Nunca houve um castelo

Nunca houve um castelo Martha Batalha

Resenhas - Nunca houve um castelo

Isabella 03/10/2021

Tavinho e Estela
Já é o meu segundo livro da autora e assim como no primeiro, a escrita fluída, espontânea e o humor irônico são marcas presentes, também,
Nesta obra da Martha Batalha.
A história se passa na cidade maravilhosa e, mesmo não sendo carioca, adorei passear pelos diversos pontos turísticos e esquinas do Rio ao longo da leitura.
Tavinho e Estela e todos os seus trágicos desfechos familiares são o ponto central do livro, que narra uma história tão improvável pra quem lê, mas tão comum pra quem vive nos dias de hoje! adorei!

Larissa 30/09/2021

Uma grata surpresa
Gostei bastante da narrativa e de como ela aborda as mudanças da sociedade brasileira e do Rio de Janeiro durante o século XIX de uma forma leve.

Pandora 15/09/2021

Ah, como eu amei este livro! Quantas lembranças me trouxe, mesmo eu não sendo carioca e tendo visitado o Rio pela primeira vez no início dos anos 80 e só no final dos 90 conhecido a Casa de Cultura Laura Alvim.

A recriação da família de classe média dos anos 60 aos 80 está sensacional. Tanta hipocrisia e verniz social, com quantos pequenos acontecimentos diários me identifiquei (o mesmo em A vida invisível de Eurídice Gusmão), mas também o quão divertido foi! E o quanto para algumas destas famílias aquele período da ditadura passou batido, enquanto que outras sentiram na pele as consequências e carregaram traumas por muito tempo - ou pela vida toda. Porque dentro do Brasil há vários Brasis.

TV Mulher! - posso ainda ouvir a voz do Clodovil, às vezes tão gentil, às vezes criticando o design de um convite que ele mesmo recebia (que horroooooor!!!), mas sempre sincero e direto… e os aconselhamentos de mulheres que se importavam com outras mulheres, que abriam seus olhos pros seus direitos.

A AIDS que fez nossos dias tão tristes vendo amigos definharem e perecerem. E vendo o preconceito e o medo que os acompanharam.

E a Dalvanise? A essencial Dalvanise a vida toda naquela família sem nunca ser da família e que até o fim ficaria com as sobras.

Enfim… tudo aqui me conquistou.

Martha Batalha me fez rir, me fez chorar, me divertiu com suas ironias e me deliciou com um texto bem escrito, inteligente e único. Com certeza lerei o que mais ela escrever. E pensar que A vida invisível de Eurídice Gusmão (primeiro livro da autora) foi recusado por todas as editoras brasileiras às quais foi enviado e só após uma editora alemã ter lido o livro, se apaixonado pela história e fechado contrato é que Martha deslanchou, tendo contratos pelo mundo e uma adaptação premiada do livro pro cinema.

Brunan 04/08/2021

Brasil de forma primorosa
Batalha é um deleite pra quem conhece, e para os desavisados é capaz de capturar um prazer desconhecido em desvendar o Brasil em personagens atravessados por distintas paisagens e camadas culturais. Que história sensível, poética e dura na crítica, filosófica e pé no chão, escrita que traduz tantas batidas do nosso coração brasileiro. Apaixonada por essa leitura de grande peso.

André Esteves 18/07/2021

Texto criativo e inspirado
Um dos meus queridinhos de 2021. A escrita da Martha Batalha me conquistou desde A vida invisível de Eurídice Gusmão. É daqueles autores que não têm medo de brincar com as palavras e o resultado é uma leitura cativante.

Além disso, ela consegue expor temas sociais usando a crítica de forma sutil, como quando a família rica minimiza os barulhos de tiros na favela vizinha ligando o ar-condicionado.

Anna caldieri 28/03/2021

Maravilhoso!
Eu AMO os livros da Martha. Eles me trazem uma sensação que poucos livros me deram.. se tornou uma das minhas autoras favoritas. Livro com personagens reais, em situações reais da vida. Incrível e reflexivo.

