A Verdade Vencerá

A Verdade Vencerá Lula

Resenhas - A verdade vencerá

eduarda 06/04/2024

Interessante conhecer mais sobre esse período da vida do Lula, um livro diferente baseado em entrevistas dadas durante a prisão.

Rodrigo 24/07/2023

A verdade vencerá?
Livro de entrevistas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, escrito pelos jornalistas Juca Kfouri, Maria Inês Nassif e Gilberto Maringoni. O livro foi lançado em 2018, às vésperas da prisão de Lula, e foi publicado pela editora Boitempo.
Nas entrevistas, Lula fala sobre sua vida, sua trajetória política, seus governos e o processo judicial que o levou à prisão. Ele também faz uma análise do cenário político brasileiro e internacional, e expressa suas esperanças para o futuro.
O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, Lula fala sobre sua infância, sua juventude e sua vida como metalúrgico. Ele também conta como se envolveu com a política e como fundou o Partido dos Trabalhadores.
Na segunda parte, Lula fala sobre seus governos. Ele enfatiza os avanços sociais e econômicos alcançados durante seus mandatos, como a redução da pobreza, a ampliação do acesso à educação e à saúde, e a construção de infraestrutura.
Na terceira parte, Lula fala sobre o processo judicial que o levou à prisão. Ele nega as acusações de corrupção e afirma que foi vítima de uma perseguição política. Ele também critica a atuação do juiz Sérgio Moro e do ex-procurador Deltan Dallagnol.
A Verdade Vencerá: O povo sabe por que me condenaram é um livro importante para entender a história recente do Brasil. É uma obra que desafia a narrativa oficial sobre o processo judicial que levou Lula à prisão e que oferece uma visão alternativa sobre o cenário político brasileiro.
O livro foi um sucesso de público e crítica, e foi traduzido para mais de 20 idiomas. Ele também foi adaptado para um documentário, que foi lançado em 2019.

Julius 26/06/2023

A VERDADE VENCERÁ
Um livro necessariamente histórico para os dias de hoje.

Leitura agradável e fluída, politicamente esclarecedor pós anos sombrios.
Aqui temos um Luís Inácio Lula da Silva destituído de seus direitos injustamente, conversando abertamente para jornalistas pouco antes de sua prisão. Quando Lula fala sobre política é uma aula.

Recomendadíssimo.

Felipi Fraga 24/06/2023

Esta semana resolvi ler uma ?trilogia? sobre o presidente Lula, de trás para frente, começando pela biografia escrita por Fernando Morais, o jornalístico A Verdade Vencerá, encerrando como O Filho do Brasil. A VERDADE VENCERÁ é mais acadêmico e didático, e mais recomendável para quem quiser entender a conjuntura e contexto político, ajudando a entender o que Lula pensa sobre sua trajetória e o porquê de sua prisão. Nele, temos Lula por ele mesmo, também seu perfil traçado por quem o acompanhou desde seu começo como sindicalista, uma cronologia que resume sua trajetória, e reflexões sobre a democracia e a justiça brasileira atuais.

caio.cidrini 01/06/2023

Documento pra entender o Brasil
O livro é basicamente uma entrevista longa que ajuda a compreender o Brasil no período de 2016 a 2018 e que reverbera até hoje. Mesmo 5 anos depois, com Lula preso, inocentado e eleito, é um documento que toca em assuntos chaves que depois da sua publicação se confirmaram. Obviamente a perspectiva é panfletária, mas se nem a justiça é imparcial às vezes, porque o livro precisaria ser? Acho que faltou um pouco de cuidado na edição e nos textos complementares, mas fica nítido que a urgência de publicar tendo em vista a prisão de Lula falou mais alto que o requinte editorial.

É impressionante ouvir (em palavra escrita no caso, né?) o que Lula fala. Além de suas convicções, a forma clara e ao mesmo tempo profunda que disserta sobre temas tocantes à sociedade. No entanto, mais interessante do que isso pra mim que já conheço seu discurso e inclusive apoio, o que mais gostei foram os momentos que ele conversa sobre fazer política, empatia, saber sair e entrar nos lugares, perdoar, cobrar, enfim, uma espécie de tratado repleto de analogias com o futebol e com casamento. Sua capacidade política transcende ideologias e é fortemente enraizada no direito à democracia. Melhor ainda são as notas de rodapé que com tantos personagens e marcos históricos citados ao longo da entrevista nos faz conhecer ainda mais o Brasil.

