As Boas Novas em Rute

As Boas Novas em Rute Emilio Garofalo Neto

Resenhas - As Boas Novas em Rute

Victor, the Reader 02/03/2022

As Boas Novas em Rute
Posso dizer que conheci o Emilio Garofalo por meio desta obra. Sua escrita é suave, empolgante, motivante e emocionante. Que autor!!!

Em "As boas novas em Rute", Garofalo realiza um trabalho expositivo do livro de Rute. Com uma mensagem contundente, impactante e cristocêntrica, vemos a necessidade de um goel (resgatador) em nossas vidas. Glória a Deus por Cristo.

Wanessa89 23/05/2023

Eis o evangelho segundo Rute
Através dos capítulos da história de Rute aprendemos como o Senhor tem o controle de toda a nossa vida, e que até nas mais ordinárias situações, como a fome, a morte e o luto, ele é capaz de transformar tudo e orquestrar um plano maior. O Senhor é o nosso resgatador, aquele que conhece as nossas necessidades, ele já veio e nos salvou da morte. ??

William 04/08/2020

Excelente livro
Essa obra de arte - sim, pois além do conteúdo magnífico, está edição especial em capa dura é linda - é muito preciosa e nada a impede de ser lida novamente.

Garofalo expõe o livro de Rute e aplica este livro para nossas vidas de maneira graciosa, precisa, contundente e necessária. Além disso, e o mais importante, conecta essa história à história de redenção da Igreja invisível de Cristo, o nosso Goel.

Excelente! Recomendadíssimo.
Vivi 21/08/2020minha estante
Vou começar minha leitura amanhã. Tenho o livro físico! ?

DaiMenezes7 26/11/2020minha estante
Excelente livro! Fiquei encantada pela apaixonante história do Livro de Rute! Pr Emílio acertou em cheio!

Vitória 26/12/2021

Um livro, acima de tudo, sobre Jesus
Um livro que você começa com um sorriso no rosto e termina com lágrimas de emoção. Que preciosidade! Rute é um livro tão rico e Emilio consegue abordar vários assuntos de forma magistral em poucas páginas. Vemos arrependimento, providência de Deus, amor, redenção, adoção e ao final, um chamado para ir a Cristo, afinal, essas são as boas novas em Rute: que os campos são do Senhor e que junto do nosso redentor é o melhor lugar para se estar.

~Citações favoritas ~

Acima de tudo, o livro de Rute nos ensina acerca de Jesus. (Pág. 21)

Sobre o Deus que orquestra todas as coisas e que cuida de seu povo em todo tipo de situação". (Pág. 24)

O começo de Rute nos ensina que em situações difíceis da vida não devemos ir por caminhos que o Senhor não aprova. (Pág. 27)

As trevas do coração caído não mudam com desenvolvimento civilizatório. (Pág. 28)

Se estamos dentro da família da aliança, dentro do povo de Deus, temos as promessas pactuais de Deus a nosso favor. Você não precisa lutar por si mesmo de forma rebelde, Deus vai cuidar de você. Por que insistir em caminhos que o desonram? Fé é precisamente a ideia de que somos chamados por Deus a andar não por vista, mas crendo nas promessas pactuais do Senhor. (Pág. 31)

Qualquer decisão que nos leve a deixar o caminho da obediência e crescimento é uma má decisão. (Pág. 33)

Podemos, ao mesmo tempo, elogiar a disposição e, talvez mesmo a hombridade de Elimeleque em agir em prol dos seus, e criticar sua incredulidade e mesmo rebeldia. (Pág. 35)

Moabitas não eram auxiliadores. Eles haviam dificultado o caminho dos israelitas quando o povo de Deus voltou do Egito. (Pág. 37)

- Age em desacordo com quem ele é de nome e de fato. (Pág. 40)

- O livro de Rute começa nos mostrando que o caminho da vida não é simplesmente buscar o melhor para si, mas buscar viver o amor sacrificial do caminho proposto pelo Senhor, mesmo que esse caminho seja duro. O caminho mais fácil não é necessariamente o correto. (Pág. 45)

O povo de Deus sempre pode voltar. (Pág. 56)

O perdão de Cristo é o que pavimenta nosso caminho. (Pág. 57)

