Vinte e Duas Cartas

Vinte e Duas Cartas Renata S Tourinho

Resenhas - Vinte e Duas Cartas

Helena 28/01/2019

Tilda é uma mulher que acaba de passar por uma separação. Mãe de dois filhos que ela ama muito, ela se vê em um momento em que precisa recomeçar. Ou seria se encontrar?

Ela decide dar um tempo e viaja para Paris. Iria passar uns dias com seu amigo Vincent. Mas tinha algo que ela queria obter respostas, então ela precisava contar para ele algo do seu passado.

Uma bússola lhe foi entregue por um homem que ela logo considerou seu amigo, mesmo sem nunca terem conversado realmente. Ela foi embora, nunca mais o viu. Por isso queria saber o significado do que tinha escrito na bússola, mas era um idioma desconhecido por ela. Então ela precisava de ajuda.

Vincent logo se propôs a ajudá-la, o que a deixou muito feliz. Ele era muito calmo, paciente e conhecia várias pessoas que poderiam lhes dar respostas.

Tilda tinha sonhos estranhos e bem reais. Na verdade, ela não tinha certeza se eram apenas sonhos, lembranças ou projeção astral. Além da sensação de ter estado em lugares às vezes nunca visitados antes.

Isso a confundia muito, fazendo-a até mesmo acreditar que estava enlouquecendo, e fazendo outras pessoas acreditarem um pouco também.

Ela só queria se encontrar. Encontrar sua verdadeira casa. Assim como nós, que muitas vezes ficamos tão confusos.

O livro é narrado em terceira pessoa. Seu título está relacionado às vinte e duas cartas de tarô. Cada uma corresponde a um capítulo. E está relacionada a ele.

Um livro cheio de mistério, dúvidas, incertezas, mas também romance e muito amor.

site: https://www.instagram.com/p/Bo167F2nwp7/

Sala Literária 08/07/2018

Tilda é uma pintora, mãe e recém separada do marido. Quando era mais jovem conheceu um “pirata”, do qual, mesmo sem trocar uma única palavra, se tornou seu melhor amigo. Após viver anos na cidade de Rio Grande, novamente Tilda precisou se mudar. Ficou muito triste em ter que abandonar este amigo, que provavelmente jamais veria outra vez. Preste a se mudar ela foi até ele para se despedir e pela primeira vez seu amigo, que já tinha recebido o nome de Jorge por Tilda, se aproximou dela. Lhe entregou um presente, uma bússola com inscrições misteriosas e apenas lhe diz: “Encontre-o”.

Anos se passaram desde aquela despedida e sonhos cada vez mais estranhos atormentavam Tilda. Agora com os filhos mais crescidos ela decide buscar respostas sobre aquele estranho presente. Precisava encontrar Jorge novamente e principalmente encontrar o que seu amigo havia lhe pedido naquela despedida.

Para isso ela viaja para a Europa a fim de encontrar seu amigo Vincent e juntos começam uma busca pelo significado desse mistério. Vincent é um homem paciente e muito companheiro. Esteve sempre disposto a ajudar Tilda a solucionar aquele mistério e nunca duvidou sobre as coisas que falava. Desde o início é notável que Vincent e Tilda tem uma relação de companheirismo e carinho muito maior do que a amizade.

Quanto mais Tilda busca por respostas mais complexo parece ficar. Seus sonhos vão ficando cada vez mais ricos em detalhes e ela descobre que sua busca tem um significado muito maior do que ela imaginava.

Minhas Conclusões sobre Vinte e Duas Cartas
Não sei se vocês se lembram, mas já resenhamos outro livro da autora aqui, Mais Perto do Coração. De cunho mais infantil, porém com uma história envolvente até para adultos a autora acabou me cativando. Então, quando vi que tinha a oportunidade de resenhar Vinte e Duas Cartas não podia deixar essa oportunidade passar.

É possível notar que esse segundo livro carrega um amadurecimento muito grande da autora. A história está repleta de detalhes históricos, não só da Europa, onde se passa a maior parte da história, mas sobre o Brasil também. Esses contextos históricos dificultaram, no início, a minha leitura. Demorei um pouco para pegar o ritmo e me envolver com os personagens. Os parágrafos contendo informações históricas estendiam em meio aos acontecimentos cortando um pouco o fluxo de leitura. Porém, ter essas informações, ao mesmo tempo, enriqueceram muito a história.

Durante sua viajem Tilda conhece várias pessoas que tentam ajudá-la. São personagens simpáticos e cativantes com personalidades bem construídas, e isso pode ser percebido mesmo que apareçam em poucas páginas. Tilda é uma personagem que levantava tantos questionamentos em busca de suas respostas, que é impossível não acabar fazendo as mesmas perguntas a si mesmo.

Continue lendo aqui:

site: http://www.salaliteraria.com.br/livros-nacionais/vinte-e-duas-cartas-de-retana-s-tourinho-resenha/