Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?

Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre? Sophie Kinsella

Resenhas - Mas Tem Que Ser Mesmo Para Sempre?

Gramatura Alta 04/11/2018

Uma das grandes tristezas que marcam a “jornada do leitor”, é começar um livro com grandes expectativas, acreditando no potencial da narrativa pelo que já lhe foi apresentado do(a) escritor(a), e se descobrir no meio de uma história que poderia, sim, ser incrível, mas se perdeu em meio a personagens chatos, pouco carismáticos.

Sophie Kinsella é uma escritora britânica referência na nova hype de Chick-lit. Com sua escrita leve, junto a uma narrativa bem construída, a autora de DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM se tornou referência em qualidade para os leitores do gênero. Em MAS TEM QUE SER MESMO PARA SEMPRE?, novamente, esse talento é evidenciado, deixando claro que toda a fama daquela tem um motivo.

Contudo, ao mesmo tempo em que o domínio da escrita e das ferramentas da narrativa são um dos pontos fontes da obra (construção de personagens, desenvolvimento das cenas e da história), o enredo deixa a desejar.

Sylvie e Dan recebem a notícia que, com a saúde que tem, os dez anos de um bom casamento, repleto de confiança e sintonia que construíram juntos, duraria, provavelmente, mais 68 anos. E aí que o pânico surge, o “felizes para sempre” tem mesmo que ser para sempre? 68 anos são anos demais, como conseguir ficar feliz e continuar apaixonado pela mesma pessoa por tanto tempo?

Dispostos a fazer com que o casamento dê certo, os dois elaboram um plano de se surpreenderem constantemente com programas, presentes e momentos. Porém, o que parecia uma ideia maravilhosa de início, aos poucos, começa a se mostrar um pesadelo, ainda mais quando, além dos esquemas estarem dando errado, segredos do passado começam a reaparecer e questionar tudo aquilo que eles construíram juntos. Será que o mesmo casal que alguns dias atrás completava as falas um do outro com naturalidade se conhece mesmo de verdade?!

A premissa da obra é interessante, a autodescoberta e a descoberta do outro são sempre momentos marcantes, com muitas surpresas, tensões e boas risadas. De início, a ideia vende maravilhosamente bem, afinal todos queremos fazer com que um relacionamento, aparentemente perfeito, dure para sempre. Até mesmo mudar quem somos e no que acreditamos (embora haja contradições nessas ideias).

Todavia, ao longo das páginas, todo o potencial para reviravoltas e mudanças fica estagnado. A personagem principal, Sylvie, fica tão presa em paranoias, ciúmes – justificado pelo contexto da trama -, egoísmo e confusões, que a história não se desenvolve mais, tudo gira em torno desses sentimentos que começam a consumi-la. Como resultado, o ritmo da narrativa parece andar para trás de tão lento, fazendo com que a leitura se torne difícil.

Não que isso seja de todo ruim, posto que é fantástico perceber as várias camadas da protagonista e como todas elas se ajustam em quem ela é – novamente, o talento de Kinsella em construir seus personagens é nítido. Contudo, em alguns momentos, as várias camadas, antes positivas, começam a se sobrepor, beirando o exagero. A mocinha se torna cansativa, fica difícil criar empatia pelo seu sofrimento.

Paralelamente, o personagem do Dan é outro que passa pelo mesmo problema. Misterioso? Sem sombra de dúvidas! Mas apenas isso. Ao decorrer da história, suas atitudes e posturas fazem com que o leitor crie raiva dele e até mesmo deseje que protagonista o abandone, já que o mesmo parece não a merecer. Ele não tem carisma, não conquista.

MAS TEM QUE SER MESMO PARA SEMPRE? é um bom livro. Tem potencial, a premissa é curiosa, a forma com que Sophie escreve é estimulante. O final também é legal, foge de vários clichês e é realmente surpreende. Todavia, os personagens me cansaram, fazendo com que a obra perdesse muitos pontos comigo.

site: http://gettub.com.br/2018/11/04/mas-tem-que-ser-mesmo-para-sempre/

Paty Barreto 10/03/2022

Livro "complexo" e reflexivo.
Apesar de ser uma leitura fácil o livro é bem morno, digo que o livro é complexo pq aborda vários temas e assuntos. No final acontece algo que prende a atenção do leitor e as últimas 50 páginas vc quer devorar pra saber o desfecho. O livro fala de relacionamentos, família, expectativas, realizações e idealizações. Faz pensar sobre o futuro, sobre a felicidade e o amor.

Noemy 27/04/2021

Surpreendente
Eu amo Sophie Kinsella, foi uma das primeiras autoras que li do gênero de chic lit, e me apaixonei por esse tipo de livro. Porém ouvi tantas críticas negativas de "Mas tem que ser mesmo para sempre?", que fez com que esse livro ficasse mais de 2 anos empacado na minha estante.

Ainda bem que esse ano resolvi colocá-lo na minha TBR, e juro que não entendi as tantas críticas negativas sobre ele. Sinceramente achei uma das melhores obras da autora, como título original "Suprise Me", estava esperando tão pouco dele e foi para mim, uma surpresa maravilhosa.

Aqui vemos a Sophie com uma escrita mais madura, um humor mais cáustico e nem por isso menos engraçado, vemos personagens mais bem desenvolvidos e profundos.

Amei a Sylvie, e seu crescimento durante o livro, me identifiquei muito com ela, com o dia a dia dela, com suas meninas de 5 anos (também tenho uma Ana de 5 anos e também tenho um casamento longo e só tenho 35 anos), e diante disso me vi em muitas situações parecidas. Adoro histórias que se passam com o casal já casado, tendo que enfrentar a rotina, os problemas cotidianos, e mostrar que o amor sendo construído é os desafios depois do SIM.

