Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Aline 13/09/2019

12 vezes Hercule Poirot
Os trabalhos de Hércules". Nessa coletânea de 12 contos, todos estão interligados pela presença de Hercule Poirot e de uma associação aos trabalhos do herói grego, nas breves histórias, Poirot se depara com roubos, fraudes e até assassinato.

Os contos receberam os nomes dos trabalhos de Hércules. Então temos O leão da Neméia, A hidra de Lerna, A corça de Arcádia, O javali de Erimanto, As cavalariça de Áugias, As aves do lago Estínfale, O touro de Creta, Os cavalos de Diomedes, o cinto de Hipólita, O rebanho de Cerião, As maçãs das Hespérides, As profundezas do inferno.

As histórias são rápidas E muitas delas previsíveis, mas nada que torne a leitura chata. Achei a composição e fluidez da narrativa diferente de outros livros da autora e do mesmo personagem, como o livro "Assassinato no Expresso do Oriente".

Recomendo para quem gosta do gênero de investigação policial, mas se for sua primeira leitura da autora, melhor começar por outros como, o já citado, "Assassinato no Expresso do Oriente" ou "E não sobrou nenhum", que são história mais empolgantes e menos previsíveis.

Para mais resenhas siga nossa página no Instagram: @cafecomliteratura
Peter L. Price 13/09/2019minha estante
Também sou admirador e fã de Agatha Christie e esses dois livros citados- "Assassinato no Expresso do Oriente" e "...e não sobrou nenhum "- estão entre os mais famosos e instigantes romances policiais de todos os tempos.

Aline 15/09/2019minha estante
Agatha é realmente incrível! Quero ter a oportunidade de ler outras histórias dela, como Morte no Nilo e Um corpo na biblioteca! Já leu algum desses?

Peter L. Price 15/09/2019minha estante
Querida Aline, já li esses e tantos outros. Na adolescência era leitura obrigatória. Encantava-me seus romances, mesmos os mais ruinzinhos. O primeiro que li foi "A Casa do Penhasco", seguido de tantos outros, e culminando nos clássicos. E ,entre os clássicos "E não sobrou nenhum".

Dani 29/07/2023

Mais um da Dama do Crime concluído. Fazia tempo que queria ler esse para conferir quais seriam as semelhanças entre os 12 trabalhos auto impostos por Poirot e os do herói grego. Adorei a forma como a Agatha pincelou elementos do clássico, "modernizando" algumas partes, mas mantendo bem evidente as referências. Gostei muito do livro, contos curtinhos, de leitura rápida e fluida, e, como sempre, um belo plot na resolução. Minha favorita é a última história. Longe de ser o meu preferido dela, mas ler Agatha é sempre um prazer!
Fabio 30/07/2023minha estante
Concordo contigo, Dani!
Ótimo livro!

Dani 30/07/2023minha estante
Agatha é sempre Agatha! ????

gandalfinho 16/05/2021

Contos muito legais, como sempre senhora Agatha Christie não deixa a desejar, mas de todos que já li dela, este talvez seja o meu menos favorito.
Larinha || @nefelibatando_ 26/05/2021minha estante
Estou presa nele, está sendo beeeem arrastado kkkkk alguns contos são legais, mas tem uns horríveis também... acho que esse foi o que menos gostei também, conseguiu ser pior que nêmesis.

gandalfinho 26/05/2021minha estante
SIIIM MDS! Eu demorei séculos pra conseguir terminar pq a vontade de ler não vinha, muitíssimo arrastado

Lu 17/03/2021

Não adianta, eu tenho sérios problemas com contos. Estava com uma frequência boa de leituras mas esse livro acabou me barrando por ser de contos. Não me leve a mal, os contos são ótimos, divertidos e dinâmicos. Mas eu tinha um sério problema em engatar em cada nova história e isso me atrasou muito para terminar esse livro. Meu conto favorito foi o das aves do lago estinfale. Nesse livro o final foi muito mais fácil de acertar quem era o culpado, ou o que tinha acontecido do que as outras histórias dela, embora eu tenha sido feita de trouxa em um ou outro. Gostei de todos os contos, então o maior problema era engatar na história, para quem gosta de contos é um prato cheio.
Fernanda.Calixto 17/03/2021minha estante
Tenho a mesma dificuldade com contos que você ?