Os que originalmente não são originalmente povo de Deus também podem vir. (Pág. 57)

Quando escolhemos gratificação imediata ao invés de m caminho de fidelidade ao Senhor, estamos dizendo que nossa liberdade e felicidade são mais importantes do que nosso Deus. (Pág. 61)

Noemi diz que voltou vazia, mas isso não é verdade. Ela voltou com Rute, mais sensata, preciosa e fiel do que seu marido e que seus filhos. A amargura nos impede de ver o que o Senhor tem feito por nós. Autopiedade míope pode nos impedir de ver o que de bom o Senhor nos tem dado. (Pág. 70)

Arrependimento bíblico envolve as duas coisas: voltar-se do pecado em tristeza e seguir em direção a Cristo em alegria, pois ele providenciou perdão. (Pág. 72)

"Amor escondido despedaça o ego. Entrar em Belém sozinha, uma estrangeira, sem um homem protetor - somente com Yahweh - essa é a glória de Rute". (Pág. 75)

Temos alguém muito melhor que Rute e que jurou seu amor por nós. Por que nos esquecemos disso? (Pág. 75)

A teia da Providência de Deus é mais complexa e mais bonita do que podemos imaginar. (Pág. 77)

O Senhor está no controle de todas as nossas necessidades e utiliza, inclusive, nosso trabalho para nossa previsão. (Pág. 83)

A fé em que Deus irá suster se mostra uma fé verdadeira quando vamos atrás dos meios para receber tal sustento. (Pág. 86)

Pessoas piedosas se impressionam com piedade (Pág. 94)

Boaz está demonstrando para com Rute o mesmo amor desinteressado e generoso que Rute demonstrou por Noemi. (Pág. 95)

O Senhor preparou todas as condições para o que temos. Não precisamos escolher entre confiar na soberania e agir. (Pág. 99)

Rute e Noemi saíram de Moabe e voltaram para Judá na época da festa da Páscoa; um excelente momento para um novo Exodo, não? Era o tempo em que se começava a colher os cereais. Elas passaram ali as sete semanas da festa da colheita, chegando então a hora da festa das primícias, a celebração dos primeiros frutos. E a própria Rute é, por assim dizer, parte das primícias! (Pág. 100)

"A incorporação de Rute ao povo de Deus foi o prenúncio de uma colheita muito maior. Um dia, Deus faria uma colheita entre os gentios quando sua graça se estenderia para a totalidade das nações." (Pág. 101)

Soberania divina e responsabilidade humana andam juntas, não são inimigas. Como Charles Spurgeon diria, não é necessário reconciliar velhos amigos. (Pág. 102)

Deus nos chama para participar de sua obra, mas é ele quem faz tudo por nós de maneira maravilhosa e muitas vezes inesperada. Vida crist? é vida de serviço, muitas vezes sofrido; mas vida de quem sabe que tem um Senhor amoroso cuidando e protegendo. Assim dá para dormir mais tranquilo. Dá para levantar cedo, reforçar o café e ir ganhar o pão. Deus sabe o que nos espera; foi ele que colocou o futuro lá. (Pág. 103)

A opção de Noemi era elaborada, era dúbia, era astuta... deixaria para Boaz a direção da situação. Mas Rute prefere agir com o que entende ser certo, sem negociar. Boaz se alegra, pois vê que Rute é mulher virtuosa. (Pág. 114)

Provérbios termina com a pergunta que é respondida em Rute. (Pág. 115)

O goel é uma figura belíssima projetada por Deus para apontar para a ação futura do Messias. (Pág. 124)

Assim como Rute, precisamos de descanso e proteção. A boa notícia é que Jesus Cristo nos oferece as duas coisas. Temos proteção eterna contra a ira de Deus, que em Cristo não é mais contra nós. Fomos reconciliados com ele. (Pág. 124)

No caso de Jesus, sua obra em nosso favor é completa, é final [...] Mas Deud ainda está operando na história (Pág. 125)

Jesus não vai descansar enquanto não terminar a boa obra que ele começou. (Pág. 127)

A maneira de fazermos um nome para nós mesmos é através de nos oferecermos para Cristo em serviço. (Pág. 131)

