Lentes Avulsas

Lentes Avulsas Raphael Vitoriano

Resenhas - Lentes Avulsas

Lari - @LitteraLari 04/06/2021

Lentes avulsas tem 9 capítulos, no primeiro vemos como a chacina que matou 7 pessoas na cidade Bento Costa, MG, impactou o país através dos olhos da mídia, vemos como a polícia viu o caso e como concluíram a investigação.

Nos capítulos seguintes temos as histórias de cada uma das vitimas, o que nos mostra que o caso é muito mais complexo do que foi relatado na mídia, e como toda a pressão de resolver logo pode acabar prejudicando. Como a vida é imprevisível e nunca sabemos quem realmente são as pessoas que estão ao nosso redor.

Esse livro é perfeito para aqueles, que assim como eu gostam de bancar o detetive, juntar as pistas dadas em cada capítulo e descobrir o assassino antes do livro revelar. Com tantos personagens sempre tenho medo que o autor se perca, mas o Raphael construiu cada personagem com suas personalidade e história e no final conseguiu unir todos os caminhos e encaixar todas as peças.

@Meuslivroseleiturass 21/02/2021

Lentes Avulsas
Que experiência bacana essa leitura, um livro que vai prendendo a gente com o decorrer da história, e aumentando a curiosidade a cada capítulo pela forma que a história nos é apresentada e vai sendo contada.

Ela se passa logo após o acontecimento de um crime, a morte de sete jovens, todos da mesma idade, com ampla cobertura pela mídia, e essa a primeira visão que temos dos acontecimentos, a visão da mídia, que de fato lembra muito os telejornais de atualmente, focados no sensasionalismo, atras de histórias que prendam a atenção do telespectador tempo o suficiente pra ser inserido vários comerciais durante esse período e no final das contas atingir o objetivo do lucro.

Depois dessa primeira visão mais geral dos fatos, começa a ficar ainda mais interessante, pois a cada capítulo é apresentada a visão de cada uma das vítimas, e começamos a perceber as ligações entre as vidas, uma cruzando com a outra, mesmo sendo contadas de forma separada é possível visualizar os encontros ocorrendo entre os personagens, conhecendo o que viveram até o momento do crime.

Um livro que nos mostra como o desejo por poder pode ser altamente destrutivo pra uma pessoa e para todos a sua volta, onde nos apresenta personagens desprezíveis, imorais, sem nenhuma ética nem bom senso, ao mesmo tempo que também nos apresenta personagens humildes, puros, que realmente nos cativam, uma diversidade de características assim como ocorre em nossas relações dia a dia.

Personagens muito bem desenvolvidos, bem elaborados, trama bem amarrada, uma experiencia muito positiva essa leitura., daquelas leituras que você termina revoltado com o desfecho, mas não de forma negativa com a forma que foi escrita, mas sim revoltado com os atos de alguns personagens, e o fato de gerar essa revolta é um belo sinal que foi uma leitura relevante para mim. Gostei bastante.

Leitura e . 30/06/2020

Finalizado
Daqui a pouco solto resenha no @leituraeponto no instagram.

Vanessa.Papalardo 08/06/2020

Lentes avulsas
Um livro inspirado em comoções nacionais de granes crimes, que tiveram muitas repercussões.
Este livro é capaz de te fazer abrir portas e te faz entender como um crime de fato ocorre por trás, como se passa a vida das vítimas e o que realmente ocorre, sendo que a verdade é máscara e encoberta pela mídia e pelas ?pessoas importantes?.
Um livro incrível e de conhecimento inestimável!

Thaly 15/05/2020

Preciso prestigiar esse novo e grande escritor brasileiro! Obra incrível ?

Nicolly @querumlivro 30/07/2019

Me fez ficar mais desconfiada do que já sou!!
MANO DO CÉU! O que foi esse livro?! Sou difícil em gostar de romances policiais, mas esse me ganhou, com a estória bem construída, envolvente e que nos faz virar o próprio Shelork Holmes tentando descobrir quem é o assassino. Eu não consegui me conectar tanto com os personagens, mas creio que o foco do autor foi nos instigar a descobrir tudo que estava por trás desse massacre e nos mostrar que a mídia quando quer sabe ser muito ardilosa. E o que têm de pessoas ruins em uma cidade só, chegou a ser surpreendente. Sobre o assassino qualquer letra que eu alterar aqui pode dar spoiler, então se quiser saber quem é: LEIAM!!
Deise.Maria 30/07/2019minha estante
Eitha me interesse pelo titulo e acho que vou colca- lo na lista

Nicolly @querumlivro 02/08/2019minha estante
? um ótimo livros

Nicolly @querumlivro 02/08/2019minha estante
? um ótimo livro. ??