Pietro.Barrios 21/03/2021

Um livro incrivelmente normal, mas... normal?
Primeira vez que eu leio um livro brasileiro com bastante atenção. Não sabia direito o que esperar, só sabia que eu precisava de uma história mundana, com problemas mundanos. E a proposta do livro foi perfeita: história de pessoas normais, com vidas normais e problemas normais.
A história dos Jansson, da Estela, do Thavinho, da Maria Lúcia, e dos outros personagens são muito bem contatas. As partes mais memoráveis para mim foram as desilusões com as escolhas de vida. Todos os personagem passaram por isso. E isso é a vida. Fiquei pensando muito sobre isso, e o que acontece é que isso é algo tão normal, mas que eu temo muito: tomar escolhas ruins na vida e acabar amargurado.
Claramente não seria minha culpa, fazemos o que fazemos da melhor forma possível. E esse livro é sobre isso, escolhas erradas, que ao mesmo tempo fizeram a vida dessas pessoas menos melhor, mas as pessoas continuaram felizes, dentro dos limites.
Uma leitura importante, leve, divertida, e que retrata uma realidade distinta da nossa atual, nos fazendo pensar sobre diversos aspectos de nossas vidas.

Mari 23/02/2021

Saravá, Martha
Eu só li dois livros da Martha, mas acho que gostaria da experiência de ler todos, algo que quero fazer. A autora tem uma escrita tão cativante, divertida, que ao mesmo tempo fala de assuntos pesados, temas que custam muito a serem abordados, muitas vezes. Nesse livro específico, há momentos mais cansativos, que descrevem espaços e situações que possuem a finalidade de contexto pra situações maiores, além dos muitos personagens que aparecem (algo que encanta e pede um exercício de memória), pra esse mesmo propósito. Foi uma delícia ler esse livro, emocionante e disparador de reflexões tanto sobre a história em si, quanto pela rede maravilhosa de acontecimentos, lugares e pessoas. recomendadíssimo!

Gabi 28/01/2021

História envolvente, gostosa e cheia de reviravoltas. A forma mais sincera de como tudo se conecta e se faz entender.

Marília 26/01/2021

Esse livro foi uma surpresa boa pra mim. Não esperava gostar tanto. Eu recomendo

Giovanna 24/01/2021

Em horas da tarde ela descobria o sentido da vida
Como esse livro me conquistou. Desde 1904 com o consul sueco, Brigitta e as vozes, chegando até 2008 na última página dessa história cheia de alegria e nostalgia.
A escrita de Martha Batalha tem uma leveza e delicadeza que é impressionante, e torna uma história que poderia não atrair atenção do leitor, uma narrativa fantástica em uma cidade belíssima. E até descobrir o sentido da vida, que é esquecer-se do tempo.

pati 18/01/2021

Delicioso
Entrar dentro de Ipanema do começo do século, conhecer os personagens na medida em que eles permitem, acompanhar a rotina e o dia a dia.... Uma delícia de livro, recomendo a todos que gostam de uma historia intimista e reconfortante.

Filipe Candido, o otimista 16/01/2021

É lindo como a autora sabe explorar os meandros da classe média carioca, isso começa a ser desenvolvido em a vida invisível e aqui atinge seu ápice. Fiquei ainda mais apaixonado pela escrita irônica e sagaz da autora, mal posso esperar pelo próximo livro de Martha Batalha

Marcianeysa 17/12/2020

Um passeio pela história
Já havia lido "a vida invisível de Eurídice Gusmão" da mesma autora e estava curiosa para ler esse livro. Embora aquele seja superior, esse é muito bom. Narra a história de uma família de imigrantes até os dias atuais. Com uma escrita fluida e bem peculiar, o livro tem um senso de humor único.

Nat 27/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A ideia inicial do livro de Martha Batalha é contar a história de Ipanema, mas o que temos são várias histórias de personagens de diferentes gerações da mesma família que representam todas as mudanças da nossa sociedade. De lugar pacato às comunidades carentes; de casa pomposa à apartamento; de casamentos convencionais à homossexualismo; feminismo, AIDS, ditadura. O livro tem um pouco de tudo, além da forma incrível como é narrado pela autora, que parece estar conversando simplicidades com a gente. Muito bom!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat