Vida de Charlotte Brontë

Vida de Charlotte Brontë Elizabeth Gaskell

Resenhas - Vida De Charlotte Brontë

Daniella.Mancino 15/02/2024

Essencial para os fãs de CB
Conhecer a vida dessa grande escritora me fez entender melhor seus livros. Uma mulher genial que viveu uma vida dura no interior da Inglaterra e não limitou a sua obra.

Caroline596 07/10/2023

Incrível
Me arrependo de não ter feito a leitura antes, como foi maravilhoso saber mais sobre a Charlotte e um pouco mais sobre toda a família. Chorei diversas vezes com os trágicos acontecimentos, Charlotte foi uma mulher muito forte, queria muito que ela e as irmãs tivessem vivido por muito mais tempo. Essa edição da Pedrazul é ótima, pois também nos mostra as situações que a Gaskell omitiu para preservar a imagem de Charlotte. Sabendo mais sobre as partes omitidas, mostra que Charlotte foi humana e como qualquer outra pessoa também erra e falha. Charlotte foi uma mulher forte sim, que mesmo com todos os acontecimentos trágicos e com depressão, seguiu e cuidou de seu pai até o último momento. Essa leitura me fez admirar ainda mais Charlotte e me faz querer reler novamente todos os livros que ela escreveu, agora sabendo de mais informações sobre a vida dela. Eu espero que ela tenha sido muito feliz nos últimos meses de vida dela.

_bbrcam 22/07/2023

Gostei muito!!
Foi demorado pra engajar, mas na metade já estava bem envolvida. Gostei dos anexos também, que fizeram a história mais real em relação à autora, a parte da imparcialidade da Gaskell (que TB é total compreensível). Foi incrível conhecer mais as Brontë, mas agora quer ler os livros lidos pela Charlotte ?

Mari 22/01/2023

Que vida triste, solitária e cheia de perdas! Charlotte foi uma mulher resignada, complacente, devotada ao pai (ao ponto de negar um pedido de casamento por ele), que teve uma saúde frágil e lidou com longos períodos de depressão ao longo da vida, o que podemos ver nos inúmeros trechos de cartas que ela trocou com suas amigas mais próximas.

Por ser muito contida e não conviver com homens fora de sua família, parece que todos os seus sentimentos vieram à tona (e ela não soube lidar) ao receber afeto de uma figura que ela admirava e passou a nutrir uma forte paixão, que era seu professor no pensionato em Bruxelas. Elizabeth Gaskell omitiu isso na biografia, mas felizmente esta edição está cheia de notas de rodapé explicativas e traz trechos das cartas que ela enviou a ele no final.

Não sabia que Villette era autobiográfico e falava diretamente deste amor não correspondido por Constantin Héger. Isso torna o final do livro ainda mais impactante!

Também gostei de saber que Shirley foi inspirada na Emily. (Achei curioso que no filme Emily, lançado recentemente, embora uma ficção, a diretora cria uma história de amor entre ela e o William Weightman, que na verdade demonstrava interesse pela Anne).

Confesso que achei engraçado as sutis alfinetadas em Jane Austen em uma das cartas trocadas com um amigo. É curioso ver uma autora que sou fã falando de outra que é minha preferida.

Sou muito fã das irmãs Brontë e tendo lido todas as suas obras, gostei ainda mais de saber de tantos aspectos autobiográficos em suas obras.

Quem é fã da autora vai amar essa biografia que ainda conta com fotos e dois capítulos de sua obra inacabada. Recomendo!

Annaplima 16/10/2022

"...felicidade, sem ser compartilhada, mal pode ser chamada de felicidade."
"Lembrando-nos de suas provações e nos regozijamos com a idéia de que Deus achou justo enxugar as lágrimas de seus olhos."
O livro é longo mas foi uma ótima experiência lê-lo.

Thay 14/08/2022

Um amor chamado Brontë
Li a primeira vez Jane Eyre em setembro de 2020 e me apaixonei pela escrita da autora, de lá p cá tenho lido tudo que envolve as irmãs Brontë e ganhei esse livro em um sorteio. Mesmo com a obra "mutilada" deu p conhecer e entender um pouco mais sobre a vida da Charlotte, suas perdas, suas tristezas e seus erros tb contribuíram e muito para que hj possamos ter esses clássicos em nossas mãos. E ver a Charlotte humana (além da escritora) foi muito bom.

Queridolivro0 25/06/2022

Mais admiração pelas Bronte ?
Ler A vida de Charlotte Bronte me fez refletir sobre a fé e esperança. A vida da Charlotte e suas irmãs é um verdadeiro aprendizado sobre sermos gratos em todos os momentos mesmo quando a caminada for espinhosa.

