Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?

Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre? Sophie Kinsella

Resenhas - Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?

Dea 18/12/2018

"Se você acha que amar é fácil, então você não está amando direito"
O duro foi ler quase 365 páginas, de um livro de 376, para chegar a uma frase de impacto, que finalmente faz sentido nessa história.

Para uma história ser boa, você deve realmente comprar o mundo do autor, traduzido em letras e pra mim, não deu.

Para começar, o fator desencadeante da crise entre os protagonistas, foi surreal. O "fator PS" matou o livro e, vamos combinar, ver uma mulher, mãe de gêmeos, trinta e poucos anos, agir como adolescente mimada e superprotegida, irritou a mulher mãe de duas filhas existente em mim.

Foi meu primeiro contato com a escrita da Sophie Kinsella. Achei uma escrita suave, mas eu esperava mais. Queria um livro leve, que como a sinopse vendeu e não entregou, me fizesse rir e quem sabe chorar? Mas não aconteceu, nem uma coisa nem outra.

Não estou deixando o mundo de Sophie de lado, mas acho que comecei com o livro errado. Ler um livro dela estava na minha meta de 2018, pena que não me envolvi. Em 2019, lerei outro e quem sabe acho a escrita leve e envolvente que todos falam?
Celina 18/12/2018minha estante
Dea, já ouvi a geral dizer que a Sophie ou você ama ou odeia...então...

Dea 18/12/2018minha estante
Celina, tem outra que não curto muito, mas li um livro que nem parecia que era ela escrevendo, "A Última Carta de Amor" da Jojo Moyes. Detestei "Como eu era..." e sua sequência " Depois de Você", mas curti A Última Carta. Não foi dos meus favoritos, mas não odiei, como odidei esses que citei. Nem entro em polêmicas, porque quase todo mundo ama, kkkk. Espero ler outro da Sophie e que essa minha primeira impressão não se concretize. Meta de 2019, kkk... Bora! E que a Força esteja conosco ;)

Celina 18/12/2018minha estante
Bora lá! Pelos poderes de Grayskull!

Lauren Boni 20/12/2018minha estante
Tô lendo esse livro e não tô gostando tanto quanto outros da Sophie. Indico, principalmente, Fiquei com seu número, Lembra de Mim? e O Segredo de Emma Corrigan.
E já que você citou a Jojo Moyes, já leu Um Mais Um? É o meu preferido dela, com certeza.

Dea 22/12/2018minha estante
Lauren, obrigada pelas dicas. Vou colocar na lista. Esse realmente não curti mesmo. Depois me fala se foi só uma impressão errada do livro ou não. Bjs.

Dea 22/12/2018minha estante
Um mais um está na minha lista da Jojo. Vejo se encaixo na minha meta de eleitura 2019.

Isabela 28/12/2018minha estante
Super concordo! Meu segundo livro da autora e não gostei! Os livros dela, pelo que percebi, são muito superficiais.. a premissa era tão boa, eu estava com expectativas tão elevadas que me decepcionei!

Dea 28/12/2018minha estante

Marina 11/02/2019minha estante
Eu li TODOS os livros da Sophie. Esse foi o pior, com certeza. Mas dê uma chance para os outros, valem a pena. Adoro a autora, acho que ela só teve uma fase ruim. O meu preferido é O Segredo de Emma Corrigan.

Dea 12/02/2019minha estante
Marina, darei sim. Pode deixar. Comecei com o pé esquerdo, rs. Obrigada pela dica.

Beah 03/07/2019minha estante
Eu tenho sérios problemas com as personagens femininas da Sophie. Elas me irritam de um jeito que MDS

Dea 03/07/2019minha estante
Beah... segundo semestre coloquei Fiquei com seu número na lista. Vamos ver se é o estilo dela que não me atrai.

Beah 03/07/2019minha estante
Depois me conta o que achou aaa

Dea 03/07/2019minha estante
Fechado, kkk... bjs.

