Mamãe & eu & mamãe

Mamãe & eu & mamãe Maya Angelou

Resenhas - Mamãe & Eu & Mamãe

Vitoria 27/07/2021

Se em Eu sei porque o pássaro canta na gaiola a mãe de Maya Angelou é retratada com distância, nessa obra ela apresenta a figura materna como alguém humana, uma mulher com virtudes e defeitos, e inegavelmente fascinante. Uma linda história de mãe e filha, e dos caminhos diversos que essa relação segue ao longo do tempo.

Milena Karla - Mika 27/10/2022

Acho meio estranho classificar o quanto gostei de um livro que conta uma história real. Não posso dar algumas estrelas na história de vida de alguém assim. (Talvez John Green discorde, vide Antropoceno: Notas Sobre A Vida Na Terra? kkkk bom, enfim, eu não sou o John Green!)

Só posso dizer que esse foi o primeiro livro que eu li da Maya Angelou, e gostei muito da leitura. Ler sobre o relacionamento que ela tinha com a mãe (Vivian Baxter) foi enriquecedor.

O que mais gostei foi ver como ela perdoou a mãe, e como a mãe dela compensou o tempo que não cuidou dela durante a infância estando lá pela Maya por toda a sua vida adulta.

Quando Vivian estava doente, Maya contratou três enfermeiras simplesmente para segurar a mão dela em turnos de oito horas cada, quando ela não podia. Achei um gesto amoroso simplesmente revolucionário.

Kiki 27/04/2022

Relações de afeto
O livro é muito interessante.
Mostra a construção da relação entre mãe e filha. Uma relação que geralmente não precisa ser construída, mas que nesse caso precisou.
Essa relação foi construída a parir do amor, da admiração e do respeito. Adorei quando Maya Angelou definiu que sua mãe foi uma péssima mãe de crianças pequenas, mas uma ótima mãe de adolescentes/adultos.
Tanto Maya Angelou quanto sua mãe foram mulheres incríveis e é sempre bom ler sobre pessoas admiráveis.
Adorei!

Elaine 31/12/2022

Primeiro livro da autora que eu leio. Uma homenagem linda a mãe de Maya Angelou. Que mulheres fortes! Achei incrível a jornada delas e também muito inspiradora. Fechando o ano com chave de ouro com esta leitura. Recomendo.

Angelica75 15/06/2021

Mulheres Extraordinárias
“Meu amor, procure estar preparada para qualquer situação que você possa encontrar pela frente. Não faça nada que acredite ser errado. Faça simplesmente o que acha que é certo e depois esteja preparada para bancar sua decisão, ainda que seja com a sua própria vida. Tudo o que você disser deve ser dito duas vezes. Ou seja, uma vez você diz para si mesma e, em seguida,se prepara para dizê-lo nas escadarias da prefeitura e esperar vinte minutos até atrair uma multidão. Nunca faça isso para ser notícia. Faça para que todos saibam que o seu nome é sua garantia, e que você está sempre pronta para bancar o seu nome. Nem toda situação negativa pode ser resolvida com uma ameaça de violência. Confie em seu cérebro para encontrar a solução e, depois, tenha a coragem de segui-la.”

Uma relação mãe e filha que tinha tudo para ser conturbada mas não foi.

Maya Angelou nos apresenta com amor, sua mãe, Vívian Baxter. Uma mulher (muito) à frente do seu tempo. Em sua vida, em todas as muitas atividades que exercia, todo os lugares lhe couberam.

A sociedade tão racista norte-americana não foi parede para ela. Quebrou todos os paradigmas. Mas o livro não é focado apenas nisso.

A relação que pensamos que não vai ser fácil já que, no começo do livro, sabemos que Vivian manda os dois filhos para serem criados pela avó paterna, se torna após o retorno da convivência entre elas, uma das mais inspiradoras relações mãe e filha.

Aos 13 anos Maya e o irmão voltam a conviver com a mãe. São tantas e tão diversas as situações que acontecem que não tem como descrever aqui. Mas posso afirmar que em todas elas a amizade crescente entre as duas é a tônica.

Que mulheres!!

Obrigada!!

ritita 14/06/2021

E eu nem sabia quem eram
Apesar de já ter lido sobre o aclamadíssimo livro Eu sei porque o pássaro canta na gaiola, eu não sabia nada sobre Maya.

O livro nos conta sobre sua primeira infância - passada com a avó, já que sua mãe - Vivian, de acordo com as palavras de Maya, "era uma péssima mãe de bebês e uma ótima mãe de adolescentes."