Lu 08/04/2021minha estante
Depois eu li, eu fiquei muito empacada nele ?

Manda 14/03/2021

amei mttt
Amei ler todos esses contos da Agatha. Alguns achei mais fracos e teve um que não gostei, mas não interferiu na minha imagem do livro. É muito bom, histórias rápidas que são mais fáceis de chegar a um culpado.
Da pra conhecer muitas coisas do Poirot, também. E tem a presença de personagens que ja apareceram em outros livros, e de personagens dos contos aparecendo mais de uma vez.
Acho que meu favorito foi o do inferno, da quadrilha no hotel, dos cachorros e da menina raptada.
Inclusive, algo engraçado e triste, acho que esse livro que li é falso kkkkkkkkkrying
* p i e t r a* 01/07/2021minha estante
falso?? ksksksk gent pq?

Manda 01/07/2021minha estante
por causa das cores, são muuuito diferentes kkkkkkkkk

@entre.as.paginas 02/12/2023

Acho que os suspenses estão perdendo a graça, pouca coisa me surpreende? mas é um livro muito bom com 12 casos instigantes!
Sperandiocarol 02/12/2023minha estante
Mude um pouco de gênero... Passei por isso.... ?

@entre.as.paginas 02/12/2023minha estante
Acho que vou ter que fazer isso mesmo

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Hercule & Hércules
Antes de tomar uma decisão, todo cuidado é pouco, por exemplo, Maman Poirot sem dúvida se arrependeu do nome escolhido para seu rebento. Hercule, o rotundo e pequeno detetive belga que tem a inteligência como principal atributo, pouco tem a ver com o mitológico Hércules cuja força descomunal foi sua maior aliada para realizar doze trabalhos que lhe garantiram a imortalidade. Contudo, Poirot está disposto a amenizar essa diferença e resolveu encerrar sua carreira com doze casos que remetessem a odisseia mitológica de seu xará. Quem quiser conhecê-los, segue um pequeno resumo da hilária e impecável leitura que terá pela frente:

O Leão de Nemeia
Mediante o pagamento de um vultoso resgate, o pequinês de Milly Hogin acaba de ser devolvido após ser sequestrado. Sir Joseph, seu marido, recorre a Poirot para recuperar o dinheiro e prender o criminoso. Respeitada as devidas proporções, de fato, o cãozinho possui a coragem e a bravura de um leão como provam os tornozelos do detetive, logo, essa comparação não é tão disparatada quanto possa parecer.

Hidra de Lerna
Desde a morte da Sra. Oldfield, suspeitas sobre seu possível envenenamento correm pelo pequeno vilarejo onde ela morava. O provável assassino seria seu marido, um médico, que anda interessado em sua jovem secretária. Querendo por fim nos rumores antes de formalizar um pedido de casamento, ele pede ajuda ao detetive, afinal, o boato é como a hidra de Lerna que não pode ser exterminada, pois quando se corta uma de suas nove cabeças, outra cresce no lugar.

A Corça da Arcádia
Ted Williamson, um mecânico, está perdidamente apaixonado por Nita Valleta, a criada de quarto de uma famosa bailarina russa. Entretanto, depois do primeiro encontro, a jovem sumiu sem deixar pistas e ele quer reencontrá-la a qualquer custo. Poirot aceita o caso, interessado na descrição da garota que lembra a "Corça da Arcádia", capturada por Hércules no seu terceiro trabalho. Entre as características de Nita estão a delicadeza, o andar saltitante e seus cabelos dourados, parecidos com asas ou chifres de ouro. Pelo visto, o que ela está precisando é de um bom cabeleireiro...

O Javali de Erimanto
No quarto trabalho, Hércules capturou vivo o javali de Erimanto. Nesse conto, o javali é um perigoso ladrão, capaz de assassinar friamente quem atrapalhar seus planos. Chamado Marrascaud, sua aparência é desconhecida e ele está prestes a encontrar seus comparsas para dividir o produto de um golpe. O local escolhido é um hotel dos Alpes suíços onde o detetive está hospedado e diante dessa circunstância, tudo pode acontecer.

Os Estábulos de Áugias
Na mitologia grega, os grandes estábulos do rei da Elida, Áugias, não foram limpos durante muitos anos, mas Hércules realizou esse feito num só dia. Portanto, a expressão "estábulos de Áugias" tornou-se sinônimo da acumulação de todo o tipo de imundície e nessa investigação, Poirot terá de impedir que um escândalo político venha a público, o que determinaria a queda primeiro-ministro Edward Ferrier e a desonra de John Hammett, seu antecessor. Uma história bem tramada, baseada em Jezebel e na mulher de César, um assunto atemporal.

As Aves do Lago Estínfalo
O detetive surge no final do episódio, pronto para colocar na cadeia duas perigosas chantagistas que pretendiam aplicar um golpe em Harold Waring, subsecretário do Governo, em férias num pequeno hotel na Herzoslováquia. Com certeza, a associação da dupla de vilãs com as famosas aves de rapina envenenadas por Hércules foi uma grande ideia.

O Touro de Creta
Diana Maberly acredita que seu ex-noivo está ficando louco, acometido por uma maldição que persegue a família. Esse problema fez com que Hugh Chandler rompesse o compromisso e ela teme que ele esteja pensando em suicídio. Como último recurso, a jovem contrata o detetive, interessada em descobrir o que está realmente acontecendo, trazendo à luz uma trama diabólica.

Os Cavalos de Diomedes
Nesse conto, os cavalos de Diomedes são representados pelas quatro filhas do Coronel Grant.
O médico Michael Stodart procura Poirot para ajudá-lo a descobrir quem pode estar fornecendo cocaína para uma delas. Na verdade, apaixonado por Sheila, ele teme que a droga venha atrapalhar seus planos de casamento.

O Cinto de Hipólita
O que um quadro de Rubens, furtado recentemente de uma exposição, tem a ver com o desaparecimento de uma jovem de apenas 14 anos? Winnie King sumiu sem deixar pistas, enquanto ia de Londres para Paris para estudar arte e música no seleto colégio da Srta. Pope. Não há como deixar de associar essa narrativa ao filme "Thomas Crown, a Arte de um Crime", estrelado por Pierce Brosnan.

O Rebanho de Gerião
Se você é uma rica viúva sem herdeiros é melhor tomar cuidado com uma nova seita religiosa, o "Rebanho do Pastor". A Srta. Carnaby personagem do primeiro conto, está desconfiada que trata-se de uma grande armação cuja única finalidade é arrancar dinheiro dos fiéis. Sob a orientação de Poirot, ela vai arriscar sua segurança para provar que o chefe religioso, um tal de Dr. Andersen, não passa de um grande vigarista.

As Maçãs de Hespérides
O detetive é contratado pelo milionário Emery Power para encontrar uma taça de ouro desaparecida, que data do Renascimento e apresenta a imagem bíblica de uma cobra enrodilhada numa macieira. Seu desfecho surpreende pelo motivo acima de qualquer suspeita.

A Captura de Cérbero
A condessa russa Vera Rossakov, única mulher que balançou o coração do detetive em "Poirot Investiga", retorna como dona de uma boite da moda sugestivamente chamada de "Inferno". O problema é que o lugar pode estar sendo usado como esconderijo por ladrões de joias e tráfico de drogas.

Enfim, de "O Leão de Nemeia" até a "Captura de Cérbero", eis "Os Trabalhos de Hercule". E agora, será que ele vai realmente se aposentar?... Descubra no livro seguinte, "O Assassinato de Roger Ackroyd".
Terezinha Soares 16/03/2019minha estante
Maravilhosa resenha!!!!!

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/03/2019minha estante
Grata, beijos!

loresalk 18/04/2021

Então, esse livro não é o melhor da autora que eu já li, entretanto, acho impossível a rainha do crime escrever alguma coisa ruim.

Ele é dividido em contos, um para cada trabalho do Hércules, e eles não tem nenhuma ligação entre si. De início estranhei isso, mas depois de uns 3 contos acabei me acostumando. Não vou negar que alguns dos contos não me chamaram muita atenção, mas outros como o do cara "louco", das irmãs estranhas e o último ganharam o meu coração!!!!!
Larinha || @nefelibatando_ 18/05/2021minha estante
A Miss Marple é um erro dela kkkkkk única coisa ruim, não consigo simpatizar com ela...

