12 regras para a vida

12 regras para a vida Jordan B. Peterson

Resenhas - 12 Regras Para a Vida

Leandro.Vini 09/04/2024

Bom livro.
Não gosto do gênero deste livro, mas o livro entrega o prometido. As regras são simples, o que mais gostei é a analogia que é feita entre Ordem e caos.
Ordem é todo o conhecimento adquirido pelo indivíduo ou a tradição cultural da sociedade.
E o caos é todo o desconhecido, a busca pela solução não encontrada.

Felipe.Raul 02/04/2024

Bom, mas enrolado!!
Para mim todas as regras foram ótimas, faziam sentidos enquanto eu lia, porém a forma que eram explicadas ou exemplificadas as tornavam um pouco difíceis de ler! Gosto da ideia do livro, mas quando são dicas para a vida prefiro mais quando são diretas e objetivas, sem floreios e rodeios!

Stefrancisn 01/04/2024

Insights preciosos
Neste livro, Jordan Peterson nos convida a uma reflexão profunda sobre a nossa existência.
Sua concepção arraigada de que nossa vida é ? trágica ? e nutrida com grande ? sofrimento?, nos coloca para pensar em como podemos desempenhar nosso papel de forma a contribuir para um mundo um pouco melhor, ainda que seja em nosso mundo interior.
Peterson não é direto, faz muitos rodeios para transmitir as mensagens que deseja, mas para aqueles que possuem a paciência necessária, é possível extrair lições de vida valiosíssimas!
Gostei muito da leitura.

Jonnas0 20/03/2024

Regras que mudam ou melhoram vidas
Você pode até não gostar de 'regras', mas o que Jordan Peterson explana neste best-seller é sem dúvidas uma bíblia de conhecimentos práticos para o bom vivant. As 12 regras para a vida de Jordan B. Peterson vai te mostrar como caminhar entre a abominação do caos e o conforto da ordem, vai te mostrar como agir perante situações constrangedoras (ou pelo menos te ensinar como passar por elas), e como transformar o mundo mudando a si e as pessoas ao seu redor (incluído seus filhos)! Pense! Você sabe que precisa de regras para viver, porque viver não precisa ser um absurdo no limbo caótico!
Marcelo 22/03/2024minha estante
Devo muita coisa ao Jordan Peterson, um gênio dos nossos tempos!! E esse livro teve seu papel importante na minha vida, sem dúvidas

Jonnas0 22/03/2024minha estante
A sociedade estava precisando de um Jordan Peterson, para continuidade do debate público. Sem dúvida um excelente pensador da atualidade!

Pelé 17/03/2024

Regras essenciais
Esse livro te ensina a seguir algumas regras para que sua vida flua com mais leveza e ter uma jornada de sucesso.

Edilson.Emilio 14/03/2024

"12 Regras para a Vida" transcende as categorias convencionais de autoajuda ao mergulhar profundamente nas raízes da psicologia humana e da filosofia. Embora possa ser facilmente rotulado como um livro de autoajuda, Jordan Peterson vai muito além, desafiando o leitor a questionar suas próprias suposições e a explorar as complexidades da existência humana. É verdade que muitos brasileiros têm preconceitos em relação a livros de autoajuda, mas este livro desafia essas expectativas, oferecendo uma abordagem substancial e intelectualmente estimulante para lidar com os desafios da vida. Ao invés de oferecer soluções simplistas, Peterson nos incentiva a enfrentar o desconforto do crescimento pessoal e a abraçar a jornada rumo à autenticidade e significado.

Vits 13/03/2024

"12 Regras para Vida" do famoso psicologo Jordan B. Peterson é um livro que chegou pra mim super bem indicado, além de que eu já gostava das palestras do autor que vi no youtube. Então quando comecei a ler cheguei com grandes expectativas.

O livro aborda 12 principios para trazer ordem para o caos de nossas vidas, abordando cada assunto por varios angulos e mostrando aplicações.

Admito que o primeiro capitulo me preocupou pela linguagem e a forma que ele abordou os textos biblicos, mas a cada pagina fui entendendo a escrita do autor e curtindo muito. Ele traz uma escrita que me lembra um pouco o estilo argumentativo de C.S.Lewis que eu amo.

