UM AMOR EM MOVIMENTO

UM AMOR EM MOVIMENTO Fernando Moraes

Resenhas - UM AMOR EM MOVIMENTO

Lany Oliveira 26/06/2022

Um ótimo livro para quem quer sair de uma ressaca literária.
Um livro levinho, apesar de estimular nosso lado pensante. Com dois personagens principais de classe social e vidas distintas, que unem-se através de se aprofundarem no conhecimento de grandes pensadores da nossa história, sobre temas espontâneos.
Temas que nos fazem enxergar os sentimentos por uma nova perspectiva. Um livro inteligente, envolvente, cheio de filosofia ( é óbvio) e com um romance tão lindo , do qual estava com saudades de ser apresentada.
Joan e Martina, nossos protagonistas, se apaixonam no decorrer do livro de uma forma tão bela e doce que nos fazem suspirar de amores por eles. Gostei bastante da maneira de como eles não precisam de nenhuma cena ou beijo ardente para transmitir atração e amor genuíno um pelo outro, a construção do amor deles é belíssima.
Confesso que o final me desapontou, mais pelo motivo de está muito envolvida no casal, que gostaria muito de ler mais sobre eles.
Sempre tive um grande apresso pela filosofia e este livro reacendeu o meu encanto por ela.
Um ótimo livro para quem quer conhecer um estilo de escrita fora do hype atual ou simplesmente para sair de uma ressaca literária.

Eliza Cristina 08/12/2021

Um amor em movimento
Um livro calmo, que só de ler temos vontade de sair filosofando! Conta a história de dois professores de realidades diferentes que se apaixonam e fazem uma maratona de 10 dias de reflexão diária. E ao final da maratona, algumas coisas mudam nas crenças dos dois!

Beatriz3345 24/08/2021

Eu adorei esse livro, ele mostra duas realidades diferentes, Martina que desde bebê sempre teve tudo do bom e do melhor é Joan que lutou desde pequeno pra ter tudo que conseguiu, esse livro me fez refletir sobre muitas coisas.

Paula 31/01/2021

Favoritado!
Não tem como ler esse livro e não querer sair filosofando pelo mundo!
Gostei muito de como os personagens relacionaram os temas filosóficos com a vida diária, assim refletindo também na minha vida como leitora e ser humano.
A narrativa foca na filosofia, ainda assim a maneira como o autor fez o amor entre os protagonistas florescer foi encantadora!
Queria que tivesse um final com resoluções, apesar disso achei lindo demais.
Dei 4,5 estrelas por imaginar que os personagens poderiam ser muito mais aprofundados do que já são e seria muito interessante ter um enredo mais intenso, enfim acho que a história é ótima porém poderia ser muito melhor com mais aprofundamentos de situações e personagens.

Fe 05/02/2019

"Um amor em movimento", de Fernando Moraes
Tenho que começar dizendo que aprendi muita coisa com a leitura de “Um amor em movimento”, do escritor Fernando Moraes, mas dentre elas a que acredito ser a mais importante: Pratique sentimento!

E aí, curiosos?!

Então não deixem de conferir essa linda e inspiradora história de amor contada através dos olhos da filosofia…

“Um amor em movimento” conta a história de amor entre Joan Garcez e Martina Perez, professores universitários em Santiago, no Chile. De mundos completamente diferentes, descobrem muito em comum ao se aventurarem em uma caminhada peripatética pela universidade.

Mas o que seria uma caminhada peripatética, afinal? Foi um método utilizado por Aristóteles, que andava com seus discípulos pelos arredores da escola enquanto discorria sobre diversos assuntos. “Aristóteles acreditava que o movimento do corpo que se exercita ao caminhar trazia mais irrigação para o cérebro, melhorando assim as performances cognitivas.” (trecho retirado do livro, página 40). E é exatamente assim que o livro se desenrola… por meio de caminhadas peripatéticas entre Joan e Martina.

Joan é professor de filosofia e acredita que, bem como a matéria que leciona, sua função é despertar desejos, sonhos e desafios, impactando positivamente na vida das pessoas ao seu redor, começando por seus alunos. De família pobre, Joan passou por muitas privações e provações ao longo da vida antes de alcançar o status almejado.

Já Martina, apesar de ter nascido e crescido em meio ao luxo e riqueza, sempre se sentiu incomodada com esse estilo de vida. Com um coração bom e cheio de amor, tornou-se não apenas médica, mas sim uma defensora da humanização da medicina, compartilhando o sofrimento de seus pacientes no hospital público em que trabalha.

Eles se conhecem de forma pouco convencional e logo Joan propõe à Martina um desafio peripatético, com caminhadas regadas à muitas reflexões. Instigada pelo interessante filósofo e seu modo de ver o mundo, Martina aceita discorrer sobre o cotidiano pelos olhos da filosofia e juntos partem em busca de novas alternativas e conhecimento.

Durante a leitura, temos o prazer de conhecer (ou conhecer melhor) grandes filósofos e pensadores, como Aristóteles, Voltaire, Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre, Dalai Lama, entre outros.

Citações dão inicio a cada capítulo e já nos oferecem uma ideia do tema que será discutido entre os personagens. São temas cotidianos e de fácil compreensão, portanto é indicado à todas as idades.

