O Fundo é Apenas o Começo

O Fundo é Apenas o Começo Neal Shusterman
Brendan Shusterman

Resenhas - O Fundo é Apenas o Começo

Heliton 02/02/2021

Mergulhando em fossas oceânicas.
Este livro aborda sobre algo real e bastante atual e que, para mim, foi muito bem transmitido. Apesar da narrativa mostrar-se bastante confusa inicialmente, é durante o avanço dos capítulos que os acontecimentos, antes incompreensíveis, começam a ter um sentido.

A história conta sobre um certo período da vida do personagem Caden Bosh, um garoto de 15 anos e um aluno acima da média em sua escola. Caden também faz parte da tripulação de um navio que está indo em direção ao ponto mais profundo da terra, um lugar que reserva apenas uma única coisa para quem o alcança, a eternidade.

"O Fundo é Apenas o Começo" ou "Challenger Deep" na versão americana, é um livro que não se trata especificamente de falar a fundo sobre a saúde mental, na verdade, trata-se de colocar o leitor na visão de um personagem que tem um tipo de doença. De uma forma bem sensível, inspirada pela experiência do próprio autor, vamos presenciando as consequências que ela ocasiona na vida de Bosh e das pessoas que o cercam.

Em 161 capítulos bem curtos, a narrativa vai mesclando entre a realidade e a ilusão; em um deles, o personagem se torna você, você é ele, você se ver no lugar dele, e essa é uma das partes mais interessantes da qual gostei, pois creio que seja uma das propostas do livro. Essa linha tênue entre sentir e saber, sobre as coisas que o personagem fala, é cuidadosamente balanceada para causar essa sensação de proximidade com o estado de espírito de Caden, e para poder entender ainda mais a real situação dele.

Distinguir e fazer analogias se tornará algo comum durante a leitura, será um caminho para revelar os plot twists da história, muito embora alguns sejam bem mais fáceis de se associar do que outros.

Após o fim da leitura, por curiosidade maior, recomendo assistir o vídeo da entrevista do autor no "2015 Miami Book Fair", onde ele fala mais sobre a origem do título escolhido, sua inspiração, sobre a premiação ganha pela publicação e outras coisas mais que são bem interessantes também.

ACarolinneUs5 19/03/2020

Incrivelmente incrível
Recomendo demais, leiam.
Dá pra entender o motivo deste livro ter ganhado tantos prêmios.
Não sei explicar tudo que senti lendo-o.
É uma estória psicológica que mexe com a gente.
Este foi meu primeiro livro do autor e já virei fã.
Aqui vai, então, algumas passagens que levarei para a vida:
"O silêncio deve existir para que haja a sístole e a diástole. E você é as duas coisas: a presença e a ausência. E esse conhecimento é tão magnífico que não cabe dentro de você e o compele a compartilhá-lo, mas você não tem palavras para descrevê-lo, e sem as palavras, sem um modo de compartilhar a sensação, ela te destrói, porque sua mente não tem espaço para conter o que você tentou pôr dentro dela... Mas nem sempre é assim."
"Você vê demônios nos olhos do mundo, e o mundo vê um poço sem fundo nos seus."
"Se a única medida da realidade que se tem é a própria mente... o que acontece quando ela se torna uma mentirosa patológica?"
"Eu costumada ter medo de morrer. Agora tenho medo de não viver. Há uma diferença. Passamos a vida planejando o futuro, mas às vezes esse futuro nunca chega."
"Embora uma parte de mim tenha começado a perceber quando uma ideia é delirante, há outra que não tem escolha a não ser acreditar no delírio."
"Ainda não decidi se o suicídio é um ato de coragem ou de covardia. Se é um sinal de egoísmo ou de altruísmo. Será a forma mais radical de autolibertação, ou um gesto barato de autodomínio?"
"Este lugar é um inferno com o qual estou familiarizado. E o diabo que a gente conhece é melhor do que o que não conhece."
"Estou prestes a me conscientizar de algo. Mas não quero. Luto para continuar na minha feliz ignorância, mas não posso."
Heloiupy 19/03/2020minha estante
Gostei muito do Ceifador dele, mas são assuntos totalmente diferentes... Quero muito ler este livro, ainda este ano... e, pelo jeito vou conseguir!!!

