King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

Bia 04/04/2022

primeiramente: eu te amo nikolai. ok, agora que já me declarei, fico tranquila em dizer que não dei 5 estrelas porque não achei a história TÃO envolvente assim. é o tipo de livro que tem personagens maravilhosos, complexos e bem desenvolvidos mas que não tem um enredo cativante como six of crows, por exemplo. pelo menos essa foi a sensação que eu fiquei?

o que me prendeu mesmo foram os personagens. eu geralmente tenho preguiça quando o autor coloca um personagem novo pra narrar capítulos, mas nesse caso eu adorei. o isaak foi uma surpresa muito boa, eu amei acompanhar a história pelo ponto de vista dele. a zoya também foi uma surpresa. era uma personagem que eu achava insuportável em sombra e ossos mas depois de ler king of scars eu seria capaz de criar um fã clube pra essa mulher vê se pode ?

enfim ansiosa pra ler o segundo livro logo

Bruninha 08/05/2021

O início foi meio chato,foi bom por ver personagens que eu amo novamente mas tirando isso não foi lá muito legal. Conforme a história foi rolando a coisa foi ficando doida,foi aí que me pegou,acontecia tanta coisa que minha cabeça nem aguentando mais estava. O final me deixou sem palavras,tô ainda processando tudo que aconteceu. Como a Leigh vai resolver isso tudo cara?

lAvia 06/08/2023

"Korol Rezni"
Como é bom reencontrar o nikolai e a zoya! e de continuar acompanhando a nina, claro. é uma boa continuação para a duologia "six of crows", mas não a supera (o que seria dificílimo). sinto que o problema com "king of scars" é que ele precisava ser melhor desenvolvido. tive a impressão de que algumas coisas foram corridas demais para serem bem representadas. resta esperar que "rule of wolves" desenvolva esses temas melhor que seu sucessor.

mareghafa 04/05/2021

eu não fazia ideia do que esperar de king of scars pois cada livro da leigh é uma surpresa nova, mas uma coisa não mudou, quanto mais eu lia, mais eu queria continuar. foi ótimo ver as aventuras desses personagens, o desenvolvimento deles, e lógico, o final surpreendente.

YisraelC 26/03/2022

Um pouco parado em comparação aos outros dois últimos. No início parece que vamos ter o mesmo ritmo frenético de Croocked Kingdom, porém isso não acontece... O livro se mostra bem parado para resolver algumas questões mais políticas sobre o governo e o país de Ravka, e somos apresentados aos acontecimentos mais interessantes mais para depois da metade do livro. Não que as questões políticas não sejam interessantes ou importantes, mas acho que poderia ter tido uma mesclagem aí. Para mim o arco mais interessante foi o da Nina mesmo.

Steh @duendeleitor 18/05/2021

King of Scars
Bom, com certeza esse foi um livro de reviravoltas.

As histórias paralelas de Nina e o resto do drama de Ravka algumas vezes pareciam não se conectar, mas no final faz sentido. Gostei que, embora o primeiro de uma duologia, o livro consegue dar certa conclusão em seus pontos principais, e deixar a porta aberta para a continuação.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 09/04/2023

Do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra prima!
No início essa leitura estava sendo bem lenta para mim, mas depois da parte 2 acontece um PLOT TÃO, MAS TÃO IMENSO, que ficou impossível largar esse livro. Dali em diante foram tantas reviravoltas que mdsssss, só quem viveu sabe kksjkk. Leiam!

Tai 22/08/2021

Minha opinião
Livro interessantíssimo, que deu uma boa continuação para a história que parecia já ter acabado.
Ele é bem extenso se comparado com os outros do universo, mas isso é totalmente justificado com a quantidade de temas e questões que ele aborda.
No começo, como foi comum nos outros livros, é algo meio confuso porém a medida que você vai lendo acaba se tornando mais e mais curioso.
Podemos ver pela primeira vez o ponto de vista do Nikolai e da Zoya, o que me agradou bastante.
Gostei do livro e depois daquele final mal posso esperar para começar o próximo!

beatriz 26/03/2021

king of scars
que livro besties!!!! nikolai ja era meu favorito da trilogia grisha e depois desse livro ele é mais favorito ainda! e a zoya....... eu gostava bastante dela e eu me identifico demais demais com a personagem, essa duologia só veio pra eu poder dizer sim cadelinha da zoya ?

