A Vida de Charlotte Brontë

A Vida de Charlotte Brontë Elizabeth Gaskell

Resenhas - Vida De Charlotte Brontë

Janaina Edwiges 26/12/2021

Se você gosta da Charlotte Brontë, vai AMAR este livro!
Antes de iniciar a leitura de A vida de Charlotte Brontë é muito importante que você preste atenção em duas questões:

1. Há uma intenção por trás de quem escreveu este livro. Elizabeth Gaskell foi contemporânea e amiga de Charlotte Brontë e buscou redigir uma biografia que enaltecesse a amiga, que transmitisse a imagem de filha e irmã dedicada, de boa esposa e de uma escritora com uma vida respeitável. Para atingir seu propósito, Gaskell omitiu vários episódios que poderiam causar danos à reputação de Charlotte Brontë ou que poderiam envergonhar o pai, Patrick Brontë e o marido, Arthur Bell Nicholls, ainda vivos na época. Dentre eles, a forte paixão de Charlotte por seu antigo professor, Constantin Héger, um homem casado.

2. Na primeira edição, publicada em 1857, Gaskell enfrentou uma série de acusações por difamação e ações judiciais, vindas de pessoas que foram citadas na biografia, mas que se sentiram de alguma maneira prejudicas. Em razão desses problemas, a segunda edição lançada foi totalmente mutilada, sendo essa a utilizada para tradução.

Buscando corrigir essas duas questões, a edição da Editora Pedrazul apresenta várias notas de rodapé explicativas ao longo do texto, bem como informações complementares na conclusão, muitas delas descritas por outros biógrafos de Brontë. Tudo isso possibilita ao leitor um maior entendimento do contexto, das controvérsias e do que foi suprimido por Gaskell.

As fontes para elaboração desta biografia foram, principalmente, as cartas enviadas por Charlotte à sua melhor amiga (Ellen Nussey) e a outras amigas e conhecidos próximos, como seus editores. Ler as cartas escritas pela própria Charlotte é simplesmente incrível, pois nos permite ter acesso aos sentimentos mais íntimos da autora. Além disso, Gaskell se utilizou de muitos depoimentos. Os dela própria e de outras pessoas que conviveram com Charlotte, como empregadas do presbitério, vizinhos e escritores.

Esta biografia é extremamente rica, revela vários detalhes pessoais e traços da personalidade de uma das mais talentosas escritoras inglesas da era vitoriana. Ao longo das páginas, temos acesso ao relacionamento dos pais de Charlotte, fatos de sua infância e adolescência e situações vivenciadas no trabalho como professora e governanta. Conhecemos as impressões sobre os lugares novos que ela visitava, além dos detalhes marcantes do tempo em que ela passou em uma escola de Bruxelas. Ouvimos suas opiniões acerca de diversos assuntos, como os relacionados à política e à situação das mulheres. Também podemos conhecer um pouco mais da personalidade das outras irmãs Brontë, Emily e Anne e dos graves problemas enfrentados pelo irmão, Branwell. Mergulhamos na paixão de Charlotte pela literatura, suas opiniões sobre diversos escritores e livros famosos, sua relação com a própria escrita e em como ela lidava com as críticas às suas obras e com a fama alcançada após a publicação de Jane Eyre.

Se você já leu algum livro da Charlotte, esta biografia vai te fazer querer relê-lo e, se não leu, vai te permitir fazer a leitura com um olhar bem diferenciado, porque, como nos revela Gaskell: ?Charlotte Brontë foi uma autora que se utilizou dos acontecimentos pessoais para compor seus romances; não somente daquilo que se passara com ela e os seus, mas daquilo que ouvira. Sobretudo, as impressões que esses acontecimentos tinham sobre ela. Nada era desperdiçado, tudo era transformado em arte".

Terminei a leitura ainda mais fascinada pela vida de Charlotte Brontë! Com certeza ela não era a filha e irmã perfeita, que esta biografia quis ressaltar na maior parte do tempo. Muitos atritos devem ter ocorrido, como sabemos que existem e são comuns nas relações familiares. Para mim, é justamente neste ponto que reside o encanto. Charlotte era como qualquer outra pessoa, com erros e acertos, visões de mundo, alegrias, medos, angústias, dores e sofrimentos. Sua trajetória nos toca em vários momentos, especialmente na solidão que ela enfrentou após o falecimento de suas irmãs.

