Sandman e A Guerra dos Sonhos

Sandman e A Guerra dos Sonhos William Joyce

Resenhas - Sandman e A Guerra dos Sonhos

Coisas de Mineira 08/06/2021

Sandman e a guerra dos sonhos é o quarto livro da série Os guardiões, do autor William Joyce, publicado pelo selo Rocco Jovem, e que traz as aventuras dos Guardiões da infância, tendo como primeiro livro o foco no Papai Noel (Nicolau São Norte), o segundo trouxe o Coelho da Páscoa (Coelhoberto Pascoal), e no terceiro a Fada do dente (Dentiana). Se você se encantou pela adaptação A Origem dos Guardiões, pode ter certeza de que vai se encantar pelos livros.

Tudo começou quando Breu, o Rei dos Pesadelos e seu exército de Medonhos e Homens pesadelo surgiram com a intenção de perturbar os sonhos das crianças ao redor do mundo, deixando em seu lugar terríveis pesadelos. Para detê-lo, vão surgindo os guardiões, que se juntam nessa batalha épica. Agora é a vez de Sandman acordar…

Já no início, temos o Czar Lunar, ou Homem da Lua, despertando Sandman Soneca, ou João Pestana, como também é conhecido esse serzinbo que parece feito de areia dourada. Devido ao longo tempo que passou dormindo, agora ele tem poderes sobre o mundo dos sonhos, e recebeu a missão para salvar Katherine.

“O tempo passa de maneira estranha quando você está dormindo. Você pode fechar os olhos quando está de noite, depois voltar a abri-los e já ser de manhã. Mas as horas que se passaram não parecem ter demorado mais do que o flutuar de uma folha em uma brisa suave.”

Katherine é uma jovem órfã que foi levada pelo malvado Breu, após mais uma tentativa de trazer pesadelos às crianças, que foi frustrada pelos guardiões. Ela está presa em um mundo de pesadelos, mas acalenta a esperança de ser salva, mesmo percebendo que seus pensamentos não chegam até os amigos.

E vai ser com Sandman que conheceremos mais sobre o passado de Breu e os motivos que o tornaram o Rei dos Pesadelos, bem como a história da filha dele, conhecida como Mãe Natureza, trazendo o passado de Lorde e Lady Breuner, Emily Jane, os Piratas dos Sonhos.

Katherine sonha com uma cidade dos sonhos, que parece ser a única forma de deter Breu, e essa cidade deveria ser construída no Polo Norte – sim, Nicolau São Norte será o responsável por esse lugar.

“Estranhas, fantásticas e terríveis aventuras são normas gerais dos sonhos. Terras desconhecidas vêm e vão. Sonhos épicos se desenrolam. Guerras são travadas e vencidas. Pessoas queridas são perdidas ou encontradas. Vidas completamente diferentes são vividas enquanto dormimos. E, então, acordamos.”

Sandman e a Guerra dos Sonhos é um livro cheio de mistérios e bem gostoso de ler. Vamos sendo apresentados ao passado do Breu, e quase nos sentimos conectados com ele – é um vilão com um passado trágico, e é fácil entender que ele se torne amargurado.

As descrições dos sonhos são bem líricas, ao mesmo tempo que assustadoras. Sandman é uma graça, e traz muita leveza em meio aos pesadelos que Katherine enfrenta. Mas não é só Sandman que brilha – literalmente… Noiteluz é um personagem querido, e tem uma participação importante na tentativa de resgate da jovem. Ele faz conexões que deixa até mesmo Sandman maravilhado!

Enfim, além do primor da história, o livro segue o mesmo acabamento dos anteriores, a capa tem um acabamento aveludado, várias ilustrações do próprio autor, e ainda traz páginas pretas quando o passado de Breu é contado. A diagramação é perfeita para crianças e jovens, bem espaçada e confortável para ler. Já dá um gostinho de saudade, porque só tem mais um livro da série para encerrar as aventuras dos Guardiões…

“O camaradinha parecia muito simpático, tinha um sorriso radiante. Era um sorriso tranquilizador, que dava a todos que o viam uma sensação de intenso bem-estar. Não exatamente alegria, mas algo parecido com a paz de quem está dormindo.”

Vale lembrar que os livros são anteriores à história do filme, e por isso ajudam a compreender melhor os personagens, entendendo como surgiram e como se tornaram quem são, justamente o que aparece no filme.

Para finalizar, William Joyce, além de escritor e ilustrador, já trabalhou em grandes produções da Disney/Pixar, entre elas Vida de Inseto e Toy Story, além de levar o Oscar pelo curta de animação ‘Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo’.

Por: Maísa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/sandman-e-a-guerra-dos-sonhos-william-joyce-resenha/
GhostFinku 19/01/2022minha estante
Esse livro é muito explicativo, ele fala sobre Sandman e a origem dele o livro em si é muito bom e melhor ainda é o Sandman, o único defeito é que em muitos momentos foca mais em outro personagem, mais do que no Sandman que é o protagonista,as fala muito sobre ele.

