Amor líquido

Amor líquido Zygmunt Bauman

Resenhas - Amor líquido

Magno.Macedo 23/04/2024

Uma análise sobre as relações humanas
Nesse livro o autor explora além do que eles chamam de liquidez do amor entre homem e mulher, ele fala sobre liquidez de todas as demais relações humanas a sociedade, as amizades.
É bem interessante as reflexões feitas sobre a nossa modernidade onde tudo é muito rápido, tudo é trocável as coisas não são feitas para durar e esse é o grande ponto do livro, pois ele não fala das coisas materiais, mas as nossas relações que vai seguindo por este caminho, a manutenção das relações é algo ardo, que requer bastante perseverança, adaptações e constante reflexões.
Acredito que nabquestão: qual relação realmente vale a pena ser mantida? A maioria das pessoas, hoje em dia, optam por de fato não manter nenhuma, e acaba apenas trocando para não ter te lidae com o desgaste das manutenções, com isso vão criando relações que são sempre superficiais, nunca profundas e sempre muito passageiras.
Gostei muito do que o livro me trouxe e pretendo mais para frente ler outras obras do autor.

Less 19/04/2024

Amor Líquido!
Livro fala sobre o Amor e liga-o às questões sociais e comerciais. Para Bauman o amor, atualmente, é como uma mercadoria, fluida e que pode acabar e ser trocado por outro como uma blusas que se compra no Shopping.

Maikom.Abreu 31/03/2024

Mundo líquido-moderno
Que leitura! Estranhei no início em função da complexidade, achei que fosse uma leitura menos teórica e mais fluida. Mas depois que peguei o jeito, o proveito foi certeiro. Que leitura atual, um verdadeiro raio-x da sociedade contemporânea. O tema vale a pena ser continuado, outras leituras fazem-se necessárias para o maior aprendizado do assunto, mas esse livro por si só já é completo para quem quer ler apenas um e parar por aí.

Kellen.Pianetti 09/03/2024

A fragilidade de todos os laços humanos
Um livro excepcional que nos faz analisar as relações humanas e entender um pouco sobre o momento atual das relações no mundo moderno. Como a tecnologia e a globalização veio para mudar o meio e como as pessoas estão desenvolvendo habilidades para se protegerem e se resguardarem

Samy 06/03/2024

Filosofia pura
Comecei com esse livro porque foi recomendo e como eu ouvia muito falar sobre o bauman me bateu a curiosidade, é um livro muito cheio de filosofia então não recomendo
Mateus 25/03/2024minha estante
pq se tornou ruim?

Davitorress 27/02/2024

Nada é feito para durar.
Tudo no começo é atraente e excitante, seja um objeto novo ou um relacionamento. Ficamos empolgados, desejando que toda aquela emoção nunca passe, mas infelizmente (ou felizmente) ela passa.

No início, tudo parece excitante, seja um objeto novo ou um relacionamento. Vivemos numa era em que a substituição rápida de produtos é comum, e infelizmente, essa mentalidade se estende aos relacionamentos. Quando as coisas ficam difíceis, muitos optam por abandonar seus parceiros, em busca de uma novidade. Assim, acabam vivendo num ciclo de superficialidade, sempre em busca do próximo prazer momentâneo. A busca pela satisfação imediata leva à falta de profundidade nos relacionamentos, onde as necessidades e emoções do outro são frequentemente ignoradas. O foco está no próprio prazer, e quando algo novo aparece, o antigo é descartado sem hesitação.

Relações superficiais, fugazes, sem paciência e tolerância, os sentimentos do outro pouco importam, afinal, o que importa é o próprio gozo.

É tudo momentâneo, o outro é um objeto de consumo, e quando surgir algo melhor, é so trocar.

Miguelito 16/02/2024

O livro é ótimo, mas não é um romance!
Confesso que iniciei a leitura achando se tratar de algo mais fluido e me frustrei um pouco ao perceber se tratar de um estudo de caso sobre o comportamento social nas relações afetivas ao longo dos anos. não estou com isso dizendo que é um livro ruim. muito pelo contrário, é ótimo! mas talvez algumas pessoas pensem que é um romance e acabem dando com a cara na parede. outro detalhe é que pode ser lido sem pressa de finalizar, visto que é separado por tópicos curtos que demandam reflexões. vale a pena demais!