No final desta edição temos ainda os dois primeiros e únicos capítulos do livro Emma, obra inacabada da Charlotte Brontë. Infelizmente, ela faleceu antes de finalizar a história e o começo nos deixa com um gostinho de quero mais.
Victoria 26/12/2021minha estante
Sua resenha ficou muito boa, bem completa! Apesar de ainda não ter lido Jane Eyre, tenho muito interesse em tudo que envolva as irmãs Brontë, porque O morro dos ventos uivantes é um dos meus favoritos da vida! Não sei se você já viu, mas existe uma biografia da família Brontë escrita por uma estudiosa neles, Juliet Barker. Sou louca pra que uma editora traga ela para o Brasil, porque parece ser bem detalhada (são mais de 1000 páginas na edição em inglês)

Janaina Edwiges 26/12/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, Victoria :) Não conheço esta biografia escrita pela Juliet Barker, muito obrigada mesmo pela indicação, vou pesquisar mais sobre ela. Nossa, mais de 1000 páginas! Dever ser riquíssima em informações e detalhes, já fiquei aqui morrendo de vontade de ler, tomara que publiquem no Brasil, vamos ficar na torcida para lançarem. Estou bastante interessada na história e obras da família Brontë.

Carol 05/09/2020

Impressões da Carol
Livro: A vida de Charlotte Brontë {1857}
Autora: Elizabeth Gaskell {Inglaterra,1810-1865}
Tradução: Amanda Magri
Editora: Pedrazul
416p.

Não é segredo pra ninguém o quanto gosto de Charlotte Brontë. Foi impactante ler, ainda menina, uma personagem tão forte, tão independente quanto Jane Eyre. Foi este livro que determinou meu gosto pela literatura vitoriana.

Elizabeth Gaskell, amiga íntima de Charlotte e, como ela, escritora talentosa, escreveu esta biografia como um tributo à amiga - quando muitas das pessoas, citadas ao longo do texto, ainda eram vivas. O que explica algumas omissões importantes.

Essa proximidade de Gaskell com a família Brontë lhe deu acesso a depoimentos de pessoas que conviveram com Charlotte e às cartas escritas por ela, ao longo da vida. Gaskell recheia sua biografia com estas cartas.

Através delas vemos como Charlotte - e suas irmãs - eram excepcionais. Vivendo num povoado remoto, em meio às charnecas, filhas de um presbítero, a imaginação e a vontade de criar estavam presentes desde sempre. Vidas marcadas por perdas e que, ainda assim, resplandeceram.

Acompanhamos tudo. A infância e a perda da mãe e das irmãs, Maria e Elizabeth. A formação intelectual e moral das meninas, a busca por uma ocupação, numa sociedade que oferecia pouco a mulheres, sem posses. Sua ida a Bruxelas. A escrita dos romances. As mortes, num curto período, de Branwell, Emily e Anne. O sucesso literário. Seu breve casamento e morte.

Não há inverdades nesta biografia, mas, como disse, omissões. Gaskell preserva a família Brontë ao não explicitar o vício de Branwell pelo ópio. Muito menos nos relata a paixão platônica de Charlotte por seu professor Constatin Héger, um homem casado.

É por isso que recomendo demais esta edição da Pedrazul com várias notas de rodapé que preenchem essas lacunas e contextualizam a biografia. O posfácio escrito pela editora Chirlei é impecável. Se você é fã de Charlotte, esse livro é imperdível.

Thay 14/08/2022

Um amor chamado Brontë
Li a primeira vez Jane Eyre em setembro de 2020 e me apaixonei pela escrita da autora, de lá p cá tenho lido tudo que envolve as irmãs Brontë e ganhei esse livro em um sorteio. Mesmo com a obra "mutilada" deu p conhecer e entender um pouco mais sobre a vida da Charlotte, suas perdas, suas tristezas e seus erros tb contribuíram e muito para que hj possamos ter esses clássicos em nossas mãos. E ver a Charlotte humana (além da escritora) foi muito bom.

Pi£tr0 P StC|air °)°(° 27/08/2020

Constantes, Lúgubres e Gélidos Véus de Agonia***
Um livro triste...Uma vida triste e de profundo e doloroso pesar...
Uma breve vida neste vale de lágrimas chamado mundo!
Este livro Literalmente me fez transbordar em Mar de Lágrimas nos
momentos mais tristes e dolorosos e assim quando já experimentamos aquelas mesmas
dores, perdas traumáticas...a distância, o medo do que o futuro reserva, a solidão,
a depressão e o luto e a memória de quem mais amamos e sabemos que em vida nunca
mais veremos!...