Na grande oportunidade há também grande responsabilidade (Pág. 134)

A ironia é que, buscando fazer um nome para si mesmo ao invés de ajudar os que precisam, seu nome sequer é mencionado na Bíblia. Boaz, por outro lado, que não se preocupava com seu legado, mas com servir, é até hoje lembrado e elogiado. (Pág. 135)

- A transação foi custosa. Boaz gastou dinheiro para recuperar as posses de Elimeleque. Ele se amarrou a cuidar de Noemi. Ele assumiu a responsabilidade da mãe do ex-marido de sua esposa. (Pág. 139)

Esse casamento também é importante para o povo de Deus como um todo. Pois ele lembra Israel das promessas feitas a Abraão. Esse casamento mostra um Deus fiel a seu pacto, um Deus provedor, um Deus que acolhe gentios que pela fé se unem a ele. Essa demonstração da provisão e fidelidade divina serve de lembrete a todos de que as boas novas de salvação alcançam os limites da terra. (Pág. 140)

O livro de Rute é permeado pela ideia de semente, fertilidade, produtividade e bênção. (Pág. 142)

Preocupe-se mais em amar e servir do que em ser reconhecido. Amar como expressão do amor de Deus. (Pág. 146)

A melhor maneira de garantir a eternidade e seu nome é pela união ao Senhor Jesus Cristo. (Pág. 146)

Seu resgatador é de quem você precisa.
Como Rute que recebeu o nome de Boaz, nós somos a noiva que recebe o nome de Cristo. Recebemos o nome de cristãos, e esse nome permanecerá para sempre. Se você estiver unido a Jesus, a morte só vai levá-lo emprestado. Mas ressuscitarás para novo céu e nova terra. Junto a todos os filhos e filhas de Abraão que pela fé se agarraram a Jesus. Em eterna alegria, nos campos do Senhor. (Pág. 147)

O Senhor dirige todas as coisas, até mesmo nossa árvore genealógica. (Pág. 152)

A Bíblia trata de uma história bem específica: Deus está salvando um povo para si composto de pecadores de todo o mundo. E ele lida conosco individualmente, mas também nos insere num corpo com o qual trabalha magistralmente. (Pág. 152)

O Senhor está provendo redenção e usando as dificuldades e facilidades da vida para lidar com a situação de cada um de nós. Somos uma composição única da parte do Senhor. (Pág. 153)

Não é apenas quando damos permissão para Deus que ele trabalha em nossas vidas. Ele já vem mexendo, puxando e moldando seus caminhos desde o primeiro dia. Você é que não sabia. (Pág. 154)

Filhos adotivos são tão filhos quanto os filhos da carne. (Pág. 155)

Rute é agraciada por Deus. Rute é um espetáculo. Um triunfo da graça de Deus. Boaz é o goel, a figura que aponta mais claramente para Jesus Cristo. Mas veja como Rute lembra algo de Jesus também. É ela quem se sacrifica pelo bem de Noemi. Disposta a enterrar seu próprio caminho para o bem de quem não merece seu amor. A cidade reconhece o valor de Rute dizendo ser ela melhor que sete filhos. Ela é ainda mais celebrada que Boaz.Ela é a epítome do amor hesed. E aponta para Cristo como alguém capaz de grande amor sacrifical. (Pág. 158)

- O livro de Rute nos ensina sobre:
?A providência de Deus em tempos de fome e desespero;
?A fidelidade e amor pactual de Deus em prover e chamar seu povo ao arrependimento;
?O problema de fazer e tomar decisões sem considerar a lei de Deus, como Elimeleque;
?O drama do coração pecador arrependido e amargo que não encontra alegria no perdão e na paz de Deus;
? A questão da seriedade de fazermos votos e juramentos, exemplificado no voto de Rute; ?A escolha básica acerca de seguir o caminho estreito ou o caminho largo que conduz à perdição;
?Aspectos do pacto com Abraão e o envolvimento de gentios para se tornarem verdadeiramente Israel;
?Amor pactual, hesed, e seu custo.
?A questão de cuidar do pobre e necessitado, no cuidado de Boaz para com Rute e Noemi; ?A importância de sermos responsáveis em tudo aquilo que o Senhor nos dá, mesmo sabendo que ele é soberano sobre tudo;
?A necessidade de descanso e proteção de Rute e como isto aponta para Jesus Cristo, sangue do nosso sangue, resgatador de nossas almas;
?O custo da redenção e a escolha entre fazer um nome para nós mesmos ou buscar fazer o nome dele grande;
?A maravilha de como o Senhor cuida de nós microgerenciando nossas vidas.

