Mulheres e poder

Mulheres e poder Mary Beard

Resenhas - Mulher e Poder

danibalden 08/01/2024

Te amo, mary
Essa edição mostra, perfeitamente, coisas que precisamos olhar com mais profundidade. No final, somos só nós!
Escrita impecável e simplificada de Beard. Sensacional ?

Carol @solemgemeos15 17/11/2023

No subtítulo diz que é um manifesto, mas vejo mais como um artigo de um blog feminista. Explico: os tópicos são bem pontuais, baseia-se em acontecimentos políticos muito específicos e possui um viés restrito (pois contextualizar esses tópicos e/ou acontecimentos renderia muitas e muitas páginas). Ou seja, possui certo nível de superficialidade que eu poderia facilmente encontrar em um post de instagram (isso não é necessariamente negativo – estou apenas descrevendo minha impressão).
Ela comenta sobre a presença da misoginia desde a Grécia antiga, com anedotas de algumas das histórias, enquanto destrincha algumas cenas específicas. O que significa Telêmaco mandar sua mãe voltar a tear e não falar em público? O que significa o uso da imagem de Medusa ao incorporarem mulheres políticas? E a respeito do pânico moral da falsa denúncia de estupro?
É uma leitura interessante e muito fluida; aprecio que ela separou uma série de referências para os interessados em aprofundar o tema.
A única coisa que me incomodou foi a forma com que ela tratou mulheres políticas atuais, como Merkel, Dilma e Clinton. Pois ela fala da misoginia com que elas foram tratadas pela mídia, mas não menciona se elas agiram ou não em prol da defesa e avanço dos direitos de mulheres (a maioria, que eu saiba, não defendeu interesses das mulheres). Então, a crítica que a autora faz soa inócuo nesse aspecto.

Thiago 05/11/2023

Sensação de quero mais
Os que já leram algo de Mary Beard sabem que ela é magistral na arte da escrita, fazendo seus livros sobre História Romana encontros com o passado, tanto o mais elevado quando o mais prosaico, além de não ser arrogante ou se desviar para a fórmula mágica (e preguiçosa) dos historiadores e dizer "isso é religioso".
Neste pequeno ensaio, ela trata sobre a participação feminina na sociedade utilizando muito de seu conhecimento ímpar. Ela traça vários paralelos com obras, signos e motivos da Antiguidade Clássica que podem ser vistos ainda hoje (como Perseu e Medusa).
A obra é composta de três capítulos, sendo os dois primeiros adaptações de palestras ministradas e o terceiro um posfácio explicativo e comentando as mudanças ocorridas no mundo desde a publicação da primeira edição.
O livro é muito bom, mas, ao mesmo tempo, muito curto, não havendo espaço para ampliação dos temas, o que deixa um forte sentimento de que faltou algo. Poderia ser uma obra bem mais completa...

lidoporluana 27/10/2023

Mulheres e poder
É uma boa leitura.

Li esse livro pela primeira vez em 2019 e decidi reler depois de mais de 4 anos. Como em 2019, o conteúdo me agradou bastante.

Mary traz vários exemplos históricos sobre o silenciamento das mulheres, destacando a misoginia.

Adorei as ilustrações, mas me incomodava elas ficarem no meio dos textos pois isso me atrapalhava um pouco.

O livro é curto e rápido de ler, além de ter uma escrita bem simples.

Mama 18/03/2023

Uma reflexão sobre o lugar das mulheres na história
Ler Mary Beard é muito prazeroso, pois ela trata assuntos pesados de uma maneira simples e descomplica. Neste livro ela traça uma reflexão sobre o lugar das mulheres no poder ao longo da história, bem como os meios pelos quais a sociedade se utiliza para suprimir, há séculos, a independência e a tomada de poder por parte das mulheres. Leitura rápida e prazerosa.
Maria.Jiennalle 20/03/2023minha estante
eita orgulho danado dessa mulher, meu pai

Mama 20/03/2023minha estante
Kkkkkkk o que o Pibic e um TCC não faz, né?! Lendo muito pra dar conta ?

costamaria 09/11/2022

Incrível
Tem uma leitura muito gostosa e não é cansativo. Está me ajudando muito na escrita do meu trabalho de conclusão de curso.