PedroM___ 07/11/2023

Espera mais...
Já tinha lidos outros livros da Agatha Christie e estava bem animado para esse pois seria o primeiro com o Hercule Poirot, acabei me decepcionando muito.
A proposta do livro e cada capítulo ser uma releitura de um dos trabalhos de Hércules, por causo disso cada capítulo acaba ficando muito curto e a atmosfera de mistério não se forma. Pelo mesmo motivo a pouco presença de personagens e desenvolvimento assim fazendo com que fiquei muito na cara quem é o culpado logo de início. Mas o livro não é de todo ruim a escrita é boa e tem sim alguns capítulos que são sim surpreendentes(pena que é a minoria). Não recomendaria para alguém que quer conhecer a autora ou como um bom livro de mistério, mas talvez para alguém que queira ler um livro mais simples de contos de mistério sem pensar muito.
Bárbara 09/11/2023minha estante
O problema n foi o Poirot ta eu te empresto um livro com ele pra vc ler

Larissa3491 07/02/2022

Hercule Poirot... Hércules...
Foi preciso que Agatha Christie esfregasse esse fato na minha cara para que eu percebesse "as semelhanças" entre o herói grego e nosso querido detetive. Que burra eu sou. Mas, deixando a minha pouca perspicácia de lado, foi muito gostoso embarcar nessas doze histórias com o Poirot. Obviamente os doze casos/mistérios resolvidos pelo detetive não são cópias exatas dos trabalhos de Hércules, mas atuam em memória dos mesmos de forma simbólica - algumas explicações para a relação entre os trabalhos e os casos fugiram do meu entendimento, mas isso não fez com que eu aproveitasse menos a leitura. É sempre bom ler um mistério da Dama do Crime, doze então é melhor ainda, gostei muito de todos, alguns mais do que outros, mas todos são ótimos, muito bem escritos e muito bem bolados. Gostei muito mais do que eu esperava, visto que muitos comentários por aí dizem que esse é um livro fraco.
Samuel539 11/02/2022minha estante
Uauu

Gui 23/12/2010

Final de ano, tenho bastante tempo para ler e escrever alguma coisa! Estou com vários livros policiais pra ler e o primeiro é esse maravilhoso livro de contos da Agatha Christie: Os Trabalhos de Hércules.

Após estudar os clássicos doze trabalhos de Hércules, da mitologia grega, o detetive belga decide fazer algo inusitado: aceitar somente os próximos doze casos que ele possa, de alguma maneira, associar aos doze trabalhos do seu chará.

Cada narrativa é cativamente e tem um desfecho surpreendente. Agatha Christie é surpreendende nessas doze narrações de poucas páginas e abordando não só assassinatos, mas roubos, sequestros, desaparecimentos, golpes, contrabando e tráfico de drogas.

Das doze narrativas, as minhas três favoritas foram "O Javali do Erimanto", em que Poirot está caçando um perigoso assassino em um lugar isolado no topo de uma montanha na suiça, "As Aves do Lago Estifale" onde o detetive se dispõe a ajudar um rapaz que se vê envolvido em um crime que pode destruir a sua carreira e "O Rebanho de Gerião" em que Hércule investiga uma misteriosa seita.

Recomendo!

