Devoção

Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

johannbsf 17/04/2024

Por que escrevemos? Porque só viver não é o suficiente.

Esse livro é basicamente uma carta de amor ao processo criativo de uma escrita, seja mostrando como o cotidiano é capaz de gerar histórias incríveis, sobre como existe magia nas palavras e sobre como a obsessão por algo nos leva a lugares estranhos.

Nós escritores somos doentes sem cura, nosso tratamento é escrever, colocar pra fora o que nos mataria. Escrever é um processo de devoção consigo mesmo.

Fabi 03/04/2024

Chega a dar raiva o livro não ser maior? Sério, é impossível não amar algo que essa mulher faça!

Mesmo estando consciente que eu sou uma apaixonada por Patti Smith e que tudo o que eu falar será enviesado por esse amor kkkkk, reforço que acho essa leitura válida para todo mundo! Só leiam!

E acredito que quem produz arte (qualquer tipo, não só a escrita), vai se identificar ainda mais!

arqueofarias 30/03/2024

Nossa, como eu amo ler Patti.
Mais um livro lindo, escrita primorosa, profunda e verdadeira.
A primeira parte não curti muito, pois achei que não conecta com o restante da obra. O conto do meio é maravilhoso, lindo e triste. Poético como so ela sabe ser.
O final com a visita à casa de Camus eu achei maravilhoso suas reflexões sobre o ofício ou a arte de escrever.
Adorei. Quero ler mais Patti.

Vic 20/03/2024

A leitura desse livro foi uma experiência, viu? Eu, literalmente, só consegui parar depois de chegar à última página. Sendo que queria ler devagar pra aproveitar melhor a leitura.

Eu não me canso de dizer que a capacidade que a autora tem de contar histórias é algo admirável, ela caminha sem titubear na linha tênue que é pegar uma história que passaria despercebida por qualquer um e transformar em atos que não só merecem ser escritos, como lidos, sem deixar o livro entediante.

Acredito que agora só falte um livro, que é o de fotografias, pra eu terminar de ler tudo que ela escreveu, e desde já me sinto meio sem lugar no mundo por saber que logo não terei nada novo dela e estou fadada a revisitar as obras já lidas, o que também vai ser um prazer.

Dito isso: Patti Smith, por favor, me manda qualquer coisa aí, pode ser sua lista de compras ou a anotação dos seus sonhos, qualquer coisinha mesmo hahaha :(

Maria 18/03/2024

Lindo. estava acostumada a ler apenas Patti falando de sua própria vida. agora, tive a honra de ler ela falando de si e também de ver uma prosa ficcional sua, em entrelaço. foi lindo. me deu sentido mais para a minha escrita e no estudo do escrever.

Beatriz 05/03/2024

Brilhante Patti
Devoção é o tipo de livro para o qual é possível voltar várias vezes e beber em sua fonte tirando coisas diferentes de cada vez. É um livro pequeno, sucinto, mas muito rico e profundo. O conto eu achei bem triste, fiquei com um sentimento de melancolia ecoando ao terminá-lo, mas ele me prendeu bastante. As reflexões sobre o processo criativo são preciosíssimas e belas, como tudo que vem da Patti. Recomendo pra quem escreve, principalmente!

Michele Soares 24/01/2024

Brilhante! amo essa mulher! amo essa mulher que ama simone weil e camus. e que nunca deixa de ser jovem, não deixa morrer em si o alumbramento com as coisas e a paixão pela escrita e pela vida. somos mais felizes por ter uma preciosidade como a patti escrevendo e compartilhando a sua visão sensível e poética sobre o mundo.

Juliana Ascoli 21/01/2024

Um livro composto de três partes: uma visita à França, um pequeno conto e uma visita de Albert Camus.
O conto, admito, não me cativou, não via a hora de acabar.
As outras partes, entretanto, foram de pura alegria: Patti gosta de literatura e se interessa por saber da vida dos escritores como nós!

gabskaramazov 23/12/2023

Conto e inspiração
O conto devoção em si não é a grande questão do quão bom essa obra é, a escrita da Patt é maravilhosa e mágica antes e depois do conto ?Devoção?.

livrosmortificados 03/12/2023

Novo livro de cabeceira
"Nós falávamos muitas línguas juntas, mesmo as mortas. No entanto, de todas as línguas que conheci, a patinação é a que conheci melhor. Uma lingua sem palavras, onde a mente deve reconhecer a superioridade do instinto."

Theoempalavras 02/12/2023

Não consigo descrever a relação que tive com essa obra. É o primeiro que leio dessa autora.

De todas as partes a que gostei mais foi o conto, devorei por completo até chegar no fim. Não sei se entendi muito bem.

Escrita perfeita, a ambientação do que é contado também, e boas dicas de escrita.

Michele 09/11/2023

Devoção pela escrita
"Devoção" traz três partes distintas, cuja unidade é a escrita.
Na primeira, a autora se prepara para começar uma história, enquanto viaja pela França.
Na segunda, narra a história em si: uma jovem chamada Eugenia, criada pela tia, afastada do resto da família em função da guerra, sonha em ser patinadora.
Na terceira parte, a autora fala do privilégio de ter tido acesso ao manuscrito da última obra escrita por Albert Camus.

Gabi 01/08/2023

Desde que conheci Patti Smith quis ler tudo que ela já escreveu. De tudo que eu já li, "Devoção" foi o que eu menos gostei. Eu gosto bastante da primeira parte, mas empaquei por muito muito tempo na segunda, me arrastei na leitura. Um dia azulzinho e frio eu parei numa praça e só levantei quando terminei de ler. Eu gostei, mas é impossível não comparar com o impacto dos outros. Em comparação, "Devoção" é um tanto quanto esquecível.

maquieli 26/07/2023

Adorei
Um livro sobre processo criativo, que não segue muitas regras, é uma mistura de narrativas, mas é muito bom de ler.
patti é extremamente talentosa e o livro nos mostra o grande talento dela em conseguir escrever sobre qualquer coisa de modo poético.
recomendo muito!!!