Deus cuida de cada um de nós, e ele nos usa para cuidarmos uns dos outros. (Pág. 163)

-Rute mostra de maneira maravilhosa que Deus está cuidando de nós todos os dias [...] Deus opera muitas vezes de maneira ordinária nas coisas comuns. E não há nada de pequeno nisso. (Pág. 170)

O que importa é que você venha a Cristo. Estas são as boas novas segundo Rute. O único lugar seguro no planeta inteiro é debaixo das asas do altíssimo, se refugiando em Cristo. A mensagem do livro de Rute é que o SENHOR está orquestrando todas as coisas rumo à consumação de seu plano eterno de redimir um povo para si por meio do redentor Jesus Cristo. Ainda há tempo para se juntar a esse povo. (Pág. 171)

Cada lágrima, cada cicatriz, cada dia de angústia, será mais que compensado nos campos do Senhor. (Pág. 172)

Roberth 29/07/2023

O milagre das boas novas nas teias de dias comuns...
Que maravilhosa a leitura deste livro! Foi de profunda valia para mim... Acredito que tenha sido luz e esperança também para minha esposa, para minha mãe, para meus filhos e para outros que, assim como estes que citei, tiveram que ouvir, nestes últimos dias, alguém empolgado trazendo, sempre que podia, algo sobre, Rute, Noemi, Boaz, trabalho que não é vão, amor pactual, soberania divina e responsabilidade humana, resgate, descanso, esperança e o extraordinário em dias comuns.

Emilio, Emilo, fica difícil escolher só um livro teu como preferido! Haha

Termino este livro com o coração seguro de que o meu resgatador já venceu e, conhecendo minha história e meus pecados, me permite ser adotado pelo Pai. Tenho paz e descanso, por isso continuarei nos campos, trabalhando, sem entender todos os caminhos e texturas, mas confiante de que os fios desta teia revelarão beleza e glória, não para mim, mas para o próprio resgatador.

Giih 31/12/2021

Não há medo no AMOR!!!!
Eu amei esse livro

Fabiano 03/05/2021

Muito mais que uma historia de Amor
Digamos que a historia do livro de Rute já é bem "batida". Não existe muito mais lições pra tirar dele certo? Erradíssimo!!
Aprendi muito com esse livro e simplesmente me apaixonei pelo estilo de Emilio Garofalo Neto. Ele é um desses caras que da uma vontade imensa de sentar pra trocar umas ideias.
O livro de Rute é belíssimo, e depois dessa leitura se tornou mais ainda.

Ítalo Victor 24/03/2022

Os campos são do Senhor
Maravilhoso este livro, Emílio nos mostra como o Senhor é soberano. A providência ganha grande destaque nas figuras de Noemi, Rute e Boaz, vemos como o Senhor preservar, dirige e governa todas as coisas. Rute é um exemplo da fidelidade da aliança de Deus e do cuidado do Senhor para com os seus

Ly 05/06/2021

P E R F E I T O
Sou eternamente grata à minha querida amiga por me presentear com um livro tão incrível e edificante.
A escrita do autor é divertida e séria ao mesmo tempo. Ele consegue falar de assuntos extremamente importantes dentro da Bíblia de um jeito incrível! Ri demais com as notas de rodapé (kkkk são tudo) e me emocionei com o estudo aprofundado da história de Rute, que é um dos livros mais curtos da Bíblia, mas que carrega ensinamentos primordiais.
Ele indica vários outros livros durante a narrativa que parecem ser muito bons tbm. A cada novo capítulo ele expõe frases famosas de filmes e livros (JANE AUSTEN, PERFEITA!) e eu ficava doidinha com isso.
A edição também é perfeita, com ilustrações que remetem à personagens fictícios de várias histórias (quando vi o Mário e Wall-e simplesmente surtei).
Em suma, é um livro cristão reformado PERFEITO! ?
Mayhara 07/08/2021minha estante
As notas dê rodapé deles sao marca registrada! Já leu Isto é filtro solar? Se não, leia. As notas estão tops!

