Light Years

Light Years Kass Morgan

Resenhas - Light Years

Flora Airbender 20/07/2020

Guerras espaciais são fáceis...
No sistema solar Quatra o planeta Tridian é o mais rico e importante pois foi lá que a humanidade realmente começou. Com o avanço da tecnologia os tridianos começaram a enviar pessoas para trabalhar e contruir coisas nos outros três planetas: Lus, Chetire e Deva. Mas a população dessas pessoas se tornou muito maior que o número de tridianos e logo eles começaram a pedir independência, o que resultou em muitas guerras e um preconceito sem sentido por parte dos tridianos com os outros planetas. Por isso a faculdade era negada aos cidadãos que não fossem de Tridian. Também foram negadas outras coisas como o direito de votar, de processar um cidadão tridiando, dentre outros. Mas então, um comandante chamado Stepney resolveu mudar a lei e permitir a entrada de jovens de 16 a 18 anos dos outros planetas na Academia.

O objetivo da faculdade é formar "militares" que irão defender o Sistema Quatra dos ataques dos chamados "espectros", pessoas que supostamente vêm de um sistema solar com recursos em falta e por isso querem roubar o Quatra. Na Academia Quatra são formados esquadrãos de 4 alunos e há um torneio com naves de simulação onde são feitas operações militares fictícias. O esquadrão que obtém mais pontos torna seus componentes oficiais da frota Quatra.

Vesper é tridiana. Possui amigos arrogantes e um namorado legal chamado Ward. Ela é filha da general Haze, uma pessoa importante na faculdade que usou sua influência para favorecer a entrada da filha que a princípio não tinha sido admitida. Por conta disso Vesper está determinada a provar a sua mãe o seu valor se tornando capitã, o cargo mais alto de um esquadrão, mas acaba se tornando piloto de nave do esquadrão 20.

Cormak é do paupérrimo e tóxico Deva, onde as pessoas morrem nas minas há metros de distância do solo. Seus pais já morreram, ele tinha apenas o irmão, Rex, que também morre, mas deixa a sua vaga para a Academia Quatra e ele vai para lá com a identidade do irmão, se torna capitão do esquadrão 20 e se apaixona por Vesper.

Arran é o garoto inseguro e também pobre do congelado Chetire. Ele só tem a mãe que está muito doente. Se torna oficial de inteligência do esquadrão 20 e inicia um relacionamento com Dash. Dash é um garoto de Tridian, filho do general Muscatine que faz oposição forte a entrada de pessoas estrangeiras a Academia Quatra, o que torna o romance entre os garotos proibido.

Orelia é uma "espectra", é uma infiltrada do outro sistema solar, vem de um planeta chamado Silver. Ela perdeu sua mãe durante um ataque quatriano, porque a verdade é que Quatra foi quem atacou primeiro mas os quatrianos não sabem disso, e foi treinada durante toda a sua vida para cumprir uma missão que é enviar a localização secreta da Academia Quatra para que haja um ataque que enfraqueça o sistema. Se torna oficial de inteligência no esquadrão 20 como se fosse uma lusiana (do planeta Lus, o mais próximo do Sol) e se envolve com o seu professor de espionagem, Zafir.

Confesso que levei tempo para entender a dinâmica política entre os planetas e não me envolvi muito com a história. Senti falta de detalhes sobre a preparação dos alunos antes de entrar na simulnave; parecia que já sabiam tudo sobre como comandar uma nave. O treinamento e os estudos acabam muito rápido, deu a impressão de ser fácil se tornar militar no espaço e participar de guerras.

Também acho que faltou emoção. Os casais se formam com quase nenhum impedimento, há pouca competição e intriga entre os alunos e o esquadrão dos protagonistas pontua mais alto que os outros com muita facilidade.

Vesper foi uma personagem um pouco mal trabalhada. A relação com sua mãe superexigente não foi bem abordada e nem seu namoro com Ward.

As características de ficção científica da história não deixam a desejar. Há tecnologia e planetas bem descritos. Porém, eu, que amo distopia, acho que faltou mais acontecimentos relacionados ao governo e a política do Sistema Quatra. Gostaria que houvesse mais tirania por parte de Tridian para com os outros planetas e não ficasse só no preconceito. Não fica claro (ou talvez eu não tenha entendido hehehe...) se Tridian manda nos outros planetas ou se eles são mesmo independentes.

Os últimos acontecimentos do livro são um tanto forçados e corridos, mas a história termina com um cliffhanger irresistível que me deixou com vontade de ler a continuação.

carinavd 08/09/2018

Dramas do Ensino Médio no Espaço!
Ganhei o arc desse livro na Bookcon começo do ano. Tava aqui, de boas. Confesso q nem dava muito por ele, pq não gosto de livros no espaço. Mas gosto muito da série de TV The 100, que é baseada no livro da autora. Então sei lá porque peguei pra ler. E que grata surpresa.
É muito divertido!
São 4 personagens que narram a história, cada capítulo sendo alternado. (vide os 4 na capa!)
Um é um gênio de um planeta muito pobre, que fazia o que era necessário para sobreviver, mesmo não sendo legal, e que consegue a vaga na academia meio sem querer - uma questão de troca de identidade.
A outra é a filha da general, que sofre muita pressão para ser perfeita em tudo, em ter todas as notas altas. Ela é a única que sempre soube que ia para academia.
O outro é um gênio da engenharia e tecnologias. Vem de outro planeta também pobre, é gay, mas isso não é ALGO, sabe? Ele simplesmente é, se apaixona pelo boyzinho, que é filho de um general que não quer misturar a gentalha. Já sabe que é amor proibido, né? FOFO!
A outra é uma espiã de outro sistema solar. CERTEZA que aquele professor não era professor e sim a missão dela. (não é spoiler pq não sei se é verdade. Nada fica claro nesse primeiro livro).
Ou seja, é um livro adolescente, cheio de tretas e amores, vai não vai, fofura e espionagem.
Meu único problema é que esse livro é o primeiro de uma nova série da autora. E vai levar mais de ano para chegar o próximo. QUERO MAIS!!!!!!!!!!