Não tenho boca e preciso gritar

Não tenho boca e preciso gritar Harlan Jay Ellison

Resenhas - I Have No Mouth & I Must Scream

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Samukk 10/02/2023

Preciso gritar !!!!!
Tive que reler essa obra e me surpreendi novamente. Pelo simples fato de um conto com menos de 20 páginas ter essa imensidão de sentimentos . O mal aqui está em todo lugar e pela primeira vez não temos o ser humano como vilão , mas sim uma criação dele .

Marlos 17/07/2021

É um conto de poucas páginas porém bem reflexivo.

Uma inteligência artificial, denominada AM, comanda o mundo após ter dizimado toda a raça humana, a não ser por um pequeno grupo de pessoas que conservou para torturar indefinidamente.

A motivação da crueldade é o ódio pelos humanos que lhe fizeram consciente. Entretanto, tal consciência ao invés de ser uma dádiva é um fardo insuportável.

Ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a miserável existência de AM, nos evoca o pavor do pesadelo sem fim que os humanos cativos vivem, sendo torturados de infinitas formas, e mantidos vivos no limite do insuportável por anos a fio sem qualquer esperança.

Jules 11/03/2020

Foi uma leitura interessante. O autor é bem descritivo, não posso dizer que adorei o estilo de escrita dele. Meu conto preferido foi o primeiro, I have no mouth and I must scream, mas ainda assim acho que foi mais por ter jogado o jogo, que na minha opinião supera a obra. Devo admitir que não gosto de sci-fi, de certo isso interferiu na imersão. Ainda assim, recomendo o livro.

Francisco 09/08/2021

Um mundo pós-apocalíptico governado por uma inteligência artificial
Em um mundo pós-apocalíptico, apenas cinco pessoas, Ted, Ellen, Gorrister, Nimdok e Benny foram mantidos por uma inteligência artificial intitulada AM, que governa o mundo: os observa, os alimenta quando quer e os tortura de forma física e psicológica. Os sobreviventes devem encontrar uma forma de sobreviver à poderosa máquina que tudo governa.

Embora publicado em 1967, é uma história de horror e ficção científica bastante interessante sobre a relação do Homem com as novas tecnologias, em especial no que concerne às redes de computadores e inteligência artificial. O estilo ácido do autor torna a leitura um pouco densa (é uma pena que Harlan Ellison não seja traduzido no Brasil), mas que gostei por conta de seu teor reflexivo.

Gabi1568 09/10/2023

Que loucura foi essa
Amei. Não sabia o que esperar, e foi uma loucura imensa.

Este livro é uma viagem para um mundo que foi dominado por uma máquina pensante que aniquilou a todos, com exceção de 5 pessoas, que ela manteve para torturar por seu próprio prazer.

A leitura inteira é agoniante, mas principalmente o final, que me fez sentir lá no lugar do protagonista e uma sensação de desconforto.

Se fosse maior, eu leria. Mas está perfeito desse tamanho!

Henrique Sanches 07/07/2023

Um conto bem sombrio e pesado!
Leitura #043 / 2023

Minha 43ª leitura do ano foi um conto scifi com terror, escrito por Harlan Jay Ellison em 1967.

Dizem que é um dos textos mais sombrios de Ellison... não sei se este é "o mais" sombrio, mas com certeza, este é um texto cabuloso.

O enredo gira em torno de cinco personagens que AM mantém prisioneiros, torturando-os física e psicologicamente, num mundo futurista dentro de um computador.

Se fosse em nossos dias, AM seria uma inteligência artificial, mas na década de 1960, o auge tecnológico, ela era o computador.

AM, em português, significa Máquina Assassina e é com ela que os personagens lutam para manter a sanidade e encontrar uma maneira de escapar deste domínio cruel.

Quando a gente percebe que AM também é uma brincadeira do autor com a flexão simples "I Am" do verbo "To Be" (lembram das aulinhas de inglês na quinta série?), o conto fica ainda mais pesado.

Bom, é isso! Recomendado para amantes de scifi e de terror.

Boas leituras!

#ficçãoCientífica #scifi #harlanEllison #scienceFiction

lotuss 13/09/2023

À nossa imagem e semelhança
Fiquei um tempo pensando nesse conto, muito bizarramente atual apesar de ter sido escrito nos anos 60. Em todo lugar tá se falando dos "perigos da inteligência artificial" ? por causa das MUITAS referências cinematográficas ou literárias que a gente tem em que isso deu bastante errado). Mas eu nunca vi um autor tomar tanta liberdade, e eu não digo só sobre a premissa, mas sobre a linguagem, sem escrúpulos ou censuras ? e pra piorar, em primeira pessoa. Nesse conto, uma inteligência artificial senciente criada na Guerra Fria percebe que odeia a humanidade. Depois de dizimar quase toda a vida na Terra, ela percebe que sua diversão está prestes a acabar. Assim, "poupa", se é que posso usar esse termo, as cinco últimas pessoas, as quais tortura diariamente, pra sempre, sem fim, manipulando seus corpos e suas mentes numa loucura cíclica.
Suja, visceral e desumana, acho que essas são as melhores palavras pra definir essa história que narra o pior destino pra humanidade, pior que a morte. Criação se volta contra criador ? com certeza criado à sua imagem e semelhança, porque o sadismo atribuído à máquina é intrisecamente humano. Isso é, até chegar no ponto de ultrapassar os homens, como o computador o fez em todos os âmbitos. O "computador", essa inteligência artificial que antagoniza a raça humana, a AM, de "therefore I Am", penso logo existo, e de "Yahweh", o nome do deus judaico, que significa "eu sou", é imaginada como um homem pelo protagonista. Paternal; patriarcal, poderoso. É assim que ele imagina uma verdadeira ameaça: à sua imagem e semelhança.
O final é tão amargo, tão sinistro que me deixou uma sensação ruim, perturbadora, que na verdade acompanha quem lê desde as primeiras frases. É um conto de terror. E como não poderia ser? A humanidade tá sempre tentando criar uma versão maximizada das suas qualidades, mas será que estaria preparada pra lidar com uma versão maximizada do que há de pior em nós?