AdilsonPtS 16/09/2022

Ótimo exercício de historiografia
Livro excelente do ponto de vista historiográfico, já que remonta a casos da Antiguidade para construir uma narrativa em torno da desvalorização da figura feminina. A autora é muito hábil em analisar como foi construída um esteriótipo acerca de uma suposta inabilidade feminina para a prática da política.
Usando exemplos recentes e cruzando com pesquisas historiográficas, o livro é um exemplo de como a historiografia pode ser usada para explicas problemas do presente.

Excelente livro!

Thayssa.Tannuri 02/08/2022

A única coisa ruim desse livro é que ele acaba rápido rs
Mary exemplifica com histórias da mitologia e fatos contemporâneos o silenciamento feminino.

EduardaRodrigues 15/07/2022

Livro introdutório
É um livro introdutório sobre o feminismo (branco). Traz pontos importantes mas para mim é um pouco vazio, poderia ter abordado muito mais e ter abordado sobre as outras vertentes do feminismo, entre eles o feminismo negro, que se quer é abordado no livro.

Achei um pouco elitista mas apesar de tudo, da pra tirar algumas coisas do livro.

Lu 10/06/2022

Uma leitura razoável perto do impacto causado pelo título. Não gosto de dizer que o livro não é bom, porque cada leitura depende do nosso olhar, das nossas expectativas e do momento em que lemos. Mas quando li o livro, não foi uma leitura que me fez ficar dias pensando em seu conteúdo.

Gabi 29/05/2022

É uma leitura agradável, rápida e fácil.
A autora consegue expressar bem a ideia do livro. De certa forma, entrar na mente do leitor despertando curiosidade, não só para terminar a leitura, mas para pesquisar e ficar por dentro do assunto.
Mulheres e Poder Um Manifesto, de Mary Beard me mostrou como o machismo está enraizado em nossa cultura, costumes, falas...
E esclarece não só o avanço, mas como muitas coisas precisam ser mudadas.
Por mais que não seja o meu gênero habitual, me senti bem confortável lendo e indico.

Viane 19/05/2022

Senti falta de uma representatividade
É um livro com mais de 50 páginas, e eu li em um dia, ou seja, é uma leitura bastante prática e fácil, porém eu estava esperando uma maior profundidade no assunto. Inclusive, apontando e falando sobre o feminismo de todas as mulheres, não só as brancas da Grécia antiga. Mas é um bom começo pra quem quiser entender um pouco sobre o contexto da mulher em posição de poder, cita uns pontos importantes sobre isso também.

Dani 26/05/2021

Um livro apenas sobre o feminismo branco
Um livro para e sobre mulheres brancas,se você não é branca não leia. Se você é branca é acha que tudo gira em torno de você, esse é o livro perfeito.

Um livro raso que se limita, ele poderia ser bem mais profundo e falar sobre interseção, sobre mulheres não brancas e relação delas com o poder, mas não esse livro se limita apenas a achar que qualquer mulher no poder é valido como se qualquer representatividade importasse e passando um belo de um pano para Thatcher

Pah 14/04/2021

Um livro feminista liberal. Trata de uma area muito específica do feminismo, com uma vertente que eu não gosto. Acho que poderia ser uma obra muito mais completa se tratasse do feminismo de forma mais abrangente.
Mari 14/04/2021minha estante
nossa esqueci q tenho q ler isso
tb

gabriela 16/02/2021

A voz pública das mulheres e elas no poder
O livro se originou de duas palestras da autora, as quais o dividem em dois capítulos. No geral, ele vem mostrar o mundo atual com um aspecto histórico, isto é, a historiadora faz uso desse artifício para escancarar a realidade das mulheres nos dias atuais, bem como nos fazer entender que diversas coisas enraizadas em nossa sociedade são provenientes da antiguidade clássica.
Sobre minha opinião: ele não é absolutamente incrível, mas ao mesmo tempo é. É um livro que dói ler por ver como historicamente a figura feminina foi posta em um lugar distante do poder e que nós fomos privadas de ter voz. Porém, o fato de não conseguir colocá-lo no posto de incrível e cinco estrelas se deve pelo fato de que eu senti uma parte faltando, o livro é focado, desde o princípio como falado no prefácio, no ocidente. Acho que não ter exemplos e ver isso no aspecto ocidental me deixou com a sensação de algo faltando. Mas, vendo a premissa que ele propõe, senti que é realmente o que entrega.
Acho uma leitura necessária.