Nunca houve um castelo

Resenhas - Nunca houve um castelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rak 03/02/2022

Sempre uma leitura deliciosa, Marta Batalha
Acabei de ler o primeiro livro da Marta, A vida invisível de Eurídice Gusmão e fiquei doida para começar outro livro dela. Assim surgiu o livro Nunca houve um Castelo, uma leitura gostosa e leve mesmo abordando temas densos como a ditadura e a AIDS. Livro que me fez caminhar pelo Rio de Janeiro e lembrar de tantas coisas da minha infância, até do programa da TV Mulher. Pena que foi o último livro dela!

Gabi Araujo 22/01/2022

Uma surpresa boa.
Primeiro livro da autora que leio e me prendeu demais!
A leitura é bem fluida, a história apesar de parecer simples, faz você querer saber o que acontece com cada personagem, além de trazer também contexto histórico brasileiro (ditadura, AIDS, primeira onda de movimento feminista).
Gostei e recomendo!

Murillo 05/01/2022

Bom para refletir sobre nossos costumes, nossa história e nossa falta de memória
O texto é bem escrito, com linguagem acessível, e flui muito bem.
Com relação a estória em si, apesar de trechos poéticos ou num tom quase mágico, existe uma boa dose de realidade. Como na vida real, às vezes sonhos não se realizam, relacionamentos disfuncionais são mantidos, sonhos são deixados de lado pelos motivos errados. Às vezes, a conveniência, o conservadorismo ou a falta de coragem vencem. E, enquanto isso, a passagem do tempo segue, de modo devagar, mas constante, envelhecendo personagens e desfazendo a memória coletiva sobre o passado. Por tudo isso, o livre tem um ar um pouco melancólico, mas também é um lembrete sobre como a vida é (ou como ela pode ser).

AsereT 16/12/2021

Uma história que precisamos contar para ser nunca ser esquecida.
Martha Batalha consegue mais uma vez nos fazer viajar por tantos acontecimentos, se me senti conhecendo uma vida em A Vida Secreta de Eurídice Gusmão em Nunca houve um castelo me senti com uma maquina do tempo o livro consegue recriar com detalhes um longo período no tempo e no espaço, da crise sanitária da primeira república a redemocratização de Estocolmo a Cariri. Uma ótima leitura, uma história que precisamos contar para ser nunca ser esquecida.

Renata 07/12/2021

Mais um livro maravilhoso de Martha Batalha...
Amei!!
Eu como uma carioca que já não mora no Rio de Janeiro há 4 anos pude me recordar da minha juventude de praia em Ipanema...
Adorei conhecer a história da família que veio da Europa e se instalou no Rio de Janeiro, em especial Estela, esposa de um dos descendentes...
Sem spoilers rs
Se vc amou A Vida invisível de Euridice Gusmão não vai se decepcionar com Nunca Houve um Castelo

Ellen 03/11/2021

Martha tem um jeito único de escrita, leve e fluido, abordando temas mundanos do cotidiano da classe média do Rio de Janeiro, com muito humor e ironia. Mistura fatos históricos com ficção, e levanta questões sociais que se prolongam através de um século, como o papel da mulher na sociedade e sua eventual emancipação, homossexualidade, ditadura, AIDS, divórcio, entre outros.
Recomendo a leitura.

Isabella 03/10/2021

Tavinho e Estela
Já é o meu segundo livro da autora e assim como no primeiro, a escrita fluída, espontânea e o humor irônico são marcas presentes, também,
Nesta obra da Martha Batalha.
A história se passa na cidade maravilhosa e, mesmo não sendo carioca, adorei passear pelos diversos pontos turísticos e esquinas do Rio ao longo da leitura.
Tavinho e Estela e todos os seus trágicos desfechos familiares são o ponto central do livro, que narra uma história tão improvável pra quem lê, mas tão comum pra quem vive nos dias de hoje! adorei!

Larissa 30/09/2021

Uma grata surpresa
Gostei bastante da narrativa e de como ela aborda as mudanças da sociedade brasileira e do Rio de Janeiro durante o século XIX de uma forma leve.

Pandora 15/09/2021

Ah, como eu amei este livro! Quantas lembranças me trouxe, mesmo eu não sendo carioca e tendo visitado o Rio pela primeira vez no início dos anos 80 e só no final dos 90 conhecido a Casa de Cultura Laura Alvim.

A recriação da família de classe média dos anos 60 aos 80 está sensacional. Tanta hipocrisia e verniz social, com quantos pequenos acontecimentos diários me identifiquei (o mesmo em A vida invisível de Eurídice Gusmão), mas também o quão divertido foi! E o quanto para algumas destas famílias aquele período da ditadura passou batido, enquanto que outras sentiram na pele as consequências e carregaram traumas por muito tempo - ou pela vida toda. Porque dentro do Brasil há vários Brasis.

