Amor líquido

Amor líquido Zygmunt Bauman

Resenhas - Amor líquido

Rafaela Moura 21/05/2021

Não era o que eu esperava
Achei um livro de leitura difícil em alguns momentos. Definitivamente não era o que eu esperava, mas gostei. Valeu a pena.

Betinha 19/05/2021

Devastada!
"Sei uma coisa: que eu nada sei" o famoso paradoxo socrático nunca foi tão verdadeiro quanto para esta leitura!
Aliás uma leitura bem complexa, com muitas citações e temas completamente desconhecidos pra mim!
O que só me deixou mais arrasada com o quanto é preciso de mais conhecimento, porém "no mucho" ou a crise de choro será infinda!
"A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos - um amor líquido.
A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos."
Ainda em estado de choque para recomendar ou não, aliás talvez seja quase um manual de sobrevivência para atualidade e assim sendo contém muitas verdades e estas nem sempre são palatáveis, estão mais para (bemmmm) indigestas!

Thaís 18/05/2021

Se é pra ser líquido, prefiro uma caipirinha!
O livro constrói um debate que desliza do passado para o atual, do superficial para o profundo com muita facilidade e teorização.
É possível perceber que houve preocupação
com o embasamento teórico mas também com o acesso, a linguagem chega para todos os tipos de leitores.

O livro fala sobre a evolução da afetividade humana, compromisso, vínculo e relações como forma de consumo.

Essa leitura é um exercício importante para deslocar a lente do Eu para uma visão mais ampla, histórica e social do afeto e do que nos afeta.

Para uma leitura inicial indico ?Modernidade Líquida?do mesmo autor. A leitura fica mais clara e leve depois de compreender esse conceitos iniciais.

Truga 09/05/2021

Ahn...não fede nem cheira.
“Amor líquido”, talvez a obra mais famosa do Baunman não me surpreendeu. Como filosofia não aprofunda, como drama não emociona.

Embora o livro seja dividido em 4 capítulos, ele é escrito na base de afirmações que são destacadas em negrito seguidas de um desenvolvimento, reflexão, comentário do autor. Essas reflexões vão de 1 página até 4 páginas.

Basicamente o livro é um apanhado sobre os riscos e ansiedades de se viver junto, e separado, no mundo moderno. Escrito na 1a pessoa (eu) há em vários momentos conversa com o leitor.

Texto começa com as clássicas passagem sobre o amor, desejo, e a fragilidade dos lanços afetivos e termina discorrendo sobre xenofobia, segurança individual e coletiva em âmbito de Estados; passando pelos “homo sexualis, homo consumens e homo oeconomicus”.

Baunman utiliza de várias metáforas e analogias para comparar o amor (com o mercado financeiro, com a internet, entre outros). Também utiliza de várias referências não acadêmicas (filmes, livros, música, programas de TV). Mais pro final traz Kant e Arendt.

➡️RESUMO: me decepcionei talvez porque fui com expectativa alta demais. As reflexões são interessantes mas não excepcionais...a ideia poderia ser passada em metade das páginas. Não fez meu estilo, indico com as devidas ressalvas.

IG literário: @trugaindica

Kássio Meniglim 06/05/2021

Conteúdo relevante!
Bauman aborda contextos distintos de forma sucinta (isso pode ser um ponto positivo ou um ponto negativo, levando em consideração o perfil do leitor).
Estrutura dos tópicos e sua abordagem, achei um pouco confusos, embora o conteúdo seja bastante relevante e reflexivo.
Vale a leitura!

Camaradalopes07 05/05/2021

Excelente!
O livro é ótimo para que busca entender o que Bauman fala sobre a modernidade líquida em seu livro. O texto é excelente ótima tradução. O livro trás ótimas abordagens sobre a era digital e relação de seres humanos entre si.

Thali 03/05/2021

Atual
Gostei muito da leitura. É uma leitura extremamente atual e até me assusta a forma como nossa sociedade de hoje em dia foi descrita já há 20 anos atrás. A fluidez da sociedade se apresenta em diversos setores, na economia, nas cidades urbanas, nos empregos e tudo isso impacta na forma como os relacionamentos são construídos, incluindo os relacionamentos amorosos. Tudo é mais incerto, mais disforme, mais fluido, líquido. O autor vai discutindo sua tese e relacionando com outros autores e pensadores como Kant. O final foi um pouco maçante mas acredito que é devido ao assunto não fazer parte do nosso dia a dia no Brasil.
biancavl33 03/05/2021minha estante
?Se o amor é líquido nós passa o rodo?

biancavl33 03/05/2021minha estante
Desculpa, eu não podia perder a piada

Sandra.Pogalski 27/04/2021

Fazia um certo tempo que não lia filosofia, e foi meu primeiro livro do Bauman. Foi incrivelmente enriquecedor ler sobre as fragilidades do relacionamento humano, onde o homem moderno busca o outro pelo medo da solidão ou procura manter o outro a uma distância que permita o exercício da liberdade e do descarte por medo do comprometimento. A leitura até 80% do livro fluiu rapidamente, achei a parte final um pouco arrastada. Mas é um livro que recomendo de olhos fechados.

Marcelha.Leone 21/04/2021

Amor liquido não é uma leitura fácil, eu particularmente confesso que tive certa dificuldade com algumas citações, penso inclusive por não estar muito familiarizada. Mas ainda assim achei algumas colocações, bem como suas associação sensacionais. Um convite à reflexão.

Jessica.Goncalves 10/04/2021

Bauman sempre muito certeiro na análise da sociedade pós segunda guerra.
Livro com uma leitura um pouco complicada, mas vale a pena
Bia 10/04/2021minha estante
concordo

Matheus 08/04/2021

Maçante
Li um tempo atrás o Modernidade Líquida (acho que o primeiro da ?série? Líquida) e gostei bastante. Não sei se minha capacidade intelectual, mas esse livro foi extremamente difícil de se terminar. Sei que é impopular falar mal do Bauman, mas neste livro aqui achei que ele se perdeu. A primeira parte foi muito boa, a segunda razoável, e da metade do livro pra frente acho que ele se perdeu demais. Poderia ter sido escrito um ensaio somente com o primeiro capítulo e estaria excelente. Pra quem é da área, vale a leitura, mas para quem não é, não recomendo não.

Eduardo Santos 04/04/2021

Tentando entender como uma crítica a globalização se transforma numa preocupação de afeto em rede social.

gabrielleabr_ 29/03/2021

Um livro sobre a humanidade e suas relações
No geral, eu gostei bastante do livro. Principalmente no início, nós sentimos uma proximidade muito grande com o tema por se tratar das relações que cultivamos e como a internet influencia nisso.

Lá para o meio e final do livro, as análises do Bauman ficam mais rebuscadas, com o uso de mais referências. Para mim, foi um pouco desafiador, já que comecei a leitura sem dificuldades e faltou repertório para pegar as referências com maior facilidade no final.

No mais, me impressionou a quantidade de tópicos que o Bauman traz, como a definição de amor-próprio, o medo que temos com a insegurança e liquidez do nosso tempo, as guerras e nossa capacidade de amar o próximo, as consequências das fronteiras (tanto nas cidades quanto nas nações) dividindo a sociedade em pobres e ricos, cidadãos e refugiados.

Recomendo a leitura, seja para quem quiser ler um livro de filosofia que seja mais próximo do nosso cotidiano, quanto para quem quer começar a ler livros do tema.

Valereto 27/03/2021

Interessante para entender um pouco sobre os nossos relacionamentos na sociedade moderna