ACarolinneUs5 19/03/2020minha estante
É isso aí! Leia mesmo. :D
Sou doida pra ler Ceifador

Ãriâ¤ï¸ 21/03/2020minha estante
Quero muito ler...

Layanne.Cardoso 23/01/2021minha estante
Aff deu pra sentir daqui cada sentimento desse livro,preciso ler urgente!!???

Aninha 24/01/2021minha estante
Só os quotes foram o bastante pra me convencer a ler hahah

ACarolinneUs5 28/01/2021minha estante
Leiam leiam ?

Amanda 29/01/2021minha estante
O livro é de fácil compreensão? O autor utiliza muitas palavras científicas?

Nati Morgan 25/08/2020

Eu entendi a importância desse livro e até mesmo a importância deste livro pro autor, mas eu não gostei, eu não consegui me apegar ao Caden e eu nunca entendia qual era a das alucinações dele, tanto que demorei pra lê-lo, enfim, achei ok.

Sil | @silestalendo 25/01/2021

Eu tive que reler os primeiros capítulos 3 vezes até finalmente desistir de entender e tocar adiante. E o começo é extremamente confuso e desconfortável, mas talvez essa tenha sido a intenção do autor desde o começo, afinal a doença mental tratada nesse livro é para ser desconcertante.

Não dei 5 estrelas porque foi muito difícil de ler - e não só pelas crises e momentos de desespero que o Caden passa -, mas pela lentidão e estranheza que precisei enfrentar. Ainda assim, essa é uma história muito incrível e necessária; principalmente se você quer tentar entender um pouco sobre a mente humana.

geo 18/01/2021

O começo é bastante confuso, mas quando toda essa confusão começa a ser explicada, percebemos o quão complexa é essa história. Amei muito o final e a nota deixada pelo autor, é de deixar o coração bem quentinho!

Rejane.Viegas 24/03/2021

Denso
Um livro cheio de detalhes e bem denso, te faz ficar imaginando e se colocando no lugar do protagonista o tempo inteiro. Apesar do momento não estar propício pra esse tipo de livro, eu amei muito.

Luiza 26/04/2021

Não pensei que fosse gostar tanto
Esse livro me surpreendeu de diversas formas. Ele conta a história de Caden, um adolescente de 15 anos que começa a apresentar alguns transtornos psicológicos e a gente vê como isso afeta sua vida e a vida de sua família. Ao mesmo tempo acompanhamos Caden como tripulante de um navio que tem como missão chegar ao ponto mais fundo do oceano, na fossa da Marianas (challenger deep). Até metade do livro pode ser meio confuso mas depois você começa a entender o que está acontecendo e foi perfeito pra mim. Esse livro me tocou, me senti muito próxima do Caden e tudo que tava acontecendo. Foi uma leitura muito fluida pois os capítulos são bem curtinhos. Talvez não funcione para todo mundo, mas recomendo demais.
B.norte 27/04/2021minha estante
Tenho vontade de ler esse livro!

Luiza 27/04/2021minha estante
nossa, não sei descrever o tanto q amei esse livro. Mas é uma história meio pesada com alguns gatilhos

B.norte 28/04/2021minha estante
acho que tenho um psicológico bom pra histórias pesadas... eu acho... ???

Isis Porto 28/01/2021

Confuso e lento, porém necessário
No começo dá pra ficar totalmente perdido no que tá acontecendo e se perguntado "e esse navio? o que tem haver?", vai ficar perdido mesmo até a metade do livro que é quando as coisas começam a se encaixar e você vai montando o quebra-cabeça, entendendo e associando as coisas, a intenção do livro é que seja essa mesma e que você entenda o porquê dele ser assim, que a doença do personagem não é fácil pra ele e nem pra a gente que tem que lidar com isso.
Livro muito bom, aumentei a nota após a discussão na live do GF e tudo fez sentido, muito bom mesmo

mayfranca 25/06/2020

Este é um livro muito importante para entender como transtornos mentais como a esquizofrenia funcionam. Livros com histórias ficcionais aumentam (muito) o senso de empatia das pessoas, porque você vive na pele de uma pessoa que não é você.
Tenho certeza que eu, mesmo sendo uma pessoa com histórico de depressão e ansiedade, que sempre fui compreensiva quanto a transtornos mentais, tive a minha mente mais aberta após esse livro.
Todo o paralelo entre o real e o navio passam a fazer cada vez mais sentido no decorrer da história e suas relações.

