Filosofia E Estética

Filosofia E Estética H. R. Rookmaaker

Resenhas - Filosofia E Estética

Samuel300 14/06/2023

Avançado
Comecei a ler achando que era uma forma de iniciar no campo da filosofia estética, mas errei feio.

O livro é uma coletânea de publicações para revistas e artigos acadêmicos, avançados e complexos, alguns direcionados à professores de universidades.

Para ser sincero, se eu absorvi 30% do conteúdo, foi muito.

O livro em si é muito bonito, e a responsabilidade de não ter entendido muito, é minha. Rookmaaker é extremamente reverenciado, e se você já é estudante do campo, pode valer a leitura.

Rodrigo.Dias 21/10/2022

Importante para a crítica da arte
A arte precisa de normatividade e o Rookmaaker prova isso por meio da filosofia reformacional.

Esse livro é um dos mais importantes que li esse ano. Ele abriu meus olhos para o campo das artes, sobre o que realmente possui harmonia bela e aquilo que é feio.

Ele defende uma arte não voltada pra ultilidade mas para o prazer da contemplação, com conteúdo e forma.

Contribuição da minha amiga Darli: ?Arte serve exatamente para a mesma coisa que serve uma vaca no meio da calçada de uma agitada metrópole. Para alterar o curso do seu andar, para interromper um hábito, para evitar repetições, para provocar um estranhamento, para alegrar o seu dia, para fazê-lo pensar, para resgatá-lo do inferno que é viver todo santo dia sem nenhum assombro, sem nenhum encantamento.? Martha Medeiros

?O corpo de Cristo não pode ser só coração ? fé; nem só cabeça ? filosofia, ciência e teologia; nem só boca ? pregação; nem só braços e pernas ? atividade. Não, ele também deve ter olhos, e para este propósito precisa da arte. Uma coisa simplesmente não funciona sem a outra. Em todas as eras, o Senhor deu a sua igreja tanto uma quanto a outra. Cabe a nós receber com gratidão essas dádivas e desenvolver nossos talentos?.

?Uma cultura cristã só pode florescer quando Deus abençoa nosso trabalho. Basta que façamos nossa missão e dever de obediência. (?) Portanto, nossa primeira missão é a conversão e reforma, e não a construção de uma cultura crist

Coutinho 22/03/2022

Recomendo para todo aquele que busca entender como o cristão deve lhe dar com a arte, não somente aquela que é bela e louvável mas também com a arte que afronta a Deus e sua criação.
Rookmaker traz luz ao assunto propondo uma maneira madura e concisa de avaliar qualquer obra de arte a luz das escrituras