Enlightenment Now: The Case for Reason, Science, Humanism, and Progress

Enlightenment Now: The Case for Reason, Science, Humanism, and Progress Steven Pinker

Resenhas -

Alef 29/04/2021

Uma defesa iluminista dos valores iluministas
O autor, Steven Pinker, no seu já conhecido estilo de análise de dados, se propõe (e o faz com muita competência) a defender os valores iluministas através do seguinte método: "primeiramente, consideremos que um certo conjunto de valores é almejável enquanto somos membros de uma sociedade; eis como a defesa desses valores vem melhorado diversos aspectos das nossas vidas e das instâncias menores de nossa sociedade; portanto, aqui se faz uma defesa dos valores que nos trouxeram e que nos empurram para um futuro melhor".

O livro é fantástico, e resume muitas das questões mais discutidas no mundo hoje.

Ricardo 11/03/2020

Excelente e, atualmente, mais do que necessário
Mais do que um clamor para que tenhamos mais opiniões baseadas em fatos, o livro tem uma abordagem que procura ser realista e, ainda assim, nos mostrar que a onda de pessimismo em que vivemos é infundada e que há espaço para esperança.
Outro ponto crucial é alegação de que a adoção, por parte da esquerda (chamados de liberais nos estados unidos), de uma postura de desprezo por valores fundamentais como verdade, racionalidade e progresso, bem como pelo empreendimento científico de maneira geral, não é benéfica para a condição humana e não é necessária para a solução dos problemas (reais e legítimos) que essa postura supostamente poderia combater. Pior: no fim das contas, torna qualquer perspectiva de busca por satisfação, felicidade, eliminação do sofrimento ou qualquer outro valor que não dependa exclusivamente das vontades individuais muito mais remota.