Não acho que seja um livro com a leitura 100% acessivel a todos uma vez que possui capitulos enormes que pra quem nao está acostumado com o estilo se cansa rápido e apesar de ter varias ilustracoes e partes que sao basicamente uma conversa, em alguns momentos a linguagem fica meio filosofica e complexa.

De forma geral curti muito e recomendo.

Marllon Oliveira 12/03/2024

Gostei :))
Depois de um longo período lendo esse livro (por causa das obrigações de adulto), enfim, terminei!
De fato, para quem não tem tanta experiência de vida, as 12 regras que Jordan trata no livro, te dá uma boa noção das coisas, um excelente norte para quem estar ou se sente perdido. O livro é de fácil leitura, fluido e o sarcasmo de Jordan em alguns trechos, deixa a leitura mais divertida, além do mais, ele traz umas analogias muito interessantes e até chegar no desfecho das regras, ele conta umas histórias de vida e até mesmo de um ou outro paciente, já que Jordan é psicológico.
Gostei muito do livro, quando terminei, a vontade foi de iniciar novamente, um livro para usar de cabeceira e certamente um pequeno manual para poder dá uma olhada quando estiver em alguma situação difícil ou, é só se perguntar, o que Jordan faria em tal situação?
Indico fortemente a leitura do livro. :))

Kamilla 11/03/2024

Interessante
Interessante é a primeira palavra que eu posso usar para descrever esse livro, tive contato com o autor através de recortes de aulas e palestras que se alastraram pela internet nos últimos anos e através de algumas polêmicas que tais palestras geraram e decidi ir direto a fonte e entender os princípios e as motivações de Peterson direto pelo seu livro.

As doze regras são bastante úteis, isso é inegável, são bons princípios que aplicados de forma determinada vão melhorar a qualidade de vida e a autoconfiança do aluno/leitor. Não deixa de ser um livro de autoajuda, mas as suas fórmulas e seus princípios não são simples e nem vazios, seguir as doze regras, de fato, irá exigir uma boa dose de disciplina e esforço contínuo, mas eu creio que via de regra a pessoa que consiga seguir as doze regras de uma forma aderente conseguiria melhorar bastante a própria vida.

Apesar de ter concordado com o conteúdo, a forma deixou um pouco a desejar, Peterson usa bastante páginas para esmiuçar a importância de casa regra, seus exemplos utilizam da literatura, biologia, antropologia, história, religião e bastante - bastante mesmo - de sua vida pessoal.

Ele é um professor há vários anos, e isso ficou bem claro durante a leitura do livro, mas provavelmente ele é um daqueles professores usa muito de sua própria história e de sua vida para dar uma aula, e eu sinceramente não curto muito esse tipo de aula, já que eu acabo perdendo o foco (é uma questão de gosto mesmo), quem gosta ou não tem nada contra vai aproveitar mais o livro, eu acabei achando prolixo em algumas partes e foi difícil manter o foco na regra em questão ao longo da leitura de alguns capítulos.

Jordan Peterson tem os seus princípios mais conservadores, mas não esconde isso ao longo do livro, muito pelo contrário, o que acaba causando as diversas polêmicas que envolvem suas aparições e principalmente a sua 'persona online', mas por ele ser tão aberto a respeito eu não me senti manipulada durante a leitura, da mesma forma que quando eu leio Eric Hobsbawm eu tenho ciência que estou lendo história por um viés marxista, eu li Jordan Peterson sabendo que eu estaria lendo sobre desenvolvimento pessoal e psicologia por um viés conservador, o que não me gerou nenhuma revolta ao aversão.

Acho que é bastante comum ter um receio inicial no início da leitura, já que a maior parte do seu conteúdo online é intitulado de coisas como 'Jordan Peterson destrói fulana', 'Jordan Peterson esmigalha sicrano' mas o próprio autor não me passou nada do fanatismo nem da agressividade da sua fã base, o livro foi uma leitura interessante e me deu alguns bons momentos de insight, algumas regrinhas de fato vão entrar na minha vida o mais cedo possível, então a leitura valeu a pena.

Stefani 05/03/2024

12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos" é um livro escrito pelo psicólogo clínico e professor Jordan B. Peterson. Publicado em 2018, o livro oferece uma perspectiva única sobre como enfrentar os desafios da vida e encontrar significado em meio ao caos.