Recomendo muito a leitura desse livro, me fez repensar muitas coisas principalmente em como sou bemaventurada ter meus entes queridos ao meu lado.
AnaBa 26/06/2022minha estante

Talita Hanna Cabral 31/03/2022

A intensa Charlotte Brontë
Escrito em 1857 pela amiga de Charlotte e escritora Elizabeth Gaskell, o livro é cuidadosamente escrito e faz um levantamento de toda a sociedade, costumes e hábitos que giraram em torno da criação dos Bronte. Essa edição foi modificada porque na época a primeira edição causou indignação e processos judiciais contra a autora por parte dos administradores da escola que Maria Bronte estudou e lá faleceu. Em linhas gerais, a vida de Charlotte foi regrada pelas exigências da religiosidade do pai, sofrida pela perda gradativa na família e, quando pôde vislumbrar a alegria para além dos livros publicados e das paixões não expostas, a saúde dela veio cobrar-lhe a vida. Livro muito bem escrito, há notas e cartas não mencionadas por Gaskell e no anexo tem o livro inacabado de Charlotte.

Denise.Marreiros 27/02/2022

Estou feliz por ter finalizado, aliviada.
A forma como o livro foi escrito deixou a história da autora totalmente desinteressante. Leitura cansativa, tive que me lembrar o tempo todo que estava lendo a história de Charlotte e que ela era genial. Mas a omissão dos fatos mais importantes/marcartes deixou a leitura tão tediosa quantos os anos de sua vida.

Janaina Edwiges 26/12/2021

Se você gosta da Charlotte Brontë, vai AMAR este livro!
Antes de iniciar a leitura de A vida de Charlotte Brontë é muito importante que você preste atenção em duas questões:

1. Há uma intenção por trás de quem escreveu este livro. Elizabeth Gaskell foi contemporânea e amiga de Charlotte Brontë e buscou redigir uma biografia que enaltecesse a amiga, que transmitisse a imagem de filha e irmã dedicada, de boa esposa e de uma escritora com uma vida respeitável. Para atingir seu propósito, Gaskell omitiu vários episódios que poderiam causar danos à reputação de Charlotte Brontë ou que poderiam envergonhar o pai, Patrick Brontë e o marido, Arthur Bell Nicholls, ainda vivos na época. Dentre eles, a forte paixão de Charlotte por seu antigo professor, Constantin Héger, um homem casado.

2. Na primeira edição, publicada em 1857, Gaskell enfrentou uma série de acusações por difamação e ações judiciais, vindas de pessoas que foram citadas na biografia, mas que se sentiram de alguma maneira prejudicas. Em razão desses problemas, a segunda edição lançada foi totalmente mutilada, sendo essa a utilizada para tradução.

Buscando corrigir essas duas questões, a edição da Editora Pedrazul apresenta várias notas de rodapé explicativas ao longo do texto, bem como informações complementares na conclusão, muitas delas descritas por outros biógrafos de Brontë. Tudo isso possibilita ao leitor um maior entendimento do contexto, das controvérsias e do que foi suprimido por Gaskell.

As fontes para elaboração desta biografia foram, principalmente, as cartas enviadas por Charlotte à sua melhor amiga (Ellen Nussey) e a outras amigas e conhecidos próximos, como seus editores. Ler as cartas escritas pela própria Charlotte é simplesmente incrível, pois nos permite ter acesso aos sentimentos mais íntimos da autora. Além disso, Gaskell se utilizou de muitos depoimentos. Os dela própria e de outras pessoas que conviveram com Charlotte, como empregadas do presbitério, vizinhos e escritores.

Esta biografia é extremamente rica, revela vários detalhes pessoais e traços da personalidade de uma das mais talentosas escritoras inglesas da era vitoriana. Ao longo das páginas, temos acesso ao relacionamento dos pais de Charlotte, fatos de sua infância e adolescência e situações vivenciadas no trabalho como professora e governanta. Conhecemos as impressões sobre os lugares novos que ela visitava, além dos detalhes marcantes do tempo em que ela passou em uma escola de Bruxelas. Ouvimos suas opiniões acerca de diversos assuntos, como os relacionados à política e à situação das mulheres. Também podemos conhecer um pouco mais da personalidade das outras irmãs Brontë, Emily e Anne e dos graves problemas enfrentados pelo irmão, Branwell. Mergulhamos na paixão de Charlotte pela literatura, suas opiniões sobre diversos escritores e livros famosos, sua relação com a própria escrita e em como ela lidava com as críticas às suas obras e com a fama alcançada após a publicação de Jane Eyre.

Se você já leu algum livro da Charlotte, esta biografia vai te fazer querer relê-lo e, se não leu, vai te permitir fazer a leitura com um olhar bem diferenciado, porque, como nos revela Gaskell: ?Charlotte Brontë foi uma autora que se utilizou dos acontecimentos pessoais para compor seus romances; não somente daquilo que se passara com ela e os seus, mas daquilo que ouvira. Sobretudo, as impressões que esses acontecimentos tinham sobre ela. Nada era desperdiçado, tudo era transformado em arte".

Terminei a leitura ainda mais fascinada pela vida de Charlotte Brontë! Com certeza ela não era a filha e irmã perfeita, que esta biografia quis ressaltar na maior parte do tempo. Muitos atritos devem ter ocorrido, como sabemos que existem e são comuns nas relações familiares. Para mim, é justamente neste ponto que reside o encanto. Charlotte era como qualquer outra pessoa, com erros e acertos, visões de mundo, alegrias, medos, angústias, dores e sofrimentos. Sua trajetória nos toca em vários momentos, especialmente na solidão que ela enfrentou após o falecimento de suas irmãs.

