Ely 04/11/2020"Minha implacável Zoya""Por que nunca podemos nos disfarçar de pessoas ricas?” questionou, tirando o manto medonho que Tamar lhe trouxera e prendendo-o sobre o kefta.
"Um comerciante de seda e sua modelo glamourosa?", perguntou Nikolai.
"Sim. Vou até bancar o comerciante. Você pode ser minha bela musa.”
"Zoya, você acabou de me chamar de bonito?"
"Tudo parte do ato, Vossa Alteza."
Quando terminei a Duologia Six Of Crows, fiquei muito ansiosa para começar esse livro; não só porque teríamos uma das protagonistas de SOC, mas mais ainda por motivos de: Nikolai Lantsov e Zoya Nazyalensky.
Desde de Sol e Tormenta, eu sou apaixonada no Nikolai, e Zoya ganhou meu coração em Ruína e Ascenção, e meu Deus. Nesse livro, eles são absolutamente TUDO.
Ver Ravka depois dos acontecimentos da trilogia Grisha me fizeram sentir medo e esperança. Porque não está tudo bem, os cofres estão vazios, os exércitos não tem a mesma força de antes. Porém, reencontrar os personagens me deixou muito feliz. Ver como eles estão lidando com seus medos e amores e com o poder que exercem no país me deixou orgulhosa.
A escrita da Leigh continua perfeita, descritiva e sagaz. Não foi uma leitura rápida para mim, mas aproveitei cada segundo.
Confesso que o ponto de vista da Nina me incomodou um pouco, por ser a única narradora que não estava em Ravka, não consegui me importar tanto com o que estava acontecendo. Obviamente, chorei horrores com algumas coisas que acontecem no plot dela, mas mesmo assim, foi a parte mais difícil do livro, na minha opinião.
A magia nesse livro é tão forte e palpável. Tudo começa a fazer sentido, coisinhas plantadas nos primeiros livros e que as respostas estão nesse.
“Por que você não me beija docemente pela manhã, Zoya?”
“Eu não faço nada docemente, Sua Alteza.”
As narrativas da Zoya e Nikolai são incríveis. Ambos são engraçados e divertidos ao seu modo. Mas tem seus medos, segredos e coisas dais quais precisam se curar. E a relação entre eles é tão bem escrita e condizente com quem eles são, que meu deus @#@##
[email protected]$# não é apenas um romance, é uma parceria, é uma confiança mutua, é saber o que cada um precisa e respeitar isso.
O final é digno de Leigh Bardugo, uma reviravolta que eu não imaginaria NUNCA NA MINHA VIDA. Fiquei um tempo relendo o final porque eu simplesmente não acreditava.
Amo o universo dela, e quero muuuito ler o próximo livro dessa duologia.