Lauraa Machado 31/03/2018

Um livro digno da Sophie Kinsella
Apesar de alguns livros recentes seus não terem me agradado muito, Sophie Kinsella continua sendo uma autora que eu quero seguir sempre e cujos livros compro sem nem ler a sinopse. Na minha opinião, só de esse livro ter sido melhor que Minha Vida Não Tão Perfeita, Fiquei com Seu Número e Lua-de-Mel, já foi uma surpresa enorme (há, pontos pela mini referência).

É um clássico livro da Kinsella. Tem sua protagonista fabulosa, mas ao mesmo tempo comum, esquisita, um pouco paranoica e dramática, mas também bastante fofa e do tipo que dá para se identificar desde o começo. O livro também é cheio de cenas engraçadas e outras dramáticas, cheguei a ficar bem aflita com uma parte dele e quase adivinhei o clímax, que ainda foi bem importante mesmo assim. Como sempre nas suas histórias, tem bastante crescimento da protagonista e muito desenvolvimento dos personagens em volta também, mesmo que só como coadjuvantes.

Eu só tenho uma crítica para ele, na verdade. Adorei ver como a Sophie Kinsella incorporou feminismo discretamente na história e as várias lições que dá para tirar desse livro. Também gostei de ver a Sylvie ficando brava com o Dan e falando o que ele fez de errado, porque, na minha opinião, foi bem errado mesmo. Mesmo. Tanto que, mesmo com ela falando, essa é minha crítica. Ela não falou o suficiente. Pediu desculpas demais. E eu adoraria conversar com qualquer pessoa que tenha lido o livro sobre isso!

Mas essa é uma crítica bem pequena, na verdade. Não é o melhor livro da Sophie Kinsella, mas já subiu o nível dos recentes e espero que continue subindo!

Sobre a capa americana e principalmente a britânica: por que as editoras não fazem tanta questão de capas mais bonitas para os livros dela? Será que é só porque ela já é conhecida? Porque está difícil, viu. Essa capa é sofrida! E a edição que eu li, a britânica, também. O livro é enorme, um tijolão, tão pesado que me doía a mão de segurar enquanto lia. Sophie Kinsella merecia edições mais cuidadosas e especiais.
Andréa Araújo 31/03/2018minha estante
Concordo com isso das capas! Merecia melhores! Acho que vou colocar alguns livros dela na minha lista.

Aisla 03/04/2018minha estante
Eu adoro os livros dela, mas Minha vida nao tão perfeita e Lua de mel também não me agradaram muito. Já quero esse!!!

Isa 17/04/2018minha estante
Qual seu livro preferido da autora?

Lauraa Machado 17/04/2018minha estante
O Segredo de Emma Corrigan!

Leticia.Gnoatto 17/05/2018minha estante
undefined

Lari 06/06/2018minha estante
Me identifiquei muito com o início da sua resenha e fico feliz em saber q é melhor que os livros que você citou!
Não que não tenha gostado, pq adoro tudo q ela escreve, mas tmb não são meus preferidos! ?
Agora estou bem animada para começar essa leitura!

Andressa541 06/09/2018minha estante
Já eu amo todos os livros da Sophie, inclusive os que você mencionou :)

Sabrina 14/01/2019minha estante
Adoro a escrita da Sophie, realmente amei minha vida não tão perfeita e fiquei com seu número. Se este é melhor, realmente merece uma leitura. Gosto de como as personagens são simplesmente humanas.
Não conseguir terminar de ler Lua de mel,realmente achei muito ruim.

Dessa 25/05/2019minha estante
Amo todos tbm. Só queria um final melhor

Tami 28/08/2018

Queria muito ter curtido, mas...
Finalmente tive meu primeiro contato com a escrita de Sophie Kinsella, aquela que dizem ser a rainha do chick-lit. Quem sou eu para destroná-la, até mesmo porque não há como tirar conclusões sobre uma carreira consolidada tendo como base apenas uma leitura, mas sinto a necessidade de confessar que Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre? foi um balde de água fria. Não comprei essa sinopse desde o início, mas por conta da fama da autora e do fato deste ter sido considerado um de seus melhores trabalhos até o momento, resolvi arriscar. E não rolou...