No final desta edição temos ainda os dois primeiros e únicos capítulos do livro Emma, obra inacabada da Charlotte Brontë. Infelizmente, ela faleceu antes de finalizar a história e o começo nos deixa com um gostinho de quero mais.
Victoria 26/12/2021minha estante
Sua resenha ficou muito boa, bem completa! Apesar de ainda não ter lido Jane Eyre, tenho muito interesse em tudo que envolva as irmãs Brontë, porque O morro dos ventos uivantes é um dos meus favoritos da vida! Não sei se você já viu, mas existe uma biografia da família Brontë escrita por uma estudiosa neles, Juliet Barker. Sou louca pra que uma editora traga ela para o Brasil, porque parece ser bem detalhada (são mais de 1000 páginas na edição em inglês)

Janaina Edwiges 26/12/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, Victoria :) Não conheço esta biografia escrita pela Juliet Barker, muito obrigada mesmo pela indicação, vou pesquisar mais sobre ela. Nossa, mais de 1000 páginas! Dever ser riquíssima em informações e detalhes, já fiquei aqui morrendo de vontade de ler, tomara que publiquem no Brasil, vamos ficar na torcida para lançarem. Estou bastante interessada na história e obras da família Brontë.

Gizalyanne 29/11/2021

Fantástico
Amei essa biografia escrita pela Gaskell foi possível conhecer bem mais a Charlotte e suas irmãs que na outra Biografia que li ( Os diários secretos de Charlotte Brönte - romanceada). Imperdível também os extras que a Pedra Azul colocaram, merecem Parabéns!
A Biografia também nos dá a oportunidade de conhecer a opinião de Charlotte sobre vários autores e suas obras. É um livro basicamente epistolar onde temos acesso as suas correspondências.
Recomendo !

João Oliveira 06/11/2021

UMA VIAGEM NO TEMPO
Uma vez um professor muito querido me disse: o homem sempre tentou formas de viajar no tempo, mas essa máquina já foi construída, chama-se LIVRO. Sem dúvida, foi essa a esperiência que eu tive ao ler A vida de Charlotte Brontë, uma das maiores escritoras do século XIX, e sem dúvida, minha escritora favorita! Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da sua intimidade, dos seus dramas, da vida nada fácil para uma mulher vitoriada do interior, é mágico. Ler esse livro, para além da narrativa de Gaskell sobre o contexto da época e as descrições dos cenários pelos quais Charlotte passou, é ter um contato quase sobrenatural com aquela que, apesar de ter vivido pouco, tocou diversas almas e ainda vive por meio das suas obras.

Dri 16/08/2021

Vidas marcadas pela tristeza
Admiro demais as obras das irmãs Bronte e antes de ler essa biografia eu sabia o básico: que eram filhas de um clérigo de Yorkshire e que morreram jovens. Ao ler a biografia escrita por Elizabeth Gaskell, uma das grandes escritoras da época e amiga de Charlotte, a sensação é de que tudo que eu não sabia foi preenchido pela tristeza e pela solidão que acompanharam as breves vidas dessas três escritoras extraordinárias. Apesar dessa sensação ao final da leitura, meu fascínio por elas aumentou e vou ler os livros que ainda não li delas sabendo que grande parte deles é autobiográfico, e que o talento delas permitiu que transformassem suas poucas e dolorosas experiências de vida em ficção, ou seja, em arte, e que assim, elas se tornaram eternas, apesar da vida curta que tiveram. Biografia imperdível para os admiradores das irmãs Bronte. Destaque para as notas de rodapé esclarecedoras e para a conclusão belíssima da editora Chirlei Wandekoken, da Pedrazul. ????????

Christiane 24/07/2021

Uma vida trágica
A biografia foca mais em Charlotte, mas também em suas duas irmãs também escritoras e foi escrito por uma de suas amigas também escritora. Gaskell se viu obrigada na época do lançamento a mutilar o livro em função de preservar sua memória diante de uma sociedade vitoriana e também teve que retirar trechos e nomes de pessoas que ainda estavam vivas, porém ao final do livro encontram-se as explicações do que faltou.
O livro baseia-se principalmente nas cartas de Charlotte com uma grande amiga . Percebemos nestas cartas muita angústia e sofrimento, reflexo em especial de seu amor por um professor que era casado e só se interessava por ela como aluna.
A vida das irmãs é simples, vivem em uma pequena cidade, moram no presbiterio e tem poucos contatos sociais. Seus livros são baseados em suas vivências. Charlotte ainda viajava mais, ia a Londres, mas tem pavor de contatos sociais, devido sua timidez.
É uma vida trágica, a doença está sempre presente seja ao se referir à ela ou para dizer que graças à Deus estão bem ou melhores. Ela sofreu muitas perdas, a mãe, as quatro irmãs e o irmão. Quando encontrou a felicidade junto ao marido faleceu durante a gravidez. Porém, por mais limitada que a vida delas tenha sido, ainda assim se tornou rica se transformando nos livros que nos legaram.