Ainda no início deste livro há um breve relato do tão pesarosa sería a leitura:
Emily tinha um cão chamado Keeper...Após a morte de Emily este mesmo cão deitava-se na porta
do quarto dela sentindo sua falta e gemia por noites a fio... " Ele (o cão) caminhou
ao lado dos enlutados, entrou na igreja e permaneceu em silêncio durante toda a missa.
Quando ele voltou para casa, ele se deitou diante da porta do quarto de Emily e Uivou
lamuriosamente durante muitos dias." ( Com isso dá pra perceber a dor Real e constante
nas duas irmãs que restaram e aquele quarto vazio, a presença daquela pessoa tão amada e querida
não existindo mais!)...

- Éram ainda crianças, 5 meninas e 1 menino quando mudaram-se para viver
no Vilarejo de Haworth, logo em breve a Mãe adoeceu( a presença constante da Tristeza
pairava o ambiente e os dias destas crianças) e vieram a ficar Órfãos de Mãe!
Tinham apenas um ao Outro como companheiros(isto criou um Profundo Laço de Apego entre
estas crianças que Perdurou para sempre, daí dá pra perceber a imensa Dor da Única irmã
sobrevivente que adentrou a fase adulta vindo a tornar-se Só, com suas Lembranças e Memórias
de suas tão Amadas Irmãs). Das 5 irmãs, ainda na Tenra Infância perderam Maria Brontê(falecendo
aos 12 anos de idade) em menos de um mês a morte de mais outra Irmã vindo a falecer com apenas
11 anos de idade, Elizabeth Brontê. Restando assim apenas as 3 irmãs que vieram a tornar-se mundialmente
conhecidas: Emily Brontê, Anne Brontê e Charlotte Brontê! O Amor e o Apego entre Elas éra
um Vínculo muito forte! Os únicos momentos de breve Felicidade que Charlotte teve, foram justamente
a companhia destas irmãs restantes e os passeios e caminhadas nas Charnecas( Bucólicas Irmãs que Amavam
os Animais e a Natureza) além de terem como Hobby escreverem histórias e poemas!

Com o tempo e já na fase adulta começaram a terem aflições com o irmão que tornou-se alcoólatra e usuário
de Ópio(por causa de um Coração Partido, vindo com isso a desistir da Vida e também a morrer brevemente!)
Perderam o irmão que veio a Falecer aos 30 anos! Não demorou muito a irmã Emily adoeceu, espírito indomável
e rebelde por natureza que recusava tomar qualquer medicamento e impedia a presença de qualquer Médico sobre
sí... Depois de um breve período de muito pesar perderam Emily que nos ultimos momentos aceitou a Presença
de um Médico( mas dái já éra Tarde Demais!!!) o Episódio do cão que uivava por noites e dias a fio jogado em frente
a porta do quarto de Emily deveria de ser muito Doloroso para as duas irmãs Enlutadas.( Apenas 3 meses após a morte
do irmão com 30 anos, ocorreu a morte de Emily aos 29 anos.)

A presença da Crucial Dama Magna chamada Morte fazía-se presente naquele Lúgubre Presbitério Rodeado
de Lápides Escuras pelo rigoroso e gélido inverno... Pois em apenas 5 meses depois do Falecimento de Emily,
foi a vez da Morte de Anne Brontë...( Dá pra perceber a intensidade da Alma Dilacerada pela Dor Crucial, em Charlotte)
...Foram passar alguns dias no Litoral com a esperança que a Irmã melhorasse, mas a presença da Morte já estava alí,
" Ela acreditava que tinha pouco tempo de vida. Podería ela chegar em casa viva,( VOLTAR para casa viva)
se saíssemos imediatamente? Um médico foi chamado...Anne implorou para que ele lhe dissesse quanto tempo de vida
ele achava que ela tinha - sem medo de dizer a verdade, porque ela não tinha medo de morrer. Relutantemente,
o doutor disse QUE O ANJO DA MORTE JÁ HAVÍA CHEGADO, e que a VIDA se ESVAÍA RAPIDAMENTE". ... Há mais relatos
destas horas finais de Anne Brontë, mas quem tiver o livro lerá!!! Anne vía e sentía o Sentimento de Charlotte
diante da perda eminente dela, e ainda na presença do " ANJO DA MORTE ", disse para sua irmã Charlotte, " AO VER QUE CHARLOTTE
MAL PODIA CONTER O SOFRIMENTO, ela disse: "Tenha coragem, Charlotte, tenha coragem."
...
..." UMA IRMÃ fechava os olhos da outra já falecida. Agora ela ( CHARLOTTE ) não conseguia mais conter o SOFRIMENTO
AGUDO pela Irmã com seu enfático e AGONIZANTE: " Tenha coragem", e ela IRROMPEU FORTE e brevemente, mas de forma ANGUSTIANTE"
...
Basta criar esta cena na imaginação e sentir a NAVALHA CORTANTE e CRUCIAL da DOR!!!!!***

