Os Trabalhos de Hércules

Os Trabalhos de Hércules Agatha Christie

Resenhas - Os Trabalhos de Hércules

Tânia 24/01/2021

Um dos livros mais divertidos de Agatha Christie
O famoso (e vaidoso) detetive belga Hercule Poirot pretende se aposentar, mas antes decide que, a exemplo do semideus greco-romano com quem compartilha seu nome, trabalhará em doze casos, nem mais, nem menos. A partir daí se dá sequência a doze contos, cada um traçando paralelos com um dos doze trabalhos da mitologia de Hércules.
Para quem está acostumado com a narrativa detalhada e cheia de personagens de Agatha Christie, os contos podem parecer um pouco apressados em seu desenvolvimento, mas o resultado final é muito satisfatório. Cada um tem diversos e, por vezes, muito sutis referências ao trabalho com o qual compartilha seu título, por isso recomendo muito pesquisar a lenda original para perceber estes detalhes, mas não é estritamente necessário.
O livro tem diversas tiradas humorísticas, onde se percebe um claro desagrado da autora com o estereótipo da vizinha fofoqueira, além de outras passagens engraçadas. Uma leitura muito agradável.

emmanuelle.pitanga 24/03/2020

Cada capítulo um trabalho
Uma das histórias mais diferentes da Agatha que eu já li. Foge um pouco do que estamos acostumados, talvez por isso não tenha me prendido tanto. Mesmo assim como todo livro da autora vale a leitura

Gabryely2 02/12/2021

Não se da pra enganar Poirot.
Agatha Christie como sempre me surpreendendo e me fazendo dar uma de detetive.
Com uma narrativa fluida, divertida e cheia de mistério a rainha do crime sempre nos surpreende com seus livros.
Esse livro nos trás 12 contos com muita ação e dúvidas.

Keell 31/01/2021

2/5 de estrelas por conta de algumas histórias que foram realmente boas. Não gosto desse estilo de livro exatamente pelo fato de haver histórias lentas e acabar tornando a leitura lenta e arrastada. Muitas das histórias que tem nesse livro, se tivessem sido trabalhadas sozinhas, daria um baita enredo, mas né... Primeiro livro de Agatha que eu achei meio méh!!

Pâm 20/12/2022

Não empolgou...
Não sou muito fã de livros de contos e com esse não foi diferente. Demorei meses para finalizá-lo. Achei as analogias com os 12 trabalhos de Hércules um pouco forçadas... alguns contos foram legais, porém a maioria não empolgou.
Destaque para "O Leão da Nemeia", "As Aves do Lago Estínfale", "O Rebanho de Gerião" e "As Profundezas do Inferno".

Mila F. @delivroemlivro_ 31/05/2020

Alguns contos foram realmente uma surpresa maravilhosa
Quando peguei Os Trabalhos de Hércules não sabia que se tratava de um livro de contos, porque por ter um capítulo introdutório, dava a impressão de ser mais um romance de Agatha Christie, mas logo que suspeitei, fui pesquisar e descobri o que relatei acima. Uma informação muito importante para conseguir apreciar cada conto e, consequentemente, o livro.

Dito isso, vamos realmente ao que encontramos em Os Trabalhos de Hércules. No capítulo introdutório, temos Poirot conversando com um conhecido que acaba fazendo comentários bem mordazes sobre o peso que um nome pode ter para uma pessoa e menciona que Hercule Poirot não tem nada a ver com Hércules (o semideus grego), afinal enquanto o semideus é bonito e forte, Poirot é uma figura mirradinha e feia.

Poirot acaba ficando impressionado com o comentário e até mesmo determinado a encontrar alguma semelhança entre ele e o semideus, descobrindo que Hércules conseguiu ajudar várias pessoas a solucionar seus problemas e é nesse ponto que Poirot percebe sua semelhança, pois ele também ajuda as pessoas a solucionarem problemas.

Então, como Poirot está se preparando para a famigerada aposentadoria - que nunca chega realmente - decide que, tal como Hércules, irá pegar 12 casos semelhantes aos 12 trabalhos de Hércules, para que sejam seus últimos casos e assim possa se aposentar.

É nesse ponto que seremos apresentados aos 12 contos / casos: 1 O Leão de Nemeia; 2 A Hidra de Lerna; 3 A Corça de Arcádia; 4 O Javali de Erimanto; 5 As Cavalariças de Áugias; 6 As Aves de Lago Estínfale; 7 O Touro de Creta; 8 Os Cavalos de Diomedes; 9 O Cinto de Hipólita; 10 O Rebanho de Gerião; 11 As Maçãs das Hespérides e; 12 As Profundezas do Inferno.

Como é comum em livros de contos, sempre acabamos gostando mais de uns do que de outros e isso também aconteceu durante minha leitura de Os Trabalhos de Hércules, quando conclui o volume já tinha determinado meus contos favoritos, que foram os contos: 1, 2, 4, 6, 7 e 10.

Apesar de não ter gostado de todos os contos em Os Trabalhos de Hércules, quero salientar que, no geral, o livro é realmente muito bom, embora pensasse que fosse gostar mais. É aqui que quero mencionar pontos fortes e interessantíssimos desse livro.

O primeiro ponto que quero ressaltar é que, quando falamos de contos de Agatha Christie, já esperamos algo que fica um pouco à margem das melhores obras da escritora, afinal a Dama do Crime é conhecida e adorada por seus romances, já os contos, a crítica, não é tão favorável. Portanto, meio que já esperava não gostar de todos.

O segundo ponto que é digno de menção é que mesmo os contos tendo sido escritos e publicados separadamente há uma conexão muito grande entre eles - e para mim, esse é um dos verdadeiros trunfos dessa obra -, percebermos conexões tanto de contos que servem para introduzir outros contos e personagens de um conto aparecendo em outros contos.

