O Fundo é Apenas o Começo

Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Mari 22/04/2024

Amei!!!
Quando comecei a ler esse livro estava sem expectativa alguma e no início fiquei perdida, insisti porque sabia que Neal Shusterman tinha algo pra entregar e ele entregou muito mais do que eu esperava.

Não vou me alongar, só dizer que leiam! Não vão se arrepender.

Bárbara 10/04/2024

Acompanhamos sob a pele de Caden, um adolescente de 15 anos, seu percurso pelas águas caóticas de um transtorno psicológico. O livro é tão bem escrito, metaforizado e colocado em perspectiva que o resultado é uma leitura até mesmo difícil, de tão dolorosa - ao menos para quem sabe o que é lidar com ansiedade, paranoia, obsessão, depressão, medicamentos, dentre outros desafios. E ainda assim, ao apresentar a metáfora da jornada do navio em alto-mar, de alguma forma a narrativa é suavizada sem perder o seu poder.
Recomendo a leitura para quem queira entender o que é passar por algumas doenças mentais, mas alerto para a presença de muitos gatilhos relacionados ao tema.

anapno_ 28/03/2024

Aventura em mar aberto! ?
Um livro que apresenta uma temática tão pouco falada de forma tão inovadora e respeitosa.

Foi uma leitura demorada, pois não é um livro tão fácil de ser lido, principalmente pelas mudanças de cenários e pelo processo de entender toda a dinâmica de pensamentos e comportamentos do protagonista no decorrer da trama (principalmente no início, pode parecer um pouco confuso).

Gostei muito de acompanhar a jornada de Caden, suas dores, dúvidas, frustrações e aprendizados. Também gostei muito da ambientação que o autor trouxe do navio e dos tripulantes, bem como da ambientação no hospital psiquiátrico e todos os desafios que o protagonista vivencia lá.

Um livro sensível e arrebatador. Por muitas vezes me deixou reflexiva com temas tão importantes de serem falados e que são retratados neste livro de maneira tão envolvente e simbólica. ?

Jenni 08/03/2024

Comecei despretensiosamente esse livro, e acho que essas são sempre as melhores leituras. Estive muito envolvida com a narrativa o tempo todo, porque me lembrou muito o Philip Dick. Não necessariamente o enredo de um livro dele, mas ele, sua escrita, seu processo de adoecimento... É um livro excelente para se sentir acolhido e compreendido, dentro de uma coisa que a maioria das pessoas não vai entender. Ao mesmo tempo que, respeitosamente, leva um pouco da experiência àqueles que estão do outro lado do vidro. Paulo Coelho fez um pouco disso em Veronika decide morrer também.

A nota do autor foi para fechar com chave de ouro, com certeza!

Geovana 20/02/2024minha estante
????

Verônica 12/02/2024

"O medo de não viver é o temor profundo e duradouro de ver o seu próprio potencial se degringolar num irredimível fracasso em que o "deveria ser" é esmagado pelo "é"."
É um livro sobre doença mental, o autor conseguiu retratar muito bem a realidade de quem passa por isso, apesar de algumas partes serem um pouco arrastadas. No início da história não da pra entender o que o autor está querendo dizer e para que rumo isso vai, mas do meio para o final as peças vão se encaixando e vai fazendo sentido. Gostei muito da reflexão e da metáfora trazidas pelo autor, é um livro muito bom.
"Há momentos em que posso imaginar as pessoas que me conhecem daqui a dez anos, dizendo coisas como "Ele tinha tanto potencial" e "Que desperdício". Penso em tudo o que quero fazer e me tornar."

Miriam172 09/02/2024

Muito bom! O livro conta em primeira pessoa a história de um adolescente com transtorno mental e suas idas e vindas entre a realidade e a paranoia. Maravilhoso!

Wania Cris 01/02/2024

Aprendendo a encarar o abismo de volta...
Caden é um adolescente tentando lidar consigo mesmo, com as vozes de sua cabeça, com a adolescência e com o que as pessoas esperam dele. É impossível não solidarizar com suas angústia, dúvidas, certezas, desespero e medo. É uma estória fictícia, mas parte da realidade de muita gente, inclusive do autor.

O começo só livro é confuso por sua construção, mas ao longo da leitura a gente vai se encontrando. Muitas coisas são explicadas, outras tantas ficam como estão porque nem tudo na vida tem resposta.

A tradução de Heloisa Leal é inteligente e sensível, combinando bem com a mensagem da obra.

Recomendo, desde que você esteja seguro.

Mari 12/01/2024

A princípio minha cabeça deu vários nós, me perdi na confusão da mente do Caden e em alguns momentos me identifiquei com o fato de estar perdido e não ter controle. Com o passar dos capítulos as coisas começaram a fazer sentido e a mensagem final é ótima.

Laércio Damião 11/01/2024

?O fundo é apenas o começo?
Caramba, que livro? ?
Não criei expectativa nenhuma pra essa leitura, mas ela me surpreendeu. E MUITO!
O livro entra fundo em um assunto pesadíssimo e e me abriu a mente a respeito. Nunca parei pra pensar a barra que deve ser passar por situações parecidas com as retratadas no livro. ?
Que Deus esteja presente na vida de todas as pessoas e famílias as quais passam por isso. ??

Recomento muito essa leitura, mas notifico que é um livro triste e que pode ser gatilhos pra algumas pessoas.

Bia 07/01/2024

O fundo é apenas o começo
Esse livro pra mim no começo foi muito difícil de entender, apesar dos capítulos curtos demorei muito a terminar , mas depois que fui entendendo do que se tratava, comecei a gostar.

Matheus.Campos 25/10/2023

Angustiante e comovente. Para quem gosta de histórias densas
Um dos melhores livros do ano que já li na minha vida. Não canso de indicar para todos que lutam duramente contra a depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental. E a trajetória do Caden simplesmente me emocionou bastante mas não me canso de declarar o meu amor por este livro.

Airma 03/10/2023

Cara, um livro sobre doença mental... me quebrou legal, me deixou um pouco confusa confesso, mas ele é otimo, é a mensagem desse livro e perfeita, chorei ??

Cris 03/10/2023

?Você não é o primeiro e nem será o último.?
?Saber que há algo errado sem poder detectar o que seja.?

?Ele tinha tanto potencial. Que desperdício.?

?Só porque a viagem é longa, não significa que você deva participar dela para sempre.?

Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.

Caden Bosch está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.

Caden Bosch é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.

Caden Bosch é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.

CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.

Caden Bosch está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.

Caden Bosch está dilacerado.

Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.