Vida Para Consumo

Vida Para Consumo Zygmunt Bauman

Resenhas - Vida para consumo

guirbs 24/01/2024

Publicado em 2007, mas transcreve fielmente a nossa realidade atual. Bauman consegue discorrer sobre os antecedentes da modernidade e sobre as modificações ocorridas ao longo do tempo ? denominando assim a sociedade líquida. Nela ele diz que tudo é para agora e nada ? absolutamente nada ? é feito para durar. Pode até parecer clichê, já que é uma frase famosa do autor, só que ele realmente demonstra com fatos o como e o porquê de sermos assim. A expansão das redes sociais e os dilemas da vida cotidiana (baseada no tempo) mostram como as pessoas foram sendo transformadas, pouco a pouco, em mercadoria.

Indo desde a indústria da música até as relações amorosas, ele utiliza de pontos bem específicos para demonstrar a ideia de que consumo vai muito além do ato de "comprar", inclusive há ligações que ocorreram bem mais recentemente ? por exemplo, a utilização de "influenciadores" como produtos de consumos, pois já que o cidadão comum não consegue comprar o que está "na moda" ( itens de luxo), eles consomem a partir de outras pessoas que tem essas condições, e, como disse Bauman: "São "identidades carnavalescas", mas, graças ao laptop e ao celular, os carnavais, em particular os carnavais privatizados, podem ser usufruídos a qualquer momento ? e, o que é mais importante, no momento em que a própria pessoa escolhe.". Esse é apenas um dos mostrados por ele ao longo da obra. Vale e MUITO a leitura.

"Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito dem primeiro virar mercadoria." (Bauman, 2007)

silvia 18/01/2024

Vida para Consumo
Em ?Vida para Consumo?, Bauman faz uma análise acerca da sociedade e conclui que vivemos em uma modernidade líquida marcada pelo consumismo. Por mais que o livro tenha quase 20 anos, ele ainda se mostra muito atual.
O autor fala sobre os prazeres momentâneos que impulsionam o consumo, não apenas de objetos mas também de pessoas. Ele faz o comparativo de que do mesmo modo que podemos descartar facilmente os objetos de consumo, se pode fazer o mesmo com as pessoas. Os laços são frágeis, nada é seguro e sólido, tudo é fácil de romper.
Voltando na parte de pessoas como objetos de consumo, Bauman diz que as próprias pessoas se colocam como mercadoria. Investem em si mesmas para poderem vender uma imagem de quem elas são (ou não são). Comprar itens de luxo como bolsas e sapatos agregam um valor moral ao consumidor, de status. E é aí que o consumismo se interliga também com a transformação das pessoas em mercadoria. Quanto mais você consome, mais ?valioso? você fica para essa sociedade onde o mercado é o soberano.
Bauman fala sobre outros diversos tópicos interessantíssimos no livro, como a indústria da cirurgia plástica e as subclasses? é um livro que vale a pena ler para ter uma visão mais clara da sociedade em que vivemos

lucasdograu 23/12/2023

O pensamento de Bauman
"Vida para Consumo", escrito por Zygmunt Bauman, demonstra uma maneira de pensar não muito refletida diante as situações atuais. Ele mostra que, diante de suas teses e reflexões, nós, seres humanos, vivemos em uma modernidade líquida, ou seja, nada foi feito para durar. A escolha do nome é um pouco questionável, além de, como os seres humanos são produtos se não é possível comprar no Mercado Livre, Amazon, etc.? Realmente não faz muito sentido, levando em conta o ano em que o livro foi publicado e o contexto social que está inserido, onde a única compra de pessoas atualmente se dá por jogadores de esportes, como por exemplo o futebol. Comprar pessoas por outros motivos é totalmente ilegal e não deve ser feito de forma alguma. Outro ponto importante a se analisar é a tal da "modernidade líquida", como ela é líquida se eu não consigo tomá-la, ou ao menos nadar nela? Enfim, fica aí o questionamento... Apesar disso, considero um livro muito interessante e que com certeza deve ser lido!! Obrigado pela atenção, de o like, comente, compartilhe e ativa o sininho ? obrigado e até mais ?

