Mamãe & eu & mamãe

Mamãe & eu & mamãe Maya Angelou

Resenhas - Mamãe & Eu & Mamãe

Wania Cris 22/04/2024

Forte, profundo, redentor
Muito difícil resenhar uma biografia pois é a vida da pessoa, vivida da forma como ela conseguiu, sem direito à retroceder para corrigir.

Começa-se o livro com um forte rancor por Lady. Termina-se aplaudindo-na.

Alana 15/02/2024

Que relato emocionante do amor de mãe e filha! Me apeguei mto a Vivian e a como a gnt entende que mães são seres humanos e não necessariamente heroínas, né? Mesmo elas sendo as melhores heroínas que podem/conseguem ser :) quero saber mais da Maya Angelou e ler ?Eu sei pq o pássaro canta na gaiola?.

hendy2 07/02/2024

Que livro delicado e difícil. que coragem e beleza da maya em tentar construir uma relação com a mãe dela apesar de tudo, mesmo com todas as dificuldades. muito lindo a relação das duas e o quanto elas ajudaram uma a outra durante toda a vida com essa parceria. a parceria com a mãe dela e com o filho é linda de se ver também.

eu amei este trecho:

?ela estava ao meu lado oferecendo apoio. este é o papel de uma mãe. e naquela visita, eu de fato enxerguei com clareza, e pela primeira vez, porquê uma mãe é realmente importante. não é apenas porque ela alimenta, ama, afaga e até superprotege um filho, mas porque de uma maneira interessante, e talvez misteriosa e sobrenatural, preenche as lacunas. ela se posiciona entre o desconhecido e o conhecido. em estocolmo, minha mãe derramou o seu amor protetor sobre mim e sem saber porquê as pessoas intuíram que eu tinha valor.?

Natalia Oliveira 28/01/2024

No começo tem muitos trechos parecidos com o livro "Eu sei por que o pássaro canta na gaiola" (outro livro da autora) como já li, comecei a achar estranho tantas partes parecidas ou com pequenas modificações...
A parte que ela está mais velha e conta alguns momentos com a mãe são mais interessantes...

beatrizcsantos 23/01/2024

Sobre Maya Baxer
Como eu admiro a Maya, quero saber mais sobre a vida dela, sobre quem ela foi.
Maya foi Maya pelas mulheres que a formaram, mas, principalmente, por Vivian Baxer. Que lindo foi ver as barreiras se quebrando e o laço, inquebrável, que as uniu até os últimos instantes de vida, sendo formado.
Mamãe e Eu e Mamãe não é só sobre a relação de Maya com sua mãe, é também sobre como Vivian foi ativa e ativista em todas as suas ações, sobre como duas mulheres negras foram de encontro à realidade do seu tempo e deram lugar a tantas outras depois delas. Ainda, essa história é um retrato de como o amor, dado e recebido, tem o poder de mudar histórias que começaram tão sofridas como a de Maya.

Quem foi Maya Angelou?
Maya foi a criança que teve sua infância roubada pelas mãos de um estuprador.
Maya foi a criança que encontrou nos livros um refúgio e, logo após, descobriu o poder de sua voz.
Maya foi aquela que, apesar dos pesares, encontrou força para lutar pelos direitos das mulheres e de crianças que sofreram os abusos que ela sofreu.
Maya foi neta, filha e mãe. Foi cobradora de bondinho, dançarina, cantora de Calypso, escritora, poetisa, roteirista, professora e ativista.
Maya foi e é sinônimo de coragem e superação.
Maya, que é Angelou por mera conveniência, é Marguerite Ann Johnson (e Baxer, para mim).

Uma história para reler futuramente.

Nota 5.