A avó, com sua força e independência, foi um grande modelo e uma fonte de inspiração para Maya. A menina logo perceberia o que significava ser negra em uma sociedade racista. “Era horrível ser negra e não ter controle sobre minha vida”

Aos 14 anos Maya e o irmão retornam para a mãe, a excêntrica, ousada e querida Vivian Baxter - suporte de Maya em todas as situações difíceis de sua vida. Foi a mãe que mostrou-lhe que a negritude não é empecilho para nada, a falta de ousaria e atitude, sim

Durante a Segunda Guerra Mundial, Angelou cursou a Escola de Trabalho Social da Califórnia e, antes de se formar, trabalhou como condutora de bondes e foi a primeira mulher negra a ter esse trabalho em São Francisco. - tudo com um bom empurrão da mãe.

Em 2000, Angelou recebeu do presidente Clinton a Medalha Nacional das Artes. Isto representa apenas uma pequena parte dos feitos de Maya nas artes, no ensino e no ativismo, sempre com a atenção, carinho e impulso de Vivian; uma empresária controversa de vários cassinos e bordéis nos EUA.

Uma delícia de leitura. Adoooro gentes que se superam, independente de cores, credos e orientação sexual.
Recomendo.

Queria Estar Lendo 13/05/2018

Resenha: Mamãe & Eu & Mamãe
Mamãe & eu & mamãe é a última das autobiografias de Maya Angelou, uma grande escritora, poeta e ativista social dos EUA, publicado por aqui pelo selo feminista do Grupo Editorial Record, Rosa dos Tempos - e que nos foi cedido em parceria para a resenha. O livro explora a relação de Maya com sua avó paterna e a mãe, e o impacto desses relacionamentos ao longo da sua vida.

Eu quase sinto que não tenho palavras para falar sobre Mamãe & eu & mamãe, de tão simples e extraordinário que ele é.

Eu não sou uma pessoa muito de biografias - ou de poemas - então achei que não leria Maya Angelou tão cedo na vida, e eis que me aparece Mamãe & eu & mamãe na lista de solicitação dos parceiros, então pensei "é agora".

A autora não me era desconhecida, já que assim como Charlotte Bronte, Jane Austen e Emily Dickinson, é um nome que apareceu bastante em alguns desenhos e programas que eu gostava na infância. Mas só fui atrás da história dela, do trabalho dela, quando li Fale!, da Laurie Halse Anderson. Angelou é citada no livro e quando pesquisei, descobri que ela também tinha uma história de silêncio após ter sido estuprada aos 7 anos de idade - porém, ao contrário de Melinda, Maya ficou com medo do poder de suas palavras após o ocorrido, já que o estuprador apareceu morto depois dela contar ao irmão sobre o que tinha acontecido.

"Meu amor, estive pensando e agora tenho certeza. Você é a mulher mais especial que eu já conheci."

Depois de Fale! eu li Still I Rise, o poema mais famoso de Angelou, e ele rapidamente se tornou um dos meus preferidos. Ele é cru, verdadeiro e forte, cheio de emoção, algo que eu associo muito com os poetas que conseguem me conquistar. E ler Mamãe & eu & mamãe foi como olhar nos bastidores do poema. Porque pelo livro podemos ver que, mesmo com todos os contratempos que a vida colocou no caminho da autora, de relacionamentos abusivos à tentativas de assassinato, ela se reergueu todas as vezes. E em grande parte delas, com a mãe ao lado.

Maya Angelou começa o livro dedicando-o a sua mãe, Vivian "Lady" Baxter, e é a partir dai que se dá o tom da história. Vivian mandou os dois filhos para viverem com a avó paterna após o seu divorcio, quando a autora tinha apenas 2 anos. Eles moraram com a avó até ela completar 12 anos, e então se mudaram para a Califórnia, para viver com a mãe. A época era de forte segregação racial e o sul dos Estados Unidos não era um lugar seguro, especialmente para um jovem negro como Bailey - seu irmão mais velho. Então, por necessidade, mudaram-se para a casa da mãe.

Vivian explica, quando é confrontada pelos filhos, que não tinha como ser a mãe deles quando eles eram crianças, e que os três teriam sido infelizes se ela não os tivesse mandado para viverem com a avó. Mas, quando se compromete a ser sua mãe, Vivian o faz até o fim.