Carol 17/12/2023

"Vida para o Consumo" de Zygmunt Bauman expõe uma análise da sociedade contemporânea, destacando a transição de uma era de produção para uma era de consumo. Bauman explora as complexidades do consumismo e sua influência nas relações humanas. Sua narrativa envolvente traz uma perspectiva profunda, proporcionando uma reflexão crítica sobre a busca incessante por satisfação material.
Embora alguns pontos possam ter sido densos de ler e compreender, o que faz a leitura ser um pouco mais desafiadora, a profundidade do conteúdo compensa muito, gerando insights muito pertinentes sobre o mundo contemporâneo.

Ingrid Lima 30/11/2023

Existe vida além do consumismo
Estas 200 páginas escritas pelo Bauman em 2007 continuam atuais mesmo após 16 anos do seu lançamento. Todos deveriam experimentar a sensação de libertação do ciclo de insatisfação e desigualdade que suas ideias proporcionam.

Karina.Rocha 03/10/2023

Homus Consumidores
?Os trabalhadores são persuadidos a ?precisar? de mais coisas. Para comprar aquilo que agora necessitam, precisam de dinheiro. Para ganhar dinheiro, aumentam a sua jornada de trabalho. Estando fora de casa por tantas horas, compensam sua ausência do lar com presentes que custam dinheiro, materializam o amor. E assim continua o ciclo.?

Drei 01/06/2023

Arrebatador
Literalmente, a análise que o Bauman faz da nossa realidade com base no consumo é de abrir os olhos para muitíssimas questões. Mesmo sendo um livro com aproximadamente 20 anos, é assustadoramente (e ironicamente) atual, porque 20 anos foram basicamente ontem na história da existência humana, e por estarmos em uma sociedade muito volátil, tem-se a impressão de que algo de 20 anos já não nos deveria servir tanto. ENFIM, que livro maravilhoso, que análise minuciosa, que maravilha!

Carla.Floores 07/04/2023

Somos todos mercadoria
Publicado há 16 anos, quando então Bauman, dentre outros, já haviam chegado à conclusão de que a sociedade de produtores era coisa do passado e era chegada a aurora dos consumidores; não é muito diferente do que vemos hoje. Mas o mais impressionante e bizarro nisso é que essa sociedade, sendo uma coisa só, é dividida entre manipulados e manipuladores. Tanto uns como outros são, em parte, maior ou menor, manipulados.
Como no inconsciente coletivo de Jung, um tipo de instinto cego guia as pessoas desde a infância, através de influências culturais, familiares etc sobre como, para pertencer à sociedade (necessidade básica humana), é preciso consumir e ser consumido. Se você não compra, você não presta. O velho, o tédio, o permanente se tornaram motivo de troça, humilhação e indiferença. A empatia não faz parte disso, não alcança os pobres e consumidores falhos.
É um livro urgentemente necessário. Tamanho lixo e tamanha individualidade narcisista gerados por essa sociedade consumidora que está nos consumindo a humanidade e a vida do nosso planeta.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Vida Para Consumo" de Zygmunt Bauman é uma análise sociológica da transformação das pessoas em mercadorias. O autor argumenta que a sociedade atual valoriza as pessoas apenas pelo que elas podem consumir, e que a cultura do consumo está mudando a forma como as pessoas se relacionam com o mundo ao seu redor. Bauman explora as implicações dessa mudança cultural, incluindo a alienação, a fragmentação das comunidades, a insegurança e o medo. Ele também discute como a publicidade, a mídia e a tecnologia contribuem para essa transformação, e como as pessoas estão se adaptando a essa nova realidade.