Maria V 19/07/2022

Grishaverse, eu te amo
Eu AMO o Grishaverse e poder revisitar esse universo e ver os personagens que me conquistaram foi tudo! Eu estava muito empolgada e foi um mix de emoções!

King of Scars se passa depois dos eventos da trilogia Grisha e a duologia Six of Crows, então precisa ler os livros anteriores para ter mais contexto sobre os eventos que vão se desenrolar aqui.

Os capítulos são divididos entre três personagens e enquanto as histórias de Nikolai e Zoya traziam desdobramentos super legais para a trama, a parte de Nina, apesar de ser interessante, não parece se encaixar no todo e talvez fosse até melhor deixar essa história dela de fora KoS para um outro momento

E falando em Nikolai e Zoya... Nikolai continua perfeito como sempre e nos aprofundamos ainda mais no personagem. Já Zoya rouba toda a cena e a forma que ela cresce e descobrimos sua história é devastadora e incrível ao mesmo tempo.

Eles são uma dupla sensacional de se acompanhar, e seu relacionamento é permeado de camadas que estou muito animada para ver como vai se desenrolar no futuro.

Gab 22/04/2021

hmmm
Tive bastante expectativa sobre esse livro, porque o Nikolai é um dos meus personagens favoritos do grishaverso.
Mas King of Scars foi uma DECEPÇÃO, o livro é bem parado e a ação só começa lá pro final. Tem muita informação, muita coisa jogada como se a Leigh não soubesse bem no que focar, então só foi acrescentando problemas.
Pra quem não sabe, o livro tem quatro ponto de vistas (Nikolai, Zoya, Nina e do Isaak mais pro final) e apesar da Nina também ser uma das minhas favoritas, os povs dela eram extremamente CHATOS e não tem NENHUMA ligação com a história principal. Sério, só acrescentaram um parágrafo ali pra dizer que tinha relação com Ravka, mas NÃO TEM, PARECE QUE É UM LIVRO COMPLETAMENTE DIFERENTE.
Se a Leigh queria tanto mostrar a jornada da Nina por Fjerda, fazia um livro pra ela, eu leria de boa. Mas aqui não funcionou bem, toda vez que acontecia algo de interessante em Ravka cortava pro pov da Nina e eu nem lia com vontade, porque ainda tava pensando no que aconteceu antes.
Ok, chega de descer a lenha na Leigh. Tenho que admitir que uma coisa ela sempre fez bem: os plot twist. Mesmo que o plot nesse caso tenha sido um fanservice, EU FUI SERVIDA, OBRIGADA LEIGH BARDUGO. Espero de verdade que isso seja bem trabalho no próximo livro, porque foi bem desnecessário (novamente: fanservice) trazer essa história de novo pro grishaverso quando o arco dela já tinha sido perfeito e muito bem trabalhado antes.
Por fim, STREAM SHADOW AND BONE AMANHÃ NO NETFLIX!
leitora de fics 25/04/2021minha estante
o inglês deste livro é fácil, médio ou difícil?

Gab 25/04/2021minha estante
Cori, eu achei médio por conta das descrições q às vzs me confundia

leitora de fics 25/04/2021minha estante
puts... acho que é mais ou menos o que eu to sentindo com a trilogia shadow and bone entao... obrigada!!!!