"[...] Se algum dia houve algum Jesus e se existir algum Deus, eu imploro, eu suplico, tire-nos daqui, ou pelo menos nos deixe morrer, porfavor. [...]"
" [...] Assim, outra verdade se tornou horrorosamente clara para nós: se existiu um Jesus e se existe um Deus, então esse Deus só pode ser AM."

Igor.Rodrigues 30/12/2022

Um dos percursores do gênero sci-fi
I have no mouth and I must scream ou não tenho boca e preciso gritar, é um conto escrito pela mente brilhante de Harlan Ellison.

A obra retrata o ápice do conceito de misantropia (ódio por ser humanos) por parte de seu antagonista o supercomputador AM que após exterminar toda humanidade apenas por puro tédio e sadismo deixou 5 pessoas vivas afim de tortura-las por tempo indefinido.

Mesmo sendo curto Harlan Ellison consegue transmitir toda a repulsa que AM sente pela humanidade e a crueldade que acometia com os pobres 5 humanos com um final digno de arrepiar.

Obra está que merecia mais reconhecimento, pena que não foi traduzida para o Brasil, entretanto recomendo muitíssimo a leitura.
Gabi1568 30/12/2022minha estante
Nossa, 20 páginas apenas... Já sei que quando eu ler, vou me apegar e ficar com saudades rápido

camy.wx 23/07/2023

Uma magnitude sombria em forma de livro
Vi esse livro numa rede social aí e fiquei bastante curiosa para ler. Apenas que é aquele tipo de livro que você começa a ler e passa o tempo inteiro, desde o início até o final, com um sentimento muito estranho, macabro e meio devastador. E no final você consegue se sentir ainda pior com os últimos parágrafos, e então você começa a pensar no rumo do personagem e sua mente alavanca em outros pensamentos acerca da tecnologia, da nossa relação com ela, dos avanços, de possíveis consequências... E SUA MENTE EXPLODE DE TANTA COISA!!

Os cenários são um pouco difíceis de imaginar (pelo menos para mim) ? como se meu cérebro não compreendesse por inteiro o que está ao redor e o que está acontecendo com as personagens da trama ? e, devido a isso, descarrega uma dose muito grande de adrenalina, resultando no medo do que não é muito compreensível para a mente. AM é absurdamente sádico e é inexplicável o tamanho ódio que o computador sente pelos humanos... Um dos melhores livros que eu já li! Recomendo muito a leitura!!

Michel 13/01/2021

Sci-Fi, horror, IA...
Um conto curto, porém, denso.
5 humanos são polpados da morte pelo AM, um computador que dizimou a humanidade, mas, por ódio da raça humana resolve deixar estes 5 vivos para servir-lhe de entretenimento, através das torturas a que são submetidos.
Condenados a viver eternamente dentro do mundo criado por AM, eles enfrentam todo tipo de contratempos, levando-os à situações extremas.

Um clássico do gênero. Recomendo.

Lívia 11/08/2023

Intrigante?
Eu não tenho costume em ler contos, mas fiquei ansiosa para ler esse (quando ouvi falar da história do jogo e sobre o final do livro).

Admito que achei a história do jogo mais interessante, por mais que eu prefira o final do livro.
Acho que se o livro fosse mais longo (não um conto) eu gostaria mais, não consegui ficar muito adentrada na leitura. Fora que achei os personagens muito rasos (e até as cenas de cunho sexual desnecessárias para o tema da história (que até acabavam com a tensão)).

Acredito que esse é um dos cenários de distopia mais temíveis que já vi.

Enfim, nota 4, entretanto quase dei 3,5 pelos pontos que apontei ?.

Laila.Muniz 24/06/2023

"AM não era Deus e sim máquina."
Li PDF. | "Se o bom Jesus existia, e Deus também, então Ele só podia ser AM."

"Acho que você vai gostar de Harlan Ellison", foi o que Jay me disse antes de me enviar o PDF e elu acertou (em partes, mas acertou).

Não é uma proposta que me interessaria, por isso agradeço a elu pela recomendação. Eu jamais leria isso se não fosse você, amigue!

Foi uma experiência rápida, um choque térmico. Realmente quase sofri uma paralisia facial, encarando cada vez mais perplexa cada linha.

Liv.G 08/01/2021

Estranho, desconfortável e estranho novamente.
Não tenho boca e preciso gritar.

Essa foi uma leitura que me deixou tensa. Tenho certeza que muitas pessoas vão gostar, e, sinceramente, creio que vou lembrar dessa narrativa por um bom tempo.

Não gostei da história em si, mas acho injusto dar uma nota ruim. Tive pressentimento de que o livro causou em mim o que o autor queria causar ao escrever algo tão bizarro.

Acho que se a leitura não fosse tão rápida eu não teria terminado, mas não nego que é algo que prende.
Quis saber o final da história e até agora ela ecoa na minha cabeça.

Clerzito 07/03/2023

Angustiante.
Essa maravilhosa história te deixa desconfortável durante toda sua duração. Desconforto esse, que vem acompanhado de uma sensação conflitante de "quero mais". Um conto original, cruel e, obrigatório para amantes de horror e/ou ficção científica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6