Ly 07/08/2021minha estante
Não li ainda!! Mas quero muito ler. Realmente, as notas de rodapé são sensacionaaaaais kkkk quero muito poder ler esse livro em breve ??

Iasmim.Almeida 29/01/2021

Resenha: As boas novas em Rute.
" A mensagem de Rute é que o Senhor está orquestrando todas as coisas rumo à consumação de seu plano eterno de redimir um povo para si por meio do redentor Jesus Cristo."

- Emilio Garofalo Neto

As Boas Novas em Rute delineia de forma tremenda a teia da providência do Senhor na vida de Noemi, Rute, Boaz e também na nossa. Sua história retrata de forma ordinária a consumação do extraordinário na vida do povo de Deus através do nosso Senhor Jesus Cristo. Mediante o exemplo de fé de Rute, vislumbramos de forma sistemática todas as minúcias do plano perfeito e soberano de Deus para a sua vida, e suas consequências - bênçãos - para as gerações futuras. De forma soberana, Deus nos mostra claramente que Ele era e é, o autor desta história. Ele projetou e providenciou cada detalhe com precisão e maestria que só um Deus onisciente, onipotente e onipresente poderia arquitetar. É um livro que contém grandes verdades, e nos mostra que não estamos a deriva neste mundo, mas nas mãos de um Deus soberano que governa todas as coisas, e Nele, nós podemos descansar tranquilos debaixo das suas asas.

Leituras e Reflexões 30/12/2023

Sim, eu sei que você já deve ter lido muitos livros sobre Rute. Eu também. Mas Garofalo faz uma análise linda e diferente da história dessa moabita.
Falar mais do que isso é dar spoiler.
Leia! Vale muito a pena.
Babi159 31/12/2023minha estante
Amo esse livro. Quero reler em breve. Esse autor é incrível.

Leituras e Reflexões 04/01/2024minha estante
Verdade, Babi! Gostei muito. Qual o seu livro preferido desse autor?

Babi159 05/01/2024minha estante
Eu amei muito este, mas o último que eu li dele, sobre Sansão, acho que se tornou meu favorito.

Leituras e Reflexões 09/01/2024minha estante
Vou procurar, obrigada pela dica, @babi159

Gabriella.Helena 16/08/2022

Magnífico!
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Uma exposição detalhada, profunda e enriquecedora do livro de Rute, um livro tão curto na Bíblia, mas tão precioso! Foi incrível perceber quantas coisas Deus disse e revelou por meio dessa história.

Além disso Emílio Garofalo escreve de um jeito único. O livro é cheio de notinhas de rodapé, umas sérias e instrutivas, e outras que me fizeram rir bastante. Sem dúvidas se tornou um dos meus livros favoritos do ano e possivelmente da vida.

May Novais 28/06/2022

Esse livro ??
?Não importa de onde você venha, como Rute. não importa o que você fazia, mesmo que tenha dormido com a cidade toda como Raabe. Não importa se você se afastou do Senhor por um tempo como Noemi ou se sempre esteve por perto como Boaz. O que importa é que você venha a Cristo. Essas são as boas novas segundo Rute. O único lugar seguro no planeta inteiro é debaixo das asas do altíssimo, se refugiando em Cristo. ?

Babi159 12/11/2020

Leiam este livro, por favor!
A primeira vez que li o livro de Rute, na Bíblia, fiquei completamente encantada. Queria compartilhar com o Universo a belíssima obra do Senhor na vida daquelas mulheres. Lembro que li em um dia que estava desconfortável com a leitura anterior, pois havia finalizado minha primeira leitura integral de Juízes. Vocês já leram o livro de Juízes? Bem, se já leram, sabem do que estou falando. A leitura é deveras densa (e tensa).