Sou uma pessoa romântica, confesso. Não acredito em amores perfeitos, mas acredito em amores duradouros e até mesmo eternos. Dentro da minha casa eu tenho um exemplo de um casamento que já dura quase cinquenta anos, com seus altos e baixos, seus momentos bons e ruins, mas com cumplicidade, respeito e amor. Sempre achei e continuo achando que devemos nos comprometer pensando no longo prazo, ninguém casa e anota na certidão de casamento a data de validade da união, correto? Meu problema todo com a história começou aí, pois uma notícia que deveria alegrar os personagens, que se orgulhavam tanto do tipo de relacionamento que possuíam, os deixou perdidos, sem saber o que fazer. Era algo como "eu te amo, mas não queria passar tanto tempo ao seu lado, foi mal".

A justificativa para tal comportamento também não me convenceu. O grande problema deles era o fato de não saberem como lidar com o tempo, de não saberem como não perder o interesse um pelo outro, mas eles já estavam juntos há dez anos, pelo amor de Deus! O livro começa com Sylvie nos contando como é sua vida com Dan, em como eles são perfeitos juntos, em como tudo é simples e prático... aí depois ela surta? Ela simplesmente esquece de toda simplicidade e praticidade daquele relacionamento porque descobriu que talvez terá que passar mais seis décadas ao lado dele?

Ok, passado esse meu problema inicial, abri minha mente. Pensei "vamos ver como tudo isso vai ser desenvolvido"... mas é aí que está, não foi! O Projeto Me Surpreenda é tão subaproveitado que chega a ser decepcionante. Nenhuma surpresa é divertida e/ou espirituosa, são bobas e dispensáveis. O Projeto, na verdade, só serviu como escada para a introdução do que realmente a autora quis destacar, o tal segredo de Dan, que no fim das contas destoa completamente da história e acaba deixando tudo extremamente cansativo.

Continue lendo a resenha no blog!

site: https://www.meuepilogo.com/2018/08/resenha-mas-tem-que-ser-mesmo-para.html
NaiaraAimee 01/09/2018minha estante
Cara, só queria dizer que esse segundo parágrafo traduziu exatamente como eu me senti! Tipo: quem casa pensando em data de validade? Como alguém pode não ficar feliz com a perspectiva de passar tanto tempo com quem se ama? A Sophia é rainha em Fiquei Com Seu Número, Lembra de Mim?, Samantha Sweet, mas esse livro não desceu, não deu pra comprar a história, não consegui nem rir. Sinto muito que você tenha começado por ele, mas tente ler os mais antigos, que são bem melhores do que os atuais que ela vem entregando.

Tami 02/09/2018minha estante
Né? É uma proposta muito surreal, não tem como comprar esse enredo em nenhum momento!! Eu estava querendo ler O Segredo de Emma Corrigan, você já leu? Vai virar filme, então pensei em ler antes de estrear... mas estou meio receosa de ne algo dela agora. Rs

De ler algo dela*

NaiaraAimee 02/09/2018minha estante
Te entendo:( Se eu começasse por esse também ficaria. Emma Corrigan ainda não li, também quero ler por causa do filme. Mas indico muito Fiquei Com Seu Número. Foi o primeiro dela que eu li e ri muito com o livro. Nem parece que é a mesma autora desse aí kkkk Então se tiver a oportunidade ^^ Também gostei demais de Lembra de Mim?, achei bem diferente e me diverti bastante.

Tami 02/09/2018minha estante
Obrigada pelas dicas, Naiara. Vou dar mais uma chance para ver se a má impressão vai embora!

Ca Agulhari @literario_universo 10/09/2018minha estante
Esse livro foi uma experiência traumatizante pra mim, que coisa horrível! Cadê as risadas prometidas pela sinopse? Um livro mal escrito pra caramba, um horror! Achei "Fiquei com seu número'' fraco mas esse aqui ganhou disparado.