O relacionamento de mãe e filha é um dos mais complexos, para mim, e gosto muitíssimo de ler sobre essa dinâmica. E isso vale para qualquer relação mãe/filha que não seja tóxica, não necessariamente por relação de sangue. Em uma sociedade sexista que mina desde cedo os interesses das garotas, que duvida constantemente de suas capacidade cognitivas, intelectuais e sociais, ter uma mãe que lhe ensine a amar e lutar por si mesma é essencial.

"E se ela tiver razão? Ela é muito inteligente e sempre diz que não tem medo o suficiente de ninguém para mentir. E se realmente fosse o meu destino me tornar alguém? Imagine só!"

Em Mamãe & eu & mamãe, Maya Angelou explora o impacto da influência de sua avó e, principalmente, da sua mãe ao longo da vida, e para mim serviu como um ponto para reforçar a minha ideia de que nós nunca, realmente, deixamos de "precisar" da nossa mãe.

Angelou mostra que, mesmo que sua mãe tenha sido uma péssima mãe de crianças pequenas, foi uma excelente mãe de adolescentes e adultos. Deixou transparecer muito bem que, mesmo depois de adultos (ou talvez porque já somos adultos), ainda temos muito a aprender com os nossos pais, e ela também faz um ponto especial em deixar claro que uma coisa não apagava outra: ter sido uma excelente mãe de adolescentes não apagava a péssima mãe de crianças que Vivian foi, e vice e versa.

Porém, em vez de falar com amargura ou culpar a mãe, todo o tom do livro é de perdão e reconciliação. Você não precisa esquecer o passado para perdoar alguém, apenas aprender a conciliar e conviver com ele.

E Vivian foi uma Mãe com letra maiúscula mesmo. Ela estava lá para aconselhar, proteger, consolar e resgatar. Ela apoiava as decisões de Angelou, desde sua decisão de tornar-se a primeira mulher negra conduzindo um bonde até dançar em um clube de strip tease após o seu divórcio - aliás, pelos relatos do livro, Vivian só não esteve ao lado da filha quando ela decidiu se casar com um homem branco, contra a aprovação da mãe. Mas eventualmente as duas fizeram as pazes e a gente não pode culpar a Vivian por ser humana e imperfeita.

"Vou cuidar de você e de qualquer pessoa que você disse que precisa de cuidados, da maneira como você disser. Estou aqui. Trouxe todo o meu ser até você. Eu sou a sua mãe."

Mesmo entrando na vida de sua filha apenas na adolescência, Vivian Baxter deixou um grande impacto, ensinou-a a ter orgulho de ser quem era - mulher e negra -, a não levar desaforo para casa, a defender a si mesma - e contar com ela para fazer isso quando estivesse incapacitada -,ir atrás dos seus sonhos e trabalhar duro. Vivian ensinou a filha a lutar, e em uma época de segregação racial e forte sexismo, ensinou Angelou a caminhar de cabeça erguida - mesmo que ela fosse negra e mãe solteira e mulher, nunca deveria deixar a sociedade ditar até onde ela poderia ir.

E o impacto de ter alguém acreditando tão fortemente em você, enxergando você de uma forma tão extraordinária que faz com que você realmente acredite que pode ser alguém na vida, foi essencial para Angelou.

"Mostre a eles como soletra o seu nome: M-U-L-H-E-R! Eu estarei aqui quando você voltar."

Mamãe & eu & mamãe é uma leitura que faz com que você sinta tudo sobre o que ela está falando. O amor, a dor, a tristeza, o perdão, o reencontro. Não é difícil acreditar que esse livro foi escrito por uma poeta, pois Maya Angelou mostra que é verdadeiramente uma pela forma como desnuda a alma aqui: direta, sem pedir desculpas, cheia de emoção verdadeira e crua.

A Rosa dos Tempos acertou em cheio ao escolher uma leitura tão significativa, poderosa e simbólica sobre o poder feminino para ser sua segunda publicação. Além da história impactante, da voz única de Maya Angelou, o livro ainda traz algumas fotos da autora com a mãe, e alguns certificados que mostram que Vivian "Lady" Baxter não foi uma mulher incrível apenas para a filha, mas também para diversas mulheres - em especial as negras.

"Você foi uma trabalhadora incansável - graças a você, mulheres brancas, negras e latinas zarpam do porto de San Francisco. Você foi chapeadora naval, enfermeira, agente imobiliária e barbeira. Muitos homens e - se não me falha a memória - algumas mulheres arriscaram a vida para amá-la. Nunca existiu pessoa mais grandiosa do que você. Você foi uma péssima mãe de crianças pequenas, mas nunca houve uma mãe de adolescentes melhor do que você."