Cheguei a desconfiar muito do Dan, mas quando descobri o segredo que ele estava escondendo de Sylvie, achei ele um fofo, mesmo discordando dele o fato de ocultar dela e entendendo ele ao mesmo tempo.

Sério gente, quem leu esse livro e deu uma nota baixa, leia de novo porque leu errado!!! E quem não leu por receio que nem eu tinha se joga sem medo!!!
O livro é muito, muito e muito bom!!!

Anna 11/01/2019

Mas tem mesmo que demorar para acabar?
Leitura sem graça, que não prende o leitor em nenhum momento. Tinha a premissa de ter partes engraçadas, mas nem isso.
Primeiro livro da autora que tenho a oportunidade de ler, e comprei por ter visto várias resenhas positivas.
Não indico, a protagonista não passa de uma riquinha mimada, que passa a vida inteira idolatrando o pai e depois descobre que pai era outra pessoa. Sem conexões entre as partes, evidencia fatos e detalhes desnecessários. É isso!

Giulia 11/02/2019

Péssima revisão
Acredito que a editora errou muito quando se trata da revisão do livro, tem muito erro de português, erro de digitação, a falta de coerência da tradução é gritante
Paulinha @livrosdapaulinha 07/03/2019minha estante
concordo! o que mais me irritou foi o titulo, nada a ver com o original

Jujuba 25/04/2021

Incrível
"casamento é como duas histórias... Dois livros abertos, pressionados um.contra o outro... Mas, se pararem de misturar... Voltam a ser duas histórias independentes."

Uma história bem leve, com algumas pitadas de drama e mistério. Achei incrível como a autora tratou com tanta leveza e bom um humor o tema casamento.

MãeLiteratura 31/10/2021

Kinsella arrasa mais uma vez!
Eu AMO os livros da Sophie Kinsella e estava muito curiosa para conferir este aqui, que foi um dos mais votados deste ano para a nossa TAG. Não é fácil me fazer rir e Kinsella sempre consegue.
Uma trama interessante, sobre um casal super afinado, que adivinham e completam as suas frases. Tudo ia bem até consultarem um médico e ele dizer que teriam pela frente 68 anos juntos. Foi o que bastou para sacudir esta relação perfeita.
Num ritmo veloz, a autora traz temas importantes, sérios e complexos, tratados de forma sutil e leve. Isso me agrada muito! Mais uma vez a autora encontra um ótimo ponto de equilíbrio para sua trama.
Gostei dos personagens secundários e do universo construído. Passagens simbólicas, família, romance, surpresas, trabalho, entre outros temas, tornam deliciosa esta leitura. Adorei e recomendo!
Capa linda e edição bacana. Só não curti o título em português, a tradução do original, Surprise Me, ficaria bem melhor

site: https://www.maeliteratura.com/2021/10/mas-tem-que-ser-mesmo-para-sempre.html

Patricia 02/11/2021

Ler Sophie Kinsella nunca é um erro. Romance com uma dose de humor! Uma leitura que faz a gente relaxar. Esse livro não foi diferente. Eu gostei muito. Dei 4 estrelas pq eu já manjava o final.

Livro açucarado 15/01/2022

Leitura concluída ??
Mas tem que ser mesmo para sempre? - Sophie Kinsella 4/5?

"Às vezes nossa luz pode ser uma fé, uma ideologia ou mesmo uma pessoas, e crescermos na direção dela."

??????? Um livro que reflete muito sobre longevidade, lealdade e parceria na relação, um livro diferente do que Kinsella normalmente escreve, com um tom um pouco mais sério sem aquele humor todo,

?Sylvie e Dan são uma casal com C maiusculo, sempre sabem oq cada um está pensado e completam a frase um do outro, tem 2 gêmeas de 5 anos maravilhosas e espertas, e o casamento perfeito,

???????Mas tudo muda quando vão se consultar com o médico de rotina e ele diz que os dois estão com ótima saúde e tem mais 68 anos de casamento pela frente,

?Os dois começam a surtar, como eles vai fazer pra relação não esfriar durante todo esse tempo? Então Sylvie tem a ideia de que cada um tem que fazer uma surpresa para o outro sempre que der,

???????Até aonde eles imaginam vai dar certo, mas não é muito bem oq acontece, até surgirem segredos do passado que nenhum está afim de enfrentar.

"Se não cuidamos das pessoas que amamos então para que servimos?"

Mari 25/08/2020

Divertido
Um enredo muito divertido, uma leitura bem gostosa.

A autora consegue transformar um acontecimento cotidiano em um evento grandioso arrancando boas risadas.

Ale 03/09/2020

Livro que faz pensar.
O livro foi muito rápido de ler fluiu bem.
Ele faz você refletir sobre tantas coisas que envolvem um relacionamento, e mostra que as vezes estamos em um bolha e só tomamos uma iniciativa de sair dela quando passamos por algo que mexe com a rotina, é isso faz você abrir os olhos.
De início achei que seria o clichê do marido infiel com uma esposa maravilhosa em casa, mas é tudo mais complexo.
Tudo é contado de um jeito divertido porém intenso.

Camila 03/09/2020

Me fez refletir em alguns momentos
Eu sou suspeita pra falar da Sophie Kinsella porque eu simplesmente amo até os defeitos dessa escritora, mas esse livro não é um dos meu preferidos.. a premissa do livro é um pouco fraco e sei disso porque me casei aos 16 e hoje, 21 anos depois, não consigo me identificar com o drama vivido pelos personagens! Mas é divertido sim e algumas cenas valem muito a pena!

Rosinha88 24/11/2020

Bem interessante
Gostei do livro, o final me surpreendeu mesmo. Não imaginei que ele fosse tão bom com a reviravolta e com o drama no final.