Daiana.Benck 21/11/2018

Ainda bem que essa leitura não foi para sempre!
Pois é, vi diversas opiniões a respeito desse livro por aqui... O que posso dizer é que eu esperava muito mais! Sou grande fã de Sophie Kinsella e um dos meus chick-lits favoritos de todos os tempos é "Fiquei com seu número", de longe, o melhor! Porém, esse achei bem inferior aos outros, a personagem Sylvie não cativa nem um pouco, pensei q a estória tomaria um rumo e tomou outro, foi uma surpresa desagradável e desanimadora, infelizmente. Gostei de a autora trazer um assunto mais maduro, que acompanhou a minha vida, ao falar de casamento, filhos, dificuldades da vida adulta e a dois, mas caiu num marasmo, poderia ter sido muito mais interessante... É só a minha opinião e espero ansiosa para ler mais de Sophie Kinsella, que ela volte com um livro arrasador, daqueles de tirar o fôlego de tanto rir e não conseguirmos largar, como foi com Samantha Sweet, Lembra de mim? e Fiquei com seu número.
Mônica 22/11/2018minha estante
Exatamente, me decepcionou muito a leitura pois eu esperava muito mais do livro. Tb escrevi uma resenha negativa. Respeito a quem gostou.

Daiana.Benck 23/11/2018minha estante
Sim Mônica, respeito todas as opiniões sempre! O que seria do branco se todos gostassem do preto, né?! Mas eu, também não curti...

Mônica 23/11/2018minha estante
isso mesmo... tb existem livros que amamos e outros não gostaram nao é mesmo? bjs

calie 24/04/2020

aquele que é bom, mas não o melhor de Sophie Kinsella
eu amo a autora, mas esse livro foi fraco e não muito apaixonante.

o humor (bem tipico dos livros dela) é insuficiente, há personagens demais (que acabam sobrando) e pouco desenvolvimento. achei que o assunto principal se desviou e ficou confuso. era sobre a duração dos casamentos ou sobre o pai de Sylvie? uma trama apareceu prejudicar a outra.
Helyanny 24/04/2020minha estante
Comecei a ler e não me empolguei... deixei de lado na metade...

calie 24/04/2020minha estante
eu entendo muito bem, viu? demorei horrores pra terminar, comecei até ler outro livro enquanto não voltava pra esse

Helyanny 24/04/2020minha estante
Pena, né? Sophie é mestra!

Ca Agulhari @literario_universo 10/09/2018

Que experiência traumática!
Esse é o segundo livro da Sophie Kinsella que eu leio, o primeiro foi ''Fiquei com seu número''. Ás vezes eu gosto de alternar leituras pesadas com livros leves e fiquei curiosa pela sinopse desse, estava a fim de dar umas risadas então, por que não?

Mas gente: a sinopse do livro é uma mentira! O livro não é divertido, não é espirituoso (uma personagem é, a melhor amiga de Sylvie, apenas!), não é emocionante! Ele é um porre! Um balde de clichês, sem nenhuma cena engraçada, que aliás vivem dizendo que é marca registrada da autora! Será que ela se perdeu? O plot que vemos na sinopse me prometia um livro pra eu morrer de rir, estilo Bridget Jones mas o que eu encontrei foi uma história vergonhosa que não convence ninguém! O começo do livro (e a sinopse!) dizem que o casal tem um casamento maravilhoso, de fato é isso mesmo que eles aparentam quando você começa a ler, mas então porque raios ficam em choque com a brincadeira do médico dizendo que vão ter mais sete décadas juntos? Não fez sentido o piti de nenhum deles! O desenvolvimento portanto foi péssimo, porque o próprio plot não ajudava! Senti vergonha alheia lendo ele, tentei me afeiçoar aos personagens mas não deu, Sylvie me pareceu uma mulher mimada que vive numa bolha! Os clichês eram demais e clichê sem irreverência e inteligência é um negócio vergonhoso de se ler. Não vou listar todos eles mas vocês já devem sacar: que terrível mistério Sylvie desvendará, que abalará seu casamento? Então, nem precisam pensar muito né?

