Os Hóspedes

Os Hóspedes Sarah Waters

Resenhas - Os Hóspedes

Paula 07/04/2024

Começou como ficção histórica e se tornou algo inesperado...
Achei a trama interessantíssima e a escrita fluida, não consegui parar de ler. Me apeguei aos personagens, desejando sempre que tudo acabasse bem. O romance e a ambientação são ótimos. Só achei extenso demais da metade para o final. Sinto que fui tragada para 1922, sentindo toda a tensão e o psicológico da protagonista.

hafronita 06/03/2024

Uma experiência variável
"Eu gostaria que você, diante da necessidade de escolher entre mim e uma vida de bazares de igreja e jogos de paciência com sua mãe, tivesse escolhido a mim"

Sarah Waters desenha um retrato único, onde as páginas de seu livro são como caminhos sinuosos que as mulheres do século XX percorrem para escapar da opressão heteronormativa. É como se o medo fosse um labirinto sombrio, a angústia um mar revolto e a necessidade de fuga uma busca desesperada por liberdade e amor verdadeiro, transcendentais às normas de gênero. No cerne dessa narrativa, encontramos relacionamentos tumultuados e segredos que ecoam na alma de Frances e Lilian, imersos na tumultuada Londres do pós-guerra, onde a fome e o declínio empresarial são como nuvens carregadas que pairam sobre eles, prontas para desabar a qualquer momento.

Ainda com uma história épica, quando o livro está em sua metade, tudo vira de cabeça para baixo. As imaginações de um tapete voador e toalhas ciganas ficam de lado. A partir daí, tudo fica maçante.

A habilidade de Sarah Waters em explorar os acontecimentos e suas causas é notável, mergulhando profundamente nos pensamentos, hipóteses e casos que se desenrolam de maneira fantástica. Ela habilmente nos prende na busca incessante para descobrir como Frances e Lilian escaparão da situação em que se encontram. No entanto, para o leitor que espera uma reviravolta no relacionamento entre elas, pode ser uma decepção, pois Waters não se aprofunda nesse aspecto. Talvez sua intenção nunca tenha sido centrar-se no romance entre as duas, mas sim conduzir o leitor por um caminho alternativo, mas, na minha opinião, Waters acertou na vontade voraz de não consumir mais cada palavra escrita.

Dito isso, é um livro que pode ser muito bom para uns e muito ruim para outros. Entretanto, jamais no sentido da escrita e desenvolvimento serem ruins/bons, mas sim na sua expectativa em relação aos acontecimentos primários. E, na minha opinião, considero o desenrolar da história um final ruim e decepcionante.

Polliana.Alexandra 22/10/2023

A última parte do livro me deu raiva
Eu gostei bastante do livro! Essa autora sabe muito bem como criar personagens interessantes, enredos mirabolantes, romances inesquecíveis.
Como nem tudo é mil maravilhas a última parte do livro me deu raiva em vários momentos, os comportamentos de Frances, a protagonista, me agoniavam demais. Eu ficava pensando que não fazia sentido ela ser tão incoerente daquela forma, mas parando pra pensar ela sempre foi meio covarde e egoísta. A forma que ela tratou Lilian nos últimos capítulos do livro me deu ódio, mas é ainda assim consigo entender, frente a tudo o que acontece é meio esperado de alguém ficar insano e louco pelo medo.
No final elas acabam juntas e isso é bom! Traumatizadas, infelizes, depressivas, malucas... mas juntas.

anafelix7 20/08/2023

Não consegui me conectar com as personagens e nem com o relacionamento desenvolvido entre elas. Começa de forma sutil e, depois que elas se estabelecem como um casal, todas as pequenas coisas que as fizeram se apaixonar uma pela outra desaparecem do cotidiano.
Pensando no enredo como um todo, o livro sofre uma mudança muito brusca na metade da leitura, onde acontece o ápice do seu conflito. Dali em diante a história toma um rumo inesperado e que parece não querer chegar a nenhum lugar específico.
O desfecho não conclui, de fato, nenhum arco aberto entre as várias questões da relação conflituosa entre Frances e Lilian, é um final muito fácil pro que a história poderia ter sido.
Pra autora responsável pelo plot de "Na Ponta dos Dedos", achei o final covarde.

Beatriz3345 02/04/2023

Primeiro livro da Sarah Waters que leio e...
Tenho vontade de ler outros (dois já estão no meu radar). O livro é dividido em três partes e os capítulos são um pouco mais longos do que os últimos livros que li. Ela dedica bastante tempo para ambientação, tanto sobre as descrições dos lugares e personagens quanto, principalmente, o humor, sentimentos e emoções que transparecem, tudo pelo ponto de vista da Frances (em terceira pessoa).