Calhamaço da Tati 16/07/2019

LENTES AVULSAS
Lançamento: 2018
Páginas: 214
“26 anos de merda e vocês são os culpados.”
Uma chacina acontece na cidadezinha do interior de Minas Gerais, Bento Costa deixando 7 mortos numa rua sem saída.
Vamos conhecer as lentes da mídia, Camila, Samantha, Pedro, Samuel, Liz, Igor e Roberta.
Depois dos tiros a mídia logo estava no local, acusando pessoas erradas, mas quem seria o verdadeiro assassino?
Toda história tem 2 lados, nesse livro vamos ter todas as versões, da mídia, dos mortos inclusive do assassino.
No início pensei que fosse por acaso mais ao decorrer as histórias dos protagonistas vão se cruzando de uma maneira surpreendente.
A lente que mais me chamou atenção foi a última que mostra o perfil do assassino e os motivos do assassino.
Cada capitulo uma descoberta, uma lente diferente, uma história diferente.
Uma narrativa muito bem fluida e intrigante.
Antes de julgarmos tal atrocidade é preciso saber o motivo qual a pessoa foi fazer isso.
Personagens ótimos, cada um com sua personalidade.

site: https://www.instagram.com/p/Bz02l3zjkFd/

Gabi| @estante_perolada 09/07/2019

Na trama inicialmente vemos as lentes da mídia sobre a chacina e logo após temos as lentes de cada uma das 7 vítimas, sabemos que todas tem um envolvimento direto ou indireto com o (a) assassino (a), e por último temos as lentes do assassino, assim ficando sabendo o porque de todo o ocorrido.
Um livro muito bem pensado e trabalhado, o autor soube fazer a junção de suspense e mistério de uma forma maravilhosa. Foi genial como todos os acontecimentos se encaixaram, me vi fazendo várias teorias haha. Eu adorei muito esse livro, ele é muito envolvente, bem escrito e intrigante, é aquele famoso livro que dizemos "só mais um capítulo".

@diversidadeliteraria 01/07/2019

" 26 anos de merda e vocês são os culpados!"

Uma chacina ocorre na cidade de Bento Costa no interior de Minas Gerais, no total foram 7 mortes entre homens e mulheres e um fato curioso é que todos tinham a idade de 26 anos.
Todos mortos por PAB - Perfuração por arma de fogo,
A mídia faz toda a divulgação e disseminação das notícias a cerca do caso. Porém será que todas as informações lançadas pela mídia são de fato verdadeiras?
O autor Raphael por meio de sua obra investigativa nos convida a ver esse caso além das lentes da mídia, ou seja, teremos as lentes das vítimas da chacina com detalhes acerca do acontecido.

Um dos pontos que muito me interessou a leitura foi por ser de teor investigativo com aquele suspense sempre pairando no ar, temos uma chacina com todas as vítimas de idade de 26 anos, sendo homens e mulheres, este fato ocorrido em uma cidade fictícia no interior de Minas Gerais, que é um estado que particularmente é querido por mim.
O autor aborda várias temáticas no decorrer da história, como: tráfico de drogas, violência sexual de menores, casamentos de aparência, uso indevido do poder vindo de políticos e entre outros.
A história faz jus ao título, pois a construção da obra é por meio da visão das lentes avulsas das vítimas e da mídia, ou seja, logo de início teremos o ver da mídia acerca do caso, porém, logo após teremos as lentes ou as versões de cada uma das vítimas ao acontecido. Podemos assim pesar a questão da manipulação da informação muitas vezes feita pela mídia para ocultar ou dar mais ênfase à um ocorrido.
Ao meu ver a obra foi muito bem construída, o autor desenvolveu bem cada personagem e o objetivo da história, as temáticas abordadas não são maquiadas, o autor expõe mesmo a situação e como ocorreu, visto que ele é um jornalista, e teve objetividade na construção dos fatos.
Eu já fiz a leitura de outras obras parecidas, porém essa, me despertou muito o sentimento de satisfacao pela objetividade do autor.

