Nunca houve um castelo

Resenhas - Nunca houve um castelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

marina.siqueira 27/04/2023

Do castelo de Ipanema a Castelo Branco
Escrita ritmada em uma história que atravessa gerações. Martha faz algumas críticas mais sutis e outras bem mais explícitas, atingindo em cheio a alienação de parte da população aos terrores da ditadura.
Em alguns momentos, o livro não me envolveu tanto, mas é uma boa experiência. Vou ler mais livros da autora.

"Onde estão todos eles?
? Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente"
(Manuel Bandeira)

Natacha.Bischoff 12/04/2023

Martha Batalha tem meu coração
Esses livros brasileiros, cheios de referências à locais cariocas, com histórias familiares permeadas de história da humanidade, eu simplesmente AMO tanto!

mreane 25/03/2023

Leitura de rio
Falo que esse livro é leitura de rio por que é uma leitura fluída, que simplesmente segue seu ritmo e te leva. Gosto muito do tipo de escrita da Marta e já queria ler esse livro por causa de Eurídice Gusmão. Nunca Houve Um Castelo também segue a mesma linha: histórias de mulheres brancas medíocres. Não é uma leitura rasa, mas também não é um livro denso. É gostoso de ler, me senti envolvida pela trama e o final deixa a gente bem reflexivo, tanto pelo que foi tanto pelo que poderia ter sido. É isso!

Nani84 13/03/2023

Definitivamente eu gosto de Martha Batalha. Leitura fluida, leve e que me prendeu do início ao fim. Pronta para ler Chuva de papel

ANA 03/03/2023

Este castelo existiu
Eu me apaixonei por esse livro na página 20 e segui neste estágio até o fim.
Chorei de rir, chorei de chorar mesmo.
Há muitas formas de se contar a história do Brasil. Que tal olhar para os brasileiros? Imigrantes, testemunhas ou sobreviventes da ditadura, dos programas do Clodovil e das novelas, das mudanças sociais e arquitetônicas, das garotas de Ipanema, das fundações partidárias, do futebol. "A culpa é sempre da Globo".
Você não sabe muito bem onde isso vai dar. Até que você percebe. Ou melhor, ela te conta, que está tudo conectado.
E tudo não tem memória. Por isso esta memória, mesmo que posta em fábula, vale tanto. Porque, ao que tudo indica, aquele castelo existiu sim.

Valdir 26/02/2023

O eu que começou este livro não esperava que ele fosse terminar da forma que aconteceu.

Iniciei a leitura de Nunca Houve Um Castelo admito, sem expectativas. Primeiro porque a sinopse não me revelava quase nada, segundo porque as primeiras páginas não me arrebataram, terceiro porque eu não fazia ideia de qual história a autora pretendia contar.

Um tiro no escuro? Como é difícil não ter controle sobre as coisas, não? Ahhh, mas como é prazeroso ser surpreendido com uma escrita potente, rica em detalhes e, sobretudo, bela!

Foi na segunda fase que me vi entregue à história de Martha Batalha e enfim pude compreender a magnitude de sua obra, mesmo quando sequer sabia o que estava lendo. Virei fã!

Robson68 20/01/2023

Leitura agradável
Depois de ler o excelente "A Vida Invisível de Euridice Gusmão", me senti atraído pela maneira peculiar como Martha Batalha escreve. Achei esse livro igualmente gostoso de ler, ainda que tenha algumas ressalvas sobre qual seria o foco da autora. No fim das contas, "Nunca Houve Um Castelo" fala da vida, do quanto ela pode passar rápido e passar lento. Do quanto há momentos dolorosos e momentos inesquecíveis. Uma leitura muito agradável.

Luisa Pup 04/09/2022

É um bom livro...
É um bom livro, mas definitivamente não é genial como "A vida invisível de Eurídice Gusmão". Minhas expectativas eram altas, acho que me decepcionei um pouco.

Fátima Lopes 30/08/2022

Fui criança/adolescente na década de 70 e muitas lembranças vieram à tona depois da leitura do livro! Filmes, programas de tv, acontecimentos políticos e reuniões de família.
Fiz minha a reflexão da personagem principal : " se eu tivesse tido coragem..."

GiuLaganá 06/06/2022

Você gosta do Rio de Janeiro? Se sim, leia. Você gosta de história? Se sim, leia.
Nunca houve um castelo conta um século de história da sociedade carioca de uma forma clara, direta e cheia de referências que explicam onde o Rio está. Leitura gostosa e excelente para um final de semana na praia.

Bárbara 29/05/2022

Que livro!!
Amei a leitura, os personagens, a escrita da Martha. Simplesmente um livro fantástico e merece ser lido por todo mundo.

Roberta 26/05/2022

Que boa descoberta
Este livro foi escolhido por um grupo de leitura e de cara, não seria um livro que eu escolheria ler. Mas é simplesmente lindo. Martha Batalha consegue nos transportar para o Rio de Janeiro do início do século passado através dos acontecimentos que envolvem uma família, no mínimo peculiar.

Eduarda 01/03/2022

Orgulho de ser brasileira e gaúcha...
Martha Batalha nessa obra me relembrou da boa literatura brasileira!

Adorei tudo! A leveza, sarcasmo e intensidade em que ela escreve é surreal!

A passagem de tempo do livro é feita de forma muito autêntica e é prazeroso ver as mudanças que foram feitas no nosso país ao longo dos anos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5