King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

elizanerin 07/04/2024

Grishaverso em seu auge
Esse primeiro livro realmente me passou a sensação do Grishaverso de Sombra e Ossos, e também nos trouxe muitas referências a Six of Crows (que não teve muita relação com Ravka em si, apesar da jurda parem).
Nikolai é sempre um querido, e aqui não foi diferente. Ele é tudo e nada ao mesmo tempo, um personagem complexo, que entra em contradição ao mesmo tempo que se mantém firme. Eu, honestamente, acho incrível.
Quando eu soube que a Zoya era protagonista desse, não gostei muito, porque ela não era uma das minhas favoritas, mas ela é maravilhosa, icônica. A história dela também é bem forte. Ela é todas as coisas.
NINA ZENIK minha querida, amada, maravilhosa Nina! Chorei muito com ela enterrando o Matthias e finalmente o deixando ir no solo de seu, apesar de tudo, amado país. Ela é uma personagem sensacional, com motivações muito bem infundadas e uma narrativa nota 10.
Hanne? Comecei sem ter muito o que pensar sobre ela, mas quando me vi, estava achando ela extremamente forte e uma personagem meio incógnita. Ela cresce na gente da mesma forma que vai crescendo em Nina (estou shippando muito).
Sobre o plot em si que envolve o Darkling e a jurda parem, sinceramente é o mix perfeito entre Shadow and Bone (que eu não gostei muitok) e Six of Crows (que é uma das minhas fantasias preferidas da vida).
Os casais sempre têm uma tensão enorme, fico maluca kkk
Muito ansiosa pelo segundo, já vou começar a ler imediatamente. A Leigh é uma escritora sensacional.

ceci 02/04/2024

!!
Stop punishing yourself for being someone with a heart. You cannot protect yourself from suffering. To live is to grieve. You are not protecting yourself by shutting yourself off from the world. You are limiting yourself.

sofia 01/04/2024

Continuação da série
Eu fiquei em choque pq n esperava q aql do final fosse acontecer e mal posso esperar p ler o próximo livro!

miya.s.m. 29/03/2024

Finalmente continuei a narrativa
Não gostei da trilogia de Sombra e ossos. Six of crows foi a melhor duologia que já li, e espero que king of scars entre na competição. Rever a Nina, o Nikolai e a Zoya novamente deixou meu coração quentinho, eu precisava muito ler algo deles para matar a saudade, não de todos, mas, a cada vez que mencionaram algum dos corvos, eu sentia um pouco de saudade. Não sabia que dava pra amar tanto esses personagens.
A missão da Nina foi maravilhosa, ela sempre se mostrou tão forte e com o poder que conseguiu demonstrou que vai realizar taantass coisas! hehehe. Mal posso esperar pelo próximo.
Já Nikolai... que dor, ele definhando cada vez mais pela maldição do darkling me deixou tão triste, ele só se lasca nessa história. E a Zoya tá lá para consertar. Exceto quando foram para a casa dos deuses, gente... Que cenas. Foi totalmente inesperado para mim.

allofem 28/03/2024

A mente de titânio de Leigh Bardugo.
É o sexto livro que leio do ?Grisaverso? e nossa - eu continuo sendo infinitamente surpreendida pela capacidade de organizar enredos, unir pontos inicialmente desconexos, criar o absurdo sem beirar o utópico, enfim, as habilidades de escrita de Leigh Bardugo.
Pode soar como um esquema de pirâmide - ler a trilogia Sombra e Ossos e depois a duologia Six of Crows, o melhor enredo até agora - mas vale a pena DEMAIS. King of Scars traz pontos de vista diferentes, com clímax diferentes, mas que todos os trajetos se unem em uma única bifurcação. Isso é feito com uma maestria surreal, rica em detalhes, com planos de fuga e guerra tão bem feitos que parecem históricos, não fictícios.
Desde Six of Crows, ela trouxe personagens tão diferentes entre si e tão bem construídos que eu pensava ?isso é exatamente o que Matthias diria?. E nada clichê ou sensacionalista: foi como ler pensamentos sem perceber. O mesmo acontece com Nikolai e Zoya nessa perfeição de livro.
Se Bardugo escrever receitas de bolo, eu vou ler com a mesma devoção. É incrível. Uma verdadeira mestre da fantasia e da literatura em si, que merece muito mais reconhecimento.
Por favor, leiam MUITO!

Luísa 26/03/2024

DEFENDO ATÉ O FIM
Outro livro da Leigh que superou TODAS minhas expectativas.

Deve ser uma estratégia fazer a trilogia de sombra e ossos daquele jeito pra depois vir com essas BOMBAS. Será que é pra expetativas virem baixas e a gente se surpreender? Porque NÃO É POSSÍVEL.

Muito difícil superar six of crows no meu coração mas eu AMEI esse livro. Sou apaixonada pelos personagens e amei me aprofundar na história deles.

Nikolai é meu protegido e defenderei até a morte, foi meu personagem preferido na trilogia e amei me aprofundar na história dele. Quem não gosta de um loirinho sarcástico??

Zoya é A MAIOR, alguém avisa? Não consegui me apaixonar por ela em sombra e ossos mas sabia que seria uma personagem complexa e interessante, e foi mesmo. QUE HISTÓRIA. Se a diva tem 0 fãs, eu estou morta.

E Nina, sério ? eu amo TANTO. Fiquei tão triste com o fim dela na duologia mas é claro que a diva sofre, mas sofre entregando né. Perfeita demais, e amei ela com a Hanne ??

Estou SHIK SHAK SHOCK com o final e minhas expectativas pro segundo estão GIGANTES.

starsvhs 25/03/2024

De volta ao grishaverso
"Quem não queria pensar que o destino tinha um plano para ele, que seus sofrimentos e fracassos eram só o prólogo de uma história mais grandiosa?"

Confesso que minhas expectativas pra esse livro não estavam altas, então eu fui surpreendida.
Nikolai é um personagem que me cativou desde a sua primeira aparição na trilogia Grisha, neste livro temos pontos de vista dele, e de mais três personagens (não contando o primeiro capítulo, pois quem já leu outros livros da autora sabe).
Eu não sabia absolutamente nada da história quando peguei pra ler, e desde as primeiras páginas já fiquei intrigada. Os personagens são tão cativantes que a leitura flui muito bem, e é possível ler várias páginas em um dia só. Porém confesso que em algumas poucas partes eu me perdia um pouco no que estava acontecendo por causa das descrições e tinha que ler o parágrafo de novo.
Bom destacar o desenvolvimento da Zoya que é perceptível ao longo do livro, ela é uma personagem fantástica e eu espero que a Leigh Bardugo aproveite-a no próximo livro.
E o final??? Simplesmente fiquei rindo de nervoso, é um ótimo gancho pra te deixar com os dedos coçando pra começar o próximo livro.

Renata 22/03/2024

Os Grishas que amamos
Esse livro vale 100% a pena porque as personagens são absolutamente maravilhosas. Nina e Zaga rainhas.
Achei que a história poderia se desenvolver um pouco mais pelo tamanho do livro, mas é sempre um prazer revisitar os lugares já conhecidos, as personagens que queremos acompanhar o destino.

Paulo Henrique 19/03/2024

O ruim de voltar a um universo conhecido são as expectativas
E eu ainda acho esse livro muito bom, mas por pouco.
A primeira parte é tão arrastada para quem já conhece esse universo que parece não se tratar de uma sequência. Em partes foi bom relembrar uma ou duas coisas que realmente haviam ficado no esquecimento, mas isso se arrastou de uma forma desnecessária.
A segunda parte faz mais jus ao universo que conheço e gosto com mais magia, interação, tramas políticas, traições e reviravoltas.
Mas sinto que esse livro é muito mais da Zoya do que do Nikolai e aqui não é bem uma crítica, pois a Zoya por si só justifica a existência dos livros do universo grisha, mas o Nikolai foi vendido como esse protagonista que não entregou nada além de bom humor e sarcasmo.
Eu torci muito para que algumas coisas dessem errado sim no final, e que bom que deu, pois o desenvolvimento da história estava muito linear e correto, não houve sensação de urgência e de apreensão até o final.
O plot feminista da Nina é muito poderoso e bem feito, e merecia estar em um livro de contos do universo grisha, mas pelo menos nesse primeiro volume da duologia, não se justifica estar atrelado a história de Nikolai e Zoya.
Um livro 3,5... que é muito bom, mas eu já conheci Six of Crows, eu sei o potencial que esse universo e essa autora tem, então minhas expectativas eram maiores sim.

leninha 18/03/2024

Sinceramente, n esperava nada menos da rainha leigh bardugo ??
confesso q no começo eu achei um pouco arrastado, mas nada ao ponto de pensar em desistir da leitura.
a única coisa q me incomodou foi q os pontos de vista ocorrem em lugares diferentes, ent várias vezes eu fiquei tipo "MDS EU NAO QUERO SABER DISSO" e quase pulava alguns povs, principalmente os da nina.
falando na querida, eu gostei bastante do enredo dela, mas eu tava TAO mais interessada no nikolai e na zoya ??
mas tirando isso, eu achei a história interessantíssima, os personagens maravilhosos e cativantes e os plots foram chocantes.
o gancho pro próximo livro foi IMPECÁVEL, tanto q estou desesperada pra ler ?

ps: toda vez q a nina mencionava os crows eu quase morria do coração ?? saudades dos meus amores

Akta 09/03/2024

Os similares se atraem
Particularmente minha felicidade desse livro é vê o que aconteceu após a dobra e como Nikolai esta sendo como rei, como sua relação com o monteo evoluiu, com Zoya,como Nina esta superando, muito bem planejado, ansiosa pelo próximo

lua 06/03/2024

Zoya você é a dona desse livro
Eu entendo você, Nikolai. Se apaixonar somente por mulheres que podiam acabar com sua raça em um segundo...

Enfim, sobre o livro. Achei muitíssimo parado, e tinha altas expectativas. Não foi ruim, mas não foi bom. Honestamente, as cenas da Zoya era que me animavam. Espero que próximo livro tenha mais ação!

Eu amo a Nina, mas sério, não tava aguentando mais... Ainda não sei se gostei dessa junção da Hanne com a Nina. Veremos.

Se até esse querido voltou no final, porque NÃO DÃO OS PODERES DE VOLTA PARA A ALINA. Leigh eu nunca vou te perdoar.

Bom, próximo livro tragam muito zoyalai por favor, grata

Wen 04/03/2024

É muito bom voltar a Ravka, pensei que veria nossos amigos de Kerch, mas aparentemente só no próximo livro, no entanto, mesmo sentido saudades, ainda aproveitei a leitura maravilhosa que é esse livro, sensacional.