Andre 31/12/2021

Meu Deus que livro foi esse? Foi um misto de emoções como sempre. Eu amei saber mais sobre a Zoya e agora ela é uma das minhas favoritas do grishaverse meus amigos QUE MULHER FODA! Sobre o Nikolai: PERFEITO COMO SEMPRE, amo um homem, já gostava dele na trilogia grisha e agora gosto mais, tambem gostei demais dos outros personagens, foi bom. A Nina me irritou mas continuo gostando dela, apesar de achar os capítulos dela mais fracos mesmo assim me tirou uns suspiros e gente aquela plot? Leigh c4n4lh4. Enfim achei meio maçante em algumas partes e umas coisas que eu achei desnecessário pra história porque ai poderia tornar o livro menor e mais rápido mas mesmo assim adorei, six of crows continua sendo o maior da leigh e esse continua sendo maior que grisha.

ana lú 31/05/2021

Não sei se estava preparada para isso...?
O livro traz momentos completamente distintos nos capítulos de Zoya, Nikolai e Isaak dos que são narrados nos capítulos de Nina e por eles serem extremamente longos acho que a história acabou perdendo um pouco do ritmo!

Nina está em Fjerda para libertar Grishas que desejam mudar de vida.

Enquanto Nikolai lida com a ajuda de Zoya e do resto de seus amigos com o monstro que vivia nele que depois de anos passados do fim da guerra, reapareceu.

Esse final me deixou de queixo caído e até agora estou desacreditada de tudo o que aconteceu ao decorrer da trama.

Descobrir sobre o passado de Zoya faz você gostar ainda mais dela e entender seu lado!

Adorei os personagens novos que foram acrescentados ao livro (Hanne, Isaak e Leoni).

Mais uma vez Nikolai mostrou que ele é digno daquele trono!

Zoya e Nikolai são TUDO!!!

O livro vale muito a pena, principalmente para os fãs do grishaverse, mas apenas para ser lida após as outras séries do universo!

Quando você ler pode ter certeza de que irá se surpreender...

spoiler
"So many of my old friends, gathered in one place", said the Darkling from the mouth of a loyal, gullible boy, another fool who had loved him. "It's good to be home."
esse foi o motivo do meu colapso
Nina 31/05/2021minha estante
Quero lerr!!

ana lú 31/05/2021minha estante
leiaa!! muito legal! :)

giu 05/07/2021

The monster is me, and i am the monster
A primeira metade do livro foi incrível. A segunda foi literalmente um ?que p* tá acontecendo aqui??

Eu esperava que esse livro puxasse mais para a trama política em si, já que o título é relacionado literalmente ao rei, mas certamente não esperava ter o nikolai como o personagem que menos se apresenta na narrativa. Por ele ser um dos meus preferidos do Grishaverso, isso foi bem decepcionante.

Os povs da Zoya foram muito bons, eu amei conhecer mais a história dela, fiquei mal e emocionada. Até os povs da Nina, que a princípio pareciam ser lentos e desconexos, tornaram-se muito interessantes com o passar do tempo, mas eu esperava que aqueles acontecimentos acabassem se conectando com os que nikolai e zoya estavam vivendo, e não foi bem assim.

Em relação ao romance - admito que eu esperava um pouco mais nesse primeiro, mas foi tudo bem raspando a superfície. Porém conversa bem com a história e todo o contexto, então não foi algo que me incomodou num geral.

A escrita é bem elegante (inglês avançado) e como sempre, fica claro que o trabalho de worldbuilding da Leigh Bardugo foi impecável.

Infelizmente o plot final e o desenvolvimento de algumas coisas da segunda parte me pareceram previsíveis, corridas e preguiçosas. Não me convenceram e me deixaram levemente desanimada para o que vem por aí...

Dito isso, já quero promoção para poder comprar Rule Of Wolves rs

Maisa 14/09/2023

Me surpreendeu
Apesar de sempre ter gostado bastante do Nikolai, não achei que fosse gostar dessa duologia, mas me surpreendeu positivamente.

O começo foi muito legal e o final é maravilhoso, apesar do livro ter ficado um pouco cansativo mais ou menos na metade.

Não amei, mas gostei bastante!