Alguns relatos de sua DOR e Desolação, de volta ao Lúgubre Presbitério ( agora sem mais nenhuma irmã como companheira):

" Sentí que a casa estava tão silenciosa - os quartos tão vazios. Eu me lembrei de onde os TRêS ESTÃO AGORA - habitações
escuras e estreitas - , e que NUNCA ANDARÃO NA TERRA NOVAMENTE. Então, senti-me DESOLADA, AMARGURADA. A AGONIA que eu IRIA SIM
sofrer, e que eu NÃO IRIA evitar, apoderou-se de mim. E eu SOFRÍ com isso, e passei um fim de tarde e uma noite TERRÍVEIS,
além de uma MANHÃ LÚGUBRE, mas hoje estou melhor.

Eu não sei como será a vida, . . . A solidão pode melhorar e tornar-se suportável, mais do que posso imaginar.
O pior é quando chega o final de tarde, e a noite se aproxima, Nessa hora, nós costumávamos nos reunir na sala de jantar -
costumávamos conversar. Agora, sento-me sozinha - sendo assim em silêncio. Não consigo evitar pensar em meus últimos dias, recordo-me
de seus sofrimentos, o que disseram e fizeram, suas aparências de SOFRIMENTO MORTAL.
Minha vida é como eu esperava que fosse. Às vezes, quando acordo de manhã, sei que a Solidão, as Memórias e a Saudade serão
praticamente minhas únicas companheiras - e que na manhã seguinte, quando eu despertar, sentirei tudo de novo.

...

Além das Perdas das Irmãs e tudo em consequência disso, ainda havía a grande Paixão não correspondida pelo
seu antigo Professor de outro País( um homem já maduro e casado). A ardente Paixão Secreta pelo seu Mestre-ex professor
do período em que permaneceu e estudou em Bruxelas(Bélgica)...Um amor não correspondido pelo homem casado que
veio a cortar qualquer vínculo de Amizade e de Correspondência com Ela, fazendo-a sofrer AMARGAMENTE e vir a implorar
por resquicíos de laços de amizade.

Quem não perdeu o chão e o Sentido da Vida ao perder também qualquer vínculo de Amizade com quem Amáva-mos tanto???

É também o tipo de dor que não apenas parte o coração, mas que também deixa nossa Alma toda fragmentada e dilacerada em
mil pedaços!!!

Trecho de uma das cartas ignoradas pelo seu antigo Professor:

" Se meu mestre retirar completamente sua Amizade de mim,
ficarei absolutamente sem esperanças; se ele me der um pouco de amizade, muito pouco, ficarei contente, feliz, tería um
motivo para viver, para trabalhar.
Monsieur, os pobres não precisam de muita coisa para viver, eles pedem apenas as migalhas de pão que caem da mesa dos
homens ricos, mas se lhes são recusadas essas migalhas, eles morrem de fome "

Dai dá pra perceber até que ponto de Dor e Sofrimento Amoroso ela chegou para descrever tudo isso e não obter nenhuma resposta
e mais nenhum vínculo de amizade que poderia restar! ( Achei muita frieza por parte deste Ser, mesmo presenciando explicitamente
o Nível de Sofrimento em que ela se encontrava!! )

...

E quando finalmente a Vida lhe dá uma chance de ser Feliz nos Braços Conjugais do Amável, Terno, Atencioso,
Apaixonado e Carinhoso Marido que a Amou em segredo por 8 longos anos antes de se declarar a ela (e ter sido recusado
pelo seu Pai no inicio), mais uma vez a Cruél Dama Magna e o ANJO da MORTE reapareceram e a levaram Para Sempre!!!
Ela não queria morrer, não agora que tinha encontrado o vislumbre da Felicidade nos braços do Marido que a AMAVA TANTO!
A Felicidade que mal havia adentrado a sua vida e já lhe foi arrancada!!!