TV Mulher! - posso ainda ouvir a voz do Clodovil, às vezes tão gentil, às vezes criticando o design de um convite que ele mesmo recebia (que horroooooor!!!), mas sempre sincero e direto… e os aconselhamentos de mulheres que se importavam com outras mulheres, que abriam seus olhos pros seus direitos.

A AIDS que fez nossos dias tão tristes vendo amigos definharem e perecerem. E vendo o preconceito e o medo que os acompanharam.

E a Dalvanise? A essencial Dalvanise a vida toda naquela família sem nunca ser da família e que até o fim ficaria com as sobras.

Enfim… tudo aqui me conquistou.

Martha Batalha me fez rir, me fez chorar, me divertiu com suas ironias e me deliciou com um texto bem escrito, inteligente e único. Com certeza lerei o que mais ela escrever. E pensar que A vida invisível de Eurídice Gusmão (primeiro livro da autora) foi recusado por todas as editoras brasileiras às quais foi enviado e só após uma editora alemã ter lido o livro, se apaixonado pela história e fechado contrato é que Martha deslanchou, tendo contratos pelo mundo e uma adaptação premiada do livro pro cinema.
Cyntia44 28/11/2023minha estante
Que resenha incrível que você fez! Terminei de ler ontem e me identifiquei com tudo o que você escreveu.

Pandora 28/11/2023minha estante
Muito obrigada, Cyntia! :) Que bom que você se identificou também.

Brunan 04/08/2021

Brasil de forma primorosa
Batalha é um deleite pra quem conhece, e para os desavisados é capaz de capturar um prazer desconhecido em desvendar o Brasil em personagens atravessados por distintas paisagens e camadas culturais. Que história sensível, poética e dura na crítica, filosófica e pé no chão, escrita que traduz tantas batidas do nosso coração brasileiro. Apaixonada por essa leitura de grande peso.

estevesandre 18/07/2021

Texto criativo e inspirado
Um dos meus queridinhos de 2021. A escrita da Martha Batalha me conquistou desde A vida invisível de Eurídice Gusmão. É daqueles autores que não têm medo de brincar com as palavras e o resultado é uma leitura cativante.

Além disso, ela consegue expor temas sociais usando a crítica de forma sutil, como quando a família rica minimiza os barulhos de tiros na favela vizinha ligando o ar-condicionado.

Anna caldieri 28/03/2021

Maravilhoso!
Eu AMO os livros da Martha. Eles me trazem uma sensação que poucos livros me deram.. se tornou uma das minhas autoras favoritas. Livro com personagens reais, em situações reais da vida. Incrível e reflexivo.

Pietro.Barrios 21/03/2021

Um livro incrivelmente normal, mas... normal?
Primeira vez que eu leio um livro brasileiro com bastante atenção. Não sabia direito o que esperar, só sabia que eu precisava de uma história mundana, com problemas mundanos. E a proposta do livro foi perfeita: história de pessoas normais, com vidas normais e problemas normais.
A história dos Jansson, da Estela, do Thavinho, da Maria Lúcia, e dos outros personagens são muito bem contatas. As partes mais memoráveis para mim foram as desilusões com as escolhas de vida. Todos os personagem passaram por isso. E isso é a vida. Fiquei pensando muito sobre isso, e o que acontece é que isso é algo tão normal, mas que eu temo muito: tomar escolhas ruins na vida e acabar amargurado.
Claramente não seria minha culpa, fazemos o que fazemos da melhor forma possível. E esse livro é sobre isso, escolhas erradas, que ao mesmo tempo fizeram a vida dessas pessoas menos melhor, mas as pessoas continuaram felizes, dentro dos limites.
Uma leitura importante, leve, divertida, e que retrata uma realidade distinta da nossa atual, nos fazendo pensar sobre diversos aspectos de nossas vidas.

marina510 23/02/2021

Saravá, Martha
Eu só li dois livros da Martha, mas acho que gostaria da experiência de ler todos, algo que quero fazer. A autora tem uma escrita tão cativante, divertida, que ao mesmo tempo fala de assuntos pesados, temas que custam muito a serem abordados, muitas vezes. Nesse livro específico, há momentos mais cansativos, que descrevem espaços e situações que possuem a finalidade de contexto pra situações maiores, além dos muitos personagens que aparecem (algo que encanta e pede um exercício de memória), pra esse mesmo propósito. Foi uma delícia ler esse livro, emocionante e disparador de reflexões tanto sobre a história em si, quanto pela rede maravilhosa de acontecimentos, lugares e pessoas. recomendadíssimo!

Gabi 28/01/2021

História envolvente, gostosa e cheia de reviravoltas. A forma mais sincera de como tudo se conecta e se faz entender.

1 | 2 | 3 | 4 | 5