Decidi, após ler Juízes, que só retornaria a leitura da Bíblia no dia seguinte, logo Rute ficaria “para amanhã”. Confesso que não tinha expectativas positivas com o livro (imaginava desamor e sangue jorrando a lot), porém, por alguma razão, resolvi começar a leitura do primeiro capítulo naquele dia mesmo. E, aí, bem... Não consigo descrever o que senti e sinto lendo trechos como este:

“Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rute 1:16).”

Confesso que, após tantos protagonismos masculinos que permeiam todo o pentateuco, Josué e Juízes, ler a história de Rute na sequência, como mulher, foi um deleite. Mas a submissão a Deus, a redenção através dEle e a incomparável beleza narrativa presentes neste livro vão muito além de qualquer questão de gênero, ainda que Rute seja figura carimbada quando o assunto é feminilidade na Bíblia, afora de ser um livro que rendeu diversas obras analisando seu conteúdo ao longo dos anos. A atualíssima obra brasileira de Emilio Garofalo Neto é um belo exemplar disso.

Emilio faz uma bela análise de Rute baseando-se em outras obras oriundas do livro e, claro, nas Escrituras. No entanto, o autor não disserta sobre Rute através de um texto repleto de academicismo (a julgar pela formação de Emilio, ele poderia fazer isso sem problemas), mas utiliza uma linguagem acessível, divertida e repleta de referências e intertextos literários conhecidos do grande público.

Através de sua escrita, rememoramos a história de Rute, a viúva moabita, outrora pagã, que, em um ato de amor à sogra e a Deus, deixa sua terra natal, sua família e, possivelmente, qualquer possibilidade de redenção para viver em uma Israel onde “cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”.

Particularmente, gostei muito de pontos abordados pelo autor que não havia compreendido/percebido em minhas leituras do livro de Rute, como por exemplo:
1. Expressões no texto de Rute que soam incompressíveis em nossa cultura, tais como, “estende tua capa para tua serva” (símbolo de compromisso para casar, pedido de resgaste) e “descobrir os pés [de Boaz enquanto ele dorme]” (algo como possibilitar que alguém, durante o sono, sinta frio e acorde. Estranho, não?).

2. Rute é um exemplo máximo de feminilidade, uma unanimidade, “apenas” a “mulher virtuosa”. Toda a atenção do leitor de seu livro está nela, portanto podemos não perceber que Boaz é um dos maiores exemplos de masculinidade na Bíblia. Garofalo analisa a masculinidade de Boaz de forma brilhante, por sinal.

Conheci o livro em questão através das atividades de uma amiga aqui no Skoob. Gostei da premissa porque amo Rute e tudo que a envolve, ainda que a capa não seja muito atrativa (tenho um certo TOC com capas com fotos de casais). Mas confesso que o livro físico é muito bonito. Com capa dura e surpreendente robusto para apenas 173 páginas, o livro conta com excelente fonte, resistentes folhas amarelas e lindos detalhes nas páginas, portanto quem tem a versão física, pode emprestar sem muitos receios para outras pessoas em razão da resistência do livro, além de ser uma excelente opção de presente.

Li este livro triste como eu só, e mesmo assim foi uma das leituras mais agradáveis que fiz no ano. Ideal para ler ao ar livre, com uns post-its coloridos, comendo chocolate. Recomendadíssimo!

PS: perdão pelo comentário meia boca, muito aquém do que o livro merece. Perdão também pela falta de revisão textual, mas eu queria muito tecer alguns comentários imediatistas da primeira leitura.

Luan 21/07/2018

Indescritível e inexplicável (leia e entenderás)
Sinceramente, é difícil descrever a magnífica capacidade em que o pastor Emílio tem de ser cortês, gracioso e leve com suas palavras.
Por se tratar de uma exposição do belíssimo livro de Rute, é um livro de aquecer o coração e nos fazer reconhecer a soberania de nosso Deus maravilhoso. É incrível como a Bíblia mostra a história de Jesus por meio de histórias que poderiam tomar caminhos diferentes.
Esse livro trata de uma série de assuntos e comentários pertinentes ao nosso coração e o autor praticamente nos aproxima dos personagens descritos e nos mostra como nós, humanos, somos tão parecidos.

Passou a ser um dos meus livros favoritos e, certamente, me fez melhorar a visão sobre o livro de Rute, sobre minha vida e sobre Deus.
Recomendo a leitura