J.K. Rowling. O Génio de Harry Potter

Resenhas -

Carla.Parreira 13/10/2023

J. K. Rowling
?...uma biografia do gênio por trás de Harry Potter
Sempre amei livros com histórias de magias, encantos e ficções como os de Harry Potter. Os livros dela têm a saga de explorar o conflito entre o bem e o mal. O herói é alguém simples e ingênuo que possui um mentor amigável que o ajuda a crescer. O inimigo é voltado para o mal sendo o vilão da história. Ele começa enfraquecido tentando recuperar o poder e é derrotado porque o herói se torna forte e é bom de coração. Existe muito de J. K. Rowling nos personagens de seus livros, principalmente em Harry e Hermione, dois dos personagens principais.
Todo o resto de certa forma também tem bastante a ver com suas vivências. Nas histórias de Harry Potter os animais são muito importantes principalmente no modo como são usados para discutir a moralidade e a fragilidade das emoções humanas. Eles assumem papéis importantes e nem sempre são aquilo que parecem ser. Acho legal ter isso anotado caso, algum dia, resolva transformar minhas escritas em algum conto mais fantasioso.
Outro ponto legal diz respeito ao marketing: o nome da autora foi adaptado estrategicamente já que, baseado em pesquisas de seu editor Christopher Little, as meninas liam livros infantis escritos por homens e, os meninos, não leriam um livro escrito por uma mulher. Assim ela acrescentou o K. do nome de sua avó Kathleen. O livro relata que os três importantes ingredientes de formação do sucesso de Joanne foram: primeiro seu talento natural e a obsessão por exercê-lo. Segundo foram os tempos difíceis que fortificaram seu caráter e, em terceiro, o trabalho árduo com uma concentração autodisciplinada e dedicada a atingir o objetivo de qualquer maneira. Por fim uma dica: apenas talento não basta para fazer um escritor. É preciso haver um ser humano por trás do livro.