Coisas de Mineira 20/01/2022minha estante
Oi! Realmente em alguns momentos, o protagonismo foi dividido, o que pode trazer um pouco de confusão. Mas foi a forma do autor explicar a origem do personagem. Acho que não atrapalhou o desenvolvimento da história.

Raissa 23/06/2022

Areia
A parte mais triste, é chegar no final, porque o último livro não está traduzido ainda, então infelizmente não saberei do fim de toda essa história maravilhosa T-T
NathDuda 23/06/2022minha estante
??

NathDuda 23/06/2022minha estante
Sinto por você

Beatriz.Szpak 08/09/2020

Apesar de infantil, muito interessante
Achei bastante criativo muitas cenas, mesmo algumas sendo confusas. Eu amo esse livro porque eu amo muito o filme (A Origem dos Guardiões) e nessa série de livros explica muito bem cada personagem (Guardião) e o universo é bem completo e detalhado. Além de que, eu achei o final do livro melhor que o livro TODO. Quero logo o próximo, que é o livro do Jack Frost, e último.

twlipy 23/07/2023

Acredito, acredito, acredito.
Mágica. esse livro é mágica.
uau. essa obra satisfez todos os meus parâmetros. me sinto mais apaixonada por literatura do que nunca estive.
eu sempre achei que fantasia fosse a minha praia, e agora tenho certeza disso.
a fantasia dessa serie de livros é encantadora. me vi voltando e relendo páginas só para admirar as descrições maravilhosas que o livro tem. é completamente lindo. me senti uma criança descobrindo o mundo mais uma vez; senti como se fadas do dente e homenzinhos feitos de areia fossem tão reais quanto humanos.
chorei muito lendo esse livro. tanto de tristeza pela historia de Emily Jane quanto de felicidade por ver personagens tão dinâmicos e bem feitos crescendo juntos.

acho que é um bom livro pra se reconectar com o lúdico e com o lado bonito da vida. sair da rotina maçante e por muitas vezes bem sem cor. as vezes tudo o que a gente precisa é um pouco de areia dos sonhos.

Kadu 06/01/2024

Gente que fofura de livro
E eu jurando que esse ia ser o final, meu deus eu tô com medo do que vai rolar kakkakaka
Mas esse tá sendo um dos meu favoritos
Sanderson soneca é um personagem incrível, e entendi o porquê dele ser cômico no filme
E esse final aaaaaa surtei vou ter que ler o próximo em inglês

Taline.Bonazzi 24/05/2022

O mundo dos sonhos
João Soneca é o melhor nome que podiam ter dado hahaha

Mas sério, pra quem assistiu o filme e não sabe bem quem o Sandman é, esse é um ótimo livro pra entender o personagem, pois conta da onde ele vem, como ele surgiu na terra e um pouco mais sobre como seus poderes funcionam e sua relação com Breu. Como todos os livros dessa saga, contém ilustrações lindas e é bem facinho de ler.

Albuquerque.maju 03/07/2021

Muito fofa a história.
Eu adoro animação, então ler um pouco sobre a história de como se originou o personagem foi bem legal, ainda mais que é um dos meus personagens favoritos na animação que as vezes eu até choro. Foi um livro bom.

Mari 05/05/2022

Amei inteiro
Que saga gostosa de ler. Detalhes incríveis, trama muito boa e a construção dos personagens rica.
Amei e vale muito a pena ler.

Nayara Sevciuc 09/02/2021

Gosto tanto dos Guardiões, pena que não consigo achar o próximo em nenhum lugar.

Silmara 18/01/2023

O começo dele é muito bom, mas lá na metade fica um pouco chato. Mas o plot do final é impecável. Esperando o próximo livro

JAlio.Eduardo 29/12/2022

Um livro muito bom, com uma característica que eu gosto muito. Capítulos muito curtos e dinâmico. Não é um livro parado, recomendo para você que está iniciando no mundo literário e ainda preciso ler os outros da série

Amanda 27/10/2021

O Sandman é claramente o melhor personagem do livro, eu adorei a história dele e da mãe natureza. Também deu um pouquinho de pena do Breu mas depois passa.

Karina.Schmitt 05/12/2022

Cara é muito booom, sério, recomendo demais. Queria a continuação, porém não achei. Esse livro é repleto de detalhes, ilustração, é lindinho

Maria Mingarelli 18/05/2020

Uma graciosa estória
Este livro trás uma estória, que apesar de pequena, é completa e complexa a sua maneira, e suas belas ilustrações que enriquecem ainda mais a leitura.

Cammy 08/01/2021

Sandy maravilhoso!
Para mim é o melhor livro da saga até agora!
O Sandy é super carismático, ele é meu personagem favorito, sem sombra de dúvidas! adorei saber a história dele e da mãe natureza, como o sandy veio parar aqui na terrra e também saber mais sobre o noite luz, que é o meu segundo personagem mais amado hehehe
muito legal também saber como foi feita a cidade do Nicolau São Norte e a aurora boreal hahahaha
enfim, o livro lindíssimo e com muita aventura, lógicamente! hehehe