É um livro que nos faz enxergar os sentimentos por uma nova perspectiva, levando-nos a questionamentos e discussões internas. Um romance inteligente e cheio de filosofia, mas super leve e gostoso. Um baita de um aprendizado!! Adorei conhecer esse estilo e amei a escrita do Fernando, então não posso deixar de indicá-lo a vocês.

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2018/11/27/resenha-um-amor-em-movimento-de-fernando-moraes/

Thaisa 27/11/2018

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é filosofar. Tudo bem que faço muito isso com meus botões, ou em meus textos, quando divago sobre os mais variados temas. Sou uma apaixonada por filosofia, apesar de não conhecer quase nada sobre os grandes pensadores. Quando me deparei com Um amor em movimento e vi que o autor aborda os pensamentos filosóficos de uma forma descomplicada, quis imediatamente começar a leitura.

Conhecemos Joan Garcez, um professor de filosofia de uma universidade em Santiago, no Chile. Suas aulas são conhecidas por seguirem uma didática diferenciada e por seus alunos o adorarem. Para ele, a filosofia é um meio de ensinar coisas como amor, sentido da vida, respeito, tolerância, etc. Depois de uma mudança nas normas da universidade onde o diretor decidiu que seria bom que os professores interagissem com todos os professores independente de qual curso ensinavam, num dos intervalos na sala de descanso ele encontrou Martina, professora da turma de medicina.

Martina Perez é médica, professora e acredita na medicina humanitária. Lutando para entender como funciona a maquina de café, Joan a ajuda e, entre  cafezinhos, os dois engrenam uma conversa interessante sobre filosofia, despertando a curiosidade da médica.

Desse encontro casual surge a ideia de um desafio proposto por Joan. Durante 10 dias eles praticariam a caminhada peripatética, baseada na filosofia de Aristóteles. No decorrer dos dias eles conversariam sobre assuntos diferentes do mundo cotidiano, usando o caminho que vai do estacionamento até a entrada da faculdade. E é aí que ele  apresenta Neruda, Voltaire, Aristóteles, Nietzche, Schopenhauer, Guilles Deleuze, Jean-Paul e outros pensadores para Martina, incentivando-a a compreender melhor os diversos temas através de uma perspectiva filosófica.

A história é tão envolvente e a leitura é tão rápida que devorei o livro em poucas horas. Queria ter conseguido ler mais devagar e fiquei me demorando na leitura de propósito, tentando absorver a mensagem e degustando tudo. Fernando Moraes nos leva a refletir sobre solidariedade, cidadania, tolerância, consumismo, socialismo, política, religião e especialmente sobre o amor, de uma maneira simples de ser compreendida.

Me segurei muito para não marcar o livro inteiro. Foi difícil me controlar, mas ainda assim, grifei várias partes e fiz algo que nunca fiz na vida: escrevi comentários nas margens! Vocês tem noção do quanto que fiquei envolvida pela leitura?

Cheio de citações maravilhosas, com uma linguagem descomplicada e um desenvolver gradual e envolvente da narrativa, um Amor em Movimento é daqueles livros com aparência simples, mas que carregam uma mensagem profunda que queremos levar pro resto da vida em nossos corações. Leitura mais do que recomendada e apesar dele ser classificado como autoajuda, achei ele bem longe disso!

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/11/resenha-um-amor-em-movimento-de-fernando-moraes/

Bibliote_cah 25/11/2018

Lindo
Já pensou juntar amor e filosofia? Pois então, no livro Um amor em movimento do autor Fernando Moraes você vai descobrir o quão lindo é juntar as duas coisas. Nessa bela história Fernando nos mostra reflexões filosóficas de maneira descomplicada, e nos ensina que a filosofia está nas pequenas coisas do dia a dia, não somente nos livros, nas aulas, etc. Vamos conhecer Joan, um professor universitário de filosofia e Martina, uma médica e professora de medicina. Ambos vivem em mundos diferentes, tanto na profissão quanto socialmente. Após uma decisão do superior da universidade, todos os professores começam a se reunir na mesma sala, e foi aí o primeiro encontro desses dois. Após algumas conversas e Joan vendo o interesse de Martina na filosofia, eles decidem que vale a pena refletir sobre o dia a dia durante a caminhada que fazem do estacionamento a entrada principal da universidade, foi aí que Joan teve a ideia de propor o desafio peripatético baseado na filosofia de Aristóteles, seriam 10 dias de caminhada do estacionamento até a entrada principal do prédio fazendo reflexões. Alguns filósofos foram apresentados durante a caminhada, como: Neruda, Voltaire, Jean-Paul, entre outros. Durante o desafio surge nos dois um sentimento de amor recíproco, mas nenhum dos dois revela esse sentimento. Foram dias extremamente produtivos para ambos. ???
Bom, eu achei incrível essa experiência de ler algo que junta filosofia e amor. É a primeira vez que leio algo assim e me encantei, poder conhecer alguns filósofos que ainda não conhecia, ver citações e descobrir o quão linda a filosofia pode se tornar, e como ela está presente no nosso dia a dia. Gostei muito da obra, da diagramação do livro, a cada novo capítulo temos uma página decorada e uma citação, o livro é de leitura rápida, e super maravilhoso, a escrita do autor é muito boa, e nos envolve desde o início. Recomendo!