@relatandomundos 20/05/2019

...? Resumo:
- "Você já parou para pensar que nem tudo que se vê nos noticiários é realmente a verdade? Um fato, por maiores que sejam aa evidências, deve ser visto de vários ângulos"

... ? Uma chacina, que se transformou em comoção nacional, é o ponto inicial dessa discussão. Afinal, é mais fácil culpar um grupo de criminosos à buscar a fundo as provas do verdadeiro assassino.

... ? Enredo:
Neste livro, vamos descobrir em 7 capítulos, como viviam as pessoas envolvidas nessa brutalidade. Mas também, temos um capítulo destinado a mídia e outro para o assassino. E assim, podemos tirar nossas próprias conclusões.

... ?Minha opinião:
O livro tem uma narrativa super intrigante e fluida, a cada página você vai descobrindo que todas as pessoas estão interligadas de alguma forma.
E eu juro pra vocês que foi um choque de realidade esse livro. Ele me mostrou um outro lado da falha das mídias, que eu não sabia que existia. Mas também, me mostrou que mesmo sendo errado alguém tirar a vida de uma pessoa, não podemos apenas julgar, mas sim entender o porquê de cometer tamanha brutalidade.
Thattiani 20/05/2019minha estante
Adoro esse livro!

Aninha | @pactoliterario 16/05/2019

Uma tragédia aconteceu na cidade de Bento Costa, uma chacina com sete moradores da pacata cidade, os corpos foram todos encontrados em uma rua sem saída e com uma única coisa em comum, todos eles tinham 26 anos.

Esse acontecimento chocou tanto a cidade, quanto o mundo. Um lugar calmo e pequeno, nunca imaginariam que uma tragédia desse tipo iria ocorrer.

A mídia logo cai em cima, com isso os policiais sentem-se pressionados a prender logo os culpados. Duas pessoas foram presas e uma estava foragida, eles faziam parte de uma quadrilha que praticava assaltos na região. Porém Roberto, o foragido, entra em contato com a população para dizer que nenhum dos três cometeram aquele crime hediondo, eles prenderam a pessoa errada.

Após isso nós iremos conhecer um pouquinho da vida de cada um dos mortos e a quem eles estavam ligados, muitos já se conheciam de longa data, tinha até um casal no meio. Conhecendo mais a respeito da vida de cada um em particular, iremos saber quem é o verdadeiro assassino.

Não foi difícil de chegar a conclusão de quem era o verdadeiro assassino, nas duas primeiras pessoas que já tinha uma ideia de quem era, quando fui conhecendo mais, tive a certeza.

Não quis contar a respeito de cada um em particular, pois poderia acabar deixando explicíto quem é o assassino. No final de cada capítulo temos uma frase que é narrada pelo assassino dizendo o verdadeiro motivo dele ter feito aquilo com aquela pessoa. No último capítulo, tudo se interliga, sendo narrado pelo próprio, mostrando onde cada um esteve presente em sua vida.

Dentre os sete mortos, a personagem que eu mais gostei foi Samantha, tudo aquilo que estava acontecendo em sua vida não era culpa sua, mas sim culpa de terceiros que deixaram uma marca forte em sua infância.

Temos também política envolvida nisso tudo, o prefeito da cidade constantemente está envolvido, assim como um vereador. Ao decorrer da leitura, também sabemos em que parte da chacina eles entram.

O final não foi uma grande surpresa para mim, mas gostei de como o autor explicou os acontecimentos e os motivos, não deixou nenhuma ponta solta e foi tudo muito bem apresentado. Aqui temos a certeza que os bonzinhos não tem vez, quem ganha é o lado mal.

A narrativa do autor fluiu muito bem, consegui ler o livro em apenas uma noite e fiquei satisfeita com o que encontrei. Estava em uma ressaca literária e ele me ajudou um pouco a sair.

Encontrei alguns erros de ortografia durante o livro, não é a primeira vez que acontece isso com um livro da editora Autografia, acho que eles precisa caprichar mais nessa parte. Fora isso, gostei da capa do livro e da edição.

Não posso falar muito mais a respeito do livro, se não posso acabar soltando um spoiler sem querer. Mas é uma leitura leve que vale a pena.

Resenha postada originalmente no blog e Instagram Pacto Literário.