A obra é estruturada em torno de doze princípios que o autor considera fundamentais para uma vida significativa e equilibrada. Utilizando uma combinação de psicologia, mitologia, filosofia e sua própria experiência, Peterson explora temas como responsabilidade pessoal, enfrentamento dos obstáculos, estabelecimento de metas realistas e a importância de manter uma comunicação eficaz.

Ao longo do livro, Peterson utiliza anedotas pessoais, referências culturais e insights acadêmicos para ilustrar e fundamentar suas ideias. Ele argumenta que ao adotar uma postura de responsabilidade pessoal, as pessoas podem superar desafios, encontrar propósito e contribuir positivamente para o mundo ao seu redor.

Embora algumas críticas sugiram que as ideias de Peterson possam ser controversas para alguns leitores, "12 Regras para a Vida" ganhou popularidade por oferecer conselhos práticos, profundidade filosófica e uma abordagem perspicaz para questões universais. O livro serve como um guia que desafia o leitor a refletir sobre sua própria vida e a buscar uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

Celso 03/03/2024

12 regras e muita enrolação
De fato é um livro que traz muitos ensinamentos. Já no início trata das virtudes, isso mesmo, as virtudes que o mundo moderno esqueceu e/ou julga sem relevância ou até, pasmem, opressivo. Com isso, 'virtude' passa a ser uma palavra desatualizada e desconexa da atual realidade.

O auto enfatiza que são necessários regras, padrões e valores, seja sozinho ou no coletivo. Nesse ponto o autor mostra seu posicionamento: a favor da rotina e da tradição, isso faz valer continuar a leitura. Tradição é o que vai nos guiar no entendimento de sua obra, uma vez que a modernidade quer se instalar no caos e é justamente a tradição que vai nos levar de volta ao caminho certo: o caminho da ordem. Precisamos de rotina, precisamos de regras, até porque o corpo precisa funcionar como uma orquestra bem ensaiada.

Para entender uma vida virtuosa, o autor destaca a diferença entre aquilo que nos faz feliz e aquilo que de fato é bom. Para isso, ele usa o exemplo da criança que quer um doce. Essa criança fica feliz, mas isso não quer dizer que devemos dar somente doces a essa criança, é necessário exigir que ela escove os dentes. Feliz não é sinônimo de bom.

Nossas ações determinam o que de fato acreditamos e não nossas palavras.

O início do livro traz muitos e bons ensinamentos, mas no decorrer vemos um autor prolixo, que demora muito para explicar alguns exemplos, o que faz com o que a leitura seja arrastada. Páginas e páginas para falar de um mesmo assunto. Por vezes, não raras, nos pegamos a perguntar "qual é a regra que estou lendo?" Sim, parece estranho, mas as explicações são tão detalhadas e muitas vezes longe do objetivo da regra que nos perdemos.

Do meio para o fim foi um verdadeiro súplicio. Algumas regras não servem para o nosso cotidiano, mas ainda assim conseguimos extrair alguns ensinamentos.

Se eu recomendaria a leitura? Depende. Sim, depende de qual é o momento que o leitor está vivendo. Se quer algo objetivo e direto ao ponto, não recomendaria, mas se quer apenas passar o tempo, muito tempo, e aprender algo, sim, leia.

NataliaLopes580 28/02/2024

Autoajuda né
Não gostei, enrola demais e trás umas ideias muito tortas sobre feminismo, gênero, socialismo e afins.

Sinceramente, li de curiosa e não recomendo!

BlancBunny 28/02/2024

Um guia para uma vida ordenada.
O excesso de ordem é tão ruim quanto o excesso de caos, e isso o livro deixa claro.
Mas precisamos ser sinceros, o mundo já é caótico o suficiente por si só, não precisamos de mais caos em nossas vidas.
É por este motivo que eu recomendo o 12 regras para a vida, de Jordan Peterson.
Não se iluda com alguns dos títulos das regras, todas possuem o seu valor, todas são profundas e tocantes, todas podem nos ajudar a salvar a nossa vida da lama de caos que nos metemos quando nos recusamos a assumir a responsabilidade por nossas escolhas, ou quando somos covardes e não queremos enfrentar o mundo como ele é, mesmo que não tenhamos culpa das tragédias que nos ocorrem.