Gostei muito da Frances, é uma personagem como Cristina uma vez se refere rebelde mas também conservadora em muitos aspectos, representativa das contradições do contexto histórico e posição social que ela faz parte e a autora busca ressaltar.

O livro pode parecer entediante se você não gostar da narrativa lenta que busca criar tensões graduais, entre vários relacionamentos e de vários níveis (de ameaça, de romance, de conflito ). No geral a história é um suspense de época, se passa depois da primeira guerra mundial, focado no relacionamento entre Frances, Lilian e Leonard, suas implicações e a terceira parte gera uma ansiedade sobre qual será o desfecho: haveria espaço para um final feliz ou só uma outra tragédia? Ou o quão feliz esses personagens se permitiriam ser diante de tais circunstâncias?

"Era tão impossível deixar de beija-la quanto deixar de piscar ou de respirar. Mas quando suas bocas se uniram, foi de um modo seco e desajeitado, como o beijo de duas desconhecidas, de modo que, por um momento, Frances teve a impressão de que o beijo seria pior do que beijo nenhum --- seria igual a um não beijo."

Iasmin67 21/03/2023

Legal! mas tem momentos q o negócio fica tao repetitivo e chato. amo o fato da autora se dedicar nos detalhes dá para imaginar direitinho ???

Maria.Bandeira 18/02/2023

Os hóspedes
Os Hóspedes foi uma leitura bem interessante. Muito difícil que o leitor não fique com os lugares e personagens em sua mente mesmo após o término da leitura do livro. Muito embora tenha tido um desfecho final, este não foi definitivo e fechado. Ao concluir a leitura fiquei ainda pensando o que poderia vir a acontecer depois de finalizada a história. Apesar da temática homossexual, não se trata apenas de um romance focado nessa premicia mas contém um bom triller de suspense. O livro físico não é muito confortável para a leitura pois além da letra ser pequena você quase não tem espaços para descanso. Lamentável. Ele acaba sendo muito maior dos que as 412 páginas apresentadas. De qualquer maneira vale a pena a leitura por conta da história intrigante apresentada pela autora.

Debora.Andriola 10/01/2023

um livro que marcou a minha vida, uma leitura que prende no mistério e na descoberta de um sentimento, um dos melhores

notmuchcompany 11/09/2022

Não é meu favorito da Sarah Waters, mas ainda assim uma ótima leitura. A autora é muito rainha de nos fazer mergulhar na ambientação. É impossível não ficar com os lugares e mesmo as personagens na mente entre os momentos de leitura. Mesmo agora que finalizei, já me peguei pensando várias vezes na história, no que veríamos acontecer após o final, se pudéssemos.

Tal é o poder da escrita dela, que essa é, na verdade, uma releitura desse livro, algo que muito raramente faço. Mas eu precisava fazer pra acertar uns pontos.

É que na primeira vez que li, eu tive a impressão de que uma das personagens não era confiável, um embuste aproveitador, e aí quando me dei conta de que não era o caso, já era tarde demais e a história tinha adquirido outro teor. Então agora eu li certinho e foi muito bom!

A Frances é uma protagonista antagônica, que não faz muita questão que a gente simpatize com ela, mas ela tem uma narrativa interna com força o suficiente pra nos levar em frente. E a Lilian é aquele interesse amoroso que traz luz pras páginas. Eu adorei vê-la ganhando força e conduzindo alguns dos momentos mais definidores da trama.

Claro que, sendo Sarah Waters, nada vai ficar como nos é apresentado. As coisas degringolam, escurecem, nublam... e não tem como não querer sabe como tudo irá se resolver (ou não). Vale a pena virar as páginas.

Ale Lima 19/05/2022

Envolvente
Esse é o segundo livro da autora que me deixou abduzida mesmo quando eu não estava lendo. É uma história envolvente que trava o duelo entre as aparências e a paixão, bem como uma investigação criminal, ou seja, um pacote completo para que ama os gêneros como eu. Favoritei.

Patrick.Kilber 08/05/2022

Instigante
O livro se passa na década de 20, no pós guerra. Tem uma história muito envolvente que te faz querer continuar para saber como será o desenrolar da trama. Gostei bastante de como a autora finaliza o livro. Vale a pena a leitura.

Clau Melo 31/01/2022

Traições e mentiras...
Traições e mentiras...
Tive a mesma desconfiança de uma das personagens.
Esperava outro desenrolar e, principalmente, outro desfecho.
Uma trama ousada considerando a época em que se passou.