Aila - @livrosue 13/04/2019

Pessoal, que livro.
Se você gosta de você gosta de livros que te deixam sem ar, que te deixa na vontade de não parar de ler e vive fala: "só mais um capítulo" .... Então é o livro perfeito para você.
O autor conseguiu misturar um trama, um suspense e muito mistério num livro só, onde todas as histórias de encaixam como um quebra cabeça.
Leiam!

A rosa literária 09/03/2019

Simplesmente maravilhoso!
Lentes Avulsas as vidas por trás de um crime vai nos mostrar a cidade de Bento Costa no interior de Minas Gerais um lugar calmo com poucos habitantes. Uma cidade onde sete pessoas foram assassinadas no mesmo lugar, em uma rua deserta perto de uma igreja, o assassino ninguém sabe, o motivo continua sendo desconhecido, pelo que a polícia descobriu as vítimas não tinham ligações nenhuma uma com as outras, então só podemos fazer uma pergunta: Quem e por que fez isso com essas sete pessoas?

Raphael só tenho que lhe dizer que está de parabéns por ter escrito este livro que me deixou super curiosa e me prendeu até a última página, confesso que eu não esperava o final daquele jeito realmente me surpreendeu o desfecho que teve seu livro. Vou indicar a todos que leiam, pois é muito bem escrito, não é uma leitura sobrecarregada, gostei bastante mesmo de tudo em seu livro. Indico a todos vocês meus anjos que leiam mais um autor brasileiro com um livro maravilhoso, entrem em contato com o autor pelo ig deixado ali em cima e façam o pedido de vocês!

Nota: 10/10 ??

Coice literario 01/03/2019

Instigante e realista.

O livro conta a história de uma chacina que ocorreu em uma pequena cidade do sul de MG (tudo fictício) e que choca o Brasil, onde 7 pessoas são mortas em uma rua sem saída, todas elas possuem 26 anos, e antes de morrer escutam: " 26 anos de merda e vocês são os culpados!", coincidência?

A história é narrada pela lente de cada uma das vítimas + a lente da mídia + a lente do assasino. Isso nos possibilita descobrir quem eram e como era a vida de cada uma das pessoas da história e como a mídia retrata esse tipo de acontecimento

Ao final de cada lente o autor nos conta qual a ligação da vítima com o assassino, o que deixa tudo interessante porque assim podemos tentar ligar os pontos e descobrir quem é o assasino (coisa que só consegui depois da quarta lente)

》Eu gostei muito dessa leitura, me fez pensar qual é a verdade por trás de cada um dos crimes que vemos na TV. Será que o que é retrato pela mídia é realmente a verdade? As vezes o buraco pode ser bem mais em baixo do que é mostrado

Crimes como esse da história não acontecem do dia para a noite. São anos guardados, são coisas acumuladas

Os pontos de vista que mais gostei foram: As lentes de Emília e as de Samantha fez-me sentir um misto de sensações e também muito pesar. Já as lentes da mídia me despertou o pior do sensacionalismo. E mesmos já tento percebido quem era o assasino durante a leitura, o final conseguiu ser surpreendente.

Brenda 26/02/2019

Os noticiários não mostram tudo como realmente aconteceu...
Uma chacina envolvendo 7 jovens em uma pequena cidade no sul de Minas Gerais.
Toda história tem duas versões, neste caso foram 7.
Os noticiários não mostram tudo como realmente aconteceu...

Emília, Pedro, Samuel, Samantha, Liz, Igor e Roberta tiveram seus destinos traçados.
Suas vidas se cruzaram por algum motivo e eles pagaram por isso.

O mais interessante é saber como cada um vivia a sua vida antes dessa tragédia acontecer.
Um livro envolvente e intrigante, com algumas reviravoltas surpreendentes.
Gostei demais da trama e de ver que nem tudo é como é passado na TV.

Foi uma leitura diferente do que estou acostumada, o livro não tem diálogos, tem apenas falas entre um parágrafo e outro, tudo acontecia rápido demais sem se aprofundar muito nos fatos.
Senti que era possível se perder com facilidade se não estivesse prestando muita atenção, com essa chuva de informações. Mas claro que no decorrer do livro é possível também se acostumar e conseguir absorver toda história.
A cada parágrafo uma nova descoberta.

A trama me lembrou muito o livro "TODO MUNDO MERECE MORRER" que por sinal gostei muito.

Recomendo sim a leitura, é rápida e intrigante, vai atiçar sua curiosidade e dar um nó na sua cabeça.

@aceita.cafe