O negócio é que quando eu descobri o mistério, eu quis jogar o livro longe. Não é possível que a autora me levou a ler um livro de quase 400 páginas tão besta quanto esse! Ela tenta um plot twist que é tão fraco, tão bobo que novamente senti vergonha alheia! E preciso dizer o porre que é a devoção da Sylvie pelo pai e os motivos do piti do marido dela sempre que se menciona o nome do sogro. Talvez eu não tenha mais paciência para ''rich girl problems'' , talvez eu não tenha captado o espírito do livro! Aliás, pra completar, o final foi insano, besta, me senti lendo uma fanfic adolescente. Me fez sentir que perdi momentos valiosos da minha vida lendo esse livro. Talvez você que ame a autora vá me odiar mas cara, que romance ruim, pelo amor de Deus! Não leria de novo nem amarrada!
Mariliz 29/09/2018minha estante
Exatamente isso! Concordo com cada palavra!

Ca Agulhari @literario_universo 29/09/2018minha estante
Poxa, também detestou? Esse livro tá lá no final da ladeira kkkkkkkkkkk

Mariliz 07/10/2018minha estante
Decepcionante! Nem parece Sophie. Fim da ladeira e além. Kkkk

Aione 21/06/2018

Surprise me é o mais recente lançamento de Sophie Kinsella, publicado no Brasil pela editora Record sob o título Mas tem que ser mesmo para sempre?. Se com Minha Vida (Não Tão) Perfeita a autora já havia inovado ao não colocar a relação amorosa como centro da trama, em seu novo título ela inova mais uma vez ao dessa vez abordar o casamento (de maneira diferente do feito em A Lua de Mel), em vez de um casal que está se apaixonando.

Sylvie e Dan são “um casal com C maiúsculo”: próximos, estáveis e felizes, sentem que conhecem um ao outro com profundidade e que nada pode abalar a sólida relação entre eles. Até que uma consulta médica revela que eles têm a probabilidade de viver por ainda muitas décadas e a perspectiva os aterroriza: como eles vão conseguir manter o relacionamento por mais quase setenta anos? Então Sylvie tem a ideia de começarem a fazer pequenas surpresas um para o outro para manter o vigor da relação, sem imaginar que isso poderia desencadear a revelação de surpresas nem um pouco agradáveis.

Falar da narrativa de Sophie Kinsella é redundante quando esse comentário vem de mim. Assim como em seus outros livros, mergulhei na leitura desde o início: a escrita de Mas tem que ser mesmo para sempre? é deliciosamente espirituosa, com passagens divertidíssimas que, em primeira pessoa, sobretudo revelam os pensamentos mais íntimos de Sylvie. Com isso, já temos uma parte bastante característica da construção das personagens de Kinsella, já que a protagonista tem os momentos de insegurança, neurose e até mesmo imaturidade que as tornam tão típicas. No fundo, essas mocinhas revelam algo existente em todos nós, ainda que não gostemos de admitir por não serem atributos louváveis. Porém, é justamente aí que o momento cômico se faz na leitura: rimos pelo absurdo das situações, mas também rimos por aqueles momentos com os quais nos identificamos, ainda que somente em partes. Merece destaque também, em relação à escrita, o trabalho de tradução. Sophie Kinsella faz uso de alguns neologismos utilizados por Sylvie e a escolha de Raquel Zampil como tradutora foi bastante interessante, especialmente por manter o sentido original desejado pela autora agora aplicado ao português brasileiro.

De qualquer maneira, o que me ganhou em Mas tem que ser mesmo para sempre? não foi simplesmente o fato de ter me proporcionado uma leitura tão gostosa e cativante, mas a maestria com que Sophie Kinsella dominou o enredo e foi capaz de desenvolvê-lo tão bem, especialmente por ter se aprofundado com delicadeza e habilidade nas personagens. A história começa sendo tipicamente divertida, com passagens hilárias que beiram o improvável (e por isso nos fazem rir). Mas, pouco a pouco, a autora encaminha a trama para as questões que quer trabalhar e logo nos vemos em uma espiral de sentimentos: sentimos a dor pelas dificuldades, ficamos angustiados com as incertezas e nos vemos ávidos pelas revelações que trarão consigo novamente a calmaria. Nesse meio tempo, acompanhamos Sylvie questionando o quanto conhece as pessoas ao seu redor e, mais do que tudo, o quanto conhece a si mesma.