Vale ressaltar que além de termos personagens de contos presentes em outros contos, também conseguimos ver outros personagens de Agatha Christie - que já apareceram em seus romances - nesse livro, o que é bastante interessante, pois sempre gosto de ver Poirot interagindo com amigos / conhecidos antigos.

Em relação aos contos tem dois aspectos que gostaria de tratar, o primeiro é a respeito dos títulos desses contos, pois achei tão absolutamente bizarros que não atentava para eles, porém durante o desenrolar do caso, Poirot sempre fazia questão de relacionar o caso com o trabalho de Hércules e, consequentemente, com o título do conto, então eu passava a entender o motivo do título e da escolha do caso. Achei genial como a escritora fez isso.

E o segundo ponto a respeito dos contos - que acaba se tornando algo tanto positivo, quanto negativo, na minha opinião - é os tipos de casos que Poirot se propõe a solucionar, particularmente, como sou mais íntima dos romances de Agatha, achei esses casos esquisitos, estranhos, alguns até bem rasos e outros que acho que combinariam mais para Miss Marple.

Em Os Trabalhos de Hércules teremos Poirot investigando e solucionando casos de desaparecimento, roubo, tráfico de drogas, cultos religiosos, fofocas, entre outros. Alguns casos são bem interessantes, porém outros me deixaram a desejar, mas sem sombra de dúvida, apesar de serem casos estranhos, foi super interessante acompanhar Poirot usando sua massa cinzenta para solucionar casos bem diferentes do "normal".

Para finalizar, deixo a sugestão de leitura, apesar de não ser o melhor livro de Agatha Christie, ainda assim, Os Trabalhos de Hércules, vale muito a pena, é um livro bem OK, você vai se divertir, vai se surpreender e, para quem já é fã da escritora, a leitura é praticamente indispensável, certo?

site: www.delivroemlivro.com.br

Flavia Pedroso 31/03/2020

Mais uma obra de Agatha Christie em que vemos Poirot de forma esplêndida, usando em sua total capacidade o uso de suas células cinzentas.
Poirot começa a pensar em se aposentar de seu trabalho como detetive e precisa pensar em como fará para ser formidável como ele, e em uma conversa com uma amigo em sua casa, ele quer como seu homônimo grego, fazer seus 12 trabalhos.
E aí vemos ele adaptando os casos que aparecem para ele, para se parecerem com os trabalhos que Hércules finalizou. E vemos então Poirot com toda sua capacidade, resolvendo um total de 12 casos nesse livro de forma brilhante.
Ainda não tinha lido esse, então foi bem legal essa primeira leitura. Sou muito fã de Agatha Christie, afinal foi graças a ela que o meu amor pela leitura fincou raízes no meu coração, então sempre que tenho a oportunidade de ler algum livro dela ou reler, eu aproveito sempre. E esse eu li depois de ficar sabendo sobre o Projeto de Leitura de Agatha Christie da @dudabmenezes do canal Book Addict.

Robim 23/06/2022

Os Trabalhos de Hércules
Uma receita eficaz de leitura agradável, é sempre ler A rainha do crime. Sempre bem ler Agatha, ainda mais quando se tem nosso detetive mais foda da literatura.

Biancabfmc 21/04/2023

Eu amo o detetive Hercule Poirot. A história remete aos dozes trabalhos de Hércules. Onde o brilhante detetive cuida de 12 casos. É muito envolvente.

carinacristina 29/08/2021

Como sempre perfeito
Doze histórias curtas, sobre casos de Hercule Poirot onde ele relaciona as situações com os doze tranalhos de Hércules da mitologia grega.
Ótimo livro pra quem tá começando no universo da Agatha é bem legal, pois apresenta personagens que serão visitados em outros livros da autora.
Além de que são casos fáceis para entrar na mente de Poirot e tentar achar o culpado antes da leitura revelar.

gandalfinho 16/05/2021

Contos muito legais, como sempre senhora Agatha Christie não deixa a desejar, mas de todos que já li dela, este talvez seja o meu menos favorito.
Larinha || @nefelibatando_ 26/05/2021minha estante
Estou presa nele, está sendo beeeem arrastado kkkkk alguns contos são legais, mas tem uns horríveis também... acho que esse foi o que menos gostei também, conseguiu ser pior que nêmesis.

gandalfinho 26/05/2021minha estante
SIIIM MDS! Eu demorei séculos pra conseguir terminar pq a vontade de ler não vinha, muitíssimo arrastado

Gleiciane.Aline 14/06/2023

Os trabalhos de Hércules
Finalmente, eu terminei! Não via a hora de poder pegar outro livro pra ler. Achei as narrativas cansativas e sem conexão nenhuma com Os trabalhos de Hércules. E como sempre, nos livros de Poirot, nunca temos como adivinhar o final, Agatha Christie tem em sua escrita a "mania" de esconder do leitor ações e pensamentos do detetive e revelar apenas no final para gerar um grande plot..

bia_zouzaaa 27/01/2022

não gostei tanto do livro, mas ele é muito bom.

Fernanda 07/01/2021

Divertido!
Confesso que estava um pouco apreensiva após ler a sinopse do livro. Hercule Poirot quer se aposentar e decide que aceitará apenas casos que possam remeter aos trabalhos de Hércules, pra poder fechar a carreira com chave de ouro. Cada capítulo é um caso diferente, escritos de forma dinâmica e superficial, não tão detalhistas como nas obras clássicas, mas são casos divertidos, e para mim, surpreendentes! Em muitos finais, o elemento surpresa esteve presente. Recomendo muito.