Mayara1111 11/02/2024

Por que falar de amor,
E trocar o assunto no meio do caminho?

Não sou da área, mas amo flertar com filosofia e sociologia. No começo da leitura havia um misto de emoções: animadas com verdades incríveis e me sentido TÃO adulta. Um livro maturo, com assuntos dos quais consigo abrir a minha mente e explorar possibilidades e entender sentimentos

Até que? o livro parece ser outro. Sociedades, vários termos em outros idioma e sem explicações, detalhes sobre organizações políticas do mundo modernos, conceitos sobre Estados e situações de refúgio e me senti perdida e traída.

Não é um livro para qualquer um. Tive esperança de que em algum momento tudo ia fazer sentido, mas não fez. Queria poder ter aprendido algo, mas sinceramente, não acho que vou conseguir levar muito deste livro para vida.

Desculpa Baunam

Hiamara.Hespanhol 10/02/2024

Frágeis, descartáveis e inseguras!!
Três palavrinhas que podemos definir o amor líquido.

O amor se tornou um produto de consumo, que pode a qualquer momento ser trocado por algo melhor!! ?Todos querem comer o bolo e ao mesmo tempo deixá-lo intacto.?

Querem as delícias de uma relação mas ao primeiro sinal de dificuldade e o tédio já se pensa que talvez seria melhor se estivesse com outra pessoa.

O livro é uma reflexão crítica sobre a condição humana na sociedade contemporânea.

Infelizmente esperava mais, apesar do meu pouco conhecimento relacionado a esse tema, pois somente os primeiro capítulos foi mais esclarecedor sobre o amor líquido propriamente dito.

Talvez em uma futura releitura seja mais esclarecedor e eu consiga aproveitar a obra por completo. Porque esse final falando dos refugiados não se encaixou muito bem na minha cabeça ?
AndrAa58 11/02/2024minha estante
Esse estava na minha mira, acho que vou esperar um pouquinho

Mel Rodrigues 31/01/2024

Raso
Bauman é um grande nome nas ciências sociais aplicadas, um nome quase assustador em alguns momentos. Então ao encarar esse livro, eu não esperava nenhuma revelação inusitada sobre o amor (romântico ou não). Esperava, no entanto, uma reflexão atemporal, uma filosofia mais profunda sobre o sentir humano que o livro não entrega. Ele é raso. Ele é datado de uma época de telefonemas e sms. Ele é uma colagem de ideias de outros e citações de outros e partes de outros pensadores que se encaixam muito bem uns com os outros mas que cobrem demais do livro. Após ler essas 192 páginas eu sem dúvidas sei o que muitas pessoas quiseram falar, mas falta espaço para Bauman. Eu ainda não consegui tirar do texto o bastante para responder "O que BAUMAN quis dizer?".

Natche 28/01/2024

Uma boa leitura
Os capítulos 1 e 2 prendem muito a leitura pois ele faz a análise do amor líquido e vai esmiuçando o tema. São ótimos!
Já os capítulos 3 e 4 senti que a leitura ficou mais densa e truncada. Porque ele fez uma análise de sociedade, imigração, guerras etc.
mas no geral, gera reflexões bem interessantes.

Luiz358 07/01/2024

Ótimo.
Mais uma leitura obrigatória, a qual você lê e evolue como ser humano. Ao contrário do que achava, não fala apenas sobre "amor" mas basicamente também sobre as relações interpessoais. Sobre como as pessoas estão agindo, sabe? Tem até política no meio desse livro. Na primeira vez que li, achei um pouco difícil e chato, mas depois de algumas páginas, eu "aprendi" a ler. Curti demais.

Eddii 30/12/2023

Cansativo de ler
O livro não e ruim. Mas cansa a leitura, o livro e pequeno. Mas forma que foi escrito demonstra bastante esforço de compreensão, do que está sendo falado.

Luisansi 26/12/2023

Gostei do livro, mas nem tanto. Gosto do assunto, mas ele passa o livro todo só falando coisas meio óbvias e que está na cara de todo mundo. Acredito que as outras obras de Bauman sejam melhores.