E, apesar de ser completamente fã de Sophie Kinsella, a autora ainda assim conseguiu me surpreender — eu não esperava encontrar o que li em Mas tem que ser mesmo para sempre?. Inclusive, fiquei completamente satisfeita com a maneira de como ela abordou uma temática importantíssima que surge com as reviravoltas da história pela importância que Sylvie dedica ao caso, mesmo em meio ao seu caos e reestruturação interior. Os conflitos vivenciados pela personagem especialmente ao fim da leitura soaram extremamente reais e trouxeram ainda mais significado à trama.

Mas tem que ser mesmo para sempre?, no fim, é um livro sobre as dificuldades de um relacionamento a dois, mas é também uma história sobre as imprevisibilidades da vida e as dificuldades em se lidar com esses imprevistos. É uma história sobre como enxergamos as situações com as quais nos deparamos e sobre como, muitas vezes, somos levados a enxergá-las. É uma história sobre se redescobrir e redescobrir o outro, sem deixar de ser, também, uma história sobre a força do amor. Terminei a leitura, mais uma vez, com lágrimas nos olhos e um sorriso bobo no rosto, agradecida por mais uma experiência completamente inebriante que apenas Sophie Kinsella é capaz de me proporcionar.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2018/06/21/video-resenha-mas-tem-que-ser-mesmo-para-sempre-sophie-kinsella/
Douglas 22/06/2018minha estante
Gostei muito da sua resenha. Ainda bem que consegui comprar .uma promoção da Submarino.

Aione 22/06/2018minha estante
Obrigada, Douglas! Espero que curta a leitura S2

Cintia.M.L 15/05/2022

Adoro os livros da autora, mas esse em especial foi bem decepcionante no início. Você fica arrastando pra ler, as vezes até com vontade de desistir. A intenção da autora no enredo é interessante, mas a narrativa em determinados trechos fica muito moroso, o que desestimula a leitura. O livro começa a ficar interessante quase chegando ao final, que é aí o que realmente vale a pena na história.
KellynhAz 01/09/2022minha estante
Pois é, eu arrastei tanto que acabei desistindo!! Mas vou dar uma nova chance a ele

Cintia.M.L 01/09/2022minha estante
Dê uma nova chance se vc gosta dos livros da Sophie, pois, como disse o final fica interessante, tem uma reviravolta na história

Andre.28 20/11/2019minha estante
Os livros da Sophie Kinsella são mais pra ideia que a pessoas faz de entretenimento. Algumas vezes a ideia até funciona, outras vezes nem tanto. Mas gostei da resenha, tem muitos detalhes. Não li esse livro dela, mas achei bacana a sua resenha.

Jaine.Rosa 21/11/2019minha estante
Discordo em parte, porém questão de opinião.
Gosto muito quando ela trabalha em cima de mulheres fortes, guerreiras e independentes.
Esse é o primeiro livro dela que não gostei, porém muitas pessoas amaram, tudo questão de opinião mesmo.
Eu era para ter colocado que continha spoiler nessa resenha, pequei nisso, haha, por mais que tenha tentado não dar grande detalhes.
Se acaso você ler o livro depois me conta o que achou, gosto de ver outras opiniões são sempre bem vindas.!

Diane 24/10/2018

Esse é meu primeiro contato com a escrita da Sophie Kinsella, e me agradou bastante. Gostei muito dos personagens, são carismáticos, divertidos, paranóicos, bem humanos. Confesso que achei meio bobo esse conflito acerca do tempo que Dan e Sylvie ficariam casados, mas as situações vividas em decorrência desse conflito foram bem fortalecedoras para o crescimento pessoal deles e do casamento deles. Gostei!
Teka 28/10/2018minha estante
Oi Diane! Esse é um dos mais fraquinhos, tente outros como Meninas de Vinte e o Segredo de Emma Corrigan

Diane 28/10/2018minha estante
Muito obrigada pela dica ;)