Francielle.Santos 23/01/2024

Mamãe & Eu & Mamãe
Mamãe & Eu & Mamãe é um livro que narra uma parte da infância e adolescência de Maya Angelou e como ela refez seu relacionamento com sua mãe. Maya narra que após separação dos pais ela é seu irmão mais velho são enviados para morar com seus avós paternos, após anos volta a morar com sua mãe, Lady Baxter. Nessas páginas ela narra os principais conflitos e como reconstruiu essa relação na base do amor e complicidade. Mamãe & Eu & Mamãe é um livro intimista, que mostra a outra face da maternidade e a importância de conhecer nossos limites.

alexandra165 21/01/2024

Mulherão da 🤬 #$%!&
Sei que é ignorância minha, mas nunca tinha ouvido falar da vida de maya angelou. certamente ouvi o nome, mas não fazia ideia de quem era.
bom, com este livro fiquei a saber um pouco da vida desta mulher incrível.
a escrita é simples, mas é tao poética... nem sei como explicar.
quase lembra o Bukowski da maneira como ela descreve os acontecimentos da sua vida (como senão a tivessem afetado) e acho que por esse motivo fiquei tão apaixonada.
esta mulher foi a primeira condutora negra de um elétrico em Sao Francisco e ela só perde uma página a falar sobre isso, têm noção? a admiração que eu sinto por Maya Angelou, não é possível descrever.
apenas sei que so com este livro, ela se tornou uma das minhas escritoras favoritas! estou doida para ler mais coisas dela.

Lathara 03/01/2024

Conexões
Minha segunda experiência de leitura com Maya Angelou trouxe muito de seu íntimo e de sua criação. O livro gira em torna das subjetividades que a presença tardia da mãe de Angelou gerou nela. Mostrou também a potencialidade de trajetórias não regulares, nem sempre o que adotamos como o padrão de família é o melhor para nossa vida.
Em muitos momentos esse livro é um sincero diário aberto da escritora, um confessionário de segredos e sentimentos.

Gabs 02/01/2024

Lindo
Já tinha lido outro livros autobiográficos da Maya Angelou, mas esse aqui virou o meu favorito.
Gostei que ela focou em contar um pouco da história da própria mãe, uma personagem durona e muito interessante, que com certeza foi uma das responsáveis por ajudar essa escritora incrível a se tornar a potência que é até hoje.

Monique @librioteca 31/12/2023

Maya Angelou possui o dom ímpar de narrar sua própria trajetória. Ao ler "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola" (o meu favorito), já me senti profundamente tocada, e essa admiração se mantém em "Mamãe & Eu & Mamãe", onde as palavras adquirem uma profundidade excepcional e comovem durante a jornada intensa e inspiradora da vida de Maya Angelou.

Aqui, numa prosa eloquente e sincera, Angelou desvenda as complexidades de sua relação com sua mãe e destaca as nuances da experiência negra em um Estados Unidos segregado. É como se cada página contasse não só histórias, mas emoções vividas: desde experiências de dor e trauma até os momentos de conquistas e redenção. A força resiliente de Angelou transparece a todo momento, mesmo quando o ritmo da narrativa descai, seu impacto emocional é consistentemente poderoso.

Uma reflexão que permeou minha leitura foi sobre a força do poder feminino, especialmente no que tange o papel vital da mulher como pilar da família. É tocante perceber que, muitas vezes, é no ser feminino que reside toda a estrutura e força de uma família, nunca desistindo, mesmo diante de adversidades, e muitas vezes, sacrificando seus próprios sonhos.

Por isso, pra mim, mais que um relato de vida, esse livro reitera a força do amor e da determinação feminina, essa força quase inquebrantável, essa bússola e amparo, que erra, que cansa, que sofre, mas que ama acima de tudo, e está sempre ali...

Caroline Vital 19/12/2023

Como é bom ler Maya! Uma mulher para admirar. Uma dica: se quer força, leia Maya. Maya nos mostra que podemos superar tudo, é só botar a cabeça no lugar diante das dificuldades.

Vitoria.Rivera 12/12/2023

Declaração de amor para sua mãe
Leitura linda em que Maya nos apresenta uma mãe que ama incondicionalmente, mas que é humana e, por isso, comete erros.
Me apaixonei por mais este livro da autora, em que a história vai nos permeando e, ao fim, queria estar junto dela segurando a mão de sua mãe na hora da despedida.