Mad Jr 07/05/2011

Após ser chacoteado pelo Dr. Burton, quando esse zombou dizendo Hércule não ter o aspecto físico de um Hércules (como o da mitologia), Poirot decide cumprir uma série de doze tarefas, seguindo o que Hércules fez na antiguidade:
No primeiro trabalho, o Hércules grego estrangulou o Leão de Neméia. Poirot se vê envolvido num rapto de um cachorro.
No segundo trabalho, o Hércules grego matou a Hidra de Lerna, um monstro com corpo de dragão e nove cabeças! Poirot precisa decifrar a origem de certos boatos que fazem a vida do Doutor Charles Oldfield um inferno.
No terceiro trabalho, o Hércules grego alcançou correndo a Corça da Arcádia. Poirot vai em socorro de um jovem apaixonado que não sabe pra onde foi sua donzela.
No quarto trabalho, o Hércules grego capturou o Javali de Erimanto. Poirot é colocado na pista de um assassino perigoso e solicitam seu auxílio para o capturarem.
No quinto trabalho, o Hércules grego limpou os estábulos de Áugias. Poirot é chamado para ajudar a esconder um escândalo político.
No sexto trabalho, o Hércules grego matou as aves do lago Estínfalo. Poirot é contactado para ajudar um homem a se livrar de chantagem.
No sétimo trabalho, o Hércules grego capturou o touro de Creta. Poirot precisa interceder para descobrir o motivo de um rompimento de noivado inesperado.
No oitavo trabalho, o Hércules grego matou Diomedes, o entregando a seus próprios cavalos vorazes. Poirot é chamado para solucionar um caso de tráfico de drogas.
No nono trabalho, o Hércules grego se apossou do cinto de Hipólita. Poirot precisa descobrir o que aconteceu a uma colegial seqüestrada dentro de um trem.
No décimo trabalho, o Hércules grego matou Gerião e tomou seu rebanho. Poirot precisa descobrir o que há por trás de uma misteriosa seita.
No décimo primeiro trabalho, o Hércules grego colheu as maças das Hespérides. Poirot precisa elucidar o misterioso roubo de um cálice muito valioso.
No décimo segundo trabalho, o Hércules grego trouxe o cão Cérbero, guardião do inferno, de volta a Terra. Poirot precisa descobrir quem está comandando um esquema de venda de drogas dentro da boate de sua amada Condessa Vera Rossakoff.
Usando de simbolismos, Agatha Christie refaz os passos do deus grego, com seu detetive cabeça de ovo, e como sempre se sai muito bem. Os contos são ótimos (pra mim, é um milagre curtir um conto dela, mas gostei desses doze) e, é claro, Poirot está divertidíssimo!
Boa leitura!

Fran RW 09/09/2012

"Os Trabalhos de Hércules" - Agatha Christie
Esse Poirot não tem jeito mesmo! Nem atrás de Hércules ele aceita ficar, quando a questão é grandes feitos.

Concordo que a ideia que a Agatha teve, de equiparar Hercule ao Hércules da mitologia greco-romana foi boa - mas boa apenas. Sou fã da autora mas nem por isso posso dizer que gostei do livro. Pra falar nada mais que a verdade, eu mais não gostei do que gostei, se é que me entendem. Tá que desde o início o Poirot deixa claro que os próximos doze casos seriam escolhidos de acordo com os trabalhos de Hércules (o que justifica um pouco a série de coincidências chatas de que o livro é composto), só que ainda assim a história toda soa improvisada demais, com acasos forçados. Isso tira o sabor do suspense, deixa a história sem sal.

Pra mim, não é dos melhores da autora, mesmo se falando apenas dos livros de contos dela. (De Poirot Investiga, por exemplo, eu gostei bem mais.) Porém, me deixou com vontade de ler alguma coisa só sobre o Hércules e seus doze trabalhos. Afinal, adoro mitologia!

pessoalmentefalando.blogspot.com

Bibi 21/04/2024

12 casos, menos de 300 páginas
Finalmente, depois de acho que QUASE DOIS ANOS terminei esse livro. demorei muito pra ler, principalmente pq algumas partes do livro eram meio chatinhas... meio paradinhas... além de que foram 12 casos trabalhados em um livro de menos de 300 páginas, então meio que ao mesmo tempo que foi chato, foi super corrido. Mas no final, dá pra ler, especialmente como uma leitura mais leve, intervalo de coisas mais pesadas.

Literatura Policial 22/07/2015

Os Trabalhos de Hércules, de Agatha Christie
Antes de tomar uma decisão, todo cuidado é pouco. Maman Porot sem dúvida se arrependeu do nome escolhido para seu rebento. Hercule, o rotundo e pequeno detetive belga que faz das células cinzentas seu principal atributo profissional, pouco tem a ver com o mitológico Hércules, cuja força descomunal foi sua maior aliada para realizar doze trabalhos que lhe garantiram a imortalidade.

Contudo, Poirot está disposto a amenizar tamanha diferença e resolveu encerrar sua carreira com doze casos que remetessem à odisseia mitológica de seu xará. Quem quiser conhecê-los, segue um pequeno resumo, uma espécie de aperitivo da hilária e impecável leitura que terá pela frente.

Leia sobre os contos no nosso site!

site: http://literaturapolicial.com/2015/07/16/os-trabalhos-de-hercules-agatha-christie/