***Existem Almas fadadas/destinadas à Dor, Solidão e Sofrimento em Vida que, quando raramente algo Alegre ou que causa Felicidade
surge, nada mais são do que apenas Breves Vislumbres de Alegrias que lhes são tiradas tão logo a pessoa começa a pensar
que pode ser Digna de ser um pouco feliz!!!

As Irmãs Brontë éram destes tipos de Almas(Ainda mais explicíta em Charlotte Brontë)***

( também éram Almas Explícitamente Bucólicas/Idílicas - Amavam estar Vislumbrando a Natureza
os Animais, viviam num Vilarejo Inglês repleto de colinas, bosques e charnecas aos arredores,
éram Passionais,Intimistas, Contemplativas, Tímidas, Reservadas e Melancólicas, além de Elevado QI e Dons
Artísticos e Literários)*** Foram crianças Prodízias que já pensavam como adultos***

skuser02844 10/12/2020

A vida de uma das maiores escritoras de todos os tempos
A Vida De Charlotte Bronte foi escrita por Elizabeth Gaskell, uma das poucas amigas que a famosa autora de Jane Eyre teve ao longo de sua vida.

O livro é leitura obrigatória para quem admira o trabalho das irmãs Bronte, pois nele adentramos um pouco mais na intimidade dessas três irmãs que deixaram seus nomes marcados para sempre na história da literatura, tudo através de cartas da própria Charlotte. Cartas que nos permite conhecer mais sobre sua triste vida e sua visão de mundo e das coisas ao seu redor que ela transferiu para seus romances autobiográficos.

A edição da Pedrazul está perfeita, com diversas notas explicativas e também com um posfácio esclarecendo algumas questões mais polêmicas que foram omitidas por Gaskell em sua biografia. O livro ainda traz no final os dois capítulos de Emma, obra inacabada de Charlotte Bronte, que com certeza seria mais um grande livro da autora. É triste ler esses dois capítulos e perceber que nunca saberemos como acabará essa história...

Cris 14/03/2021

Adorei conhecer um pouco da vida dessa escritora cujas obras pretendo ler em 2021. Achei a forma de apresentação do livro que é por meio de cartas escritas pela Charlotte Bronte sensacional, pois parece que entramos em seu pensamento que relata desde seus sentimentos mais profundos até a sua opinião sobre obras encaminhadas pelo seu editor e amigos.
Flávia Menezes 14/03/2021minha estante
Doida para comprar esse livro

Cris 14/03/2021minha estante
Vale a pena!

João Oliveira 06/11/2021

UMA VIAGEM NO TEMPO
Uma vez um professor muito querido me disse: o homem sempre tentou formas de viajar no tempo, mas essa máquina já foi construída, chama-se LIVRO. Sem dúvida, foi essa a esperiência que eu tive ao ler A vida de Charlotte Brontë, uma das maiores escritoras do século XIX, e sem dúvida, minha escritora favorita! Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da sua intimidade, dos seus dramas, da vida nada fácil para uma mulher vitoriada do interior, é mágico. Ler esse livro, para além da narrativa de Gaskell sobre o contexto da época e as descrições dos cenários pelos quais Charlotte passou, é ter um contato quase sobrenatural com aquela que, apesar de ter vivido pouco, tocou diversas almas e ainda vive por meio das suas obras.

Caroline596 07/10/2023

Incrível
Me arrependo de não ter feito a leitura antes, como foi maravilhoso saber mais sobre a Charlotte e um pouco mais sobre toda a família. Chorei diversas vezes com os trágicos acontecimentos, Charlotte foi uma mulher muito forte, queria muito que ela e as irmãs tivessem vivido por muito mais tempo. Essa edição da Pedrazul é ótima, pois também nos mostra as situações que a Gaskell omitiu para preservar a imagem de Charlotte. Sabendo mais sobre as partes omitidas, mostra que Charlotte foi humana e como qualquer outra pessoa também erra e falha. Charlotte foi uma mulher forte sim, que mesmo com todos os acontecimentos trágicos e com depressão, seguiu e cuidou de seu pai até o último momento. Essa leitura me fez admirar ainda mais Charlotte e me faz querer reler novamente todos os livros que ela escreveu, agora sabendo de mais informações sobre a vida dela. Eu espero que ela tenha sido muito feliz nos últimos meses de vida dela.

Denise.Marreiros 27/02/2022

Estou feliz por ter finalizado, aliviada.
A forma como o livro foi escrito deixou a história da autora totalmente desinteressante. Leitura cansativa, tive que me lembrar o tempo todo que estava lendo a história de Charlotte e que ela era genial. Mas a omissão dos fatos mais importantes/marcartes deixou a leitura tão tediosa quantos os anos de sua vida.

