a terceira guerra mundial

a terceira guerra mundial General Sir John Hackett

Resenhas - A Terceira Guerra Mundial

Dalton 30/03/2018

Biblioteca Temporal – Review 03 – A Terceira Guerra Mundial, Agosto de 1985, por Sir John Hackett (autor da resenha: Samuel Ragnus)
A Biblioteca Temporal da C.A.T.I.A. apresenta:

A Terceira Guerra Mundial – Agosto de 1985, por Sir John Hackett

Caros Leitores, pela primeira vez aqui na Biblioteca Temporal da C.A.T.I.A. falarei de um livro que não gostei muito de ler, mas que vale apena ser mencionado pelas peculiaridades desse volume único direto da década de 1980, quando a Guerra Fria (a política tensa entre o Bloco Socialista e o Bloco Ocidental) não dava sinais de que teria um fim.

“A Terceira Guerra Mundial” foi um projeto escrito, em 1978, pelo general Sir John Hackett, comandante das forças britânicas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), antagonizado pelo Pacto de Varsóvia. Se fosse ocorrer uma Terceira Guerra Mundial, a Europa seria um dos cenários que ocorreriam as maiores batalhas dela, por se tratar de umas das “fronteiras” mais tensas entre os Blocos antagônicos do mundo.

Tudo começa na madrugada do dia 4 de Agosto de 1985, na fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental. Um esquadrão de tanques norte-americanos se depara com uma das cenas mais maravilhosas e, ao mesmo tempo, terríveis do mundo. Milhares de tanques soviéticos, sendo a maioria de modelos T-72 (que era um dos tanques mais modernos e avançados tecnologicamente a disposição das forças soviéticas), atravessam as fronteiras alemãs como um verdadeiro rolo compressor, em um ato bélico para o qual ambos os lados se preparavam desde a década de 1950. É assim que, segundo as conjunturas de Hackett as batalhas na Europa começariam, com um maciço avanço de batalhões blindados soviéticos literalmente “varrendo” a Alemanha Central, objetivando a França, Itália e Espanha.

Hackett conta com detalhes tão impressionantes que você realmente acredita que está lendo uma obra verídica. De fato, por ser general das forças da OTAN, Hackett tinha acesso a informações que escritores comuns não teriam, dando margem para gerar seus palpites e conjunturas sobre um terceiro conflito mundial. Porém, mesmo sabendo que a Terceira Guerra Mundial não ocorreu, o nível de detalhes que Hackett dá a sua história é tão grande (beirando ao detalhismo Tolkiano) que você realmente acredita que em Agosto de 1985 os russos invadiram a Europa Ocidental ou outros eventos que não contarei pois seriam spoilers muito grandes.

E é ai que chegamos a parte que eu não apreciei muito a respeito desse livro. O nível de detalhamento dessa obra é tão grandioso que chega a deixar o livro com uma leitura muito pesada para aqueles que não estão acostumados com as terminologias e estratégias militares. Chega a ser até maçante algumas informações apresentadas, até para mim que estudo História Militar desde a faculdade de História. Para vocês terem uma idéia, o livro tem um glossário de siglas usadas pelo autor (algumas verdadeiras outras inventadas pela criatividade militar de Hackett) com, acreditem, 9 PÁGINAS CHEIAS de siglas que você não saberia o que significariam no livro se essas 9 páginas não existissem. É muita coisa.

Demorei dois (2) meses para ler esse livro (o livro que mais demorei a ler na vida, tirando as Crônicas de Fogo e Gelo que comecei agora), para achar “saco” para lê-lo. Ele não é um livro ruim só que tem uma leitura pesada e cansativa, o que levaria muitos leitores que conheço a desistir de lê-lo.

No fim, para um historiador militar que nem eu, a leitura valeu a pena, pois mostra a visão de um general que viveu a Guerra Fria, que imaginava como seria o conflito no “quintal de sua casa” (levando em conta que ele é britânico e o Reino Unido não seria um bom lugar para se morar se uma guerra entre Ocidente e Socialistas estourasse).

Se você adora leituras densas, com grandes quantidades de informações, indico esse livro sem problemas. Agora, um aviso aos navegantes… Esse livro contém leitura densa, muita informação, muitas terminologias políticas e militares, para quem não gosta dessas coisas esse livro não é indicado.

Obrigado pela atenção, até breve 😉

Escrito por: Prof. Barbado
Fonte: http://cabinedotempo.com.br/livros-quadrinhos/biblioteca-temporal/biblioteca-temporal-review-03-a-terceira-guerra-mundial-agosto-de-1985-por-sir-john-hackett/

site: http://cabinedotempo.com.br/livros-quadrinhos/biblioteca-temporal/biblioteca-temporal-review-03-a-terceira-guerra-mundial-agosto-de-1985-por-sir-john-hackett/