Frida e Trótski

Frida e Trótski Gérard de Cortanze

Resenhas - Frida E Trótski

Carol Poupette 04/01/2024

Fridita
Sempre é bom ler , imergir, conhecer um pouquinho da grande e maravilhosa Frida, dos seus amores, das suas artes. Só não consigo até hoje entender como esse furacão amou tanto alguém como Diego, ao ponto de casar duas vezes com ele..

Marcelo 21/04/2023

Leitura interessante
Não conhecia a história retratada neste livro e foi uma boa surpresa. Os personagens históricos protagonistas da obra são muito interessantes e eu nem imaginava que tinham se relacionado conforme descrito. Recomendo.

Mariana 15/02/2023

Que intensidade Frida amava! (alguns). que vida! quanta coisa! mas poucos deram o real valor a essa entrega toda. Diego foi do início ao fim um lixo, mas Trótski, apesar da paixão e cartas e romance, não era muito melhor. amei as informações e toda política e arte e fofocas dessa época

Scaldini 16/12/2022

Frida é uma safadona
amo que a Frida era uma safadona e sinto muito que ela tenha sofrido pelo feioso do Diego, o ponto alto do livro é o destaque para o partido comunista, gostoso demais

just.elis 07/10/2022

não fede nem cheira
na verdade, digo que fede mais que cheira.
é um bom livro no quesito descrição do México, detalhes das cidades, das obras de Frida e seus significados.
não faz jus ao nome "a história de uma paixão secreta", visto que se fala mais em qualquer outra coisa do que, realmente, nessa tal paixão...
na minha opinião, seguindo o enredo do livro, Frida amava Trotski muito mais como amigo, por admiração, por enxergar nele um homem verdadeiro ? tão diferente de todos milhares outros que passaram em sua vida. não era uma paixão de mulher para homem, era algo muito mais íntimo e de vulnerabilidade.
além disso, acho que Frida deixou de ser muito melhor e realistica-mente retratada; o autor viajou muito sobre quem Frida foi de verdade. não preciso nem dar minha opinião sobre a cena em que ela dá cambalhotas só pra mostrar sua genitália... enfim.
o fato é que ela perdeu muito tempo de vida amando Diego, que só a fazia sofrer. ela tinha essa dependência, não sei se emocional ou de qualquer outro tipo (acredito que emocional mesmo), e não conseguia larga-lo e nem mesmo a dor que ele a causava.
o livro não chega a ser cansativo, devo ter lido em quatro dias ? com várias pausas ?, mas não é digno de recomendação nem de tempo. o romance dela e Trotski foi insosso, não causa nenhum sentimento ao leitor. só foi sentimental quando Trotski morreu.
apesar disso, acho que o autor escreveu muito bem os últimos dias dela

Oliver 05/04/2022

Lindo, porém...
O livro é ótimo. Eu admiro muito a Frida Kahlo como representante política e artística na cultura feminina. Porém o livro peca em vários aspectos, e acaba não trazendo tanta seriedade por trás da história, logo, conseguindo transformar o livro em uma espécie de "fanfic" mais adulta.

Soraia 09/11/2021

Apaixonante!
O amor de Frida e Tróstski é apaixonante. Não tem como não viver esse amor junto com eles durante a leitura do livro.

Aline 24/10/2021

Ótima leitura
Adorei saber mais sobre a vida de Frida Kahlo e entender melhor suas obras. Leitura envolvente e interessante.

Rodrigo.Grogro 17/09/2021

Gostei muito de ter o prazer de saber um pouco mais desta maravilhosa mulher, chamada Frida kahlo que rouba completamente a cena com suas aventuras sexuais e calientes deixando, nosso grande líder comunista Leon Trotsky como coadjuvante

Danilo Vicente 30/08/2021

A história romanceada, mas história
É um livro muito bom, que cativa. O encontro de Frida e Trótski é dos mais instigantes do século passado, à véspera da Segunda Grande Guerra. Não bastasse o inusitado, já que o revolucionário nascido na Ucrânia e a pintora mexicana por si só já são personagens marcantes, eles se apaixonaram.?

É um relato romanceado, já que muitas passagens são impossíveis de saber. Mas Gérard de Cortanze não se envergonha disso.?

Fernandes83 17/08/2021

la vida louca
? Que idiota crer que poderia lutar contra aqueles dois monstros: Frida e Diego, duas cabeças de uma mesma besta feroz que destruía todos os que se aproximavam ?.

É isso, Friduxa poderia rodar o mundo, ter muitos amantes, muitas mulheres e muitos camaradas, mas jamais deixaria Diego. Eles eram os Rivera e é horrível, pq Diego Rivera me parece odioso.
O livro é mais sobre a vida de Frida, é louco parecer estar na cabeça dela, Trótski é uma passagem, uma relação e pareceu que o autor precisou forçar um pouquinho mais para que ele estivesse presente em mais partes do livro.
Um ponto interessante é que o autor descreve quadros conhecidos de Frida relacionando-os a passagens e momentos de sua vida. É como se estivesse lendo um diário, o que não deixa de ser interessante, mas é apenas isso.

Bia 18/04/2021

Razoavelmente ruim
Não há nada de especial na história de ?amor? entre eles, tanto que o livro não consegue se manter no único enredo que seria o romance. Frida teve vários amantes, e ficou claro que Trotski foi apenas mais um. Porém ao ler o livro me interessei por saber mais da vida dela, já fui logo comprando a biografia. Agora de amor, romance, ali não tem nada.

comentarisa 17/03/2021

Esperava mais
Acho que fui com muita sede ao pote, mas não é um livro ruim.
Parece se perder em alguns momentos e se torna cansativo.
Livro bom na parte histórica e fanfic mediana no romance.

Jadechemale 10/03/2021

Muito chato
Eu recebi a indicação da Débora Aladim e fiquei muito ansiosa para ler. Que decepção. Basicamente Frida e trotski deram uma bimbada algumas vezes. Frida teve um milhão de amantes e ele era um deles.

A única parte interessante pra mim foi a história dos quadros dela.