"Nossa esperança é de que O fundo é apenas o começo conforte aqueles que passaram por isso e lhes mostre que não estão sozinhos. Também esperamos que ajude outros a sentirem empatia e a compreenderem como é navegar pelas águas obscuras e imprevisíveis dos transtornos mentais." (nota do autor)
Giuliana Sperandio 25/06/2020minha estante
Eu amo a escrita desse autor, vou colocar na lista

Arthicus 19/04/2021

O fundo é, de fato, apenas o começo!
Este foi meu primeiro contato com Neal Shusterman e serviu para me interessar pelo outros trabalhos do autor!

"O fundo é apenas o começo" é um livro muito confuso até mais ou menos a metade e depois disso, apesar de as coisas ficarem mais claras, podem ainda ser complicadas, mas isso é intensional pois até Caden, o protagonista, se sente perdido.

Não entrarei em detalhes sobre os assuntos trabalhados no livro, e aconselho talvez não pesquisar, mas saibam que há algo sobre saúde mental que, ao meu ver, é muito bem trabalhado, não só trazendo o assunto para o holofote, mas também falando sobre o quão as vezes pode ser complicado falar sobre saúde mental.

Definitivamente uma recomendação!

Carolina Tonglet Monzi 24/03/2021

Necessário
Um tapa na cara da sociedade!
O mundo deveria ler esse livro!
Perdeu uma estrela porque a narrativa não é tão fluída e as vezes o livro se torna maçante.

Bi Faria 20/01/2021

| Resenha
Capa maravilhosa! E foi uma leitura surpreendente, intensa, emocionante e necessária.
Caden Bosh é um garoto de 15 anos que leva uma vida normal, estuda, monta games com os amigos e convive com seus pais e irmã mais nova.
O que ninguém ainda sabe é sobre a sua missão em alto mar para Challenger Deep onde enfrenta muitos perigos ao lado da tripulação que trabalha arduamente para cheguem ao seu destino.
O capitão e seu papagaio conversa bastante com Caden, até ser escolhido para desenhar toda a viagem e experiências em alto mar. Ele sabe dos perigos que as profundezas trazem, mas quer descobrir o que existe lá.
Seus amigos percebem a diferença dele, que parece cada vez mais conectado somente com seus pensamentos.
Mentir passa a ser fácil quando seus pais o querem na equipe de corrida da escola. Ele sai todos os dias, eles acham que é para correr, mas ele anda quilômetros e quilômetros absorto em seus pensamentos.
E essa necessidade de ficar andando é tão grande que seus seus pés machucam, então seu pai resolve lhe seguir e precisa tomar uma atitude por vê-lo completamente fora do ar.
A viagem em alto mar continua ferozmente, mas será que Caden irá chegar onde deseja? Agora existe a cozinha branca de plástico e muitos coquetéis .

O autor com uma escrita leve e fluida nos transporta para mente de Caden, nos fazendo sentir todas as suas angústias e dúvidas.
Essa história brilhante em alto mar nos mostra a doença mental, e como é navegar pelas águas obscuras e imprevisíveis dos transtornos mentais. E ao ler a nota do autor me emocionei: "... esperamos, que, quando o abismo olhar para você, você seja capaz de retribuir o olhar corajosamente."
"O que vejo quando fecho os olhos? Às vezes, uma escuridão que o ultrapassa tudo o que sou capaz de descrever. Ela pode ser gloriosa ou aterrorizante, e raramente sei qual das duas vou encontrar." "Preferiria mil vezes que as pessoas pensassem que sou um profeta, e não um pobre garoto doente." @nealshusterman @edvalentina