Christiane.Leite 02/05/2023

Lula prova que tem segurança em suas palavras e exemplos de como fazer um bom governo. Os temas são abordado através de perguntas que o Lula respondeu detalhadamente e sem fugir de nenhum tema. Fala da seu começo, sua vida sindical, construção do PT, sua vitória como presidente e seus projetos que trouxeram melhorias e direitos básicos a milhões de brasileiros, e como não tinha como deixar de fora: fala sobre golpe construído pra tirar a presidenta Dilma. Foi uma leitura forte, intensa e necessária.

Charleees 28/03/2023

Estudar o atual cenário da política do Brasil é passar pelos oitos anos de governo Lula e os 13 anos de PT no país. Houveram grandes acertos, como também grandes equívocos.
Lula começou o primeiro mandato com uma frase de #DarcyRibeiro "assegurar que ao fim do seu mandato, todo brasileiro tivesse a certeza de que todos os dias teria café da manhã, almoço e jantar" a missão não foi cumprida em sua enormidade, dado um país tão grande, mas Lula tirou da extrema pobreza 43 milhões de brasileiros. O país finalmente havia saído do mapa da fome.
Isso sem falar em outros benefícios sociais, faculdades, casa própria, carros... A economia com Lula girava a plenos pulmões, mas isso também incomodou muita gente grande, muita gente que precisava voltar ao poder e foi pegando as fraquezas políticas de Dilma que os inimigos conseguiram o pleito.

Lula não é e talvez nunca será o meu candidato idealizado para um governo de esquerda no Brasil, mas é o candidato que mais tem segurança em suas palavras e mais exemplos de como fazer um bom governo. Vale a pena entender, vale a pena lê-lo, ouvi-lo só não vale a pena destilar ódio como vemos acontecer todos os dias... Você pode não gostar dele, do seu governo, mas Lula não ganhou fama e prestígio internacional atoa.

Foi uma leitura forte, intensa e necessária!

* Resenha editada em Maio de 2018

Victória 13/01/2023

Eu ouvi o audiobook, e são só entrevistas e discursos, não sei se o livro é diferente. Apoiando ou não, ele fala muito bem.

Rê Lima 07/12/2022

Acho que faltou uma edição mais cuidadosa, talvez com uma parte mais documental talvez, mas no geral um livro interessante e que renova um pouco as nossas esperanças no futuro do Brasil.

Marcio440 30/08/2022

Necessário
Entrevista clara, sem rodeios e sem contradições. Mostra realmente tudo que Dilma passou em seu segundo mandato e os verdadeiros culpados pelo caos que se tornou esse país.

Onyxia 28/03/2022

Mesmo lendo esse livro agora, quase 4 anos depois do lançamento. Ainda é um livro necessário para entender aquele momento político do país.
Independente de ideologia, é fato que houve excessos nesse processo de condenar o Lula.
O livro trata-se de uma entrevista, está organizado com muitas notas de rodapé e é bem contextualizado. Vale a pena a leitura e observar que muitas das acusações feitas e convicções exibidas estão sendo desmascaradas atualmente.

marina 02/02/2022

a verdade vencerá
livro totalmente perfeito, que todos deviam ler, principalmente os que vão votar nessas eleições!
tem uma leitura muito fácil e muito interessante.

Vívian 20/03/2021

Leitura indispensável para quem, como eu, quer entender como chegamos até aqui. Um entrevista informal, mas que transmite toda a experiência e conhecimento de Lula. Impossível não admira-lo, principlamente quando comparamos com tantos políticos por aí que não sabem conversar com o povo.

Luciana J 10/03/2021

Livro histórico
A verdade venceu.

daiane301 17/01/2021

Todos vimos o que aconteceu no Brasil mas ter a visão da vítima, se é que esse homem voraz e apaixonado pode ser chamado assim, é arrebatador. Lula fala sobre diversos assuntos durante esse livro e o que fica claro, pelas palavras dele e pelas ações inconstitucionais de outros, é a inocência do melhor presidente que o Brasil já teve. Lula tem razão, uma ideia não morre, somos todos Lula e a verdade virá a tona, o Brasil vai ser feliz de novo!