Foi impossível não me emocionar com a leitura, olhando essas duas mulheres que resistiram, persistiram e existiram. Que criaram um relacionamento na base da tentativa e erro, mas que nunca desistiram uma da outra. Me peguei chorando com várias passagens. A força delas é tão intrínseca as suas personalidades, a resiliência é tão real.

Vivian Baxter foi uma lutadora desde o começo, tocando o terror com os irmãos mais novos na sua cidade natal, se certificando de que ninguém os achasse bobos ou fracos, carregando sua alma briguenta para o resto da vida. E, ao mesmo tempo, temos Maya, corajosa e determinada, uma sonhadora de alma gentil. Dois tipos tão distintos de força, duas mulheres que admiram e amam uma a outra de forma tão aberta.

"- Bem, nós arrancamos o poder que ela tinha sobre a gente.
- Não arrancamos, não, querida. Foi ela que o entregou a nós."

Estou apaixonada e honrada por esse livro, que com certeza vai ter um espaço cativo na minha estante a partir de agora.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/05/resenha-mamae-e-eu-e-mamae.html

Caroline Vital 19/12/2023

Como é bom ler Maya! Uma mulher para admirar. Uma dica: se quer força, leia Maya. Maya nos mostra que podemos superar tudo, é só botar a cabeça no lugar diante das dificuldades.

Ricarda Caiafa 15/12/2021

Tocante.....
Maya e sua mãe não tiveram lá uma das melhores relações durante a infância. Maya e seu irmão viveram com sua avó paterna até a adolescência. Muitos relatos e histórias fortes e tocantes aconteceram nesse período, até que Maya e seu irmão voltaram a morar com sua mãe. Ela foi conhecendo e começando a amar aos poucos, uma mulher que para ela era uma estranha que a havia abandonado ainda praticamente neném. Mas, a partir desse momento a relação foi crescendo, o amor, e por fim o livro traz histórias maravilhosas, de uma mãe e uma filha fortes, lutadoras, amáveis.... Termino o livro com um nó na garganta, uma vontade de chorar...
van.cazarotto 09/05/2022minha estante
Putz, quero mesmo ler ??

Ricarda Caiafa 09/05/2022minha estante
È muito bom, como tudo da Maya!!!! Se eu tivesse o livro ainda comigo, te mandava!!!

Apenas Evelim 15/07/2022

Mamãe & eu & mamãe
História linda de superação e amor entre mãe e filha.
Acompanhar os passos do encontro de Vivian Baxter e Maya Angelou, mãe e filha, é encantador, sublime e lindo. Uma relação forte e sólida de duas mulheres indescritíveis. Um livro pra ficar marcado no coração.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rodrigo 30/03/2021

Decidi começar a ler este livro antes de dormir e agora, 3h da manhã, me pego pensando que é incrível o quanto eu amei esse livro desde o prólogo e sabia que seria uma das melhores leituras que fiz esse ano. O jeito que a Maya escreve e conta suas histórias me deixava cada vez mais apaixonado por ela e por sua mãe, mais interessado pela vida das duas e não consegui parar de ler.
Esse livro é incrível e o amor de Maya e sua mãe é de outro mundo. É um livro que te traz um sentimento muito bom, um amor enorme pelas duas e pela relação delas.

Ludmila 25/02/2021

Que livro incrível! Uma escrita tão fluida e quando a gente percebe já acabou! A personagem D.Lady me conquistou! Queria passar um dia inteiro conversando com ela.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 17/05/2020

fiquei encantada com a escrita de Maya Angelou e com o seu relacionamento com a mãe , então nesse livro temos aprofundado esse relacionamento!

Aos 13 anos Maya deixou a casa da avó Annie na segregada Stamps, Arkansas e partiu p/ morar com a mãe Vivian Baxter, até então, praticamente uma desconhecida p/ ela, na California!
Vivian era uma empresária estonteante e forte q mesmo sabendo da mágoa dos filhos por tantos anos longe, não desistiu deles e de demonstrar o seu amor a sua maneira. Aos poucos um grande laço de cumplicidade e amor vai sendo construído entre mãe e filha, o q perdurou até o final da vida com grandes ensinamentos.

Que mulheres incríveis ?!!! Vivian é uma leoa de mãe, defende com unhas e dentes e ensina seus filhos a crescerem e conquistarem o seu próprio espaço no mundo, sem medo dos nãos e desafios q podem receber devido a sua cor!
Leia e se inspire no amor q transborda nessas páginas e q sabe perdoar e crescer!!