Queridolivro0 25/06/2022

Mais admiração pelas Bronte ?
Ler A vida de Charlotte Bronte me fez refletir sobre a fé e esperança. A vida da Charlotte e suas irmãs é um verdadeiro aprendizado sobre sermos gratos em todos os momentos mesmo quando a caminada for espinhosa.

Recomendo muito a leitura desse livro, me fez repensar muitas coisas principalmente em como sou bemaventurada ter meus entes queridos ao meu lado.
AnaBa 26/06/2022minha estante

Fernanda 04/09/2020

Uma leitura maravilhosa, foi muito interessante conhecer mais sobre a Charlotte Bronte como filha, irmã, mulher, esposa e amiga, seus pensamentos, atitudes e não somente a Charlotte escritora de Jane Eyre.

Dayane 10/12/2020

Essa Biografia é TUDO!
Pasmem se eu falar que eu nunca li nada da Charlotte até então, SIM , a mais pura verdade. O único livro que li das irmãs Brontë, foi o Morro dos Ventos Uivantes, quando era bem novinha, na faculdade ainda. NOSSA FAZ UM SÉCULO kkkkkkkk fiquei com uma sensação de grande tragédia no peito depois de ler o Morro e muito curiosa em saber quem eram as irmãs. Até que descobri essa Biografia na Pedra Azul e pensei: TENHO QUE LER< URGENTE!
O livro vale cada centavo! Conhecemos na biografia não só momentos íntimos da Charlotte, como também das suas duas irmãs, e de toda a sua família no geral. Conheci a Gaskell , através dessa biografia também. Um livro rico em informações verídicas, cartas reais e testemunhos verdadeiros, coletados na época. Descobrimos como a vida da Charlotte foi difícil, regada de tragédias e conseguimos ver como ELAS eram donas de UM GRANDE TALENTO!

Quer saber mais sobre a biografia e saber a minha opinião sobre o livro? Então confere a vídeo resenha no link abaixo!
#1livroem5minutos

site: https://www.instagram.com/tv/CGH5LlKH-dy/

Dri 16/08/2021

Vidas marcadas pela tristeza
Admiro demais as obras das irmãs Bronte e antes de ler essa biografia eu sabia o básico: que eram filhas de um clérigo de Yorkshire e que morreram jovens. Ao ler a biografia escrita por Elizabeth Gaskell, uma das grandes escritoras da época e amiga de Charlotte, a sensação é de que tudo que eu não sabia foi preenchido pela tristeza e pela solidão que acompanharam as breves vidas dessas três escritoras extraordinárias. Apesar dessa sensação ao final da leitura, meu fascínio por elas aumentou e vou ler os livros que ainda não li delas sabendo que grande parte deles é autobiográfico, e que o talento delas permitiu que transformassem suas poucas e dolorosas experiências de vida em ficção, ou seja, em arte, e que assim, elas se tornaram eternas, apesar da vida curta que tiveram. Biografia imperdível para os admiradores das irmãs Bronte. Destaque para as notas de rodapé esclarecedoras e para a conclusão belíssima da editora Chirlei Wandekoken, da Pedrazul. ????????

Talita Hanna Cabral 31/03/2022

A intensa Charlotte Brontë
Escrito em 1857 pela amiga de Charlotte e escritora Elizabeth Gaskell, o livro é cuidadosamente escrito e faz um levantamento de toda a sociedade, costumes e hábitos que giraram em torno da criação dos Bronte. Essa edição foi modificada porque na época a primeira edição causou indignação e processos judiciais contra a autora por parte dos administradores da escola que Maria Bronte estudou e lá faleceu. Em linhas gerais, a vida de Charlotte foi regrada pelas exigências da religiosidade do pai, sofrida pela perda gradativa na família e, quando pôde vislumbrar a alegria para além dos livros publicados e das paixões não expostas, a saúde dela veio cobrar-lhe a vida. Livro muito bem escrito, há notas e cartas não mencionadas por Gaskell e no anexo tem o livro inacabado de Charlotte.

_bbrcam 22/07/2023

Gostei muito!!
Foi demorado pra engajar, mas na metade já estava bem envolvida. Gostei dos anexos também, que fizeram a história mais real em relação à autora, a parte da imparcialidade da Gaskell (que TB é total compreensível). Foi incrível conhecer mais as Brontë, mas agora quer ler os livros lidos pela Charlotte ?