Principais ideias:

A cultura do consumo transformou as pessoas em mercadorias, e a felicidade e a satisfação pessoal estão cada vez mais relacionadas ao que elas podem comprar e possuir.
A publicidade e a mídia são as principais responsáveis pela criação desse desejo constante de consumo, gerando insegurança e insatisfação nas pessoas.
A tecnologia e a globalização contribuíram para a fragmentação das comunidades e para o isolamento das pessoas.
A sociedade atual valoriza cada vez mais as coisas descartáveis e temporárias, em detrimento das relações e dos laços sociais duradouros.
A busca pelo consumo constante gera uma sensação de insegurança e medo, que por sua vez leva as pessoas a buscar cada vez mais o conforto do consumo.
Contribuições:

O livro fornece uma análise profunda e crítica da cultura do consumo e das transformações sociais que ela gerou.
Bauman apresenta uma reflexão sobre as implicações desse fenômeno para a sociedade e para as relações humanas.
O autor também apresenta uma análise da publicidade e da mídia, mostrando como elas contribuem para a transformação das pessoas em mercadorias e como elas são usadas para criar desejos de consumo.
O livro contribui para a compreensão dos efeitos da globalização e da tecnologia na sociedade contemporânea.
Limitações:

O livro pode ser considerado muito crítico e pessimista, não apresentando soluções ou alternativas para o problema do consumo excessivo.
Algumas das ideias do autor podem ser consideradas exageradas ou simplistas, não levando em consideração outras variáveis que influenciam a transformação da sociedade.
O livro não apresenta uma análise aprofundada das raízes históricas e políticas da cultura do consumo, limitando-se a uma análise sociológica.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Biancabfmc 03/02/2023

O livro fala sobre como transformar pessoas em mercadorias. Tem uma leitura rebuscada. É interessante para pensar.

Daiana.Klauck 17/01/2023

Consumo e modernidade líquida
Como em suas outras obras, Bauman fala muito sobre a modernidade e a sociedade líquida neste livro. Porém, como o título do livro sugere, o foco é o consumo.
A vida em sociedade baseada e "bons" e "maus" consumidores. O incentivo pela busca do prazer imediatamente, pela busca do "mais novo e melhor" que faz com que as pessoas percam a noção de durável. Tanto para objetos quanto para relacionamentos.
Bauman sempre acerta em suas análises sociais, mesmo tendo um toque de péssimo nelas.

Fernanda.Lopes 19/12/2022

Apesar de já ter alguns anos, o livro ainda é extremamente atual ao mostrar como a lógica do consumo invadiu outras esferas da vida humana, incluindo os relacionamentos.

Apesar de ser um livro relativamente pequeno e acessível, a leitura é densa, com muitas referências citadas.

Malphys 30/11/2022

De forma acessível, Bauman traz a reflexão sobre o consumo e como nós, seres humanos, nos transformamos em mercadorias e como conduzimos as nossas vidas e valores ao que a mão invisível do mercado quer.

Vivemos em sociedade, mas constantemente somos direcionados a crer que somos apenas indivíduos com famílias, ou seja, há com frequência o estímulo para que possamos nos entender como ser individual, que não precisa viver em comunidade, pois, dessa forma, estaremos cada vez mais insatisfeitos e em busca da felicidade inalcançável.

O livro nos mostra como o consumo em excesso segrega, empobrece, desconecta, cria rupturas internas e faz com que sejamos constantemente insatisfeitos com a nossa realidade. Uma leitura necessária e que traz reflexões preciosas para a manutenção do nosso bem-estar.

Batatinhagelada 07/11/2022

Um desafio instigante e também desgastante
Depois de três séculos, lendo, parando, remoendo o conteúdo e entendendo ele posso dizer que amei esse livro em essência. Uma leitura que pode ser considerada densa pela forma de escrita do Bauman, mas gratificante quando terminada.
Foi um desafio de leitura para mim e estou feliz de ter conseguido ler e compreender o texto, vou carregar conceituações desses livro pra vida.

Daianny.Andrade 26/07/2022

Consumo
É um livro bastante carregado de termos científicos, histórias e opiniões sobre o consumo, o consumismo e a sociedade de consumidores.