história, essa nota final também é extremamente sincera, o que fez com que eu me apaixonasse ainda mais por You don't know everything, Jilly P!

Ouvi esse audiobook pelo Scribd e infelizmente não houve publicação no Brasil desse livro, o que é uma pena. Não sei se a Galera Record, que publicou George, pretende trazer esse título para cá, mas espero muito que sim, essa definitivamente é uma história que merece ser conhecida por mais pessoas.
Caca 13/11/2020minha estante
Parece bom, fiquei curiosa.

Luísa 13/11/2020minha estante
é bom demaissss eu PRECISO que ele seja publicado aqii

Luísa 13/11/2020minha estante
*aqui