Mônica 16/10/2018

Decepção...
Ah me perdoem mas não gostei nada desse livro. Eu até achei a premissa interessante, mas conforme vamos avançando os capítulos e a verdadeira estória se revela, mais irritada eu fiquei. O que era pra ser engraçado ficou bobo, sem sentido e foi pano de fundo para a verdadeira questão a ser abordada no livro: o plot twist que jamais esperava acontecer.
Achei bem ridículo o casal surtar quando em uma consulta de rotina o médico revela que como o histórico familiar é saudável, eles devem passar dos 100 anos e assim devem permanecer casados por mais 68 anos (não é spoiler - isso se apresenta no início do livro). Ninguém se casa pensando em divórcio e muito menos que o casamento tem prazo de validade! E quem disse que seriam obrigados a ficarem mais 68 anos juntos? Eu adoraria saber que teria todo tempo do mundo ao lado do amor da minha vida! Enfim, a partir daí o casal surta e inventa mil situações ridículas para o casamento não cair na rotina e quando vc menos espera acontece uma reviravolta e a coisa toma outro rumo que me deixou muito irritada.
Enfim não gostei mas é apenas a minha opinião... Já vi muitos elogios para esse livro e respeito. Li em ebook e não pretendo comprar o livro fisico 😒😞😜
Daiana.Benck 21/11/2018minha estante
Concordo com vc!

Coisas de Mineira 04/07/2018

O livro escolhido para a semana foi “Mas tem que ser mesmo para sempre?” da autora Sophie Kinsella. Eu descobri esta historia durante o Mochilão da Record, e achei a sinopse super interessante para quem gosta do gênero Chick-Lit. Já me imaginava dando altas gargalhadas e ao mesmo tempo morrendo de amores pelos protagonistas. Nunca li nenhuma outra obra da autora, mesmo sempre tendo ouvido falar muito bem da Sophie, portanto tratei logo de comprar o meu.

O romance conta a história do casal Sylvie e Dan, que são considerados “O” casal por todos que os conhecem e por eles mesmo. Eles são super companheiros, daquele tipo que termina a frase um do outro, estão juntos há 10 anos, 7 deles casados, tem duas filhas gêmeas lindas e tem a vida perfeita pois se amam muito. Como é costumeiro, eles decidem fazer exames de rotina para ver se a saúde dos dois está ok, e descobrem que ambos tem uma saúde muito boa e que viverão aproximadamente até os 100 anos. Quando o médico diz isso e cai a ficha que eles terão mais 68 anos juntos, os dois entram em desespero porque não esperavam que o “até que a morte os separe” fosse demorar tanto tempo assim. Como tudo isto vai deixando o nosso casal muito preocupado, eles tem a grande ideia de fazerem surpresas um para o outro, para que assim o relacionamento entre os dois nunca esfrie e que os próximos 68 anos não fiquem tão entediantes assim. O problema é que as surpresas nunca saem como o esperado.

Eu particularmente não gostei muito do livro. Eu acho que estava com as expectativas muito altas à respeito da autora, por sempre ter ouvido todo mundo falar bem demais dela. Pelo gênero ser Chick-Lit, achei que iam ter momentos super engraçados, que iam me fazer morrer de rir, e estou esperando estas gargalhadas até agora. Eu não me identifiquei com a protagonista (o enredo é narrado pela Sylvie) e achei a história bem rasa, tipo aquelas de sessão da tarde (aquelas bem ruins mesmo). A narrativa é um pouco chata, alguns personagens me davam nos nervos e eu só pensava: “Meu Deus, por que ninguém não faz nada?”. A trama é realmente boa, acho que a história tinha tudo pra dar certo, mas a forma como tudo foi construído me deixou um pouco frustrada.

A história tem alguns pontos fortes, por exemplo a evolução da protagonista (não gostei disso ter acontecido de uma hora pra outra, mas ok). Também achei o fato do casal protagonista já estar casado um ponto bem interessante, porque a maioria das histórias que a gente encontra é de um homem e uma mulher que estão se apaixonando, ou que se odeiam e ao mesmo tempo se amam, ou que até mesmo são recém-casados. Esta coisa de mostrar a vida, a rotina de um casamento foi bem interessante para mim, que até então tinha lido poucos livros sobre. E apesar dos pontos fracos, o livro é bem rápido de ler, não sei se eu achei isso porque estava esperando aquele ponto em que tudo ia mudar e ia ficar realmente legal e aí acabava lendo rápido, mas apesar das quase 400 páginas é uma leitura fluida.

Aos fãs da Sophie eu realmente peço desculpas se vocês gostaram do livro ou se tinham expectativas altas assim como eu. Mas deixo claro que a minha opinião pode ser diferente da opinião de muitas outras pessoas, até porque eu mesma já ouvi muita gente falar que amou o livro. Eu esperava algo mais engraçado como Perdida, da Carina Rissi, e menos comédia romântica de sessão da tarde (como já disse, daquelas ruins). Apesar dos pesares, este livro não me fez desistir de ler outra coisa da autora e já estou avaliando qual obra seria melhor para desfazer a imagem ruim que ele deixou. Se você ama Sophie Kinsella, me manda sugestões nos comentários, vou adorar.

Por: Jessica Maciel
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/07/resenha-mas-tem-que-ser-mesmo-para.html
Tamara 13/07/2018minha estante
Jessica, acho que ler Sophie Kinsella e chicklits é assim mesmo, às vezes a gente acaba não gostando e não vendo graça no que outros amaram. Eu particularmente gosto muito de Samanta Sweet, outro livro dela. A maioria dos leitores dela amam o Fiquei com seu número, embora eu não vi graça nenhuma nele.

Hellen @Sobreumlivro 13/10/2018

Os leitores que já me acompanham há algum tempo sabem que eu adoro os livros da Sophie Kinsella. São sempre história leves, divertidas e cativantes, que você consegue ler em qualquer hora ou lugar. Perfeitos para ler num final de semana ou intercalar com leituras mais pesadas.
"Mas tem que ser mesmo para sempre?" está longe de ser um dos melhores livros da autora, mas cumpre o seu papel como leitura divertida.

A premissa de "Surprise Me" é simples: aparentemente, viveremos mais de 100 anos, então imagine o choque quando o casal Dan e Sylvie descobriram que viveriam mais 70 anos juntos? Não é que eles não se amem, mas como farão para manter as coisas interessantes se viverão por tanto tempo? Assim, o casal decide acrescentar pequenas surpresinhas em sua vida conjugal. Mas algumas coisas dão erradas, algumas surpresas viram encrencas e eles acabam diante de situações chocantes.

Estamos falando de Sophie Kinsella, logo acrescente muitas situações divertidas e mal-entendidos nessa história.
"Mas tem que ser mesmo para sempre?" é um livro divertido, leve e singelo. Eu gostei da leitura e consegui ler super rapidinho, mas não vou dizer que amei a história. Como disse antes, está longe de ser um dos melhores livros da autora. É aquele tal de "é bom, mas não é ótimo".
Eu adoro a forma como a Sophie Kinsella escreve e desenvolve suas histórias. Elas são sempre simples e divertidas, que carregam importantes mensagens. Nesse livro não foi diferente, pois, por meio dessas surpresinhas malucas de casal, é possível perceber como todos nós estamos sempre mais tentando compreender e aproveitar o tempo, e assim, tentando aproveitar tudo, esquecemos que as mais valiosas memórias são aquelas que não se programa.
Para quem ainda não leu nenhum livro da autora, recomendo iniciar por O Segredo de Emma Corrigan. É um dos meus preferidos e o início é super divertido. 💟 Não tem como não rir com as situações malucas que a autora descreve e os personagens são adoráveis.

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/
Daiana.Benck 20/10/2018minha estante
Eu amo Fiquei com seu número! Para mim, é o melhor! Ainda estou no comecinho desse, vamos ver...

Giulia 11/02/2019

Péssima revisão
Acredito que a editora errou muito quando se trata da revisão do livro, tem muito erro de português, erro de digitação, a falta de coerência da tradução é gritante
Paulinha @livrosdapaulinha 07/03/2019minha estante
concordo! o que mais me irritou foi o titulo, nada a ver com o original